Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. bagdassar minassian

    O que é mais admirável é a alta capacidade, única no Executivo brasileiro, de criar tanta confusão, e complicadores, tanto no âmbito nacional e no internacional, resultando somente em previsíveis amplos prejuízos.

    Responda
  2. Wagner Santos

    O presidente não é um banana, é um abacaxi! É um pepino! Mas fiquem tranquilos porque pepinos são verdes e abacaxi é verde e amarelo, e tem coroa! Agora, descasquem a fruta!!

    Responda
  3. Alan Moacir Ferraz

    Concordo com o Sr.Igor . Parlamentarismo já. O presidencialismo até hoje não deu certo no Brasil e nunca dará. . Virou sinonimo de crise. Poderia ser feito um plebiscito a respeito. Não podemos esperar 4 anos para defenestrar Bolsonaro. Vamos virar uma Venezuela pelo despreparo e imcompetencia deste presidente que tal como Maduro luta para destruir as instituições e aparelhar o Estado.

    Responda
  4. Juliano Machado

    Banana me parece o colunista ao não dar nome aos bois. Bolsonaro não é "controverso", é mentiroso. Bolsonaro não cria polêmica, defende revisionismo histórico. Este jornal e o colunista é que tergiversam ao não usarem a expressão que designa o presidente da república: populista de extrema-direita. Em tempo: gosto de suas reflexões, Hélio, mas o momento do país é sério demais pra ficar com muxoxo.

    Responda
  5. Wagner Nobuo Hanaoka

    O Hélio Schwartsman que apoiou a eleição de Bolsonaro agora o chama de banana! Que feio, Hélio! Vão te chamar de cocô pelas redes bolsonaristas!

    Responda
    1. Roberto Freire

      Em meio à escolha de Sofia do segundo turno das ultimas eleições, Hélio, a quem eu muito admiro, infelizmente, apoiou o garotinho agora condenado á prisão, Haddad. E você, com seu sectarismo e falta de juízo crítico, vem aqui escrever besteira.

    2. Roberto Freire

      Em meio à escolha de Sofia do segundo turno das ultimas eleições, Hélio, a quem eu muito admiro, infelizmente, apoiou o garotinho agora condenado á prisão, Haddad. E você, com seu sectarismo e falta de juízo crítico, vem aqui escrever besteira.

  6. Igor Cornelsen

    Um primeiro-ministro teria de prestar contas ao parlamento, não seríamos obrigados a escutar tanta besteira. É próprio do presidencialismo que o ocupante da chefia de governo se ache o todo poderoso. É assim com Trump e também com Bolsonaro. Este é um dos motivos que o parlamentarismo gerou maior número de estadistas do que o presidencialismo. O presidencialismo é lamentável, o pior entre os sistemas de governo democráticos, e olhe que já tivemos Jânio, Jango, Sarney, Collor de Mello e Dilma.

    Responda
  7. Herculano JR 70

    Democracia e um sistema de limite ao poder: leis escritas, rotacao de poder e divisao de poder. Quem conhece e professa valores democraticos deveria ser contra obrigar, multar, punir, proibir, como regra geral. Se Bnaro, ainda q seja linha dura, fala a favor de liberdade estou com ele. Em radar vai contra interesses de prefeitos e governadores

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Conte-me aí as outras medidas liberais que o governo Bolsonaro está tomando. O "filtro" na cultura? A indicação do filho --meritocracia, obviamente-- para cargo público cobiçado? A tentativa de transformar um órgão de monitoração financeira, o Coaf, em um quebrador de sigilo "informal" da PF? O ataque à ciência nacional é às universidades? A lista vai longe. Realmente, é um libertário fantasiado de autocrata.

  8. Herculano JR 70

    Qdo Helio chama Bolsonaro de banana, chama tbem parcela de pessoas q acreditam em muito d q ele faz. Eu um deles. E quem ofende abre porta pra ser ofendido. Depois reclama q recebe mensagens de baixo calao. Mas da o exemplo. Exibe seu lado tiranico pseudo liberal.

    Responda
  9. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Finalmente temos um Presidente que exprime fielmente uma república das bananas e, o que é mais triste, dos bananas. “E La Nave Va”, à deriva. Fellini representou em seu filme uma sociedade em decadência.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      “O Hino Nacional não emociona mais. Porque não há mais transmissão dos valores pátrios nas escolas. Poucos sabem o que é republica, nem sabem discernir sobre o que é Governo e o que é Estado”. J. G. Pena de Moraes.

  10. Devanir A Merengué

    Monstro construído obviamente. Nenhuma figura que namore o totalitarismo se faz do nada. Em cartaz a bela película argentina Sol Vermelho dá umas dicas de como se sustenta uma ditadura

    Responda
  11. luiz lima

    É bom enxergar o óbvio: o " banana", algo de chacota internacional, é fruto da imprensa banana com apoio da Lava Jato. A mídia, Moro e a Lava Jato pariram essa figura monstruosa que destruirá o resto de reputação do país. Segurem, o Mateus é de vcs.

    Responda
  12. Eduardo Oliveira de Souza

    O presidente só recuou nessas pautas por ter a clara e absoluta certeza de que sofrerá revés do congresso nacional. Loucura tem limite. O que mais me deixa triste é que a eleição dele foi democrática (embora o único que criticasse esse modelo fosse ele) e legítima e as ações terríveis desse sujeito encontram justificativas nas falas daqueles que estão alinhados em ideias e não são poucos. Personagens clássicos e cômicos da nossa história: a elite rastaquera e o pobre com medo do comunismo.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Ótimo comentário ! Assino embaixo ! E acrescento: "dá uma tristeza enorme, talvez até ceticismo em relação à humanidade, pensar que Boa parcela de seus eleitores, por compartilhatem de suas "ideias" conseguem ser pessoas piores que o próprio!!

  13. Paulo Roberto Schlichting

    Hamlet do Ribeira, o Rei de Banânia?

    Responda
  14. ADRIANA QUEIROZ

    Genial! E triste!

    Responda