Ilustrada > Marcelo Crivella manda censurar HQ dos Vingadores na Bienal do Livro, no Rio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sandro Carvalho

    Crentes, imoralidade é mercantilizar a Palavra de Deus, é colocar preço no Evangelho. É político corr upto ser pastor, bispo ou dono de igreja; é crente que acha que pode, como Simão, o Mago, negociar por dinheiro os dons e as graças de Deus. Crente que acha que pode fazer o mundo virar puritano é porque quer ser maior do que Deus, pois este deu a todos os humanos o livre arbítrio. Ficam horrorizados com um beijo gay, mas aplaudem um presidente que apoia tortura. O deus de vocês é o diabo!

    Responda
  2. Daniel Liaz

    Bom, fez sua média com os zumbis universal. Mas tb conseguiu fazer com que as vendas se esgotassem já nas primeira horas.

    Responda
  3. Isabele Haruna Ono Zamaro

    Receita de omelete. Separe 5 ovos. Dia 7 de setembro é dia de usar Preto. Quebre-os numa tigela e bata até ficar numa consistência cremosa. Dia 7 de setembro é dia de usar Preto. Se preferir, coloque pedaços de tomate e champions. Dia 7 de setembro é dia de usar Preto. Leve a frigideira em fogo baixo e vire pelo menos uma vez, e está pronto. Dia 7 de setembro é dia de usar Preto.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Muito boa receita, Isabele. Parabéns.

    2. Daniel Liaz

      Hahahaha. Tá ótimo Isabele. Essa e outras postas em demais materias

  4. Ricardo Monteiro De Morais

    As pessoas que estão julgando esse beijo ‘homossexual’ entre os personagens Wiccano e Hulkling, não tem o conhecimento de HQs, e que desde a criação deste (2005) já foram apresentados com heróis homossexuais e que este romance não atual, tento esse arco do namoro deles desde Guerra Civil (um dos eventos mais importantes do universo Marvel nas HQs). Digo também que as HQs são destinadas a um público com mais de 14 anos por conta da sua estrutura complexa de leitura dos diálogos.

    Responda
  5. Gustavo Rodrigues Santos

    Mais uma vez o "Efeito Streisand", tanto no caso das HQs quanto nas Charges. Se não houvessem essas proibições poucas pessoas teriam conhecimento, mas as restrições fizeram com que o material fosse divulgado em todos os veículos de imprensa do país.

    Responda
  6. Gustavo Rodrigues Santos

    Mais uma vez o "Efeito Streisand", tanto no caso das HQs quanto nas Charges. Se não houvessem essas proibições poucas pessoas teriam conhecimento, mas as restrições fizeram com que o material fosse divulgado em todos os veículos de imprensa do país.

    Responda
  7. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Quando será que os cariocas vão aprender a votar: Crivela, Eduardo Pães, Cabral, Garotinho, Rosinha G, Cesar Mais, Pezão...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esqueci muita gente, com certeza, a lista é longa, mas paulistas não ficam atrás: Maluf, Quércia, Fleury, Pita, Dória, Jânio ...

    2. Joaquim Salomão

      Esqueceu do ignorante fascista, chamado de Bozo, e de sua família nefasta.

    3. Jose de Paula

      Esqueceu do Eduardo Cunha.

  8. Sandro Carvalho

    A Folha se agiganta cada vez mais como jornal, e o faz com a coragem dos grandes homens e veículos de informação que não se furtam, nos momentos históricos de grande crise, em dar à trombeta o sonido fiel. Segue adiante, Folha, na defesa da democracia - aí inclusas as liberdades civis e individuais, de consciência e expressão - sobretudo nestes dias difíceis e perigosos em que a cad ela do fascismo já não esta apenas no cio, como escreveu Bertolt Brecht, mas deu cria e range os dentes.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Totalmente de acordo!

  9. roque alves

    Já disse aqui mais de uma vez; o Brasil está numa ditadura neopentecostal-militar. Crivella ,vá fazer sexo ,isso te deixará mais calmo. Mas faça do jeito mais natural ,sem falsos pudores ,tão caros à pessoas como vc e BOZO,seja feliz e esqueça-se da vida pessoal dos outros.

    Responda
  10. Jose de Paula

    O governo deveria era cobrar impostos das igrejas milionárias deste Pastor Crivela metido na política e que manipula milhares de pessoas com estas suas idéias ultrapassadas da Idade Média. Deve ter adorado aparecer criando esta polêmica e deturpando o entendimento das pessoas quanto a homossexualidade que existe também entre jovens e não é censurando que ela vai deixar de existir.

    Responda
  11. Marcelo Bondioli

    Peço com toda humildade que esse senhor pegue a bíblia, enrole-a e enfie no c*, com todo respeito.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Se ele não quiser enfiar e só falar com a Márcia.

    2. Sandro Carvalho

      Marcelo hahahahahahaha

    3. Guilherme F

      O pior é que o sujeito desapareceu desde que foi eleito. Ficou escondidinho em meio às enchentes, mais devastadoras que o normal porque ele simplesmente acabou com todos os investimentos preventivos. Agora, apareceu uma HQ de 50 anos atrás com dois gays se beijando ele vem correndo pra fazer publicidade pro seu público mais detestável. Esse pessoal fundamentalista/neonazista é o que há de mais desprezível e repugnante na raça humana.

  12. Guilherme F

    Que LGBTs aprendam, de uma vez por todas, a não votar em neonazistas ou em religiosos fundamentalistas. É inaceitável que 30% desse segmento tenham votado em Bottolini, que ficou famoso por ódio a essa população.

    Responda
  13. Sandro Carvalho

    Até vejo Crivella falando com seus botões, um sorriso maroto nos lábios, e a mente a dizer: 'Oh, mas que providencial esses quadrinhos! Eles me deram a rara oportunidade de ter, de novo, algum protagonismo positivo junto ao meu eleitorado evangélico. Tudo bem que meu gesto de censura fez os quadrinhos conhecidos em todo o país; vejam a Folha, meus botões, publicou os quadrinhos! Mas o que importa isso se o importante é que eu apareça'.

    Responda
  14. Ana T

    A censuradora disse: “não é concebível uma exposição que ofenda o presidente da nação”. E o presidente ofender a nação, pode?

    Responda
  15. Geralda Alves Ferreira

    Que homem Hipócrita! Esses falsos profetas ficaram ricos abusando da ingenuidade de muitas pessoas humildes. Na verdade, continuam ganhando muito dinheiro usando o santo nome de Deus. Não teria outra palavra para descrever gente desse nível. Até quando o Brasil suportará essa gente?! Estamos vivendo em uma ditadura. Alguém duvida?!

    Responda
  16. André Felipe da Silva Corrêa

    Evangéligos rejeitam a homossexualidade, mas trair sua esposa, tudo bem. Desde que seja escondido!

    Responda
    1. Guilherme F

      Completando o que Sandro disse: a homofobia é incutida antes do desenvolvimento da sexualidade. O não-homofóbico que se descobre não-heterossexual tem mais facilidade de se assumir. Já quem cresceu sendo homofóbico tende a se reprimir. Acho que há uma inversão da relação de causa e efeito por aí (i.e., não é a repressão da sexualidade que causa a homofobia, mas o contrário)

    2. Sandro Carvalho

      Não é incomum o praticarem atos homossexuais escondidos, André. Aliás, o que tem de homossexuais reprimidos e sofrendo no armário evangélico, André, o mundo não faz ideia.

  17. Cristina Dias

    Estudos apontam que grande parte dos homofóbicos é também homossexual reprimido.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Seria o caso do presidente ignorante fascista?

  18. Everson Ferreira Martins

    Sonho ainda com o dia em que nos preocuparemos mais com nossos próprios problemas, com as crianças e idosos abandonados e com os miseráveis famintos, do que com o que as pessoas fazem com seus orgãos sexuais. Quem sou eu para ditar regras sobre quem cada um deve amar? A homossexualidade é tão antiga quanto a humanidade. Censurar é tão eficaz quanto secar gelo. Mas alimenta a massa de hipócritas, reacionários, infelizes com suas próprias vidas e escolhas.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Explica para um evangélico que não só a homossexualidade sempre existiu entre os seres humanos mas que existe também entre os animais, que também somos literalmente. Vá de retro!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Explica para um evangélico que não só a homossexualidade sempre existiu entre os seres humanos mas que existe entre os animais e queum deles

  19. Ricardo Loes

    Os problemas reais do Rio ele n quer resolver n, ele tá preocupado é com HQ.

    Responda
  20. Regina Mello

    O Rio aos pedaços, e o Crivella censurando gibi de HQ. Se ele estivesse trabalhando de fato pelo município, não teria tempo para censurar gibis. Aqui no Rio estamos bem mal: Crivella, Auschwitzel e bozo...

    Responda
  21. MARIA APARECIDA DE CAMARGO FRA

    Charges maravilhosas, refletem nossa atual política. Parabéns!

    Responda
    1. Eduardo Rott Malheiros

      Ao menos com a censura deram mais publicidade às obras.

  22. Alexandre Miquelino Levanteze

    Bem ao estilo bozo, está criando uma cortina de fumaça explorando temas polêmicos e irreversíveis, como a evolução da sexualidade, e levanta uma bandeira de "moral e bons costumes", tentado tirar a atenção do estado de calamidade pública pelo qual passa a cidade do RJ principalmente na sua gestão.

    Responda
  23. Ricardo Marino

    E vão colocar o que no lugar? Receita de bolo?

    Responda
  24. Jose Roberto X de Oliveira

    Olhe o que dá ter um Prefeito que processando uma fé quer impor seu modo de ver o mundo. Ainda bem que o pessoal da Bienal disse não a esse ataque a liberdade de expressão. Aliás, não é esse Prefeito que parece achou que seria bom dar privilégio de atendimento de saúde a grupo de pessoas que eram evangélicas?

    Responda
  25. Tersio Gorrasi

    O que deveria ser censurado é a apologia a violência,que existe desde os desenhos animados e histórias em quadrinhos antigos, aparentemente inocentes e não o amor, seja de que forma for representado

    Responda
  26. Magali Barbosa de Abreu

    esse pessoal esta precisando de freud urgente...essa fixação em questões de sexo é claramente distúrbio mental

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      Religiosos, no geral, tem problemas mentais.

  27. Aristides Marchetti

    O amor é lindo! Espécie de um lado, genérico de outro. E todos comem, todos defecam e todos vão morrer.

    Responda
  28. Augusto João

    Se fosse sobre jovens atirando uns nos outros, esses hipócritas não se importariam.

    Responda
    1. Ricardo Loes

      Eles até incentivam.

  29. jalber camilo

    Já quero o título desse HQ porque quero comprar!!!

    Responda
  30. Sandro Carvalho

    Falsos puritanos, vocês podem censurar livros, músicas, filmes, peças teatrais - mas não podem censurar a vida. A Humanidade esta cheia de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e cada vez mais se esvaziam os templos onde os fariseus se reunem para cultuar o dinheiro e adorar a si mesmos. Quanto mais vocês censuram, mais dão publicidade. Não pensem que censurando a arte vocês extinguirão a realidade que ela apenas retrata. A humanidade seguirá se emancipando, e vocês logo passarão.

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Obrigado, Marcos. Um grande abraço a você também, e um ótimo final de semana junto aos seus. Fica com Deus.

    2. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

      Obrigado pelas respostas, um abração!!

    3. Sandro Carvalho

      Concluindo. Como sempre fui amigo dos livros, creio que não teria ficado na igreja, pois seria impossível conciliar a cosmovisão evangélica com os fatos da ciência. Foi excelente a igreja ter me excluído, pois assim deixei o gueto fundamentalista, a lúgubre caverna de Platão evangélica, para altaneiros e felicíssimos voos nos imensos e lindos panoramas da espiritualidade que emancipa e eleva o ser na liberdade e no amor incondicional que existem em Deus. A igreja me excluiu, mas Deus me acolheu.

    4. Sandro Carvalho

      Continuando: c) o que eu seria se tivesse permanecido na igreja evangélica? Como poderia saber? Não sou como evangélicos que fazem prognósticos e dão a eles o nome de profecia; prognósticos nos quais erram muito. Como não sei o futuro, não posso senão conjecturar, e conjecturo da seguinte forma: eu fiquei na igreja em minha infância, adolescência e início da idade de adulto jovem. Aos 30 anos estava fora da igreja. Hoje, tenho 51 (continua...)

    5. Sandro Carvalho

      Prosseguindo: b) se eu tivesse sido aceito seria um falso puritano? não, eu não seria um falso puritano, pois o ato de sinceridade ao contar ao pastor que eu era gay prova isso. Você pode mudar a personalidade, mas caráter você trás do berço e morre com ele. A igreja me excluiu por eu ser gay, mas na igreja - que não é uma galeria de santos, mas de pecadores -, ficaram todos os demais pecadores, inclusive os que me lançaram pedras, mas não viram os seus pecados escritos na areia por Jesus.

    6. Sandro Carvalho

      Marcos, vamos por partes: a) é obvio que a arte não apenas retrata, mas também cria, pois, do contrário, o mundo jamais veria um Van Gogh, um Pablo Picasso, um Salvador Dalí. Ocorre, meu caro, que o comentário meu fiz foi no contexto da matéria - a revista em quadrinhos que retrata jovens gays namorando. Neste caso, obviamente, a arte apenas retrata a realidade, pois jovens gays namoram, andam de mãos dadas, trocam afetos, carinhos e beijos. Prosseguirei respondendo nos próximos comentários.

    7. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

      * Quanto aos falsos puritanos....

    8. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

      Sandro, se o pastor da sua Igreja tivesse te aceitado gay, vc ainda estaria lá, sendo tudo que vc foi por vinte anos? Vc condenaria os falsos puritanos ou seria um deles, caso te aceitassem gay? Se a sua Igreja te aceitasse gay, vc se sentiria confortável e fecharia os olhos para todos os outros problemas que você condena? Vc só passou a ver os defeitos da igreja porque foi negado o seu direito de ser gay? Que nome vc dá a suas respostas, vc é vítima ou é conivente?

    9. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

      Sandro, você está correto quanto à fraqueza da censura, já que ela dá mais notoriedade ao elemento censurado, despertando ou formando o gosto; por outro lado, equivocou-se ao afirmar que a arte apenas retrata a realidade, já que ela a cria. Quanto, aos falsos puritanos, vc foi um deles por 20 anos, então, nem me atrevo a questionar assunto que vc domina tão bem. Abraços.

  31. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

      Ana, houve tempos em que a cultura autenticou a relação sexual com crianças. Era normal, por exemplo, até o casamento com crianças, ninguém achava estranho. Foi sobre essa criação e manipulação do gosto a que me referi. Nesse aspecto, a cultura está criando o gosto gay e a naturalização da pedofilia. É como a criação do gosto nacional pelo futebol, tudo feito em laboratório. O mesmo está acontecendo agora com a homossexualidade e a pedofilia, sem que haja entre elas relação de causa e efeito.

    2. Cristina Dias

      O que nunca será normal são pessoas com pensamento tão raso quanto o seu.

    3. Ana Costa

      Pedofilia? Sinceramente eu gostaria de entender a relação de pedofilia com as pessoas que gostam do mesmo sexo. A homossexualidade é vista como algo somente relacionado ao sexo e não como relação entre dois seres humanos? E qual a relação disso entre o abuso de um adulto com uma criança (um crime independente do gênero)? Não compreendo essa relação difundida de forma errônea e sensacionalista que atribuem aos homossexuais para justificar homofobia.

    4. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

      Milton, neonazismo, que palavra bonitinha... está super na moda, né? Ouviu na TV? Combina com tudo. Tipo o pretinho básico. Não sabe o que dizer? O neonazismo sempre resolve. Vou te ensinar outra bem bonitinha, que inclusive já foi miss em 2016: pós-verdade... se vc se engasgar ao pronunciá-la pela primeira vez, não se assuste: passada a agonia inicial dos iniciantes, como a da primeira tragada, o fôlego, renovado, exalará novamente seu doce aroma. Está pronto?

    5. Lucca Cecin

      Vc tem previsão pra qnd isso vai acontecer? Esperando ansioso aqui

    6. Milton Mastabi

      sempre aparece um neonazista pra comparar homossexualidade a pedofilia

    7. Nelson Franco Jobim

      Quanta intolerância! Abaixo a censura!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.