Samuel Pessoa > Tabata é de direita? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Ser de esquerda é ler e entender Marx, não apenas se dizer marxista." Bom, Louis Althusser escreveu "Lire le Capital" e muito sobre Marx. Num surto psicótico, matou a mulher e hoje está internado num manicômio. As más lÃnguas disseram que ele nunca leu "O Capital". Ler Marx de mais (ou de menos) é ruim para a cabeça.
Concordo completamente com o comentário da Barbara Maidel. A esquerda se orgulha do seu autoritarismo e vê sua agressividade retórica e sectarismo como virtude moral. Na prática afastam todos que não comungam 100% com seus ideais, obtêm menos êxitos na agenda social por não saber cultivar aliados fora de sua bolha e, de quebra, criam as condições necessárias pro surgimento e sucesso da extrema direita. É deprimente.
Tabata não é de direita nem de esquerda ,tabata é uma espertalhona oportunista,
e traidora.
Qual será o próximo passo?... Defender a diminuição doa recursos para O SUS, talvez...
Eu votei na Tábata a fim de que ela atuasse como defensora dos direitos sociais e não dos interesses dos banqueiros e especuladores... Decepção total...
Ora, se a Tabata possui mesmo “entendimento de que a correção das injustiças e da desigualdade se faz com Estado e polÃticas públicas em geral”, então ele deveria entender que uma reforma da previdência que onera os mais pobres e não afeta significativamente os polÃticos e o judiciário, por exemplo, não produz redução de desigualdades ou corrige injustiças. Argumentação furada do autor. O texto parece mais uma propaganda da deputada.
"Algumas pessoas mudam de partido em defesa de seus princÃpios. Outros mudam de princÃpios em defesa de seu partido." (Winston Churchill)
O mundo da pós verdade é triste para não dizer outra coisa. O que houve entre 2006 e 2014 foi ampliação do capitalismo brasileiro. O que veio depois e está vigente é o paÃs do capitalismo para poucos do passado. O paralelo com a Venezuela é desonestidade intelectual, fosse assim ainda estaria no poder.
Para entender completamente um artigo tão raso, com uma análise tão fútil e simplória, basta ler em seu cabeçalho a informação "CONTEÚDO PATROCINADO".
Esquerda? O Brasil é tutelado pelos militares desde o golpe no ano de 1889.
A esquerda autoritária é lamentável e não aprende nada (muito menos com as consequências funestas que seus próprios erros acabaram legando ao paÃs, que por quatro anos ficará refém do Abominável). Tabata fez campanha dizendo que avalia as coisas item por item, sem ter que adotar combos completos de esquerda ou direita. Mas na primeira decisão que ela toma "contra" o ditame esquerdista -- decisão considerada danosa para a esquerda -- já passam a humilhá-la e tratá-la como inimiga. Imaturos.
Tirou as palavras da minha boca. A esquerda se orgulha do seu autoritarismo e vê sua agressividade retórica e sectarismo como virtude moral. Na prática afastam todos os setores que não comungam 100% dos seus ideais, obtêm menos êxitos na agenda social por não saber cultivar aliados fora de sua bolha e, de quebra, criam as condições necessárias pro surgimento e sucesso da extrema direita. É deprimente.
Concordo! A única questão bem difÃcil de compreender é o porque ela foi se filiar logo no PDT de Brizola?? É uma incógnita gigante, que inclusive hoje a Deputada paga o custo desta escolha.
Ela gostou do modo como a educação era gerida em Sobral, no Ceará, num governo municipal do PDT. Foi um erro. Tábata é a cara do PSDB e não do sucessor do antigo PTB da era Vargas.
Votar a favor da reforma da previdência não tem desculpa, é falta de caráter mesmo.
A Tábata Amaral deve ir para um partido como o Novo, que apoia a plataforma neoliberal. O pessoal do mbl foram para partidos que defendem as suas causas. Tábata Amaral ao ir para o partido de esquerda, e seu grupo (eu acredito) apoiar uma plataforma neoliberal mostra a intenção dela e de seu grupo de implodir os partidos de esquerda por dentro.
O colunista quer estabelecer um parâmetro real e significativo para saber o que é realmente a esquerda? Lula e FHC de esquerda? Os dois ex-presidentes abraçaram a doutrina neoliberal do capitalismo financeiro. Pois bem, ser de esquerda é buscar incansavelmente uma alternativa ao capitalismo. Porque esse sistema promove uma imensa desigualdade social e financeira, além de uma ameaça real à existência humana, fÃsica e moral. Ser de esquerda é ler e entender Marx, não apenas se dizer marxista.
Certamente é de direita. Ir contra uma decisão do partido em um tópico que claramente aumenta a desigualdade, não há outra opção. Independente do que o autor intérprete quanto a Norberto Bobbio. FHC fez um governo a esquerda? Com está conclusão Tabata é de esquerda mesmo...
Há pessoas públicas que são "financiadas" para defender o ideário falido e ultrapassado que se denominou neoliberalismo. A falência do sistema que estruturou e governou a economia mundial desde Margareth Thatcher e Ronald Reagan manifesta-se pela ascensão de uma extrema direita que se apresenta como tábua de salvação para o precariado. // Agora, rotular a jovem polÃtica como social-democrata (!) é um equÃvoco tão primário q faria corar de vergonha qualquer pessoa minimamente honesta.
Samuel sempre querendo tirar uma casquinha da esquerda progressita. Colocando essa moça, que convenhamos, de socialista não tem é nada. Formaçao pura de cunho liberal. Agora pensar em governo fhc como de visão e estratégia progressita é absurdo por construção! Fato esse que havia um esgarçamento social no Brasil pavimentado a passagem do populismo/progressista do PT.
o problema não é saber se tabata é de esquerda ou de direita. o problema é saber se, ao votar na reforma da previdencia, violou ou não o mandato que lhe foi conferido pelos seus eleitores.
Samuel Pessoa é cientista polÃtico? Não. Samuel Pessoa é bom economista? Não. Samuel Pessoa escreve bem? Não. Samuel Pessoa é patrocinado pelo establishment econômico brasileiro assim como Tabata Amaral e FHC? Sim. Samuel Pessoa é um i di o ta? Sim. Sem mais.
Caro Marcello, adjetivos não substituem argumentos.
Tabata entrou no Congresso apenas com o conhecimento teórico da polÃtica. Agora está vivenciando a prática. Acho que devemos esperar mais algum tempo para melhor poder avalia-la.
Bom, pode-se dizer que começou com o pé esquerdo. Votar a favor da reforma da previdência não tem desculpa, é falta de caráter.
Pare de abusar do termo social-democracia. A carga tributária no governo FHC aumentou de forma regressiva, para bancar os altÃssimos juros com que o governo brindava os mais ricos. O Ãndice GINI era o mais alto do mundo quando ele assumiu, e ficou inalterado após 8 anos de governo. Que social-democracia é essa? Quanto a Tabata, ainda não disse a que veio.
O "campo popular" quando chega ao poder promove aumento de gastos sociais, mas não tem força polÃtica para um aumento correspondente nos impostos, e nem para uma redução dos rendimentos dos servidores públicos. O resultado é déficit e dÃvida.
Importância demasiada - esquerda e direita - atualmente no paÃs.
Tabata é de Harvard; outra realidade, diferente da nossa, além de qualquer razoabilidade para nossas necessidades.
Prestem atenção para o recorte cronológico do último parágrafo, ele finaliza em 2014. Portanto, implicitamente reconhece que o perÃodo de Levy aà não está incluÃdo, inviabilizando o argumento de que há apenas um polÃtica econômica no PT. A data inicial é também questionável. Até 2008, os economistas liberais elogiaram a pol. ec. do PT.
Portanto, se consideramos o perÃodo de 2003-2015, constataremos 50% com polÃticas econômicas ortodoxas e 50% com polÃticas econômicas heterodoxas, o que aproxima o governo daquele perÃodo do pragmatismo da social-democracia. Procurar socialismo comunista aà deve ser fruto das leituras olavistas do articulista.
FHC fez um governo de centro-direita. PolÃticas sociais de FHC foram muito pouco abrangentes e o aumento da carga tributária esteve muito mais relacionado ao aumento da dÃvida pública do que aos gastos sociais. Além disso ele tocou um programa de privataria escandaloso que entregou diversas empresas por preço de banana e com financiamento público. Como hoje temos um governo de extrema direita, fica fácil chamar qualquer um de esquerda. E a Tabata? A Tabata ainda não é nada nem ninguém.
O objetivo da Economia é geração de riqueza com inclusão social. Smith e Keynes. GV, JK, Militares, Itamar. Singapura, China, Asiáticos em geral. A Economia cresce e o Estado usa os recursos para garantir inclusão social via infra-estrutura de educação, saúde, moradia e transporte. Garantir os cérebros de toda a população bem aproveitados. Discutir esquerda e direita é visão Inepta, não busca resultados, visa defesa de ideologias e interesses mesquinhos, divide uma sociedade ao invés de uni-la.
Muito interessante esta especulação. Mas muito cedo para etiquetar esta neófita em polÃtica no Planalto Central, onde ninguém sai e nem fica como entrou. A maioria e o que é pior, para sobreviver e usando essa dicotomia esquerda-direita, sempre muda de opinião, isso aqui no Brasil tem tanto valor como uma cédula de três reais. Desde a Monarquia Brasileira é a politica do vira-casaca, a agora vira-tailleur? Quem sabe?
Se Tabata tem com FHC este grande ponto de convergência sugiro que ela mude de partido e vá para o PSDB. Entretanto, a pergunta que se coloca é se Doria, a pessoa que atualmente manda no partido onde está FHC também ê de esquerda. Doria sempre manifestou opiniões contra a esquerda e foi ele que convidou Tabata para o PSDB. Porque alguém contra a esquerda convidaria alguém com idéias de esquerda para seu partido? Peco q u e Samuel Pessoa responda esta pergunta.
Os paÃses escandinavos são os que mais tem a participação do estado no bem estar da população. Tributam pesadamente os mais ricos e tem politicas sociais efetivas em toda a as áreas, especialmente saúde e educação. Há um abismo entre este sistema de governo e o que é preconizado pelo PSDB. Minha única ressalva a Tabata e sua dificuldade em se assumir ideologicamente alinhada com a direita. Doria já descobriu isto.
Dória critica a esquerda do campo popular, que não aceita bem o capitalismo. Se Tábata não tem dificuldade em aceitar a eficiência do capitalismo para gerar riqueza, nada impede que faça parte do PSDB. Ela é jovem, inteligente, simpática e tem muitos eleitores. São razões de sobra para ser disputada por vários partidos.Precisamos de uma esquerda à moda escandinava, uma esquerda que não comprometa a eficiência da atividade econômica. Não há como distribuir o que não foi produzido.
Ela até pode ser de esquerda, forçando muuuuito os argumentos do comentarista, mas continua uma traÃra.
Percebe-se que o articulista nada sabe sobre o que é esquerda ou finge que nao saba. Quer, isto sim, com seu artigo, culpar a Esquerda pela desorganização da economia entre 2006 e 2014. Podemos classificar o governo petista de tudo, menos de ser de esquerda. Quanto à Tabata, só o fato de ela ser financiada e influenciada pela Fundação Lemann já prova que ela nada tem a ver com a Esquerda. Ora bolas!!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Tabata é de direita? Voltar
Comente este texto