Opinião > O negacionismo científico: ignorância ou infâmia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. vito macchione

    Ao falarmos em aquecimento global, usamos termos genéricos como queima de "combustíveis fósseis" como se esse fosse mais 1 ítem. Quase todo petróleo explorado no mundo - 97,3 milhões de barris /dia - é queimado: Fogões a gás, Fornos Industriais, automóveis - frota mundial de +/- 1,2 bilhão de veículos sem esquecer dos 16 mil aviões comerciais e mais os 5 mil aviões militares só nos EUA. Todo este calor precisa ser expelido para fora do sistema térmico da terra.

    Responda
  2. vito macchione

    Ao falarmos em aquecimento global, usamos termos genéricos como queima de "combustíveis fósseis" como se esse fosse mais 1 ítem. Quase todo petróleo explorado no mundo - 97,3 milhões de barris /dia - é queimado: Fogões a gás, Fornos Industriais, automóveis - frota mundial de +/- 1,2 bilhão de veículos sem esquecer dos 16 mil aviões comerciais e mais os 5 mil aviões militares só nos EUA. Todo este calor precisa ser expelido para fora do sistema térmico da terra.

    Responda
  3. Hildebrando Teixeira

    "O aparelhamento ideológico esquerdista da ciência: ignorância ou infâmia?". Cada um defendendo seus interesses...

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Parece que a falta de bom senso vive nos dois lados do debate. Combater o aquecimento é uma boa ideia, mas tem um probleminho: não temos tecnologia para substituir as atuais que usam combustíveis fósseis. E mesmo que existissem as tecnologias, provavelmente não haveria vontade política para faze-lo. O que as pessoas consideram melhoria de vida geralmente involve maior consumo de energia. O ar condicionado é típico. Hoje existem 1,6 bi no mundo; em 2050 serão quase 4 bi. Quem irá proibir?

    Responda
  5. Herculano JR 70

    A explicação sobre o efeito Co2 pode ser boa mas a conclusão é politica e tendenciosa. O maior emissor, ha muito propagado, é a queima infernal de petroleo. A queima da Amazonia e como a violencia q causa insegurança: é praticada por individuos fora do ciclo social. Enquanto ñ forem inseridos matarão e queimarão. Mas a maior queima de madeira e feita nas churrasqueiras. Convido a todos a ñ assar uma carne. Alias depois q pum de va+ca virou problema ambiental so se pode rir dessa encenação.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Pior que CO2 é gás metano. Com uma população mundial de mais de sete bilhões de humanos defe.cando diariamente, não tem planeta que aguente. Fora os li.xões e aterros que também produzem bastante metano. Haja churrascarias e pizzarias com forno à lenha para tanta defe.cação. Pobre va.quinha: periquito come o milho e papagaio leva a fama.

  6. Said Ahmed

    Há uma guerra curso entre ciência e religião. Começou décadas atrás com com o embate entre darwanismo e o criacionismo, tese pseudocientífica defendida pela religião. Na guerra, a primeira vítima é a verdade e a principal arma é a propaganda. A religião tem maior poder de propaganda e vem devastando a verdade até onde alcança. Na minha família existem muçulmanos, cristãos e judeus. Desde criança eu nunca levei a sério as religiões mas acreditava em deus, tentava separar uma coisa da outra.

    Responda
    1. Said Ahmed

      (Continuando 4) e à ignorância. Quando Goebbels disse que uma mentira dita mil vezes se transforma em verdade, certamente ele tinha em mente as religiões. Pois a insistência, ao longo de milênios, em afirmar que uma fantasia é uma realidade, denuncia o caráter mentiroso das religiões. É neste contexto de guerra entre ciência e religião, entre verdade é mentira, que surge a ignorância e a infâmia que estão no título da matéria. Com o poder econômico da religião, por ora, a mentira está vencendo.

    2. Said Ahmed

      (Continuando 3) ... evolução das sociedades contemporâneas. Ou seja, nem para orientação moral elas servem, pois são subordinadas aos poderosos que produzem a devastação moral que elas próprias denunciam. Eis a hipocrisia. Em nenhum lugar do mundo as religiões deveriam ser levadas mais a sério do que um ensaio folclórico. E, para o bem das sociedades, deveriam ser mantidas a uma distância bem segura da política e do estado. As religiões são elementos que mantém as sociedades presas ao atraso ...

    3. Said Ahmed

      (Continuando 3) ... evolução das sociedades contemporâneas.

    4. Said Ahmed

      (Continuando 2)... narrativas históricas. Deus existe como um elemento da fantasia humana, não existe como elemento natural e observável cientificamente. Assim como deus, a existência de gases nobres na atmosfera não pode ser observada a olho nu, mas não impede sua observação científica. Tirando fora todas as fantasias o que resta de aproveitável nas religiões? Talvez o conjunto moral, mas até este não tem muito proveito, já que os métodos da religião estão muito atrasados em relação à...

    5. Said Ahmed

      (Continuando 1) Até concluir que deus não faz sentido quando isolado da religião. Ou seja, deus é um elemento do conjunto religião, logo, ele não existe a por si só. Sendo a religião uma manifestação cultural, passei a rejeitar deus e abracei o ateísmo. A religião é um conjunto com muitos elementos: deus, satã, céu, inferno, eternidade, milagre, moral e outros. São todos elementos fantásticos, não passam de fantasias. Todas as religiões são um conjunto de fantasias, folclores, superstições e ...

  7. José Cardoso

    Muito bem explicado. É típico dos negacionistas apelarem para casos particulares. Como um fumante de quase 70 anos que queira se exibir como prova de que o fumo não faz mal. O difícl é mudar hábitos, tanto pessoais como sociais.

    Responda
  8. RICARDO JOSE PICCOLO

    Creio que a negação às verdades científicas é fruto de ambos: ignorância e infâmia.

    Responda
  9. Rodolfo Maia

    Muito oportuno esse texto. Porém, ao mesmo tempo em que esse texto é oportuno, ele é um absurdo por ter que explicar algo normal. É como se Newton tivesse que escrever novamente sobre o que é a força da gravidade por ter pessoas que a neguem. Ou Gagarin ter q reafirmar q a Terra é redonda e não plana.

    Responda
  10. José Eduardo de Oliveira

    Após a tragédia que ocorreu em Chernobyl em 1986, o prêmio Nobel de Física [1984] Carlo Rubbia publicou o livro, ainda imprescindível, O dilema nuclear [1987], onde nos alerta: A ciência moderna não responde a todas as questões que os pensadores antigos se colocavam, mas as leis da Ciência têm um imenso poder que as teorias antigas não podiam ter...O descrédito em relação à ciência é uma manifestação de atraso cultural...

    Responda
  11. Marcos de Toledo Benassi

    Professor Rogério, o sr. se lembra daquela máxima galhofeira "Filosofia é aquela disciplina com a qual ou sem a qual o mundo fica tal e qual?" O pobrema é que a Bozomiglia e os Bozonéscios circundantes faltaram muito quando na quinta série, e confundiram as aulas de Ciências com as de Filosofia. Parece que o Ministro da Educação também cabulou as de Português, mas isso é ainda controverso.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.