Hélio Schwartsman > Contra o cientificídio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Claudio L Rocha

    O Brasil hoje é um dos paises mais famosos conhecidos do mundo. Pais onde a direita usou a grande imprensa para manipular a maioria da população, em especial os mais pobres, para retirar quem os defendia no governo, para poder retirar deles e da sociedade direitos basicos como saude, educação, destruir a lei trabalhista, impor terceirização, e o golpe final destruir a previdencia publica, ou seja, retirar direitos dos pobres para entregar aos ricos e poderosos. Por isso Lula esta preso!

    Responda
  2. Frederico Firmo

    Uma estupidez completa, afinal a escala de tempo para mudanças evolutivas de espécies não é nem pode ser a escala de tempo da política nem do tempo social. Estas analogias entre a teoria da evolução e a história da sociedade fazem parte da mesma cultura que usa conceitos quânticos nos livros de auto ajuda. É preciso falar que o cientificídio é filho do charlatanismo,principalmente daquelee que usam a ciência e suas argumentações.

    Responda
  3. JOEL DOMINGOS DA SILVA

    E mais: o darwinismo é amoral, se não imoral mesmo. Os valores éticos, tais como amor, solidariedade, não encontram suporte lógico na teoria da evolução. E tais valores são os que geram os princípios das políticas públicas. O darwinismo desemboca na confissão de medo de Fiódor Karamázov (o pai terrível dos irmãos Karamázov): "Se Deus não existe, tudo é permitido."

    Responda
  4. JOEL DOMINGOS DA SILVA

    A visão do colunista e do biólogo citado é, no mínimo, equivocada. A tal mão invisível dá a entender que existe um ente consciente por trás de tudo (realmente existe: Deus, mas esta é uma outra questão). O evolucionismo atua mediante forças cegas, o que exclui essa mão. Essa teoria não serve para aplicar políticas públicas. Ela preza pela sobrevivência do mais apto. Justifica Hi_tler, por exemplo...

    Responda
  5. Rodrigo Ribeiro

    Mais fácil é acreditar em Adão e Eva. Qualquer coisa que apareça, colocou depois "ciência", os novos "sacerdotes" compram. Na verdade, esta falta de crítica ao pensamento científico é que está na base do pensamento do Bolsonaro. E dos filósofos pelo visto.

    Responda
  6. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Sua visão demoniza o Estado, ignorando que o mesmo nunca deixou de ser o Estado de quem nunca deixou de dominar, os governos fazem apenas mediações que são oportunas ou não em deteminados momentos e por isso variam no atendimento de reivindicações que são secundárias para os verdadeiros donos do poder!

    Responda
  7. Herculano JR 70

    1Artigo tendencioso faz pensar, sem conhecer o assunto, q Bolsonaro esta certo em eliminar o diretor. Alias, eliminaria a maior parte dos caros, e pouco produtivos, órgãos científicos, por duas razões: pesquisa aplicada as empresas fazem e a pura é publicada pelos fazedores de carreira, no mundo,e estão disponíveis. A evolução e feita em função da competição extrema na natureza. O processo civilizatorio, como sistema de solidariedade, incluira a todos aptos e inaptos, e contraria o Darwinismo.

    Responda
    1. Walter José de Miranda

      Erro n1! Pelo que vc escreveu vc nunca chegou a uma distância de quilômetros de uma pesquisa científica! Empresas fazem pesquisa?Onde? De que planeta vc está falando? Nos paises de ponta, as empresas "financiam" as pesquisas em universidades muitas dela públicas. O conhecimento científico e tecnológico cresce quase na totalidade em função de outro, muitas vezes "puro", conhecido como tese!!

  8. Herculano JR 70

    2Bolsonaro, poder, se manifesta contra o poder de proibir e a tirania do castigar, prega a liberdade. Ele prega a liberdade d portar armas, ñ estimula o uso. E contra radares, ato d tirania, q o estado imoral usa pra assaltar a população. Via radares, pra nos proteger rouba nosso dinheiro, nosso sustento, nos mata d fome, para alimentar a maquina estatal. Multas tem aumentado de valor por três vezes sem conter os acidentes, pq eles são causados pela ma gestão, ñ pelo ato impensado dos cidadãos.

    Responda
    1. Walter José de Miranda

      Erro n2: Radares roubam nosso dinheiro. Nas pistas onde existem redares, normalmente há uma placa indicando a velocidade, se vc ultrapassa esta o que vc acha que irá acontecer? Se há irregularidade e excesso que se corrija e se puna! E a pérola: Os acidentes são causados pela má gestão e não pelo ato impensado dos cidadãos??Se é que vc tem habilitação, quem é o responsável é a gestão ou é vc? Seus comentários parecem uma simples repetição das sandices que JB diz sem a menor reflexão!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.