Ilustrada > Amazônia moderna foi vencida por sul atrasado, afirma autor de 'Mad Maria' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Geraldo da Silva

    O Márcio Souza é um escritor notável. Já li alguns livros dele e assisti a adaptações pata TV (embora estas sempre distorcem um pouco o conteúdo dos original dos livros. Ultimamente ele estava meio sumido mas agora reapareceu. E trazendo consigo novidades. Vou arranjar um tempinho para ler suas últimas obras.

    Responda
  2. José Cardoso

    Não sei o Pará, mas recentemente soube que o Maranhão tinha uma produção importante de algodão no início do século 19, sendo um dos principais fornecedores da nascente indústria textil inglêsa. Com a chegada da corte portuguesa, tacaram um imposto de exportação para custear os patrícios, e sua economia entrou em declinio.

    Responda
  3. Marisa Coan

    Hoje em dia vale tudo para se fazer notar. peço ao prezado escritor que relate em detalhes como o Sul atrasado venceu o Norte industrializado e como foi este caso no Pará. Obrigada.

    Responda
    1. Dinarte Bonetti

      O texto ficou confuso. O autor se refere ao sul americano, e ao norte americano, também. Ĺa o sul foi derrotado. Aqui, o Norte foi derrotado. O Norte brasileiro é o atrasado. E derrotado.

  4. Maria Bethania Malato

    Que história é essa de que o Brasil para conquistar o Grão -Para matou quarenta por cento de sua população? De onde o escritor tirou esses dados? Isso é o que se denomina de falácia. Meu saudoso pai João Malato, jornalista, profundo conhecedor da Amazônia e do Pará, refutaria essa informação com maior brilho do que eu. Também não procede a informação sobre o regime militar, que criou a maior reserva ecológica do País: o parque do Tumucumaque.

    Responda
    1. vicente oliveira

      Oregime militar criou foi a trans amazonica

  5. José Fernando Marques

    Márcio Souza, é claro que existem instituições e mecanismos técnicos, científicos e financeiros, no Brasil e particularmente nos estados do Norte, para curar ou minorar os males feitos à floresta. E eles bastariam. Mas a denúncia internacional do desmate e das queimadas foi fundamental para obrigar Bolsonaro a recuar e a fazer o trabalho que vinha se recusando a fazer. Denúncias e ajuda internacional são bem-vindas. Trata-se de usar a possível ajuda com critério.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.