Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Eduardo Có Rodrigues

    - Que qualidade de articulista a FSP arrumou heim!!, Acho melhor ele fazer o que o Dudu Bolsonaro está fazendo estude meu garoto. Afirmar que a recessão iniciou em 2014 é negar a realidade dos verdadeiros economistas patriotas, não os vendidos do mercado e mídia dominante. Leiam Dowbor, Maria Lúcia Fatorelli, Eduardo Moreira e etc, são verdadeiros heróis lutando pelo Brasil maior e simplesmente ignorados. A realidade começou lá com FHC que acabou com limitação constitucional dos juros. LEIA

    Responda
  2. José Antônio

    Se Dilma não tivesse sido Golpeada tenho certeza de que o Brasil não estaria nessa situação ... vendo, passo o ponto, alugo... "A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%."( Não toquem nas reservas internacionais (US$ 382 bilhões de dólares). No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência).

    Responda
  3. Rogério de Mendonça Lima

    Artigo, com conteúdo, que pode até, ser parte da realidade. Mesmo assim, aparentemente temos um artigo, cujo conteúdo real, "pode" ser só o título, a chamada. Ficou a parecer, na minha humilde opinião, que o título, a chamada, é o alvo, o corpo do artigo é complemento. Peço mill dessculpas, se estiver errrado.

    Responda
  4. Rogério de Mendonça Lima

    "Chegou a hora de cullpar, CADA VEZ MAIS......." O velho manntra idjeológiico de repettir uma mhentira, até virar vherdade". Não seria triiste, é triiste, ver um pre+miado, ceder à parcccialidade. Entrar de cabbeça no FlLAxFlLU, estúpphido, que asssola o paaís.

    Responda
  5. Hercilio Silva

    Dilma saiu em 2016, de lá pra cá só piorou. Vira o disco.

    Responda
  6. Hildebrando Teixeira

    "com sua equipe econômica de bom nível e um Congresso responsável" sabotados pelo Presidente, como se não tivesse sido Bolsonaro o responsável pelas, até pouco tempo, impensáveis reformas econômicas realizadas, conquista em decorrência da habilidade de Bolsonaro pelas escolhas econômicas e pela formação da equipe econômica, além da "reeducação" de um Congresso que antes só funcionava a base de pixulecos. Parabéns Bolsonaro! E chooora pete.zada da Foice! Aqui não é Argentina não!

    Responda
    1. Carlos Eduardo Có Rodrigues

      Estamos caminhando a passos largos para Argentinização do Brasil. Hoje já temos uma Austrália de miseráveis. Quem viver verá, inclusive o bolsominions, convictos e cegos de inveja do maior estadista que o o Brasil já viu. CADÊ QUEIRÓS, parece que acharam morando no Morumbi, gente fina é isso aí, ta ok???

  7. Regis Arcon

    Dólar a 4,16 Real hoje (29/08). Será que teremos que derrubar a Dilma outra vez, Fernando? Como diz Mino Carta: “no Brasil, os jornalistas são piores que os patrões”.

    Responda
    1. Anderson Souza

      Dilma recebeu o abismo do presidente anterior, acrescentou então o projeto de planificação da economia ... Bovespa Index 100.040,39 +1,88% Dow Jones 26.357,94 +1,24% ... Isso não representa oferta ou sugestão de investimento financeiro .

  8. Regis Arcon

    Dólar a 4,16 Real hoje (29/08). Será que teremos que derrubar a Dilma outra vez, Fernando? Como diz Mino Carta: “no Brasil, os jornalistas são piores que os patrões”.

    Responda
  9. rubens possapp

    canzian, por favor utilize um espaço tão nobre para fazer uma analise seria , não propaganda politica , os neoliberais estao no poder a mais de 4 anos e só afundam o Pais e a culpa é da esquerda que levou o Pais a ser a quinta economia do mundo . Parem de pagar tanto juros aos Bancos que nosso pais sai deste atoleiro.

    Responda
    1. Anderson Souza

      4 governos neoliberais petistas, antes o ultra liberal FHC com outros dois, afundaram a nação ... Viva o comunismo destruído ! Nossa sociedade comunista-burocrática-fascista destruída pelos neoliberais ...

  10. Cristina Dias

    Fosfozol para Canzian, que deletou nada menos do que 964 dias de Governo Temer...

    Responda
  11. Cristina Dias

    Foi aprovada a Lei do Teto de Gastos, foi aprovada a Reforma Trabalhista. Está sendo aprovada a Reforma da Previdência, foi aprovada a Lei da Liberdade Econômica com mini reforma trabalhista. Já se discute Reforma Tributária com mais desonerações de folha de pagamentos e volta de uma CPMF. Nos últimos 4 (quatro) anos, absolutamente T O D A S as Reformas da pauta Neoliberal foram aprovadas com louvor. E a Economia não reage. Mas a culpa, ahhh a culpa é da Dilma.

    Responda
    1. Anderson Souza

      O problema foi o presidente antes da Dilma que perdeu o boom das commodites, perdeu a economia que o governo FHC fez e instituiu a corrupção desenfreada, saqueando as estatais, os cofres públicos, para encher bolsos e comprar apoio político. A bomba explodiu no governo Dilma, a parte dela foi tentar a planificação da economia no modelo bolivariano!

    2. Hildebrando Teixeira

      Petista fica cego quando o óbvio não lhes interessa. Já ouviu falar de uma tal Argentina, entrando em parafusos com a ameaça de retorno da parceira da Dilma?

    3. Rafael J Dias

      Este é o ponto que eu gostaria que o articulista explicasse. Por que os 23 milhões de miseráveis são culpa da Dilma? 3 anos que o PT não está mais no governo e este número só aumenta. Explique-nos o impacto das pautas bomba e da destruição da economia pelo desmonte da confiança externa como efeito direto da "Lava Jato", que a pretexto de combater a corrupção passou por cima de milhares de empregos como uma "manada de touros" inconsequentes...

  12. Cristina Dias

    Lendo Canzian, nem parece que entre Dilma e Bolsonaro teve o Temer, que governou por quase 3 anos.

    Responda
  13. ADRIANA QUEIROZ

    Discordo da frase (adaptada): "a culpa é de Dilma Rousseff". O segundo mandato da Presidente Dilma foi boicotado radicalmente pelo PSDB (=Aécio Neves) e pela PIG, inclusive a FSP. Só não vê quem não quer. P. exemplo: Dilma se atreveu a propor reforma da previdência, aquela que todos dizem que vai salvar o País. Resultado: Cunha e Aécio aprovaram a regra 85/95, o inverso da lógica da reforma atual tão elogiada pela PIG, FSP inclusive. Ressalva: concordo com a soma idade e tempo de contribuição.

    Responda
  14. Marcílio Gonçalves Filho

    Faz algum anos que Dilma saiu do governo. Já se sucederam algumas reformas como está nas entrelinhas pregadas no artigo! No entanto, essas receitas só provocam cada vez mais recessão! Pelo que se vê, daqui a cem anos não vão achar resposta para sair da crise. Isto é: não sabem o que dizem, não sabem o que escrevem! E o autor do artigo vai continuar a escrever: A culpa é da Dilma.....

    Responda
  15. Marcílio Gonçalves Filho

    Faz algum anos que Dilma saiu do governo. Já se sucederam algumas reformas como está nas entrelinhas pregadas no artigo! No entanto, essas receitas só provocam cada vez mais recessão! Pelo que se vê, daqui a cem anos não vão achar resposta para sair da crise. Isto é: não sabem o que dizem, não sabem o que escrevem! E o autor do artigo vai continuar a escrever: A culpa é da Dilma.....

    Responda
  16. niemeyer franco

    Discordo. Por quê culpar Bolsonaro por crise alguma? Ele não sabe nada, ele não entende nada de nada. Culpar, sim, aqueles que o elegeu. Sejamos sensatos

    Responda
  17. DAVID ZUGMAN

    O escrevinhador deve ter preparado o texto antes, como alias FSP/Intercept faz. Ridículo.

    Responda
  18. Samuel Gueiros Jr

    consumo das famílias cresce, investimentos voltam a subir, economia brasileira melhora, indústria e serviços crescem. O título do artigo está em completa contradição com as outras chamadas da mesma manchete - Investimentos impulsionam alta do PIB. Seria isso culpa de Bolsonaro?

    Responda
    1. João Bernardeli

      A ingenuidade do Sr. é tamanha que deverias ser convidado a trabalhar junto de Paulo Guedes.

  19. AYRTON CASTOR DIAS

    Bolsonaro governa bem, mas a esquerda quer enfraquecê-lo para evitar sua reeleição. A esquerda não quer impeachment , pois o General assumiria. ... Se o vice fosse o Itamar, a esquerda já teria entrado com impeachment de Bolsonaro.

    Responda
    1. Maria Isabel Martinez Pons

      Governa bem para quem? Não vejo contentamento da população e setores da economia, apesar até do Posto Ipiranga, com as ações despropositadas do presidente. Todo dia ele traz uma agonia. Só bolsonaristas de raiz acham graça em tudo que Bolsonaro faz e diz. Mas esses não são a maioria.

    2. Roberto Vieira Lima

      Esquerda?!?!? Eles estão mudos, não precisam fazer nada, só assitir a autosabotagem que o Bolsonaro faz no próprio governo...

    3. Roberto Vieira Lima

      Esquerda?!?!? Eles estão mudos, não precisam fazer nada, só assitir a autosabotagem que o próprio Bolsonaro faz no governo dele...

    4. Daniel Liaz

      Para governar bem, antes (muito, muito antes, no caso dele), o As.no precisa ter alguma noção do que seria governar

  20. Dimas Floriani

    Realmente, é difícil atribuir culpas. Isso depende muito do élan ideológico que alimenta o discurso de cada um. O capitalismo tem suas próprias leis, alheio ao humor ideológico de quem pensa que o conduz (vide Macri, na Argentina que veio prometendo o éden neoliberal e agora tem que controlar preços a la Sarney). Guedes é muito eficiente mas para seus negócios. A ilusão é de pensar que o Brasil é o Vale do Silício. A ilusão trafega em todos os quadrantes ideológicos. O povo na espera de Godot.

    Responda
  21. Benedicto Ismael Dutra

    Não se deixa sopa para mosquito. No Brasil impera a discórdia, a luta daqueles que querem manter suas mordomias. As reformas são necessárias. A política de juros elevados e a displicência fiscal criaram esse monstro da dívida, que foi exigindo cada vez mais impostos complicados de administrar. Mas precisam ser examinadas e sanadas todas as causas que levaram a paradeira e a estagnação da produção industrial, empregos e renda.

    Responda
  22. CARLOS MARCHESANO

    Senhor Fernando vai levar o troféu Coragem. Coragem de afirmar que a culpa é da Dilma, esquecendo da crise mundial, armações de PSDB/Aécio e outros comparsas etc... E coragem de classificar Guedes e sua turma como "equipe econômica de bom nível". Você é um exemplo do humorista que não deu certo.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Nossa chamada "elite" não tem culpa de nada não é mesmo? O paraíso dos banqueiros, a desigualdade absurda, secular, nada disso importa. E eu, ingênuo, não sabia que a culpa era da Dilma e agora, ao que se deduz pelo texto, de bozo. Ainda que um futuro sombrio permaneça nos esperando, diante das ações da equipe econômica "de bom nível", agradeço ao sr Canzian por me colocar de volta na realidade.

    2. Flávio Rezende de Carvalho

      Essa tal "crise mundial" não aconteceu no Chile e na Colômbia, só para ficar por aqui pela América Latina. O mundo crescia em 2014 enquanto o Brasil afundava com Dilma. De bom nível, para o senhor Carlos, deve ser o senhor Guido-tornozeleira-Mantega que, segundo o Marcelo Odebrecht, pedia dinheiro com bilhetinhos.

  23. Antonio Silveira

    Parte da imprensa e da sociedade está na contramão das ruas, do sertão e das florestas !!! As eleições Municipais do próximo ano vai mostrar claramente o que o pensamento do povo!!!

    Responda
  24. Amaral Neto

    Dilma cometeu erros, mas os principais foram para deixar contente o setor produtivo. Primeiro com as desonerações, que afetou a arrecadação e não teve contrapartida no aumento do emprego. Depois com o controle de preços, para segurar a inflação. Temer tentou fazer diferente e conseguiu produzir a revolta dos caminhoneiros. Ela tomou medidas anticíclicas e foi derrubada pela política e pelo ódio de quem foi beneficiado por ela. As pedaladas, afinal, foram para pagar benefícios do agro.

    Responda
  25. Said Ahmed

    E a crise na política é culpa de gente que insiste na mentira, como o nosso jornalista aí.

    Responda
  26. Antônio Carlos de Paula

    Fernando, os golpista diziam que com o impeachment o Brasil voltaria a crescer, depois o mesmo com a reforma trabalhista! O golpe já fez três anos e o país só piorou. Até quando querem tampar o sol com peneira?

    Responda
  27. Roberto Freire

    A matéria parece estar fora de lugar. Logo abaixo do aviso do início da recuperação econômica brasileira. A falta de noção aritmética da Dilma e seus asseclas era tão grande que até o Bolsonaro consegue melhorar. E os pet ebas espumam...

    Responda
  28. jose carlos toledo junior

    O mundo teve a maior crise econômica em um século em 2008 e Canzian pensa que isso não afetou o Brasil! Realmente, Dilma desastrosamente não conseguiu evitar que a crise atingisse o Brasil, isso antes mesmo da lava jato. Entre Temer e bozó são já 3 anos sem Dilma e de neoliberalismo, que só piorou a situação, mas ele misticamente afirma que se o bozó não falasse tanta bobagem o Brasil estaria bem melhor. Canzian está entre os piores colunistas da FSP. Ou ele é muito ruim ou é desonesto mesmo.

    Responda
    1. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

      Ruim e desonesto

  29. Monica Tkatchuk

    ...lembremos, entre final do gov. Sarney, com hiperinflação e tudo o mais, eleição de Collor, com suas peripécias, e Itamar com o plano real, passaram-se 4 anos, sr. Canzian. E Dilma, se errou, não lhe foi dado o tempo para correção, pois não teve segundo mandato. Mas aguardemos mais 3 anos e 4 meses p ler novos artigos do sr.

    Responda
  30. MARCOS FERNANDO DAUNER

    negativo ! - a culpa é dos 57 milhões de brasileiros que o elegeram e de Pedro Álvares Cabral que nos "descobriu" sic .

    Responda
  31. Gilberto Camilo

    Que coisa mais estapafurdia, Dilma deixou o governo 5 anos atras, "novas politicas" ja tiveram prazo mais que suficiente pra fazer algum efeito, ou vao dizer agora que a culpa eh do Getulio Vargas tambem?

    Responda
    1. Marisa Coan

      Se eu ainda sei fazer contas, Dilma saiu em 2016 e em 14, portanto há 5 anos atrás, ela foi reeleita. Não precisa forçar a barra. Temer assumiu em meados de 2016 e ficou até o fim de 2018, portanto 2 anos e meio.

  32. Koiti mori

    Não, jornalista. A crise não é culpa de uma só pessoa. Ela se construiu pelas ações de preservação política da presidenta, algo de que ela merece ser acusada, mas também e principalmente pela enorme campanha de inviabilização do seu governo, tocada pelos principais partidos depois da derrota de Aecio e pela imprensa, com os garotos-propaganda Cunha, Moro, etc. Então por favor faça seu trabalho direito e apresente a informação em contexto e completa. Oras..

    Responda
  33. Nestor Bercovich

    Fernando anda decepcionado porque ajudou muito a eleger este cavernícola. A culpa do retrocesso social é da Dilma? Ora, já estamos a 5 anos de 2014, passou Temer e estamos na dupla Bozo-Guedes, com política neoliberais completamente opostas às da Dilma. Resultado: nada, cada vez pior! A crise das políticas neoliberais na Argentina é o que podemos esperar da "boa equipe" de Guedes.

    Responda
  34. J J D Santos

    Mas, diga-me uma coisa: e a inteligência não se adquire com a biblia? Nem com a bala? nem com o boi?

    Responda
  35. J J D Santos

    Mas, diga-me uma coisa: e a inteligência não se adquire com a biblia? Nem com a bala? nem com o boi?

    Responda