-
TIAGO MOREIRA GOMES
No livro Não verás país nenhum, Ignácio de Loyola Brandão, relatou exatamente este momento que estamos vivendo. A destruição ambiental acelerada pelo poder econômico gerando desastres que não poderão ser recuperados. Leia Não verás país nenhum.
-
Ivan Cunha
Que venha qualquer um, menos Bozonero!
-
Rogério de Mendonça Lima
O problema, é a ignhorância dos fatos. Em 2017 o IBAMA fez queimada control. na Ilha do Bananal, (área da ilha 2 milhões/hec)perdeu o controle, queimou dias, o fogo pulou o rio Javaés, queimou fazendas, deve ter atingido mais de 1,5 milhão de hectares. Ninguém, nacional ou internacional, apareceu pra dar pithaco, certo ou errado, como é hoje. A Ilha do Bananal, é Reserva da Biosfera pela UNESCO. Zona Húmida Intern. pela conveç. de Ransar. A ilha faz parte da Amazônia. Cadê o mundo?
-
Rogério de Mendonça Lima
A desinformação, da realidade sobre o que acontece na Amazônia, estimula, a comoção mundial, principalmente de jovens bem intencionados. Existem desmatamentos ileghais, e devem ser duramente combatidos no que pese, a grande maioria dos focos são de origem de: fogo ilegal em desmatamentos antigos, para renovar pastagens, e agricult. de subsistência. Fogo ilegal em novíssimos desmates. Fogo acidental -pelas estradas- em campos e serrados. É raríssimo a floresta nativa, queimar.
-
Adailton Alves Barbosa
Bravo.
-
Rogério de Mendonça Lima
O Agro Negócio bras., tem consciên. que sem água, não terá comprador, pois não terá produto pra vender. Com plantio direto e reforma de pastagens degradadas, já existentes, nenhuma árvore precisa ser cortada, em nenhum bioma bras. No caso da Amaz, de 60% à 80%, são áreas imprestáveis à agricultura ou pecuária, pois, alagam ou viram deserto arenoso se desmatar. A floresta, nestes locais, vive de si mesma. O desmat. ileg. existe e precisa ser combatido, mas, a desinf. causa um mal maior.
-
Júlia Helena Vargas Viegas
Não vou admirar se essa gente inqualificável daqui a pouco afirmar que "essa coisa na Amazônia" é fake news criada por "esses esquerdopatas" e as imagens e vídeos são manipulações de artistas gráficos ( o povo da arte é "um bando de petista ressentido " ) e a mídia internacional "está sendo alimentada pelas ONGS" , afinal muitas das quais recebem dinheiro do exterior. Ou seja, um complô muito bem urdido - com a colaboração da floresta e dos bichos , esquerdistas natos, que se deixam queimar...
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
Pior que ter um bolsonero na presidência são os seguidores fanáticos que teimam em tratá-lo como mito. Verdadeiro mico!
-
marcos teixeira de souza
A foto que ilustra o título de seu artigo é de um pasto em cinzas ou de restos de plantações. É cercado por mourões e arame. Foi infeliz na escolha. Quanto a bolsonero, ou se enquadra, ou será arrancado de onde está. O Brasil e o mundo não aguentam mais tanta ignorância.
-
Maria Luiza Portugal Goncalves
Acho que o colunista está sendo muito otimista.
-
Jorge Augusto Leme
Faltou só detalhar que sem a água precisamos usar outros tipos de combustíveis, sujos (como o carvão), e degradamos mais a qualidade do ar e do meio ambiente.
-
Leandro Saraiva
A adaptação de telas 4k nas janelas foi simples. Bem mais difícil foi a guerra que se seguiu, para arrebentá-las, e levar o fogo aos palácios.
-
Rogério Araújo
Nosso presidente deveria ler a matéria e fazer uma reflexão sobre o legado que ele quer deixar para geração futura.
-
Marcos de Toledo Benassi
Xiiiii Rogério, se propugnasse por "flexões", do tipo "paga 500, a.sn.o", era possível conseguir algo. Reflexão, convenhamos, tá difícil ali na Bozomíglia...
-
-
Rogério Araújo
Nosso presidente deveria ler a matéria e fazer uma reflexão sobre o legado que ele quer deixar para geração futura.
-
BRUNO JOSE FORTES
Artigo excelente!
-
ADRIANA QUEIROZ
Belíssimo texto!
-
Job Fonsêca
Mais uma crônica brilhante. Obrigado.
-
Elisabeth Beraldo Faria
Texto poético, hoje faz sol e o céu é azul... todos nós ficamos assustados com aquela 2a bíblica, melhor dizendo, todos aqueles que ainda acreditam que a terra é redonda!
-
Tarso Magnus Da Cunha Frota Jr
Crônica brilhante para iluminar estes tempos de treva do capitão/nero.
-
Marcos de Toledo Benassi
Compadre Tarsus, que belo nome, no tempo do Império valeria uma sesmaria. Mas capitão Nero lembrou-me do Capitão Gay, do Jô Soares, e do Capitão Feio, do Maurício de Souza ;-) Ambos muito mais meritórios do que o Presida.
-
-
Tarso Magnus Da Cunha Frota Jr
Crônica brilhante para iluminar estes tempos de treva do capitão/nero.
-
Sueli Fernandes Martins
Bravo, Antônio Prata! Que vc escreve bem!
-
Erica Luciana de Souza Silva
Excelente texto, porém, triste e, infelizmente, verdadeiro.
-
SUELI Iossi
Antonio sua coluna hj está assaz muito verdadeira e triste. Não ri, o assunto é sério demais.
-
Marco Antonio Barbeito dos Santos
Só nos resta a espera assaz angustiante pelas próximas queimadas onguianas.
-
Marcos de Toledo Benassi
Jesus da Goiabeira, iluminai!
-
-
Marcos de Toledo Benassi
Posso fazer um reparo, Antonio? Sabe-me melhor "tapirúnculo". Micrasno? Bozoléptico? Xilindrósio? Hemetiquênio, Vomitolécio? Nojosildo, Ascolítio, Escrotofrônio? Debiloclético, Jumentolábio, Rasteiroclildo, Ridiculênio? O presida nos ativa o célebro de nós, neologistas de raiz, que temos farta inspiração. Viva(?) nosso Grande Guia Criativo! (mmmmm... o sistema de comentários encontrou palavras proibidas nesse comentário... programinha Bozonéscio!!!)
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.