Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Galdino Formiga

    Analisar com dados estatísticos (ex.: período de dez anos) é jornalismo de qualidade. Quanto pior, melhor só é bom para o argumento do jornalista.

    Responda
  2. Rogério de Mendonça Lima

    O complexxo deviralllata Nelsiniano, se confirma ideolo+gicamente, nos phoodles de redação. Tão fazendo tempestad em copo d'água. O INPE, que,corretamente assinalou que este ano o desmatamento, só não foi pior que 2013 e 2014, também assinalou que a Amazônia, ainda tem 80% intocado. Em política sempre se tem o possível, nunca o ideal. Logo se ter um presidente que fala impropér. , e isto é o preeço pra nós livrat das quadhrilhas abijettas, no poder, ficou foibarato. Rangger de den%tes liberdo.

    Responda
  3. Alexandre Miquelino Levanteze

    Governo de m.rda, que só faz b.sta, e está no levando direto para a fossa.

    Responda
  4. roberto oliveira melo filho

    Não existe bolsonarismo, não nos moldes tradicionais. O que existe é um discurso discrepante (com a realidade), absurdo por vezes, seguido por pessoas, ou ignorantes, ou porque agem de má-fé. O título é ótimo!

    Responda
  5. Marisa Coan

    Celso, corrige logo aí o texto. O dinheirinho já está chegando, e agora?

    Responda
  6. Adriana Maccacchero

    Parabéns pelo artigo. O bolsonarismo ainda não entendeu que diplomacia não é um jogo de futebol que acaba aos 90 min, sem pênaltis. As relações internacionais estarão sempre presentes e devem ser construídas e mantidas. Não tem essa de minha mulher é mais gata que a sua: ganhei!

    Responda
  7. Marisa Coan

    Celso, durante todos estes anos vi vc defender seu partido de estimação em detrimento de qualquer bom senso. Todos ficamos perplexos com o que Bolsonaro fala mas vc, como colunista, precisa ficar atento para o que escreve para não deixar a impressão de que torce para que as coisas fiquem quanto pior, melhor, para sua ideologia. Sábado este jornal publicou a seguinte fala de Macron, numa referência a um suposto acordo onde uma das metas seria encontrar uma forma de " boa governança" (?).

    Responda
    1. Marisa Coan

      Exatamente, Maria. Torcer por um partido é perigosíssimo e é por este motivo que estamos nesta situação.

    2. MARIA CORREA

      Depende de torcida ou depende de trabalho? Ademais torcer pelo Brasil não é sinônimo de torcer pelo governo.

    3. MARIA CORREA

      Depende de torcida ou depende de trabalho? Ademais torcer pelo Brasil não é sinônimo de torcer pelo governo.

    4. Marisa Coan

      Ele disse: " precisamos envolver as ONGS e os povos indígenas mais do já fazemos". Beleza não é? Daí em 1991 François Mitterrand deu a seguinte declaração: " O Brasil P R E C I S A aceitar a soberania relativa sobre a Amazônia". E aí, como fica? Não ficamos quintal dos EUA, mas da França sim?

  8. Fábio Nascimento

    Celso Rocha de Barros está cada vez mais hábil em expor com ironia e crueza o nosso desastre. Parece estar entre os poucos que compreendem a retórica das redes e do bolsonarismo e, por isso, se permitem afrouxar um pouco a rédea da politesse habitual entre intelectuais. Precisamos de mais Celsos.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Desvios do clubinho petista passando de 100 bilhões...

  9. Marcos de Toledo Benassi

    Seu Celso, ia justamente dizer bem do excelente título da coluna! Fosse o senhor *hético* como a Bozomiglia ou seus asseclas, bastava não ter escrito a última frase e colher os louros literários... Que lástima!! ;-)

    Responda
  10. Lisiane Vieira Ortiz Martinez

    O cenário é de terra arrasada. Que espetáculo!!! Indago, até quando?

    Responda
    1. Felipe Cavalcanti

      Até 01/01/2023, *pelo menos*. Agora aguenta

  11. Leonardo Gama

    Bolsonaro conseguiu trair os lavajatistas e os agrotrogloditas na mesma semana. Daqui a pouco, só vão sobrar os terraplanistas.

    Responda
  12. Hildebrando Teixeira

    Só o chanceler francês teve 44 anos de Partido socialista. Agora, envergonhados pela evidente ausencia de caráter da ideologia, alguns se dizem centro, outros até centro-direita, como os desmoralizados tucanos brasileiros. No fim, é tudo comunista mesmo. Se assumam, comunas pixulequeiros!

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Hildebrando pirando. Deu rima.

    2. Walter José de Miranda

      Hilde é um pândego mesmo! Acredita em figuras "mitológicas"!

    3. Marcos de Toledo Benassi

      Seu Hildebrando, o senhor acredita em gnomos e/ou deixa meia debaixo da arvrinha no natal?

  13. Vitor Viola

    Tudo tão certo como o sol. Como esperar bons resultados de um governo do desastre cotidiano.? E tudo pode piorar porque não há entendimento do que se passa no Brasil pela maioria da população. O falso ufanismo da "Amazônia é Nossa" perpetrado por muitos adoradores do Messias mostra como ainda vamos penar. Desmantelar IBAMA etc foi um tiro no pé, um tiro também na imagem do país. O estrago global está feito. O agronegócio falsamente reclama, mas foram os grandes apoiadores do caos.

    Responda
  14. Avelino De Freitas Neto

    A Folha e seus colunistas lacradores perderam e rapidamente tenta se levantar da derrota com ares falsos de vencedores. Se o Mácron tivesse conquistado a simpatia de punir o Brasil dos demais chefes de Estado, aí sim os lacradores teriam acordado de um sonho perfeito. Mas o Mácron esteve sozinho e com o rabo entre as pernas. Patético que para destruir o Presidente da República, tanta gente torça para que o País seja prejudicado. Não passará, seus agourentos

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Mhacron se não sabe, fique sabendo: Os francceses já saíram corridhos do Brasil, duas vezes no século 16, com o rabho no meio das phernas, se precisar sairão mas vezes, com os mesmos rabhos no meio das phernas. Este indivvíduo precisa saber que o Brassil não é Arrgélia. Local de crimes de guerra ediondos, cometidos pela "grande" França. França paparicada, como "civili+zada" pelos vira+latas complekxados brasileiros. Esquece a nossa, nossa, Amazônia, cuide de seus coletes amarelos.

    2. Joaquim Salomão

      Boa, Avelino. Continue assim e vai ganhar uma meia usada do Bolsonaro, para ficar cheirando. Você merece.

    3. Davi Pessoa Ferraz

      Vamos comparar também a vó da primeira dama de lá, os tios, os irmãos, etc. Comparar só a idade não vale.

    4. BRUNO JOSE FORTES

      O sujeito humilha a primeira-dama de uma potencia européia, causando um mal-estar diplomático sem precedentes e somos nós que 'torcemos pra dar errado'? Vá catar coquinho!

    5. Marcos de Toledo Benassi

      Seu Avelino, o senhor ainda crê que há algum vencedor nessa confusão infantil e oportunista? Mas devo reconhecer que gostei do "agourentos", muito embora discorde dos motivos para o emprego do adjetivo.

    6. Orlando Augusto Pinto

      "Não passará " - bela frase da comunista espanhola La Passionaria.

    7. Antônio Roberto Tafelli

      Não quero crer que o senhor esteja falando sério, por favor, é o futuro dos nossos filhos que está em jogo.

    8. denise messer

      Pelo jeito vc leu e não entendeu o texto, a floresta queima, o presidentenega evidências, fazem piadas com autoridades criando embaraços diplomáticos e a culpa é do Macron e de quem "torce contra"?!

    9. Romualdo Sá De Farias

      Vamos falar de cotação do dolar, de Queiroz, Wal do Acai,...

  15. Luis Ilheu

    Bolsonaro impos um regime Pentacostal no Brasil! Que marca uma nova fase a perseguicao da igreja catolica, apoiada pelos israelitas, no Brasil....

    Responda
  16. Marisa Oliveira

    Sonha Hilda, nos braços do amado que tenta a todo custo se mostrar como o senhor dos pastéis, ou seja, de cabeças ocas. O máximo que consegue é ser o idio.ta que sequer sabe ler um texto para a TV. Lembra um aluno de ensino básico, aprendendo a ler, tendo que fazê-lo na frente de uma turma inteira. Pa.té.ti.co.

    Responda
  17. Hildebrando Teixeira

    7x1 para o Brasil, claro, já que Macron ficou isolado garantindo que a Amazônia é o pulmão do mundo. "Ficamos sozinhos" é o que a pete.zada da Foice sonha até agora, preferindo que o País malogre do que progredir sob comando de um adversário político. Esquerdistas se lixam com o Brasil e com os compatriotas que poderiam sofrer com embargo pretendido pela França, e ainda usam o País em função de sua ideologia do ó dio. Xô marxistas!! Do Brasil e da França.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Cada vez mais pirado, Hilde? O remedinho tarja preta não está mais fazendo efeito? Experimente dobrar a dose.

    2. Orlando Augusto Pinto

      Sr, Macron é de direita. Por favor, mais vexame, não.

    3. Leonardo Gama

      Macron só baixou o tom depois que Bolsonaro recuou, fez discurso em cadeia nacional admitindo a crise e mandou o Ibama e o Exército irem resolvê-la --finalmente.

    4. Hildebrando Teixeira

      Só o chanceler teve 44 anos de Partido socialista. Agora, envergonhados pelo evidente caráter da ideologia, alguns se dizem centro, outros até centro-direito, como os desmoralizado tucanos brasileiros. No fim, é tudo comunista mesmo. Se assuma, esquerda acanhada .

    5. MARCELO E P

      Se o senhor vê o Brasil progredindo...

    6. Cleusson Filho

      Esse é poluído! Vem aqui fazer cocô todo dia. Kkkkkkk

    7. Adonay Evans

      O bolsonete, dá uma olhadinha na cotação do dólar. Depois uma olhadinha nos tufos de cabelo que os exportadores brasileiros estão arrancando.

    8. Alexandre Fenerich

      Macron agora é marxista... vão vendo o naipe da coisa.