Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eduardo Virgilio Nunes Coelho

    Há poucos dias li um artigo na Empiricus, exatamente comentando essa situação dos juros baixos. Eles relatam a necessidade de novos investimentos para ativar as economias. E a área preferencial para alocação desses investimentos seria a infraestrutura, tanto urbana quanto de rodovias, ferrovias, portuárias, etc. Não é a cara do Brasil? Talvez nós sejamos, dos países em desenvolvimento, o mais carente de bons serviços de infraestrutura. A saída é investir pesado no setor.

    Responda
  2. José Cardoso

    Poderia ser pior: um cenário de estagflação, com crescimento muito baixo e inflação persistente, com juros altos para contê-la e endividamento em bola de neve. Essa tem sido a nossa realidade (e da Argentina).

    Responda
  3. Benedicto Ismael Dutra

    Por que a economia perdeu vigor? Há enorme estoque de dinheiro resultante do acúmulo de ganhos e da criação de dinheiro que deixou de ser escasso, embora esteja em poucas mãos. Na escassez valia o dinheiro que faz dinheiro. Com o aumento do endividamento do setor público, a falta de pagamento é ameaça, se os juros não baixarem, a bola de neve vai rolar. Países ou pessoas que possuem grande reserva não terão mais o acréscimo que os Governos transferiam para toda a população.

    Responda