Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Bernardo

    Absolutamente correta e lúcida a visão do articulista sobre o momento. Meus cumprimentos mais entusiasmados, e meu agradecimento.

    Responda
  2. José Antônio

    Muito bom! Continue sempre assim!

    Responda
  3. Laerte Martins

    Os colunistas da folha estão muito, muito descolados da realdiade. Dá pena. Não conhece o que representa ser povo. Ou se vive no meio dele, vive em uma bolha de ilusões. Que um dia esse ser possa acordar deste sono profundo.

    Responda
    1. JERSEY MARTINS

      Sim, eles parecem escrever de dentro de uma bolha cor de rosa e produzem textos obscuros e ilegíveis para mostrarem-se "profundos' ou sei lá o que. E ganham para isso!!

  4. CMK CRQ

    Uma das coisas que mais me intriga nos "pensadores" da esquerda é de onde eles tiram a certeza de que sabem o que pensam os que não rezam por sua cartilha. Arrogantes, não têm a capacidade de entender que nem todos são devotos de seitas. E as manifestações deste domingo foram uma demonstração de que o povo está atento e já está cobrando de Bolsonaro e cumprimento da promessa de combate irrestrito à corrupção.

    Responda
  5. Marcos de Toledo Benassi

    Prezado Bernardo, torço pelo seu erro. Contudo, certo ou errado, creio que o desgastado "brasileiro cordial" foi pelo ralo dos mitos, e já nem se preocupa com as aparências nem com o eventual desfrute que pudesse haver. De certo modo, lembrou-me American Gods, do Neil Gaiman.

    Responda
  6. jose roberto alferes siqueira

    Folha mude as ideias o mundo antigo a qual você faz parte é coisa do passado, as eleições mostraram isto

    Responda
    1. Ayer Campos

      Quem acha meritória a cruzada do bom alferes para ser alçado a posto menos subalterno? Onde estará o diligente alferes após a eleição de 22? Será que, mediante manifestação de apreço como esta , vai conseguir admissão ao oficialato? Vamos acompanhar e quem viver verá...

  7. wladimir jurado lourenço

    Parei no primeiro parágrafo ... Não fale em me nome cara pálida - ‘nos convenceu’ (!?). Fale em seu próprio nome ou dos idiotas convencidos que a tosquice era mais que virtude - condição si ne qua non.

    Responda
  8. Avelino De Freitas Neto

    A tropa de choque da Folha de São Paulo, uma panfleto esquerdista travestido de jornal, ataca o Presidente da República 24/7/365. Vocês estão se sentido orfãos da Organização Criminosa?

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Avelino. Você, com este comentário, apenas confirma o texto de Bernardo Carvalho. Mudem a retórica e enxerguem a realidade!

  9. Wagner Castro

    "Vamos controlar Hitler ...", disseram os conservadores tradicionais alemães em 1932 ao formarem um gabinete ministerial tendo Hitler como chanceler. A história demonstra a ineficácia dessa afirmação ...

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    Ao entrar em áreas que não conhece o autor adota a proverbial psicologia folclórica para provar o seu ponto. Não existe tal coisa como auto-engano, pois qua auto-engano é um mito, além de incoerente. O que se concebeu definir como auto-engano nada mais é do que a incapacidade de entender a emoção pessoal e a sua influência nas nossas ações. O engano só pode ser atribuído a alguém, não a nos mesmos, o qual de alguma maneira induz ou defende uma crença que o outro acredita ser falsa.

    Responda
  11. VALMONT ROSA SILVA SANTOS

    Excelente reflexão! A cada dia vemos os "otimistas" da nossa elite econômica quebrando o nariz ao bater de cara com a realidade. O Brasil está caminhando rapidamente para se tornar um não-país, um território sem soberania. A elite mais ca.na.lha do mundo conduziu a nação ao suicídio.

    Responda
  12. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Esse anti-sistema montado para enganar a nação vai se desmoronar, basta termos paciência. Isso que está acontecendo está fora da normalidade, pois o sistema caminha para a evolução e os involuídos que atormentam a nação vão ser punidos...

    Responda
  13. Jardel Dias Cavalcanti

    O que tornou o brasileiro esse otimista de araque, esse suicida às cegas, esse débil mental instrumental à serviço de uma boçalidade que o debilita num círculo infernal sem possibilidade de fuga? O fato de sermos uma américa católica que nos treinou secularmente para o masoquismo social? O poder de uma elite tacanha, escravagista, interessada apenas no próprio umbigo? Há saída para nosso inconsciente perverso e pervertido?

    Responda
  14. neli faria

    Parabéns. Acrescento! E Bolsonaro vai ser , na História, mais importante do que o Papa Francisco! Ao canonizar, de uma só vez, três brasileiros: lula, Dilma e Temer. Por terem colocados funcionários públicos preparados, que visavam , unicamente, o Interesse Público, no Coaf, Receita Federal, Polícia Federal, chefia do M P F, Tribunais Superiores e S T F, pode existir um sério combate à cor ru pção, mensalão e lava jato!

    Responda
    1. José Antônio

      Por favor, não misture o Lula e a Dilma com o Decorativo. Decorativos não mandam em coisa nenhuma em qualquer lugar do planeta! Infelizmente, uma multidão de uniformizados de amarelinhos em 13 de março de 2016 saiu pelas as avenidas do país afora a gritarem... Rei, rei, rei, Decorativo é nosso REI! Rei, rei, rei, Decorativo é nosso REI! Alçando-o ao ´pudê.`Deu nisso que está aí. Lá se vão mais de 3 anos e meio e país empacado.

  15. neli faria

    Parabéns. Acrescento! E Bolsonaro vai ser , na História, mais importante do que o Papa Francisco! Ao canonizar, de uma só vez, três santos brasileiros: lula, Dilma e Temer. Graças a eles, por terem colocados funcionários públicos preparados, que visavam , unicamente, o Interesse Público, no Coaf, Receita Federal, Polícia Federal, chefia do M P F, Tribunais Superiores e S T F, pode existir um sério combate à corrupção, mensalão e lava jato!

    Responda
  16. Indaiá Freire da Silva

    Excelente texto!

    Responda
  17. José Cardoso

    É verdade. Um exemplo é o aproveitamento pelo presidente do enfraquecimento da lava jato para interferir no processo de escolha da PGR, e na PF. Embora as inconfidências do Greenwald tenham partido da esquerda do espectro político, quem realmente se beneficiou até agora foi a família do presidente, além de alguns magistrados do STF e deputados temerosos de investigações sobre eles.

    Responda