Opinião > Escolas cívico-militares: erro, viés ou o quê? Voltar
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é um grave erro acreditar que o jovem educado em escola militar vai ter um futuro melhor. Num cenário produtivo onde as maquinas e a inteligencia artificial vão predominar, vai ser a criatividade e a divergência que farão diferença no mercado profissional. Quem tem disciplina, segue ortodoxamente padrões e normas, jamais seria tão bom e barato quanto as máquinas e computadores. As oportunidades estão nas empresas de tecnologias, tem alguém com farda por lá ou bate ponto por lá?
Peço a imprensa que pesquise e nos informe quanto ganha os professores das escolas militares. Se não me engano , ganham o mesmo dos professores universitários federais. Aproveitem para comparar com o que ganham os professores das escolas civis estaduais!
As escolas militares no Brasil possuem um orçamento muito maior - o que aumenta o gasto público. Além disso, os militares ganham salários (e regras de aposentadoria) muito melhores que os dos professores da rede pública. Gastando até dez vezes mais do que uma escola normal, se os resultados não fossem melhores seria muita incompetência. A pergunta: que tal multiplicar por 10 o orçamento de todas as escolas e aumentar os salários?
Estudei sempre em escolas públicas e posso afirmar que o ensino foi de excelente qualidade. Em todos os sentidos; desde a questão disciplinar como a de conteúdo. Isso já fal algum tempo. Concluà os meus estudos no final da década de 70. Mas, como foi se deteriorar assim a educação no Brasil? É lógico que sabemos as causas: desinvestimento tanto humano como material. É isso que precisa ser resgatado. O orgulho e o desafio de ser professor num paÃs que abriu mão da ética, do respeito, do futuro.
Só para lembrar, a queda da qualidade no ensino público ocorreu durante a ditadura militar; em 1985 já estava uma porcaria.
Você se refere a uma época que o ensino público era elitista, salvo raras exceções, apenas a camada mais abastada da população enviava os filhos para escola públicas. O desafio é manter a aquela qualidade para todos.
O problema da educação no Brasil é que tem muita gente vivendo de resolver problemas inexistentes. É uma injustiça que se faz aos professores e escolas quando se aponta para o alto Ãndice de evasão escolar e baixo aproveitamento como se fosse apenas culpa deles. Numa distribuição normal sempre haverão alunos de alto desempenho, desempenho médio, baixo e baixÃssimo desempenho, independente da qualidade dos professores e escolas. Professores não tem o poder mágico de alterar a nossa genética.
...haverão?
O problema não é apenas dos professores mas principalmente dos pais , que não exigem bom desempenho escolar dos filhos.
Não sei se as escolas "cÃvico-miltares" são a solução mas, com certeza, a falta de disciplina dos alunos, fomentada pela ideologia da esquerda que domina a educação no Brasil, é o principal motivo dos baixos Ãndices de aproveitamento educacional.
"Ideologia de esquerda" nas escolas, vamos cavalgar rocinante e haja moinhos de vento para não enxergarmos a realidade! DelÃrio Olaviano, ou apenas cegueira mesmo?
Insustentável o argumento. Sem qualquer base. Enviesado e produto de ideologia vulgar. Espanta mais ainda que afirme "certeza" no juÃzo que faz.
A ideologia da esquerda fomenta a indisciplina na escola como?
Minha experiência, tendo passado por escolas militares e civis, é de que para a média dos alunos, a disciplina é um fator realmente bem importante. As escolas civis tinham professores até melhores, e quem se dedicava aprendia. Ou seja eram boas para os bons alunos. O problema é que muitos levavam nas coxas, disperdiçando dinheiro público, e se formavam do mesmo jeito.
Exato. O simples fato de existir um sistema de seleção para tais escolas, por si só já é o suficiente para admitir alunos acima da média. Também não tenho dúvidas que o quesito disciplina tem efeito positivo, mas até certo ponto. O modelo militar é o mais adequado para um ambiente militar, não sendo adequado para o cidadão comum, que deve ter o seu senso crÃtico estimulado, e assim formando cidadãos mais conscientes.
Dona Priscila, não conheço o Todos pela Educação, então minha opinião sobre seu posicionamento está restrita a este artigo. Mas fico aliviado quando uma voz de bom-senso levanta a mão e fala em bom e simples português "Alguém aqui não quer aproveitar o conhecimento cientÃfico, não? Que tal a gente buscar evidências para escolher onde botar dinheiro?" Contudo, esta não é a especialidade mais em voga no momento. De todo modo, muito obrigado pelas idéias claras.
Se o exemplo de escola for Ele, bolsonaro, tenho pena do Brasil de amanhã. Sem bom senso, sem Patriotismo( subserviente ao trump), sem respeito à s instituições, sem o mÃnimo de conhecimento em Direito Administrativo e Constitucional, sem conhecimento da lÃngua portuguesa. "Vade retro Satana."
As escolas militares são prova não-construtiva que o ensino público de base poderia ser realmente bom se houvesse vontade polÃtica. O "não construtivo" é porque o modelo militarizado não é necessariamente o único ou o melhor. É apenas um veÃculo, um pretexto benigno, para outros acertos.
A autora da matéria se "esqueceu" de mencionar o desempenho dos alunos dos Institutos Federais de Educação, sem serem militarizados, apresentam altos Ãndices de aproveitamento em nada devendo aos colégios militares e tendo no seu corpo discente maioria dos alunos pertencentes a famÃlias com baixos rendimentos!
O atual presidente da República Jair Messias Bolsonaro, foi expulso da PolÃcia Militar, nunca foi responsável, respeitoso ou disciplinado, agora vem querer falar de educação e disciplina, mais que falar educação exige exemplo e atitude, o atual presidente não possui.
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