Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Mas, não dá para comparar um Geisel com bolsonaro. Geisel foi estadista. Um grande estadista. Foi o único presidente que ouvi minha defunta mãe, então viva, elogiar. Mas, Geisel foi general! Parabéns pela coluna. Brilhante"

    Responda
  2. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Monstro do jornalismo! Vida longa ao Elio Gaspari, vida longa à Folha. Presente aos seus leitores!

    Responda
  3. Daniel Liaz

    Simplesmente Genial!

    Responda
  4. José Flávio Viana Guimarães

    É o presidente Geisel era o Cara...este que está aí, pseudomilitar das forças armadas, tem o disparate de acreditar ser mito (com m minusculo mesmo)...em tempo, embora eu seja bisneto de major do Exercito brasileiro que participou da Guerra do Paraguai, não morro de amores por arroubos de soberania nacional. Papo mais clichê e ultrapassado...

    Responda
  5. Rogério de Mendonça Lima

    Sr. Elio, permita-me humildemente perguntar: Acaso o Sr. tem uma formula, pode ser secreta, para ensinar, amigos e colegas de vida e de redação, a serem moralllmente imparciais no que opinam aos seus leitores? Opinarem mais, com bons princípios morais e menos paixão ideológica? De qq matiz, viu? Parabéns, pelo nem contra ou a favor, muito pelo contrario. Mais um ótimo artigo.

    Responda
  6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quem sabia da vida do Gaspari, infelizmente passou pro andar de cima. PHA chamava ele de homem dos chapéus. Mas ainda vale a leitura de soslaio

    Responda
    1. FRANCISCO RAMOS

      PHA era um pulha, a soldo sabe lá de quem!

  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Pode-se achar que fui grosseiro, mas eu não estava mais na folha de pagamento da Viúva e podia fazer o que achasse melhor. Uai... depois q saiu da presidência parou de receber salario ?

    Responda
  8. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Ela não sido eleita coisa alguma.. É o general foi eleito ?

    Responda
    1. FRANCISCO RAMOS

      Apesar da ditadura foi eleito pelo Colégio Eleitoral da época. Você preferia o Sylvio Frota, tont0?

  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Ela não sido eleita coisa alguma.. É o general foi eleito ?

    Responda
    1. FRANCISCO RAMOS

      Apesar da ditadura foi eleito pelo Colégio Eleitoral da época. Você preferia o Sylvio Frota, tont0?

  10. Winter Soares

    Texto realmente interessante. O problema é que pra esse insano aí só água fria na cabeça não vai funcionar. Se for aplicada conjuntamente com um sossega leão pode até ser.

    Responda
  11. eli moura

    esqueceu de dizer que o jantar foi no inferno

    Responda
  12. SONIA DIONISIO

    É pelo Gaspari, Jânio de Freitas, também era pelo Clóvis Rossi, que minha assinatura na Folha, mais de R$2.000,00/ano, continua valendo cada centavo. São mais de 20 anos tendo prazer de ler esses gigantes que fazem jornalismo verdadeiro.

    Responda
  13. Augusto Mário Silva

    A minha convicção espírita ficou ainda mais fortalecida depois dessa mensagem póstuma, acho que nem Elio Gaspari acredita na sua capacidade mediúnica. Excelente, infelizmente encriptado para o Bozo e seus asseclas.

    Responda
  14. EDSON CARDIA

    Fenomenal! Parabéns. O conselho ao silêncio operoso é conveniente e recomendável. Tomara que reflitam.

    Responda
  15. Hernandez Piras Batista

    Brilhante, como sempre.

    Responda
  16. Dimas Floriani

    Interessante a seguinte passagem: "Outro dia almocei com dois barões. O Rio Branco me disse que não se defende soberania com bate-boca. Ele expandiu as nossas fronteiras, inclusive na Amazônia, sem discussões públicas." Parece-me que se aplica à atual situação: estão queimando a Amazonas e governo mais congresso estão aprovando na comissão de justiça a invasão de terras indígenas. É o DNA do Estado brasileiro sustentado pela Viúva de Caxias. Voltemos a Oliveira Viana e Golbery

    Responda
  17. Nilton Silva

    Como, quase, sempre genial!

    Responda
  18. BELISARIO PRADO CORREA

    Bolsonaro substitui o pragmatismo pelo ignorantismo diplomático. Seu desempenho me surpreende positivamente, achei que seria um presidente ruim mas ele está se mostrando péssimo. O mais triste não é a sua histeria, mas o silêncio de setores da sociedade, por conveniência ou por covardia mesmo. Como no passado, pagaremos um preço alto por isso.

    Responda
  19. Marcos de Toledo Benassi

    Seu Elio, Seu Elio... Essa psicografia é conversa entre os cachorros grandes, ademais inútil: o capitão (agora -do-mato) não dá ouvidos aos generais da ativa, imagine aos da passiva. Qual conselho dará seu geisel àqueles ao rés do chão? "Caminhai pra diante", diz o açougueiro ao ver o boi rumo ao corte; "enfurecei-vos e escoiceai", diz hoje vosso colega Duvivier. "Haldol ao primeiro escalão, Venlafaxina à escumalha", grita Hipócrates lá de longe. "Cicuta", filosofa uma alma penada. Farta escolha

    Responda