Hélio Schwartsman > Devemos apoiar o #BoycottBrazil? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Delirio geral em que o articulista pegou carona. Macron defende interesses dos produtores franceses, nossos concorrentes. Nunca o presidente e/ou o ministro do meio ambiente apoiaram desmatamento e ou queimadas. Apoiam desenvolvimento sustentavel para região em prol do nosso povo. Se vamos boicotar a soja, também o pão da padaria da esquina, e os artigos desse articulista e por que não a própria Folha, todos sao produtos brasileiros. Isso não é um tiro no pé, é na nossa cabeca...
Sua análise tá tão certa quanto a verdade da mamadeira de pi-ro-ca... Realmente Macron defende os interesses da França e de seu povo, pois é o presidente de lá; já aqui, o presidente defende interesses americano e outros escusos... "Fogo Acima de Tudo! Fumaça Acima de Todos! Era pra acabar com a mamata, não com a mata! E quem botou fogo em Roma? Uma ONG! Rarará"
De acordo com o INPE (http://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/estatisticas_paises/) desde 1998 quando se iniciaram as observações de incêndio os recordes ocorreram no governo Lula, quando Marina Silva era a ministra do meio ambiente. Não me lembro de nenhum jornal ou ambientalista nacional ou internacional estar propondo boicote. Que vergonha Marina Silva.
Não propuseram boicote pois o problema não existia como hoje. Você se lembra do céu ter escurecido com fumaça naquela época? EstatÃsticas devem ser vistas com cuidado. Apesar do número de queimadas ter sido maior em 2007, a área desmatada naquele ano diminui pela metade com relação a 1994. E os números do desmatamento continuaram a cair por vários anos nos governos Lula e Dilma. https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?t=desflorestamento-amazonia-legal-1-taxas-estimadas&vcodigo=IU20
Se houver algum recuo sobre o desmatamento é porque o bolso foi afetado. Caso contrário, não sobraria cinza sobre cinza da floresta amazônica. Basta ver o que sobrou do cerrado, por exemplo.
O cerrado era uma regiao pobre com escassa vegetacao, por muito tempo visto como totalmente inaproveitavel. Graças a tecnologias da Embrapa e a saga de milhares de brasileiros hoje é uma das mais bonitas regioes do mundo, onde misturam o verde da soja, algodao, milho, girassol....etc. Com produtividade semelhante ao meio oeste americano. Vá lá conhecer, leve seu filhos. Um orgulho para todos nós.....
Ironias do destino! Algum gaiato safo, uma dessas figuras que andam presas por aÃ, poderia até dizer que nunca antes na história deste paÃs um Presidente fez M. tão grandiosa. De fato, o mau cheiro que atravessa continentes faz com que as pessoas saiam à s ruas a botar a boca no trambone contra o responsável pelo estrago. É, reconheçamos, é obra de um mito! E o mesmo gaiato poderia colocar a cereja do bolo e convocar a festa: minions, tapem os narizes e tirem isso daÃ...
Emmanuel Macron é um espertalhão. Ele jogou a carta da “Amazônia em chamas” para sabotar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul — acordo que enfrente forte resistência dentro da França, principalmente por parte dos agricultores engordados por subsÃdios estatais, que temem a concorrência do agronegócio brasileiroÂ… Encontrou um tonto que caiu feito um patinho com um Itamaraty incompetente que não alertou o governo.
O que o parisiense fala dos brasileiros pelas costas. Só gostam dos brasileiros tontos que são turistas e deixam euros nas mãos deles. O parisiense é um dos povos mais hipócrita do mundo. Conhecido pelos próprios franceses. «Le Brésil ne fait pas partie de la culture occidentale. C'est un pays latin qui ne parle pas espagnol Le Brésil nÂ’est pas un pays serieux“ – popularmente atribuÃda a Charles de Gaulle.
Boycotts não é um princÃpio, mas uma tática que surfa sobre ao sabor do modismo da hora. Ou alguém se lembra da guerra da lagosta com a França ou quando boycottaram os produtos Canadenses por causa da briga da Bombardier com a Embraer? O pessoal do G7 não está sem assunto, mas procura se esquivar de discutir os problemas reais do grupo porque sabem que com o Trump dificilmente avançarão na agenda de eliminar tarifas e acordos de cooperação. Much ado about nothing.
Na minha opinião o direito à um meio ambiente saudável deveria ser direito humano fundamental, se já não o é, juntamente com o direito à vida, liberdade e igualdade. Mas como os outros, não se concretizará sem luta e eterna vigilância.
Acho que até os bolsonaristas são a favor do boicote, coisa que eles adoram "fazer": natura, rede globo, o boticário, estadão, americanas....
Quando a tora de mandeira estiver enfiada sabemos onde dos fazendeiros do Bananal, eles forçarão o "Mito" a mudar. Ou já forçaram?
Oxalá este seja o ponto de partida para uma consciência ambiental na hora de consumir produtos. Nada de colocar gasolina no carro, apenas etanol. E paÃses como China, Alemanha, EUA, Japão, e outros cuja energia se baseia em combustÃveis fósseis (queimadas contÃnuas o ano todo) deveriam ter seus produtos boicotados.
Mácron pode até estar se aproveitando de uma oportunidade para melhorar sua popularidade frente aos coletes amarelos e agricultores franceses. Mas o idiota do nosso presidente dá todos os motivos para isso acontecer.
Das ist nicht sinnvoll!! Nós vamos mandar todos os novos desempregados pelas fábricas do agronegócio para a porta da tua Folha pedir emprego. Sie sind einen Idiot!
Gente, se pra falar fezes, digam em português mermo!
Ao menos, tente acertar a concordância em alemão. Não troque nominativo por acusativo.
Leider kann ich in Ihrem Kommentar keinen Sinn erkennen, nur billige Polemik, Arroganz und Pöbelei.
Ao escrevinhador, um aviso de que a realidade é outra, a Amazônia é muito importante, não pelo oxigênio, mas pela biodiversidade, pelo equilÃbrio ambiental, e suas riquezas minerais. Quem produz oxigênio são os oceanos, poluÃdos cada vez mais pelos ricos, e ninguém dá a mÃnima, atenção a este respeito. O Sr. Macron, achou uma oport. de ouro para sair do arrocho dos coletes amarelos e da baixÃssima pop. com os jovens. A opinião do escrevinho, talvez seja pelo complexo de viralara.
Concordo em gênero, número e grau - Schadenfreude.
Emmanuel Macron é um espertalhão. Ele jogou a carta da “Amazônia em chamas” para sabotar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul — acordo que enfrente forte resistência dentro da França, principalmente por parte dos agricultores engordados por subsÃdios estatais, que temem a concorrência do agronegócio brasileiroÂ… Encontrou um tonto que caiu feito um patinho.
Mesmo que isso seja verdade, só nos leva a concluir: que presentão o As.no deu pro Macrom com seu governo crim.inoso!
O teatro de Macron é só polÃtica interna das mais mesquinhas. Com a carta “Amazônia em chamas”, ele também atrai a simpatia do eleitorado mais jovem, entre o qual ele perdeu muita popularidade.
Esse cenário parece um roteiro cuidadosamente elaborado por sua alegoria moral: Bolsonaro cancelou de última hora uma agenda que manteria com o chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, por retaliação a um encontro dele com organizações ambientais. Uma retaliação arrogante, tosca e odienta. A França se cala e espera o dia da vingança... Que vem dias depois com a Floresta Amazônica ardendo e comovendo o mundo atrás da França. Bolsonaro fez o cabelo. Macron devolveu fazendo barba, cabelo e bigode ...
E deixou o Bozo depiladinho, pronto pra ser empalado.
Hahahha! Muito boa!
Ué, quem comprou a ideia de colocar este insano no poder pediu o caos. Então que venha o caos! De toda a desgraça que pode acontecer uma coisa é boa, Bolsonaro não se segura na cadeira.
Hipocrisia ou interesses ocultos? a Noruega caça baleias, explora petróleo no Ãrtico e é sócia de uma mineradora da Amazônia que já responde a quase 2.000 processos no Ministério Publico do Pará por contaminar rios e comunidades.
Dantas não seja ingênuo, a Noruega é a dona de 34,26% das ações da Hydro Alunorte, a maior refinaria de alumÃnio do mundo fora da China. A empresa norueguesa é ainda acionista majoritária de outra mineradora na região: a Albrás.As águas do rio Murucupi tinham nÃveis de alumÃnio, ferro, arsênio, cobre, mercúrio e chumbo acima do permitido na legislação brasileira. Fotografias da Nasa comprovam que as queimadas de 2019 estão abaixo da média dos últimos 15 anos.
Em primeiro lugar queria saber o nome dessa mineradora norueguesa que explora n a Amazônia. Muita gente cita mais não diz o nome. Em segundo lugar é que por eles caçarem baleias, como fazem também o Japão não justificam queimar a floresta amazonica.
Segundo a Embrapa ou a Nasa, O Brasil mantém 66% da sua vegetação nativa.
Devagar com o andor! O Ministério do meio ambiente alocou recursos e abriu licitação para adquirir o melhor sistema de monitoramento tecnológico disponÃvel no mercado para auxiliar os sistemas Deter e Prodis e ainda está reativando o sistema Terra Class que mensura a regeneração da floresta, abandonado no governo Dilma.
Eu apaixonado pelo governo Bolsonaro? rs rs. Agora que Bolsonaro fez um acordo com Toffoli e Gilmar Mendes para salvar o seu filho Flavio de uma rachadinha ridÃcula e nesse acordo fritar o Moro e a Lava Jato e sair de braços com a Velha Orcrim. Sei que Toffoli para apaziguar os fanáticos de Bolsonaro anti PT topou deixar Lula mofando merecidamente na masmorra e acabar de vez com o PT. Bolsonaro amarelou e vai para o impeachment e sobe temporariamente Mourão.
O apaixonado só abre os olhos quando o ser amado o contraria. Todos avisam que está cego, mas ele vai até o fim, que para ele será sempre trágico.
Depois da ladainha, oremos! Ora, tais movimentos estao sendo feitos apos o acordo comercial sem pteocupacao c M Ambiente, com a Europa. Estranho agora querer boicotar. Negocio internacional e de troca portanto via dupla, ambos perdem. Nos ñ vendemos eles ñ tem.
Infelizmente há situações em que é preciso agir na carne para extirpar o câncer, mesmo que isso doa. O governo brasileiro institucionalizou uma polÃtica de ódio à s minorias, oposições e meio ambiente, e por isso, deve ser punido. Ademais o meio ambiente brasileiro clama por socorro, e, dado ser um bem transnacional, medidas extremas devem ser adotadas caso restem ser a única opção disponÃvel...
#forabolsanaro# e seus apoiadores e a imprensa deve dizer verdades e não meias verdades. A amazônia legal há muito queima (inclui parte do centro oeste), o que ocorre agora é devastaçao da amazônia geográfica. Os governos, dito de esquerda, criaram as áreas de proteção ambiental (20% sul sudeste, 40 % centro oeste e 80 % na amazônia). Isto irritou o agronegócio que viu a oportunidade de virar a mesa. Usam grileiros com omissão dos governos estaduais e apoio do federal.
Vou postar seu comentário no Facebook! Com seu nome, claro!
Sem duvida devemos, pois senão este Presidente nefasto irá acabar com amazonia.
Calma lá, já estamos boicotando! Toda a preocupação tupiniquim sobre a questão das queimadas já se reduziu a inúmeros memes e, em poucas semanas, acredite, já será notÃcia antiga e voltaremos a pensar que aquecimento global cinge-se a derretimento de gelo nos polos. Enquanto tratarmos nossos problemas como brincadeiras seguiremos sendo piada no mundo.
Defendo uma ação efetiva para diminuir o desmatamento. Mas não podemos ficar de joelhos para Europa temos nossa soberania e devemos resolver isso internamente. Os agricultores franceses por exemplo vão adorar um boicote do nosso agronegócio devemos cultivar consumo consciente mas sem destruir nossa reputação nossa tecnologia no agronegócio.
O boicote poderá nos salvar não só sobre o ponto de vista ambiental, poderá evitar uma tragédia moral e civilizatória no Brasil. Há uma ideia nefasta que anda solta que se pode quebrar regras mÃnimas civilizatórias impunemente.
Avaliação perfeita. A questão amazônica se coloca hoje como um poderoso alerta para o que vem junto com ela que é justamente essa tragédia moral e civilizatória a qual te referes. Estamos sendo amesquinhados, dilapidados em nossa dignidade e patrimônio, inclusive e sobretudo moral tendo em vista o governo que temos, e isso deixará sequelas gravÃssimas.
Quem leva a sério o aquecimento global, boicota qualquer coisa que contribua para isso e para a destruição da natureza. Eu não consumo produtos cultivados nas matas derrubadas da Ãsia ou Ãfrica. Mas é preciso ler e estudar para chegar a essa atitude. A derrubada das árvores da Amazônia só interessa a uns poucos ricos e polÃticos irresponsáveis. Vou boicotar todo produto vindo das terras arrasadas e queimadas daqui ou de qualquer outro lugar.
Absurdo. Esse governo é péssimo, mas boicotar o Brasil é prejudicar nossos agricultores, os homens e mulheres que trabalham no campo, e que hoje é o único setor em que nosso paÃs é bem sucedido. Ma cron está só defendendo a ineficaz agricultura francesa(a nossa é mais produtiva). Brasileiro apoiar isso?
Mas não se trata de boicotar os produtos brasileiros. Pode-se consumir produtos da agricultura orgânica ou da agricultura familiar, ambas bem desenvolvidas em nosso paÃs. Trata-se de boicotar o grande agronegócio, patrocinador-mor doa desmatamentos.
Absurdo. Esse governo é pessimo, mas boicotar o Brasil é prejudicar nossos agricultores, os homens e mulheres que trabalham no campo, e que hoje é o único setor em que nosso paÃs é bem sucedido. Ma cron está só defendendo a ineficaz agricultura francesa(a nossa é mais produtiva). Brasileiro apoiar isso?
Absurdo. Esse governo é pessimo, mas boicotar o Brasil é prejudicar nossos agricultores, os homens e mulheres que trabalham no campo, e que hoje é o único setor em que nosso paÃs é bem sucedido. Ma cron está só defendendo a ineficaz agricultura francesa(a nossa é mais produtiva). Brasileiro que apoia isso? Absurdo.
Não faço reparo algum. Os aloprados do governo e seus eleitores estão com uma mentalidade predatória e gananciosa de desenvolvimento econômico para uma região do paÃs que atualmente não faz sentido. Lá não deveria ter pasto, agricultura, indústria poluidora. Vão acabar matando a fauna e a flora. Seu desenvolvimento ali passa por biotecnologia e não por essas fantasias megalomanÃacas de Bolsonaro e companhia. Triste eleger pessoas tão despreparadas.
#BoycottBrazil e Fora Bozo!
O Jornalista , agora, vem com "causas e consequências". Parece que está nos chamando para um joguinho de adolescentes. Vc criou o problema, também. Os grandes problemas são resolvidos dentro de sua própria complexidade e dinâmica, com pessoas responsáveis, não com perguntinhas vazias, para as 'grandes noticias' do sábado. Você Deveria está pedindo desculpas ao paÃs, isto sim. E muita gente não o desculpará a sua desonestidade intelectual.
Invejo sua capacidade de usar frases grandiloquentes e não dizer nada. E a propósito: eu não sabia que o repórter tacava fogo na Amazônia - foi ele que criou o problema? Como?
Não haverá boicote algum. Os produtos brasileiros são produzidos pelo Capital estrangeiro. Ou é justamente isso que deseja o Capital? Boicotar as suas franquias no Brasil, para favorecer as outras instaladas em outros paÃses? Quem sabe quais são os acordos espúrios feitos no ar rarefeitos dos gabinetes? De qualquer maneira o ônus do desemprego e das carências cai mais uma vez no colo de todos os brasileiros.
Nenhuma das partes falaram em reflorestamento.Só como exemplo:no Estado de SP, excluÃdas as regiões litorâneas e parte da Grande SP, a cobertura original está reduzida a cerca de 4(quatro) por cento daquilo que era quando Cabral chegou a terras tupiniquins..Tudo é o mais é ocupado pelo agro negócio, nos últimos cem anos.Pelo jeito ambas a s partes só querem é fazer guerras de palavras .Muito hormônio e pouco neurônio.Sem florestas o regime de chuvas e a umidade do ar se alteram drasticamente
Apenas uma atualização: Macron acabou de falar sobre reflorestamento em seu primeiro discurso no G7.
Obviamente que um boicote ao “Brazil” só pode servir aos interesses de paÃses como a França e Irlanda, que estão se lixando para o meio ambiente mas usam a importante questão amazônica, que sempre queimou esta época, para criar barreiras aos produtos brasileiros... Macron conseguiu, pela incompetência de Bolsonaro, guiar a manada da opinião pública acéfala para o abatedouro dos seus interesses...
Isso foi apenas por colocar como chanceler um incompetente que tem formação de diplomata, imagine quando o Bozinho estiver fritando hambúrgueres como embaixador, vai ser comido junto, pelas raposas da diplomacia primeiro mundista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Devemos apoiar o #BoycottBrazil? Voltar
Comente este texto