Ilustríssima > Atitudes de Bolsonaro são motivo para impeachment? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A imprensa não vai descansar enquanto não tirar Bolsonaro do poder. Claro, perderam a mamata da publicidade estatal, e o caixa não fecha. Mas a maioria do povo apoia esse governo, e nada é mais forte que o povo..
Este Presidente é um covarde FDP!
“Gastamos o luxo do auto-engano”? AMADOH? Eu nunca me enganei e tenho certeza que muita gente foi enganada por essa estratégia de campanha dos minions que ao menos isso a folha tenta dar destaque pra se redimir dos ataques que fez às alternativas vigentes. Estamos no fundo do poço e vcs já aprontaram o editorial “erramos”.
Lê-se "crise econômica" como histeria dos empresários, porque estão desempregados no Brasil um Portugal inteiro mais dois milhões. O cenário geral começou a melhorar com Temer e voltou a piorar. Tragédia maior do que esta eu não conheço, mas para os empresários o que importa são as reformas. Reformas que não vão dar em nada porque os princÃpios básicos da civilidade e da solidariedade não existem. A única coisa que ainda poderia causar dificuldades ao impeachment é o gado bolsonarista.
Engraçado. Essa "tempestade perfeita" estava lá com Temer, mas não deu em nada. A pretexto de quais interesses escusos? E agora com outros e mais tenebrosos protagonistas, até quando haverá ressalvas forçadas-- forçadÃssimas-- para justificar a permanência do chorume no Planalto?
O posicionamento da maioria das autoridades institucionais neste caso é covarde e enoja, lembra aquele episodio da 2ª guerra, onde hitler estava pçronto para invadir a inglaterra, e o 1º ministro inglês chamberlaim tentava jogar agua para o povo que estava tudo sobre controle com hitler, até que o churchil tomou seu lugar e conclamou o povo a acordar senão seriam engolidos. Bolsonaro nunca escondeu que se puder rompe com as instituições
Quanto a algumas atitudes do Presidente Bolsonaro concordo que acabam sendo anti-éticas e falta-lhe sabedoria, mas não lhe falta sinceridade diante de uma sociedade hipócrita! Acho triste esses artigos com tendências não imparciais, mas parciais e com tendências claramente "esquerdistas", inclusive nos chamando (eleitores de Bolsonaro) de indiretamente de "idiotas", mas isso acaba sendo "normal" diante uma ala da sociedade de ideiais anti-cristãos.
Pessoas como você, com pensamentos retrógrados, é que contribuÃram pra levar nosso paÃs pra barbárie. Esse sujeito não fez nada durante 30 anos no parlamento, você conhece algum projeto desse pseudo parlamentar em prol dos Trabalhadores? Claro que não . Ele foi eleito graças a mÃdia, judiciário e evangélicos. Fez uma campanha do ódio, vingança e preconceito. Agora alguns setores de nossa sociedade acordaram. Agora é tarde. Fascismo batendo em nossas portas. E você não está enxergando.
Bozo quer ser o Maduro do Brasil. Pau nele!
Lula, Maia, Rede globo, folha e um bando de gente sem noção, que tenta aplicar no Brasil a ditadura da minoria, pois por mais que falem e digam que fulano, sicrano e beltrano estão contra o governo e estão todos do mesmo lado falta uma coisa, VOTO, povo, maioria e isso sim é democracia aqui e em qualquer parte do mundo, o resto chama-se golpismo barato do qual boa parte da mÃdia e dos partidos derrotados com sua pauta dita " progressista" aborto, drogas, criminalização de opnião contrarias, etc
Pra quem disse em uma entrevista, que o Brasil todo assistiu, que usava o dinheiro público do auxilio-moradia pra "comer gente", a moralidade passa longe...
Não tive estômago p ler esse texto até o fina... já pulava linhas...Quanta viagem de um esquerdista fingindo ser democrata....
Cuidado amigo, ditador não tem amigo e os passos de bolsonaro não escondem suas pretenções. Ele de tempos em tempos testa o "time" politico para ver se ja é o momento.
Rapaz, como você é ignorante. Não se trata de direita ou esquerda.
Impeachment??? Respeitem a vontade legitima da maioria do povo brasileiro. O presidente atual tem maus modos, os anteriores, maus princÃpios morais e éticos.
Você quis dizer que ele tem maus modos, maus princÃpios ( por exemplo: medir pessoas em arrobas) e não tem ética (defende milÃcias). Se concorda com isso aà já é questão de Ãndole.
Não apenas maus modos, um exemplo:como andam as investigações sobre o empregado dele, o F Queiroz e os cheques....um deles de $24 mil reais para a mulher dele.
Eis a cartilha perfeita para o impeachment. Lógico que a oportunista deputada estadual de SP, a JanaÃna Patalógica (esqueceram da bruxa Maga? não seria capaz de seguir esse bem escrito manual, pois não teria a integridade necessária para assinar o impeachment do fas cista que ajudou a colocar no poder.
Mestre, parabéns e obrigado pela análise crua da polÃtica atual. Nunca havia lido algo tão verdadeiro, direto, simplesn, viceral e desesperador. Creio que a fronteira já foi transpassada.
Alexandre, se nem assim vc consegue refletir, termini aqui qualquer tentativa de argumentação. P terra planistas não tem comprovação que os convença. Vcs apoiadores das atrocidades do Bosolnaro são terra planistas polÃticos, zumbis, verdadeiros religiosos em cultos de exorcismo, estão em um tipo de alucinação coletiva anti-constituição. Quetem realmente acabar com o estado democrático de direito, do contra ponto polÃtico. Um verdadeiro terror como no livro 1984.
Alexandre, com todo respeito, mas seu ódio ideológico deixou dua capacidade de análise contaminada. Sugiro um exercÃcio, coloque um outro presidente, de linha ideológica contrária a sua, fazendo tamanhos descalabres e agindo com a arrogância de um imperador autoritário que atinge a constituição diariamente. Imagina o presidente dando força para invasões de terra, ameaçando prender opositores, agindo na PF p barrar investigações, batendo de frente com dados técnicos pois não são suas convicções.
E tens a cara de pau de me perguntar por que chamo de golpista o escritor do texto, nao passamos de nenhum limite não, volto a repetir, até 2022! E boa sorte para quem acredita ser possÃvel se livrar deste presidente antes do tempo.
Sendo repetitivo pois Bolsonaro é repetitivo, ele se tornou um estorvo para a democracia, pois não tem nenhum apreço por ela. Ele não teve aptidão para ficar no Exército, um ambiente naturalmente reacionário, muito menos terá para ser Presidente da República. Não tem preparo intelectual, não tem nÃvel moral, não tem empatia social, e não tem equilÃbrio mental. A única saÃda para não se sucederem crises institucionais que imobilizem o paÃs é afastando Bolsonaro da Presidência da República.
Informação importante para os insatisfeitos, querem outro presidente? É só esperar as próximas eleições, assim fazemos nas democracias, portanto até 2022.
Vc ao menos leu o texto? Se leu, entendeu algo? Se leu e entendeu, tu por uma acaso tem algum contra argumento ou é só outro lunático?
Prezados golpistas de plantão, devo lembrar lhes que a democracia é o melhor dos piores sistemas possÃveis, ressalto que o vice presidente se chama Mourão, portanto fiquem a vontade para derrubar o atual presidente.
Do mesmo jeito que esperaram o fim da gestão Temer.
Do mesmo jeito que esperamos o fim dos mandatos de Collor e Dilma?
Só não esperaram a da Dilma acabar né bolsominion? Então do mesmo jeito que tinham milhões de insatisfeitos com a Dilma e deram um jeito de tirar podem fazer o mesmo com o seu presidente! Não precisa esperar até 2022 não senhor!
Onde passa boi passa boiada..... a midia, Folha inclusa, apoiou o rasgar da constituição na deposição de Dilma..... tudo o mais ficou possÃvel, toda lei ficou passÃvel de interpretação.... vai demorar pra q nos sintamos novamente seguros num novo contrato social....
A parte boa desta comedia bufa que nos brasileiros estamos vivendo após eleição deste homem mal e despreparado é que ele todo dia, com seus modos descompromissados, fala ao brasileiro que nele votou pque coitadinho ele tomou uma facada, ou então porque o pastor da igreja recomendou, ou ainda porque o comentarista da televisão falou que valia tudo para não votar no PT etc e etc.. Todo dia ele lembra cada brasileiro que lhe deu uma procuração em branco, estão insatisfeitos comigo, aprendam votar
Já passou da hora, como certamente o autor sabe mas comedidamente omite. Vale lembrar o atualÃssimo diagnóstico de Yeats: "The best lack all conviction, while the worst are full of passionate intensity." Parlamentares brasileiros, sr. Rodrigo Maia, a História lhes julgará.
Sei não, 2022 dá ele de novo.
Tem mais motivos de impeachment que Collor e Dilma, só essa manipulação na investigação que liga as milÃcias à assessores diretos do filho e dele é muito grave, não é à toa a rebelião dos delegados, não dá pra engolir essas manobras, tem-se que tomar uma atitude, senão a presidência vai ficar na mão de criminosos por 4 anos.
Antes como era na sua opinão sincera?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Pois é professor, esse maluco já cometeu mais crimes de responsabilidade que a Dilma (pedalada), mas para a elite, não é interessante o impedimento dessa coisa.Estamos Fu..didos.
Crimes ele já cometeu. Vários. Basta escolher ou juntar todos num pedido formal e protocolar no Congresso. Mas o certo mesmo é anular essas eleições e conclamar outras. A manipulação do pleito coma prisão de Lula por Moro, Delta & Cia foi mais um golpe que sofremos. Minha opinião.
Assino embaixo.
O professor parece ponderado mas considera Mariguella um democrata que combatia uma ditadura cruel, um idealista corajoso. E Ustra um criminoso torturador. Ustra realmente deve ter sido um torturador e como por lei da época da ditadura tortura não estava legalizada é um criminoso. Mas Mariguella era um totalitário cruel que queria implantar no Brasil uma ditadura stalinista que eliminou 30 milhões de pessoas. Guerra é guerra!
E Ustra realmente foi um criminoso torturador. E apenas um idi o ta é capaz de considerá-lo como herói. A im bec lidade tem limites e a apologia à tortura é falta de decoro que motiva o impeachment.
Eu sempre fui admirador de Marighella. Depois que li "O homem que incendiou o mundo" (biografia dele), fiquei completamente apaixonado por esse brasileiro. Ele foi um idealista extremado, que deu a vida por amor ao Brasil e seu povo.
A parte boa desta comedia bufa que nos estamos vivendo após eleição deste homem mal e despreparado é que ele todo dia, com seus modos descompromissados, fala ao brasileiro que nele votou pque coitadinho ele tomou uma facada, ou então pque o pastor da igreja recomendou, ou ainda pque o comentarista da televisão falou que valia tudo para não votar no PT etc e etc.. Então ele todo dia lembra cada brasileiro que deve aprender a votar, pois pode estar dando uma procuração em branco a alguem como ele
Sinto muito dizer isso, mas a democracia brasileira acabou. O STF não é mais o guardião da constituição, já que parte que o compõe deixou de defender o devido processo legal, e por tabela, o estado de direito. E se isso nao é pouco, Bolsonaro indicará pelo menos dois novos ministros para acabar com o que resta. A constituição passa a ser letra morta, os abusos já indicam isso. A ditadura está aÃ, só não enxerga quem não quer, talvez iludidos pelo verniz iliberal.
Os contrapesos serão destruÃdos aos poucos, para não alarmar. Serão uma sequência de pequenas ações diárias que resultarão numa grande destruição, no futuro. O autor identifica bem o método: abuso e sabotagem.
DeverÃamos ter aqui no Brasil, uma comissão de juristas notáveis, apartidários, que se reunissem semestralmente, para averiguar a constitucionalidade dos atos dos três poderes, e aconselhassem medidas de reparo a possÃveis abusos e excessos praticado por poderes públicos contra a constituição brasileira!
Luiz, isso que você sugere já havia no tempo do império. Chamava-se Poder Moderador, eis que além do Judiciário, do Legislativo e Executivo, tÃnhamos um quarto poder. Seria ótimo se pudéssemos ter um poder moderador independente e honesto nos dias de hoje. Mas, duvido.
Sinto informar, mas esta comissão já existe, trata-se do STF!
Prezado Luiz Gonzaga, essa comissão já existe, é composta de 11 pessoas e tem um nome: Supremo Tribunal Federal. Não é necessário criar nada novo, mas proteger o STF e as demais instituições de Estado do ataque bolsonarista.
Brilhante artigo,mas,em meu pensar,pecou por desconsiderar um aspecto de nossa dura realidade.O de que não houve autoengano porque não existiu,a rigor,opção por Bolsonaro e sim rejeição à sua alternativa,que a população,em sua maioria,continua a achar que lhe seria muito pior, a continuação do PT.Daà que a complexidade do momento decorre exatamente disto.De uma derrota do PT e não da vitória de Bolsonaro.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Meu caro, havia 14 candidatos à presidência nas eleições de 2018. Bolsonaro era uma de 12 opções contra o PT...
será que é a teoria da conspiração escrita nas estrelas do céu do astrólogo. Eleger alguém inabilitado para abraçar radicalismos como acabar com a esquerda, tratar marginais como baratas, abrir a amazônia, desrespeitar lideres de paÃses importantes e então aplicar o impeachment levando ao poder um general? Feliz a Argentina mesmo diante de uma crise significativa não há ameaças de quartéis, sobre punir no momento certo.
"Devemos refrear Ãmpetos de apequenar a Presidência da República por conveniências polÃticas de curto prazo, sobre bases jurÃdicas polêmicas. Conhecemos esse filme: fica na seção de terror e termina com a ascensão de corruptos notórios ou populistas autoritários." déjà vu?
Se "pedaladas", um crime inventado que nem nome tinha e não era previsto em nenhuma lei foi motivo para dar um impeachment em uma presidente honesta... Pq não dar um impeachment em um presidente com sérios problemas éticos e mentais, que até hoje não explicou os rolos com o Queiroz e com a empresa Lero (contrato Itaipi-Paraguai)? Pq não?
porque ainda Bozo pode entregar muitos retrocessos sociais, sindicais e de direitos para o establishment. Quando já não seja funcional, e consigam preparar uma alternativa menos rústica (com Doria e tal vez Moro), aà sim o poder econômico e seus representantes polÃticos vão soltar a mão da b/esta. Só a reação popular pode acelerar os tempos e forzar uma saÃda anticipada do fas/cista.
O que está precisando é usar o Artigo 142 já!
Qualquer análise que esqueça o papel do "poder moderador", na República, neste caso, dos militares, cai no vazio. Os historiadores apontam há muito como no Brasil esses processos autoritários ocorrem, e já estamos nesse caminho. Ele normalmente é lento e tortuoso, mas há de vir o momento em que o desenlace se dará. Os sinais são claros e inequÃvocos. O Estado de Direito já se foi e não me parece que tenhamos força polÃtica que unifique os setores democráticos no sentido contrário.
Excelente texto, bem escrito, sóbrio e informativo, rolei para o fim para ler o nome do autor. Ademais, impeachment ao incapaz!
Excelente análise. Cabe a nós, brasileiros, não se acomodar e pressionar para que os atos contra a Constituição Federal sejam apurados pelo Legislativo e Judiciário. O Presidente precisa sim respeitar o decoro do cargo que ocupa. Ele parece um moleque inconsequente. Uma vergonha para o Brasil.
Não parece, age como tal, alem disso se vangloria.
Os freios e contra-pesos da democracia brasileira funcionam? Assistiremos um filme de terror e retrocesso em pleno século XXI? PF quem manda em vocês é o "Presidente". E vocês ficarão caladinhos? Os juristas e paladinos da moral e dos bons costumes estão em Nárnia? A chapa está esquentando: desempregados por todos os lados, moradores de rua em números alarmantes, trabalhadores tendo seus direitos retirados, e não irão se aposentar, a fome se alastra e corrói o tecido social, convulsão à vista.
Acredito que já tem motivos de sobra para pedir impeachment. Ele já criou problema de mais. Não pode esperar o paÃs virar um caos para sacar o presidente. Se o Lula tivesse sido cassado em 2005 quando surgiu o mensalão onde toda a alta cúpula do governo foi envolvida o paÃs não chegaria neste estado de miséria que está hoje. Mais de 13 anos de desvios bilionários dos cofres públicos.
Em outras palavras, pode-se fazer o que quiser, no caso da presidência, mas, se acaso os 513 deputados acharem berço na insatisfação popular, ainda que não tenham base jurÃdica ou legal para tal, o presidente será impedido (Dilma e Collor). O que caracterizaria um certo domÃnio, balizado no pressuposto de capital polÃtico e que não seria embasado na letra fria da lei e sim esquentado por expressões e desejos instintuais duvidosos.
Ao leitor comum deste texto (e para bom entendimento do mesmo), atenção para os termos que o autor usa: o verbo "capitular", usado pelo autor, é sinônimo de "ceder". "Histriônico" é sinônimo de "histérico, que se comporta de maneira exagerada" (Dicionário Aurélio). Texto maravilhoso!
Parabéns Prof. Dr. Rafael M.F. Queiróz pelo belÃssimo, lúcido e articulado texto. Há tempos eu não lia análise tão robusta e que traz, a nós leitores, a perspectiva jurÃdica da situação. Este texto deve ser utilizado como base, por um corajoso jurista, na elaboração de um processo de impeachment ou interdição do atual presidente.
Acho que o processo de interdição, seguido da convocação de novas eleições, seria o mais apropriado.
Sim, pois o Brasil está sendo governado (?) por um desequilibrado. Essa é a única razão para tirá-lo do poder. Qualquer bom psiquiatra concorda com isso.
Parabéns pela forma didática e lúcida, com que foi feita a descrição da situação e a análise das alternativas. Seria muito interessanre que, os brasileiros em geral, e principalmente, os polÃticos e juristas "fizessem" uma avaliação das atitudes tomadas por Bolsonaro e algo fosse feito para mudar esse comportamento, incompatÃvel com a democracia e as instituições brasileiras.
Luis Pereira, também concordo que o texto é didático e lúcido. Aliás, maravilhoso e claro. Espero que os juristas de bem o leiam linha por linha. Talvez, um jurista magnÃfico, uma antÃtese de JanaÃna Paschoal, o leia e, com conjunto com outros juristas, usem este texto como base na elaboração de um processo de impeachment ou de impedimento.
No tocante ao zelo e cuidado que se tem com Bolsonaro, quanto ao impeachment, não foi o mesmo que a sociedade teve com a Dilma Roussef. Para ela arranjaram um crime inexistente no Código Civil e Penal (pedaladas fiscais). Quanto a ele, entre tantos citados pela imprensa, estão o de nepotismo e o de homenagear torturadores. Isso não basta?
Francisco, você tem completa razão. Mas, impeachment de Dilma é água passada. O que temos que encontrar, agora, é um jurista ou grupo de bravos juristas que seriam a antÃtese de JanaÃna Paschoal e que embarquem na elaboração de um processo de impeachment ou de impedimento. O caminho das pedras já é dado por este lúcido professor, autor do texto.
Concordo com o jurista Miguel Reale, homem de direita, quando declara que não è caso de impeachment mas de interdição. A sociedade brasileira de psiquiatria deveria se manifestar.
Omar, me desculpe. Este Miguel Reale deveria se calar ou sumir de vista. Ele e Janaina Paschoal são uma das causas do que estamos passando. Que ambos sejam esquecidos pela história.
No caso do presidente basta controlar os medicamentos. Caso não de certo, basta internar.
Sr. Presidente: Seria bom o Sr. passar os olhos neste artigo! É o seu futuro como primeiro mandatário estampado nas linhas do articulista!
Ele não tem capacidade mental para entender o artigo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Atitudes de Bolsonaro são motivo para impeachment? Voltar
Comente este texto