Opinião > Escolas cívico-militares: erro, viés ou o quê? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. eli moura

    é um grave erro acreditar que o jovem educado em escola militar vai ter um futuro melhor. Num cenário produtivo onde as maquinas e a inteligencia artificial vão predominar, vai ser a criatividade e a divergência que farão diferença no mercado profissional. Quem tem disciplina, segue ortodoxamente padrões e normas, jamais seria tão bom e barato quanto as máquinas e computadores. As oportunidades estão nas empresas de tecnologias, tem alguém com farda por lá ou bate ponto por lá?

    Responda
    1. Luis da Gouveia

      Peço a imprensa que pesquise e nos informe quanto ganha os professores das escolas militares. Se não me engano , ganham o mesmo dos professores universitários federais. Aproveitem para comparar com o que ganham os professores das escolas civis estaduais!

  2. Maurício Serra

    As escolas militares no Brasil possuem um orçamento muito maior - o que aumenta o gasto público. Além disso, os militares ganham salários (e regras de aposentadoria) muito melhores que os dos professores da rede pública. Gastando até dez vezes mais do que uma escola normal, se os resultados não fossem melhores seria muita incompetência. A pergunta: que tal multiplicar por 10 o orçamento de todas as escolas e aumentar os salários?

    Responda
  3. Marco Aurelio Colnaghi Vargas

    Estudei sempre em escolas públicas e posso afirmar que o ensino foi de excelente qualidade. Em todos os sentidos; desde a questão disciplinar como a de conteúdo. Isso já fal algum tempo. Concluí os meus estudos no final da década de 70. Mas, como foi se deteriorar assim a educação no Brasil? É lógico que sabemos as causas: desinvestimento tanto humano como material. É isso que precisa ser resgatado. O orgulho e o desafio de ser professor num país que abriu mão da ética, do respeito, do futuro.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Só para lembrar, a queda da qualidade no ensino público ocorreu durante a ditadura militar; em 1985 já estava uma porcaria.

    2. Iago M Zulu

      Você se refere a uma época que o ensino público era elitista, salvo raras exceções, apenas a camada mais abastada da população enviava os filhos para escola públicas. O desafio é manter a aquela qualidade para todos.

  4. Cloves Oliveira

    O problema da educação no Brasil é que tem muita gente vivendo de resolver problemas inexistentes. É uma injustiça que se faz aos professores e escolas quando se aponta para o alto índice de evasão escolar e baixo aproveitamento como se fosse apenas culpa deles. Numa distribuição normal sempre haverão alunos de alto desempenho, desempenho médio, baixo e baixíssimo desempenho, independente da qualidade dos professores e escolas. Professores não tem o poder mágico de alterar a nossa genética.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      ...haverão?

    2. Paulo Roberto Schlichting

      ...haverão?

    3. Iago M Zulu

      O problema não é apenas dos professores mas principalmente dos pais , que não exigem bom desempenho escolar dos filhos.

  5. Iago M Zulu

    Não sei se as escolas "cívico-miltares" são a solução mas, com certeza, a falta de disciplina dos alunos, fomentada pela ideologia da esquerda que domina a educação no Brasil, é o principal motivo dos baixos índices de aproveitamento educacional.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      "Ideologia de esquerda" nas escolas, vamos cavalgar rocinante e haja moinhos de vento para não enxergarmos a realidade! Delírio Olaviano, ou apenas cegueira mesmo?

    2. Paulo Roberto Schlichting

      Insustentável o argumento. Sem qualquer base. Enviesado e produto de ideologia vulgar. Espanta mais ainda que afirme "certeza" no juízo que faz.

    3. Christiane de Souza

      A ideologia da esquerda fomenta a indisciplina na escola como?

  6. José Cardoso

    Minha experiência, tendo passado por escolas militares e civis, é de que para a média dos alunos, a disciplina é um fator realmente bem importante. As escolas civis tinham professores até melhores, e quem se dedicava aprendia. Ou seja eram boas para os bons alunos. O problema é que muitos levavam nas coxas, disperdiçando dinheiro público, e se formavam do mesmo jeito.

    Responda
  7. José Cardoso

    Minha experiência, tendo passado por escolas militares e civis, é de que para a média dos alunos, a disciplina é um fator realmente bem importante. As escolas civis tinham professores até melhores, e quem se dedicava aprendia. Ou seja eram boas para os bons alunos. O problema é que muitos levavam nas coxas, disperdiçando dinheiro público, e se formavam do mesmo jeito.

    Responda
  8. Ricardo Ferreira

    Exato. O simples fato de existir um sistema de seleção para tais escolas, por si só já é o suficiente para admitir alunos acima da média. Também não tenho dúvidas que o quesito disciplina tem efeito positivo, mas até certo ponto. O modelo militar é o mais adequado para um ambiente militar, não sendo adequado para o cidadão comum, que deve ter o seu senso crítico estimulado, e assim formando cidadãos mais conscientes.

    Responda
  9. Marcos de Toledo Benassi

    Dona Priscila, não conheço o Todos pela Educação, então minha opinião sobre seu posicionamento está restrita a este artigo. Mas fico aliviado quando uma voz de bom-senso levanta a mão e fala em bom e simples português "Alguém aqui não quer aproveitar o conhecimento científico, não? Que tal a gente buscar evidências para escolher onde botar dinheiro?" Contudo, esta não é a especialidade mais em voga no momento. De todo modo, muito obrigado pelas idéias claras.

    Responda
  10. neli faria

    Se o exemplo de escola for Ele, bolsonaro, tenho pena do Brasil de amanhã. Sem bom senso, sem Patriotismo( subserviente ao trump), sem respeito às instituições, sem o mínimo de conhecimento em Direito Administrativo e Constitucional, sem conhecimento da língua portuguesa. "Vade retro Satana."

    Responda
  11. ELVIS PFUTZENREUTER

    As escolas militares são prova não-construtiva que o ensino público de base poderia ser realmente bom se houvesse vontade política. O "não construtivo" é porque o modelo militarizado não é necessariamente o único ou o melhor. É apenas um veículo, um pretexto benigno, para outros acertos.

    Responda
  12. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A autora da matéria se "esqueceu" de mencionar o desempenho dos alunos dos Institutos Federais de Educação, sem serem militarizados, apresentam altos índices de aproveitamento em nada devendo aos colégios militares e tendo no seu corpo discente maioria dos alunos pertencentes a famílias com baixos rendimentos!

    Responda
  13. Marileuza Guizardi

    O atual presidente da República Jair Messias Bolsonaro, foi expulso da Polícia Militar, nunca foi responsável, respeitoso ou disciplinado, agora vem querer falar de educação e disciplina, mais que falar educação exige exemplo e atitude, o atual presidente não possui.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.