Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Gomes

    Custo a crer que este colunista seja formado em filosofia. Consenso não existe em Ciência e os modelos são sempre temporários. Isso não invalida a proposta de explicação de J. Diamond. Afinal, você está usando os "seus amigos chilenos" ao invés dos dele. Sua contestação cai num paradoxo de Russel. Haja paciência.

    Responda
  2. Herculano JR 70

    O coletivo e a soma dos individuos. A representação do coletivo por um individuo é poder, e chamo de individualismo perverso.Se cada individuo tem psique o coletivo tambem tem. Se ñ e uma mesma tecnica de tratar deve ser uma semelhante. Qto a repressaõ aqui pelas f. armadas e no Chile por Pinochet foram otimas contra a esquerda revolucinaria armada. Bnaro citou e concordo com ele. O problema é q dado o poder de excessao ele se expande e se excede cometendo desmandos q vimos aqui e la.

    Responda
  3. Marcos de Toledo Benassi

    Seu Hélio, infelizmente não padeço de sua capacidade devorativa de tomos nem de sua substância cultural. Mas posso dar uma pequena contribuição: quanto às soluções por via da Psicologia, resta controvérsia. Contudo, na criação dos problemas, esta ciência mostra-se absolutamente eficaz, haja vista a confusão criada pela combinação da Psicologia com vastas com massas de dados e a subsequente segmentação da propaganda. E com a modulação das mensagens também suportada pelo conhecimento psicológico.

    Responda