Hélio Schwartsman > 5ª série Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marisa Coan

    Sou uma das pessoas que votou em Bolsonaro e foi só no segundo turno porque, ou era ele ou era o poste de lula. Naturalmente, nem preciso dizer o quanto ele fala bobagens e não usa filtro ao formular o que pensa. Até aí tudo a ver com o que vc escreveu aí nesta coluna. Ocorre que vcs da mídia e a Folha em particular, com 99% de seus articulistas metendo o pau em Bolsonaro todos os dias e em quase todas as colunas, acabaram transformando este jornal exatamente num jornal da quinta série.

    Responda
    1. Nestor Bercovich

      Marisa, o problema do presidente que vc e Helio elegeram não é apenas que não tem filtro quando fala: o verdadeiro problema é o que ele faz com a educação, com os direitos sociais, com diplomacia, com o meio ambiente, etc. Que ele grite bem alto o que ele faz só é um problema para pessoas como vc, porque se sentem envergonhadas. Definitivamente, ter optado por um cavernícola para evitar a vitória do Haddad, muito mais democrático e moderno, não foi uma boa decisão.

    2. Marisa Coan

      A insistência nas críticas acaba cansando quem lê e já sabe o que vem pela frente. Não precisa nem ler a coluna. Ficou cansativo, Hélio, porque parece compulsão. A propósito, Bolsonaro jamais chamou Brigitte Macron de feia e velha, ali na lata, mas você, sim.

  2. neli faria

    Nunca fiz a 5ª série, então,passo. Triste é ler ,por aí, quase velhos, menoscabando uma mulher velha. Idoso que quer ser adolescente e acha que está com uma mulher alguns anos mais nova rejuvenescerá. Balela! A velhice caminha em progressão geométrica.Falar "não humilha não ,cara" demonstrou estar na adolescência. Só que, dificilmente, um adolescente precisa de aditivos.Acho! Minha mãe,ela ai pelos 45 anos,1964/1965 disse uma frase que recordei só agora: mulher é mulher a vida toda.

    Responda
  3. Rogério de Mendonça Lima

    O escrevinhador tem razão em parte. Ou seja, a parte que termina com, " me espera lá fora", e de uma grosseria inominável, uma falta de polidez abominável. Quanto a economia e meio ambiente, nem tanto. Pela economia, no mais duro da "crise", Espanha, Alemanha e Reino Unido, deixaram claro aos dois lados, que: Menos drama. A velha frase, .... é a economia estúpido!!! continua atual. Ninguém despreza nosso agronegócio. Pensam no futuro. Qto ao meio ambiente, ano que vem taí, outra vez.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Economia é uma parte. A floresta tem funções várias. Uma delas é o regime das chuvas. São Paulo com 15milhões de habitantes e sem água vai dar certo? E os toupeiras do Agronegócio acham que boi e vegetal vão sobreviver sem água? Ah a estupidez é grandiosa!

  4. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Não foi ele. Foi a hérnia.

    Responda
  5. Hercilio Silva

    A imprensa apenas começa a acordar tardiamente para o tamanho do problema que arranjou. Quem tinha o tico e o teco se comunicando já sabia disso antes da imprensa e do mercado aceitarem bovinamente sem criar opções.

    Responda
  6. Astrid Weiss

    Cabe ressaltar que, independente das verdades por trás das ações, Macron deu voz e rosto à indignação de milhares. E Infelizmente ,a quinta série não se aplica apenas ao Grande Irmão, Huguinho, Zezinho e Luizinho...nosso chanceler e o ministro do desmatamento devem frequentar a turma ao lado.

    Responda
  7. Isac Ferreira do vale neto

    Não faltou o " te pego na saida " .... O tal embaixador do turismo já se prestou a esse papel.

    Responda
  8. ricardo fernandes

    bolsonaro é o felipe mello na politica.

    Responda
  9. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    A questão amazônica não é tão simples quanto o articulista pretende demonstrar ser e nem o Presidente do Brasil não está sozinho em sua cruzada de proteger o território nacional de ingerências indevidas de estrangeiros. Basta ler outros artigos nesta mesma Folha para perceber que, se erros há, não devem ser debitados somente ao nosso governo. Para onde mesmo vai o ouro e madeira extraídos ilegalmente da Amazônia? Para o mesmo Brasil? A ilegalidade favorece a quem?....

    Responda
  10. Francisco Sobreira

    Assim também como o Schwartsman nunca deixará de ser o Schwartsman. Aliás, como todos os emissores de opinião,

    Responda
  11. Herculano JR 70

    A Amazonia ñ e total/e desmatada pq ñ ha condições economicas pra isso. A Europa quer nosso gde mercado potencial. Boicotar e dar tiro no pe. Mais, fornecemos carne, ferro, soja etc. Bnaro so pode ser maluco pg fala 8a economia do mundo. Como Trump. Falemo de mulher. Ambos são desequilibrados. Marcom com 41 ñ tem mulher tem mae de 66. Velha e feia como toda velha. Sei disso, tenho 68. Bnaro 64 tem filha 37. Mas como mulher, se for fogosa ele aguenta? Haja Viagra, ou? Ambos tem telhado fragil.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Prezado Bagdassar, temo que você não voltará a estas mensagens, mas como se dizia num passado remoto, tipo década de 80, "to contigo e não abro", ainda que eu escorregue, por vezes. Um parêntese: meu, que belo nome o seu, não? Sonoro, de belo som, sonoridade de volutas, sabe? Nome de diplomata.

    2. bagdassar minassian

      ...menos, gente, menos, não é por ai, homens/mulheres é questão de escolha, interação, afeto e 'é eterno enquanto dura'. A agressão verbal foi desnecessária, maldosa e calamitosa e ainda ter ração....ponto final.

    3. neli faria

      Sou velha e sou linda! Não me casaria com um idoso tipo bolsonaro:sem cultura! Nem em minha juventude.O casamento de Macron com Brigitte é por amor.Aliás,conheci 3 mulheres que se casaram com homens uns 25 anos mais novos:todos por amor! Um 32 anos mais criança do que ela...Ficou viúvo há pouco tempo. Uma prima(feia) se casou com um menino 26 anos,e estão casados.Comunhão de pobreza!E há muito um casal...ele uns 30 mais novo.Ela enviuvou!Mulher é mulher a vida inteira...já o homem:aditivo.

    4. Matheus de Oliveira Melo

      Parece que não é só o presidente que está na 5a série, alguns apoiadores dele também.

    5. Ayrton Torres

      Aconteceu no reino das trevas: o chefe de lá perguntou ao filho o que ele queria ser quando crescer. O filho então respondeu que queria ser admirador de Bolsonaro. Teve que expulsar o próprio filho. Perguntaram o motivo da expulsão. Ele explicou que a ausência de inteligência não se admite no papel de príncipe da maldade e a crueldade no coração não pode ultrapassar a maldade do coração do chefe.

    6. Ayrton Torres

      Quando lemos comentários feitos pelos adoradores de Bolsolini, a gente consegue entender o motivo pelo qual se gasta bilhões de dólares com pesquisas para descobrir vida inteligente lá fora.

    7. Ayrton Torres

      Se deus realmente criou o mundo, ele dever estar extremamente desanimado com os adoradores de Bolsolini. E a razão desse desânimo é simples de explicar: Dos 86 bilhões de neurônios dados por ele, esse pessoal, só usa dois: tico e teco. A prova disso é que esse pessoal só consegue entender matéria jornalística quando ela é feita com linguagem de quinta série.

    8. Ayrton Torres

      Uma criança que está cursando a quinta série, dá ao mundo, a esperança de que quando crescer, ajudará transformar esse mundo em um local menos desagradável de se viver. Agora, me respondam um adulto que se identifica com Bolsolini por ele ser mal-educado, inculto, racista, homofóbico, xenófobo, misógino e adorador de torturas e ainda por cima só consegue responder comentários de matérias jornalísticas quando essa é feita com nível de quinta série serve para quê?

    9. Ayrton Torres

      Os sociólogos e cientistas políticos ficam se perguntando de onde saiu essa escoria acéfala que elegeu Bolsolini única e exclusivamente por ele ser mal-educado, inculto, racista, homofóbico, xenófobo, misógino e adorador de torturas. Quanta bobagem. Quanta perda de tempo desses estudiosos. A resposta pode facilmente ser conseguida se ele descerem ao inferno e perguntar ao chefe de lá.

    10. Ayrton Torres

      Os adoradores de Bolsolini não são apenas sofríveis do ponto de vista intelectual e cognitivo. Eles são mal-educados e grosseiros espiritualmente.

    11. Ayrton Torres

      O problema de escrever colunas com linguajar de quinta série é ter que ler comentários com mentalidade e gramática sofrível de adoradores de Bolsolini que nunca chegaram a concluir essa série.

    12. Ana Claudia Santos

      Que pequenez.......

  12. Marcos de Toledo Benassi

    Não somente de derrota, caro Hélio, mas de democracia. No momento, é aquela maneira de gerir o território que obriga todas as gentes a levantar num feriado e dizer, queira ou não, quem prefere como gerente da bodega. Eu preferiria facultar, àquel@s que quisessem opinar, o direito de fazê-lo, com algum tipo de consulta em meio de mandato (não somente presidencial) acerca do rumo imprimido, em categorias da gestão. Pode ser inviável, mas não aguento mais o vácuo proposicional, o letargo.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Pois é, Debora, está coberta de razão. Se eu soubesse latim, conjugaria direito *Quo vadis* pra terminar bonito; como só sei latir, Au, Au!!

    2. Deborah Barbosa

      O problema do voto facultativo hoje em dia, Marcos, a meu ver, seria o voto daqueles altamente motivados ideologicamente ou manipulados (exemplo: a crescente massa evangélica) e o não-voto dos desanimados, mas que ainda guardariam algum bom senso. Não sei o que é pior. O voto facultativo teve seu peso na eleição do Trump e o obrigatório não teve melhor resultado aqui...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.