Hélio Schwartsman > A triste figura Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Geraldo da Silva

    Caro Hélio, o Quixote não é o cavaleiro da triste figura.Ele foi apelidado por Sancho como O Cavaleiro da Triste Figura, nome pelo qual é chamado muitas vezes. No nosso caso concreto, é fácil identificar quem é o Pança: é aquele cara baixinho, atarracado, quase anão, que chefia um tal gabinete não sei de que e que anda querendo condenar pessoas a prisão perpétua. Basta ele não gostar, prisão perpétua. A diferença é que o Sancho era pessoa honesta. No mais, a comparação sua é perfeita.

    Responda
  2. MARCELLO DA SILVA BEZERRA DE ARAUJO

    A comparação é pertinente. Só não concordo com uma coisa. Dom Quixote podia ser louco...mas não era um IDIOTA!!

    Responda
  3. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Sim Hélio, ele é o cavalheiro de triste figura montado em Rocinante em luta permanente com seus obsessivos moinhos de vento. Moinhos de vento que ele enxerga como inimigos naturais de suas ideias de extrema direita que nunca escondeu. É simples se opor a esse governo, mas justiça seja feita: Bolsonaro errou como sempre erra, Macron explorou e extrapolou e o resto do planeta consolidou a fúria brasiliana de fundo ideológico -o proselitismo oportunista e exagerado. .../Claudia F.

    Responda
  4. Maurício Serra

    O Bozo é como uma criança mal educada. Grita, esperneia, diz que faz e acontece, até levar umas palmadas no traseiro. Aí fica quietinho. Esperneou no G20 que no Brasil mandava ele, "um novo governo", ofendeu o Macron, ofendeu a Merkel. Até que a França levou o assunto para o G7. Agora, depois das palmadas, assinou decreto para combater as chamas, destinou dinheiro para a Amazônia, aceitou dinheiro do G7... Viram como umas palmadas no traseiro ajudam?

    Responda
  5. Vanio Coelho

    Bolsonaro já entrou para a história: é o único presidente brasileiro a por em risco a soberania brasileira sobre a Amazônia. Antes, jamais, sobretudo o presidente de uma Nação amiga, tinha ousado tanto. O que havia eram vozes isoladas como a do "futurologo" HERMAN KAHAN e seu lago unindo o Atlantico com o pacífico. Mas com Bolsonaro e seu patriotismo tudo é um grande risco!

    Responda
  6. Marco Antonio Martini Filho

    Vai cair o rei!

    Responda
  7. Luciene Costa de Castro

    Nessa matéria, o d. Quixote mesmo são os eleitores do jair. Esses é que estão iludidos e podem acordam bem próximo de seu fim. O outro é mal-caráter mesmo.

    Responda
  8. Raimundo Carvalho

    Eu amo Bolsonaro, disse o Satanás.

    Responda
  9. ANTONIO BARTOCCI DE QUEIROZ

    "Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil" foi dito pelo naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire ainda no séc. XIX. Nem o Brasil acabou com a saúva, nem a saúva acabou com o Brasil. Há uma tolerância e um controle. Tal como deveria haver entre os três poderes e entre o Presidente e a mídia. Mas todos querem acabar com a saúva. Porém, para a imprensa, a saúva é Bolsonaro; para Bolsonaro, a saúva é a imprensa, o Judiciário, o Legislativo, Macron, etc. Todo extremo é ruim.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Nossa imprensa é de centro, liberal. Sempre foi, inclusive contra o PT. O único de extremos aqui é o Bozo e sua turma de extrema direita. Racistas, xenófobos, olavistas, misógenos, grileiros, escravistas... A turma é grande.

  10. Maria Isabel Martinez Pons

    Comparações com a literatura rendem ótimos textos mas não conseguem refletir a realidade do que move esse homem que, por circunstâncias bastante questionáveis, chegou à presidência. É preciso dizer, com todas as letras, sem tergiversar, o que Bolsonaro é. Aguardo.

    Responda
    1. Gustavo Bizelli

      Sabe Maria, essa comparação fala muito mais do que pensamos, sugere que na verdade o presidente não reage como o faz por estratégia ou para falar a língua do seu público, mas sim porque é dessa forma que ele enxerga o mundo. E isso não é nada animador, não é?

    2. Marcos de Toledo Benassi

      Mas Maria, isso já foi dito e redito, ao cubo! É isso que é enlouquecedor, nada muda, nem na Bozomiglia, nem na patota Bozonéscia. São impermeáveis a tudo que não seja violento ou obtuso e/ou realmente ameaçador.

  11. Gustavo Bizelli

    Nossa, brilhante comparação, acho que no fim das contas não existe razão que mova o presidente, apenas a falta dela. Parabéns

    Responda
  12. Amarildo Caetano

    Como escreveu RenatoTerra :o time que o Bozo torce é o Botafogo.

    Responda
  13. Herculano JR 70

    1Thomas Jefferson disse: o melhor gov. é o q menos governa. Se ñ é gov então é pra dar show, no cir+co do poder. Ha alguns em ação Moro, Bnaro, Trump, Macron, Merkel. Ha pouco Lula, Temer, Fhc, etc. Antes o cir+co era mais pomposo e tinha palacios como Versalhes, e fazia guerras pela paz e nos, os quixotes, encontramos os gigantes em canhões.

    Responda
  14. Herculano JR 70

    2Eu ainda fico c o palh+aço Bnaro q mostra q e um cir+co, e, as vezes, diz q precisa diminui-lo. Sem proibições de armas, sem obrigar cadeirinhas, multas, vai contra as obcenas universidades, pesquisas mais carreiristas q produtivas . So falta perseguir as regulamentações a principal a da medicina que comete um genocidio no pais.

    Responda
  15. Herculano JR 70

    Thomas Jefferson disse: o melhor gov. é o q menos governa. Se ñ é gov então é pra dar show, no circo do poder. Ha alguns em ação Moro, Bnaro, Trump, Macron, Merkel. Ha pouco Lula, Temer, Fhc, etc. No passado o circo era mais pomposo e tinha palacios como Versalhes, e fazia guerras pela paz e nos, os quixotes, encontramos os gigantes em canhões. Eu ainda fico c o palh+aço Bnaro q mostra q e um circo, e, as vezes, diz q precisa diminui-lo. Sem proibições de armas, sem obrigar cadeirinhas, multa

    Responda
  16. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Este desequilibrado está acabando com o Brasil! Ou o Brasil acaba com a saúva Bozo, ou a saúva Bozo acaba com o Brasil!

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Antonio, perceba: aponta seu dedo à colega quando o deveria apontar ao espelho - a menos que seja simples desonestidade intelectual. 2004 e 2010 foram anos atípicos que inflaram as médias mas, olhando-se quase desatentamente, um leitor honesto notará que houve imensa redução do desmatamento no período petista quando comparado com os anos pregressos. E, se foram anos particularmente secos, ora, isso deveria logicamente *isentar* de culpa o governo da época. Ah, as "inaptidãos"....

    2. ANTONIO BARTOCCI DE QUEIROZ

      Informe-se melhor... Se você souber ler, o que talvez não seja sua aptidão, veja que os anos em houve mais queimadas foram no início da década de 200, todos no governo Lula. Também, não por coincidência , foram anos de seca na Amazônia, sendo que em 2004 alguns trechos do rio Solimões secaram. Para sua perplexidade, porque você não deve ser bem esclarecida, o tom melancólico e bufonesco de Bolsonaro é, infelizmente, igual ao de Lula, dois populistas extremos. E todo extremo é ruim.

    3. ANTONIO BARTOCCI DE QUEIROZ

      Informe-se melhor... Se você souber ler, o que talvez não seja sua aptidão, veja que os anos em houve mais queimadas foram no início da década de 200, todos no governo Lula. Também, não por coincidência , foram anos de seca na Amazônia, sendo que em 2004 alguns trechos do rio Solimões secaram. Para sua perplexidade, porque você não deve ser bem esclarecida, o tom melancólico e bufonesco de Bolsonaro é, infelizmente, igual ao de Lula, dois populistas extremos. E todo extremo é ruim.

    4. Herculano JR 70

      Bolsonaro ñ pode estar acabando como o que foi acabado em treze anos do Inapto da Silva.

  17. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Este desequilibrado está acabando com o Brasil! Ou o Brasil acaba com a saúva Bozo, ou a saúva Bozo acaba com o Brasil !

    Responda
  18. Paulo Afonso Laurentis

    Tivemos que eleger Quixote pra evitar a volta de Macunaíma, aquele sem nenhum caráter.

    Responda
    1. J L N

      Vc é bem criterioso. Aquele não tinha caráter e este tem.

    2. FERNANDO SCAVONE

      Como se essa criatura, que se algum dia cair na real vai ser de quatro, tivesse algum caráter.

  19. Osmair Camargo Cândido

    Tem preço tudo isto e é um povo muito pobre, sem posses, sem terra, sem cidadania, sem educação, sem saúde, sem segurança que terá de pagar. Seguem os brados em estádios de esportes: "Com muito orgulho, com muito amor".

    Responda
  20. Marcos de Toledo Benassi

    Ai, ai, Seu Hélio... Que falta faz o gemido grego do Grande Abujamra - não que eu desejasse a ele viver estes dias aziagos. Somos nós os cavaleiros a investir contra gigantes, micuins morais ora poderosos, com lança-palavras e nada mais, e efeitos zero... Não há aprendizagem, brio ou estatura intelectual nos carrapatículos, só infestação e o prurido, a carne já viva. Como foi isso acontecer? Tento ouvir Leminski,"Não discuto com o destino, o que pintar eu assino", mas temo a cirrose do espírito.

    Responda
  21. ELCIO HENRIQUE LACERDA

    Excelente comparação do Grande personagem de Cervantes com suas loucuras fora da realidade. Nosso Dom Bolsonaro é a mesma figura patética e risível. Apenas uma sugestão. Trocar o epíteto dele para " O cavaleiro da Tosca Figura ... "

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.