Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Gostaria de saber como é feita essa conta de percentual genético na população. Há bancos de DNA das centenas de etnias americanas relativamente preservadas? Só assim poderia ser feita uma comparação para cada indivíduo.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Não é difícil. Se pega genes característicos de etnias indígenas não miscigenadas, que estão mais disponíveis a cada dias, de africanos, e europeus ( que temos em abundância publicados), já que há genes que prevalecem em cada região, e se faz a conta. Para cada loci gênico você pode ter uma dezena ou mais de variantes e estas podem ser de origens diferentes. Pode se estudar isso em centenas de genes que veriam conforme o local de origem.

  2. André Brandao

    Genial

    Responda
  3. Gilda Cruz

    Excelente artigo. Tais textos deveriam ser estudados e divulgados nas escolas país a fora. Estamos liquidando não só a floresta, mas a nossa rica e insubstituível diversidade cultura.

    Responda
  4. Elizabete Oliveira

    Comentário perfeito. Vivemos num mundo cruel. Os seus verdadeiros donos, estão perdendo a terra, tudo indicando um novo genocídio. Ainda é tempo da civilização impedir a barbárie desse presidente.

    Responda