João Pereira Coutinho > Uma conspiração de estúpidos Voltar
Comente este texto
Essa página não esta mais disponível.
Leia Mais
Perfeito, principalmente pelo nosso momento. Posso traçar um paralelo das Leis do Cipolla com o pensamento, relacionado com o ambiente profissional, de um grande amigo já falecido. Para ele, existem pessoas inteligentes e estúpidas. Pessoas com iniciativa e sem iniciativa alguma. Ter as inteligentes com iniciativa ao seu lado é o desejo de todos. Agora, a estupida com iniciativa são as mais perigosas, mantenha distância.
Simplesmente fantástico!
O estúpido faz o mal sem se dar conta disso e ainda por cima tem certeza que faz o bem. Acho que é possÃvel estabelecer uma correlação entre estupidez e o efeito Dunning-Kruger.
Parabéns! Um primor! Adorei! Excelente!
'A Juventude Envelhece, a Imaturidade é Superada, a Ignorância pode ser Educada e a Embriaguez Passa, porém, a Estupidez é Eterna.' - Aristófanes
Prezado João, escreves perfeitamente em brazuquês, fiche! O que não auxilia, evidente, seres entendido pelos estúpidos nativos, faz pena. Mas já sou teu fã, viva! ;-) (de certa vez tinhas um texto tão risonho que te confundi com um membro do Gato Fedorento!)
Li o texto do Carlo Cipolla. Acho que só faltou ele dizer que o estúpido, se tiver a escolha de ganhar junto com o inteligente(geralmente ganhando menos) , prefere o próprio fracasso, se vendo satisfeito por fazer o Inteligente perder algo Edrin
Ri alto, primeiro. Depois chorei. O texto, muito bom.
Muito bom! Parabéns pelo texto!
Não precisava ir até Milão. Em que categoria esta viagem se enquadra? O ensaio se encontra em vários sites na Internet.
A principal razão do sucesso polÃtico do Lula é que ele é muito realista a respeito do número de pacóvios na população.
Pode ser, porque entre ser um pacóvio ou sem siso é muito pior ser pacóvio. Bolsonaro é muito ignorante e grosseiro e nem sabe porque foi eleito e nem quem votou nele sabe. E a Velha Orcrim sabe muito bem onde estão os calos do Bolsonaro. Está faltando pouco para completar a submissão do Bolsonaro.
E o Bozo de desassisados vestindo camisas da seleção.
Prezado Coutinho, Excelente, como sempre, o seu artigo de hoje. Fez-me lembrar uma fala de Stockmann, personagem da peça Um Inimigo do Povo de Henrik Ibsen, falando sobre os imbecis.
Brilhante! Parabéns!
E quando a estupidez e a bandidagem estão encarnadas nas mesmas pessoas? Aà é o horror absoluto!
E quando a estupidez e a bandidagem estão encarnadas nas mesmas pessoas? Aà é o horror absoluto !
Os inaptos são mais frequentes na polÃtica do que parece. A Dilma por exemplo foi imolada depois de favorecer as demandas do pessoal da Fiesp e fazer o possÃvel para salvar a pele do Lula. O Moro por sua vez ajudou o Bolsonaro, e corre o risco de ser rifado também.
a Folha censurou meu comentário,uma pena. Eu dizia que Moro se enquadra nas 3 definições. Tudo, menos inteligente. Mas se eu explicar, a Folha vai censurar novamente.
acredito que, segundo as definições do artigo, o Moro se enquadra em 3 definições: inapto, do ponto de vista dos antipetistas; bandido, uma vez que despreza a lei e a constituição para atingir seus objetivos; e estúpido, uma vez que ajudou a eleger e se aliou ao pior dos estúpidos, e afundará com ele na lama da ignomÃnia. Ou seja, é tudo, menos inteligente.
Quando você tem a impressão de que leu um nome em algum lugar do artigo. Mas não leu. Mas todos sabemos qual é.
Perfeito. Pior é quando se tem em um só polÃtico a estupidez, bandidagem e inapetência.
O João Pereira Coutinho teve que ir a Milão para aprender teorias que identificam um estúpido. Se vivesse aqui economizaria tempo e dinheiro, tá oquei?
Grande João! A gente vai tentando, hj estúpido, ontem ban.dido, até acertar, quem sabe, um inteligente.
A estupidez é contaminosa? E a inteligência também?
"Veja bem, no tocante a essa cuestão desse texto aà até eu entendi, talquei? Forte abraço hétero nesse português aà que falou bonito."
Grande JPC! Vamos seguindo, tentando, na nossa democracia tupiniquim, com estúpidos, já que a troca por bandido não deu certo, ele segue preso em Curitiba.
vc não entendeu nada
No Brasil trocamos um governo corrupto por um corrupto e imbecil. Nos superamos!!
Em 22 trocamos de novo, sem voltar ao passsado conhecido, e assim por diante. Vamos encher a latta de lixxxo da hiiistória, até acertarmos.
O João sempre foi sutil e certeiro, contribuindo com o artigo, ouso, já que e público, e crÃtica construtiva ao mesmo é possÃvel e válida. Focando do nos estúpidos, vemos que existem de vários tipos, sendo o estúpido dos estúpidos, aquele que atira no mensageiro, por se achar inteligentinho.
João Pereira Coutinho, que deu um banho de sutileza nesse artigo. "Bateu na canga" com tanta categoria que até os estúpidos entenderam.
O pior tipo de estúpido é aquele que discorda sobre o que não conhece pelo simples fato de que é tomado pela falsa ideia de conhecimento. Como dizia o Mark Twain, "não discuta com pessoas estúpidas porque eles vão arrasta-lo para o nÃvel deles, e depois baterão em você com a experiência deles." A melhor maneira de combater a própria estupidez é adotar a humildade como proposta de vida. Ser humilde para reconhecer que não conhecemos algo nos ajuda a evitar a estupidez do falso conhecimento.
Este é o problema do estúpido: ele jamais entenderá o que é humildade. Ao mesmo tempo ele quer ser um coach com a certeza absoluta que pode ensinar humildade às multidões.
O escrevinhador, com os autores citados, descreveu os quatro, com perfeição. E só. É importante conhecê-los? Claro que é. Agora, quando se trata de uma escolha democrática, de alguém pra governar, entre quadrrrilhas corrup+tas, já no poder, e a estupi+dez, esta sempre ganhará. "Quem está pherdido não cacça caminho". Povo, em QQ lugar, é sábio.
Se trocarmos polÃticos corruptos por idiotas, teremos razões para festejar? Essa é difÃcil de responder. Mas daqui do meio de nossos estúpidos brasileiros, concordo com outro dilema que é o da humanidade, sempre estamos entre Cila e Caribdes. E o que temos de fazer, provavelmente é seguir uma máxima atribuÃda ao seu conterrâneo D. João VI: quando não se sabe o que fazer, é melhor não fazer nada? Será?
O filósofo Reneé Descartes asseverava que o bom senso é a coisa mais bem distribuida entre os homens ... só não o é usada. Eis porque os estúpidos estão por toda parte, e eles acabarão com a França, a Amazônia e tudo o mais.
Excelente texto. Mas também discordo...quando se diz que o desenvolvimento das sociedades pode frear a proliferação da estupidez.. A inteligência...como a democracia...são estruturas frágeis... diante da estupidez. Tá ok!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Uma conspiração de estúpidos Voltar
Comente este texto