Opinião > Coaching: criminalização ou regulamentação? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Flávio Salgado

    Coaching psicofísico quântico nanomolecular kkkkkkkkk

    Responda
  2. Chico Neto

    "(...) pois a medicina é muito bem regulamentada e há quem procure terapeutas holísticos, curandeiros, amigos palpiteiros ou balconistas de farmácia para resolver seus males (...)". Oi?! Ceio que me escapa o entendimento dessa colocação, mas que é uma colocação infeliz, lá isso é. Coaxando contra as terapias holísticas, meu, com base em quê?

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      E os balconistas, Francisco? Também entre eles há gente muito competente, sem falar nos "velha guarda" que, nos rincões ou nem tanto, são a única pessoa a quem recorrer. Contudo, há esperança: el Bozo proverá.

  3. Carolina Miranda

    Quais os pressupostos cientificos nos quais as tecnicas de coaching se fundamentam para prometerem mudanças nas vidas das pessoas? Há grande discussão nos meios da psicologia acerca das praticas e suas supostas promessas milagrosas de ascensão em qualquer área da vida de alguém. Há no coaching algo de tentador no sentido de atalho, alguém quer ir de um ponto à outro rapidamente. Porém o caminho a ser percorrido é o que dá sentido à vida em si...Sintomas da sociedade em que vivemos..

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Bom, *ainda* temos regulação, até o Conselho Federal de Psico tomar algum posicionamento que melindre alguém da máfia do primeiro escalão governamental. Daí, só apelando pra boneco de Vodu, porque parece que as preces cristãs também foram monopolizadas pelo Presida e asseclas... ;-)

    2. Carolina Miranda

      Felizmente há regulamentação de quaisquer pretensa profissão em atividade no territorio brasileiro. Como falamos de um tipo de "treino psicologico" entramos na área da psicologia, que questiona os métodos empregados e sua falta de fundamentos, beirando de fato o charlatanismo. Muitos buscam a facilidade e os atalhos, inclusive os coachs que , conforme dito na coluna, encontram em cursos de fins de semana a possibilidade de ganhos em cima da ignorância dos que os buscam.

    3. Marcos de Toledo Benassi

      Dona Carolina, mas ciência para quê? Essa crençazinha menor na replicabilidade e refutabilidade, coisa daquele alemão implicante do século passado, ajuda-nos em qual dimensão da compreensão do mundo? Então o barbudinho galileu morreu em vão? Vá a senhora montar tenda vermelha de protesto em frente à Sé de Braga e deixe esses couxes ganharem a vida onestamente. Faz-me rir!!!!

  4. Marcos de Toledo Benassi

    Prezado Edson, sejamos francos: alguma dúvida de que 3/4, digamos, metade, da atividade de coach é uma soma de propaganda frouxa, crendice e/ou técnica esvaziada de contexto? Isso não é um mal exclusivo desta atividade, mas sim, um mal do momento. Mas DÓI, e não pouco, ver e ouvir a quantidade de bobagens como esta que você denuncia, que distorcem completamente uma guiança competente da crítica e da ação de quem busca mudança efetiva em suas práticas pessoais e de trabalho.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.