Opinião > A razão calcinada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Super adequado e civilizado o encontro com governadores. Tanto JB como todos os chefes de estado ali presentes se comportaram da maneira que se espera, embora, nada mude. Apenas mais uma sessão de proselitismo inútil de ideias pré-colombianas. P.S. Ainda que eu não seja da esquerda, devo parabenizar a prédica do governador Flávio Dino - MA, pelas considerações equilibradas em relação ao problema exposto e discutido.

    Responda
  2. Jose Paulo Alves Borges

    A Folha compreendeu rapidinho que a barcaça estava furada. Agora, só falta o mea culpa por ter colaborado para a instalação do desastre.

    Responda
  3. Jose Paulo Alves Borges

    A Folha compreendeu rapidinho que a barcaça estava furada. Agora, só falta o mea culpa por ter colaborado para a instalação do desastre.

    Responda
  4. Hildebrando Teixeira

    Aos fatos. Bolosnaro fala pelos cotovelos, muitas verdades nunca ditas e muitas bobagens também. Mas não vejo, nem de longe, cobrar-se a verdade da esquerda como se cobra da direita ou anti-esquerda - como prefiro. Por que será? Porque fingem defender pobres? A moral deles é melhor que a dos outros? Não é o que temos visto. Ao menos Bolsonaro é franco; é possível saber o que ele é e o que ele pensa; os outros, esse "Jornal" então...

    Responda
  5. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Gostaria de saber se em alguma vez na nossa história houve compromisso com a verdade de algum gestor público. Presumo que não.

    Responda
  6. Sandro Carvalho

    Bolsonaro não tem culpa de ser o presidente que é. Ele sempre foi sincero em suas ideias e pretensões que variam de reacionárias e truculentas num ufanismo alucinatório. A culpa é da classe media e alta, de políticos, da imprensa, de juizes e procuradores engajados politicamente. Esses todos, em gesto tresloucado e sem a menor responsabilidade para com o país, afrontaram a democracia para tirar a Dilma. O povo viu isso e deu o troco. O futuro será o de juntar os cacos que sobrarem do Brasil.

    Responda
  7. Sandro Carvalho

    'Em vez de enfocar as medidas para combater o desflorestamento e os incêndios...' Mas quem disse que Bolsonaro deseja preservar a Amazônia? Ele quer a região devastada para gado, soja e mineração. Ademais, Bolsonaro é tiozinho do pavê, com ideias curtas, mente estreita, visão tosca do mundo. Ele não esta e não estará jamais à altura do cargo para o qual foi eleito numa eleição totalmente atípica. Ele é limítrofe e raso demais para o cargo.

    Responda
  8. Cloves Oliveira

    A floresta Amazônica está para o Brasil assim como o petróleo está para a Venezuela. De dádiva virou praga. Os Europeus pensam na floresta Amazônica em termos das florestas deles, as quais são na verdade bosques de pinheiro, carvalho e coníferas. Ainda assim enfrentam sérios problemas com incêndios florestais, os quais, não causam apenas danos materiais, mas também à vida. Na impenetrável floresta Amazônica, os incêndios naturais e propositais tomam outra característica pelo tamanho e densidade.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Faltou falar sobre a política premeditada de desmonte das estruturas de controle e fiscalização (Ibama - Icmbio), pré-requisito para a implementação de projetos de ocupação e exploração econômica baseados no ideário militar anos 60-70, agricultura extensiva e exploração de minérios, como formas de ocupação dos espaços e garantia da soberania. Nada mais atrasado!

  9. Hildebrando Teixeira

    Interessante a narrativa da Foice. Quando o Macron publica fake news sobre a Amazônia, transformando fumaça boliviana em brasileira e mostrando desmatamento do PT como se fosse de Bolsonaro, é lícito. Mas quando Bolsonaro retruca justamente é desinformação. Foice, a porta voz das farsas da esquerda.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Ok Dalton, aos fatos. Bolosnaro fala pelos cotovelos, muitas verdades nunca ditas e muitas bobagens também. Mas não vejo, nem de longe, cobrar-se a verdade da esquerda como se cobra da direita ou anti-esquerda - como prefiro. Por que será? Porque fingem defender pobres? A moral deles é melhor que a dos outros? Não é o que temos visto. Ao menos Bolsonaro é franco; é possível saber o que ele é; os outros...

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é fumaça apenas boliviana. Macron erra e age incorretamente. Porém, o modo adequado ao enfrentamento disso não é esse bate boca tosco alimentado pelo presidente, como tampouco simples negação da realidade e afirmação de teorias por conveniência.

  10. Alan Moacir Ferraz

    Pau que nasce torto não tem jeito morre torto. O "presidente" deve padecer de alguma psicopatologia grave. Cada dia no mínimo uma insanidade que se soma a outras dezenas já cometidas. Alguém precisa chamar o SAMU ou chamar o impeachment. Urgente.

    Responda
  11. Hildebrando Teixeira

    Razão, que razão? Ah, a razão subserviente à ideologia... "Aos outros, nosso ódio!"

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não. A razão lógica.

  12. Alan Moacir Ferraz

    Pau que nasce torto não tem jeito orre

    Responda
  13. Paulo Roberto Schlichting

    No texto, sobre o presidente, "...se perde nesses espasmos sincopados de que brotam retalhos de pensamento e ideias coxas." Ainda, "A cabeça...gira em falso nos preconceitos de sempre. Calcinados ficam a razão e o bom senso." Ora, que mito é esse?

    Responda
  14. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Por muito menos, a título de pedaladas fiscais, deram o golpe que está tendo consequências nefastas para democracia, o povo e o nosso meio ambiente! É preciso estabelecer um limite para este desequilibrado! Ele nos afundará a todos de tal modo que será difícil vir à tona de novo!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vc mistura alhos com bugalhos. Isso de agora está a absolutamente errado, mas a falta de limites instalou-se muito antes, notadamente naquilo que vc é contumaz a atribuir como vítima de golpe. Hoje se está no contra pêndulo daquilo que vc glorifica e que tem alto grau de respondabilidade para com a circunstância atual. A conjuntura histórica brasileira é sistêmica. Essa tolice de antes e depois, eles e nós e etc, nubla a realidade.

  15. Vitor Viola

    Maktub

    Responda
  16. edgard Reymann

    Falta a esta Folha um mea culpa por toda esta situação, já que ela é uma das avalistas, junto com os outros veículos da chamada grande imprensa, do governo Bolsonaro. Não que vá adiantar alguma coisa, mas a linha editorial deveria se pautar por este fato. O que fizemos? O que podemos fazer agora? Seria bom que o editorial, que terrenta o real pensamento do jornal, se orientasse por essas premissas. Bolsonaro está destruindo o Brasil.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A FSP não elegeu Bolsonaro. Abandone essa bobagem.

  17. Adailton Alves Barbosa

    O desgoverno do Bozo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.