Ilustrada > STF derruba decisão que autorizava censura a HQ com beijo gay na Bienal do Livro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Diz o dito popular: "uma folha seca não cai de uma árvore sem que Deus veja e consinta". Se o templo histórico de Salomão foi banido da terra, com ele também as convenções sociais enferrujadas da antiguidade, com a chegada da Boa Nova divina de Jesus, banindo machismo, homofobia, moralismo castrador. Basta ver o sarrafo do mestre em Matheus 23, 23 a 39, um verdadeiro chega pra lá neste igrejismo arcaico e caduco de governantes com foco em impor dogmas religiosos retrógrados na rota evolutiva.
A célebre frase, É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico chegar ao reino dos Céus, devem lhes causar urticária.
Explique isso para o neo-Salomão que construiu seu templo no Brás. Quando não estão adorando o Dinheiro, esses neopentecostais usam mais o AT do que o NT. Eles se consideram mais neo-hebreus do que cristãos. O AT, com seus deuses tribais, orgulhosos e vingativos é mais fácil de entender q Jesus.
Ao debater com crentes não tenho senão pouquÃssima expectativa que eles aceitem os argumentos que apresento - pois o crente vê o mundo, a vida, o universo através das lentes do pensamento mágico, e contra o pensamento mágico nada pode. Debato não esperando convencer quem já teve a mente formatada e programada pela religião, mas em prol dos muitos que não foram aprisionados pelo fundamentalismo, sobretudo os mais jovens.
Debater com crente ou qualquer outra pessoa com forte convicção baseada em achismos é muito parecido quando converso com meu gato: fico lá falando da vida e tudo mais, e ele olhando prestando atenção. Na vez dele, vem se esfregar e conclui seu pensamento miando atrás de comida.
Como disse Carl Sagan, não é possÃvel convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.
Como disse Carl Sagan, não é possÃvel convencer os crentes de coisa alguma, porque as crenças deles não estão baseadas em evidências mas na
Na BÃblia Sagrada seja ela católica ou protestantes não está escrita a união do mesmo sexo. O nosso paÃs prevalece a religião cristã ou seja com respeito à famÃlia cristã e as crianças. Esses beijos são diferentes em comparação de algumas autoridades de alguns paÃses quando se cumprimentam com beijos do lado do rosto ou sejam são respeitosos. Bom estou comentando à censura ref. à s crianças. Em lugares públicos ou particulares respeitem à s crianças.
A BÃblia é apenas o livro religioso de uma das religiões que há neste paÃs, e ela serve - com todos os seus erros, interpolações, omissões, contradições, absurdos e tolices - como guia para quem nela acredita. A BÃblia não é a Constituição - Carta Magna e laica que rege o paÃs -, o Congresso não é puxadinho de igreja e a Justiça não é Tribunal de Inquisição. Vai dormir, crente, e deixa os gays em paz.
Vamos respeitar às crianças! Não sou homofóbico. Não sei dizer que o Prefeito como autoridade de Prefeito com base no Estatuto do menor agiu corretamente, pois esse livro devia ter um lacre com o dizer de "Impróprio para menores de 18 anos". As crianças ainda não estão com o seu intelecto formado, por isso respeitem às crianças. Essas caricaturas não são próprias para crianças. Os adultos são responsáveis pelas crianças.
Como a desonestidade intelectual toma conta desse meio evangélico: as crianças e toda a população estão expostas - através de TV, livros, revistas e, sobretudo, da internet - a todo tipo de coisas que o evangélicos consideram pecado e eles aparacem agora para dizer que sua censura a um beijo gay é justificável para proteger as crianças. Primeiro, que beijo gay não é crime e não é imoral; segundo, que os crentes estão, como disse Cristo, coando um mosquito e engolindo camelos. Ora, francamente!!!
Respeitar em relação a que, cara-pálida? A um beijo gay? E quanto à violência que as ruas, as novelas, os filmes, livros e revistas expoem a todos, vocês irão proteger também? E proteger como? Mandando fiscais nas editoras e estúdios de cinema e televião? Não seja cÃnico: a intenção de vocês, crentes, não é proteger as crianças de um beijo gay, é mandar os gays de volta para os guetos, seus fariseus!
João Lima, as crianças não compram, somente as pessoas com a faixa etária indicativa podem comprar. Informe-se, meu filho, tenha dó!
Ficam provocando e ameaçando as pessoas que aqui comentam. Quando recebem respostas à altura, querem mandar prá trás das grades ou receber o maior número de "apoiadores". Mas o Governo do Presidente Bolsonaro segue firme e forte. Comprei remédios com 50%, hoje. Pombas ! 50 % de desconto ! Caracas ! O que sobrou, me rendeu um belo almoço. Viva !
Fique calmo as eleições da primeira grande derrota do ex-capitao será em 2020.
Fique calmo as eleições da primeira grande derrota do ex-capirao será em 2020.
Quem ameaça é quem usa religião e a justiça para censurar e oprimir minorias, e Bolsonaro, o inepto e inapto, esta tão firme como palanque no banhado. Fui do tempo em que os crentes não misturavam religião com polÃtica e não faziam cruzadas contra os gays; do tempo em que as igrejas não queriam impor suas visões com o concurso de leis e tribunais; do tempo em que os crentes não eram causa de tantos escândalos e razão de multidões estarem sentindo ódio de igrejas e se tornando ateus.
Ué, eu parei de comentar por aqui e todos pararam ? Onde está a criatividade ? Onde estão as ameaças à minha pessoa ? Vocês desejam ardentemente me ver atrás das grades. Pensam que eu não sei ? Mas Jesus é Maior. Ele conhece meus inimigos. Amém.
Estou com medo de Jesus...mas as eleições de 2020 estao chegando. ..Jesus é o técnico do Flamengo.
Ainda existem alguns JuÃzes em Berlin
Eu não falei nada sobre beijos. Não coloquem palavras em minha boca. E parem de distorcer. Coisa feia, sô ! Se vocês não se coadunam com a Igreja Cristã, procurem outras. Boa Sorte.
Todas as suas intervenções aqui se deram no contexto do beijo gay, e você tomou lado da visão evangélica sobre o tema. E coisa feia é crente chamando de seu um presidente que declarou apoiar tortura e que homenajeia torturadores; é igreja se misturando com polÃtica, fazendo do templo comÃcio e do púlpito palanque; é igreja mercadejando a Palavra e crente achando, como o Mago Simão, que pode comprar os dons e a graça de Deus. Vai pra igreja dar o dÃzimo, crente, e deixa os gays em paz.
Nas livrarias e bancas de revistas de todo o paÃs há livros e revistas com imagens de violência, adultério e sexo grupal entre héteros, mas nenhum evangélico foi, vai ou irá até esses comércios para recolher essas publicações em nome da sharia evangélico. Agora bastou uma revista em quadrinhos mostrar um simples beijo gay para essa gente berrar em nome da 'defesa da famÃlia'. É muito cinismo e muita hipocrisia. Ante tal comportamento dos evangélicos, não admira crescer tanto o número de ateus.
Perfeitas suas análises, Marcelo.
Ou seja, se fosse uma Detective Comics, por exemplo, a violência explÃcita do Coringa ou Duas Caras estariam se boas. Agora, a Batwoman beijando a namorada, aà o bicho iria pegar e os pseudo protetores das crianças ficariam eriçados, como foi nesse caso
O mais irônico é que esse livro, A Cruzada das Crianças é um dos arcos mais violentos da série dos Jovens Vingadores. A violência explÃcita não assustou a mulher, mas um beijo.
O problema todo começou quando uma mãe comprou o livro para seu filho, no hype do sucesso dos Vingadores no cinema, pensando que revista de super heróis e para criança como antigamente.
O crucifixo não aparece nas instituições públicas para fazer apologia à uma religião, mas para mostrar a injustiça brutal do julgamento contra Jesus. Nos dias de Jesus havia todo tipo de pecadores, mas quem conspirou em favor da morte de Jesus foram os religiosos, não os publicanos e pecadores. O Crucifixo é, portanto, uma lembrança não apenas de como a Justiça pode cometer erros, mas também de como os religiosos podem ser tão maus.
O que há de imoral em duas pessoas se beijarem?Se isso os incomoda, tem tratamento e até mesmo medicamentos em certos casos
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Atitude Bestial é odiar outro ser humano. Isso sim é repugnante
Uma pergunta: vc também sente repulsa ao ver duas mulheres se beijando também, ou a bestialidade se resume a dois homens?
Atitudes bestiais? Ninguém está falando em zoofil a, mas ao amor entre dois seres humanos! Sua visão sobre a sexualidade e o amor, para um senhor que se considera septuagenário, é de uma ignorância homérica. Jesus nunca condenou o amor. Quem condena os gays, comoarando-os a atitudes bestiais é Paulo. Jesus, pelo contrário, disse: Amsi-vos uns aos outros, como eu os Amei. Jesus amava a todos. Nem uma prostuta ele condenou!
Marcos Teixeira de Souza, vá até o STF ou outra Instituição qualquer que você veja pendurada uma Cruz e pergunte. Verifique no Google, verifique em tudo quanto é lugar disponÃvel no seu computador, notebook, ou o que estiver ao seu dispor. Procure, procure. Um jornal, não tem nenhuma obrigação em te responder. A obrigação é toda sua. O Interesse também. Ora, bolas !
O crucifixo não aparece nas instituições públicas para fazer apologia em favor de uma religião, mas para mostrar a injustiça brutal do julgamento contra Jesus. Nos dias de Jesus havia todo tipo de pecadores, mas quem conspirou em favor da morte de Jesus foram os religiosos, não os publicanos e pecadores. O Crucifixo é, portanto, uma lembrança não apenas de como a Justiça pode cometer erros, mas também de como os religiosos podem ser tão maus.
Assustador é ver o silencio dos magistrados tribunais superiores. observar que a dita justiça não se manifesta colocando na pauta sequer um habeas corpus para libertar um homem de mais 70 anos condenado e preso de forma tão irrreegular. Claro que a eleição foi fraudada, que democracia é essa, onde o STF da mostrar de ceder a pressão e mantem preso alguem preso com tanta prova de que a condenação foi no minimo armada, orquestrada para impedir o mesmo disputar eleição. O STF espera o que?
Francisco é terrivel para quem tem olhos de ver, observar o grau da falta de respeito das nossas instituições ao povo brasileiro e ao Pais....Claro, a ideologica politica de cada um deve ser respeitada, mas dai, de forma covarde se utilizar de um cargo publico de grande poder outorgado pela sociedade , conquistado por concurso, para destruir quem pensa diferente. Claro que as eleições foram fraudadas, iriam deixar o PT voltar e alterar o que fizeram com a lei trabalhista, teto de gastos, etc
Espera pra ver se se livram disso até que passem as reformas que interessam as elites econômicas, de quem extraem a autoridade. Ou se pensa que lá representam a justiça do povareu?!
Folha, nesta semana que entra, eu irei até a Redação, para conversarmos a respeito de vocês terem aceito uma Denúncia Vazia a meu respeito. Denúncia, ao meu ver, e também no entendimento de outros Profissionais, completamente sem fundamento . Isto é muito grave e sério. Pois, no futuro, outras pessoas poderão ser prejudicadas por Denúncias Vazias. Aguardem. Leiam novamente meu comentário e verão que estou com a razão. Não há ofensas a ninguém e de nenhum tipo. Marco A B Santos.
ihhh, vai ter de internar. Surtou.
Existe uma frase, melhor do que qualquer mandamento, e que deveria servir de direção para nossas vidas, e a firma com a qual encaramos os outros: Viva e Deixe Viver. Respeite para ser respeitado. Bem simples, por sinal
Rodolfo Maia, você nem sabe de que assunto eu estou falando, cara . Faça-me o favor : fiquietinho.
Claro que eu sei, vossa santidade, senão não falaria. Foi num comentário seu que o jornal deletou porque vc falava em "fiscal de c de aidético". Uma referência preconceituosa, injuriosa contra homossexuais. Se vc realmente é religioso, devia temer a mentira. Nem em algo escancarado como isso, escrito por vc aqui e deletado pelo jornal, vc tem o caráter de reconhecer o q disse. Passa mesmo lá na Redação do jornal para passar vergonha.
Provem que eu sou preconceituoso. Contratem primeiro um Professor de interpretação de textos. Eu venço. Não tenho e nem sei o que é preconceito. E nunquinha me acusaram disto. Mas, o Tempo dirá. Tenho 70 anos de bons serviços prestados à minha Nação. E zé finà ! @
marquinhos, para saber todas as respostas, você precisa entrar para uma Escola. Na Escola você vai encontrar todas as respostas. Não adianta ficar fazendo perguntas aqui na Folha, marquinhos. Estude, marquinhos.
Com todo respeito devido a um senhor septuagenário, digo -lhe que aqui, talvez, não seja o melhor lugar para fazer proselitismo.
Quem segue a Jesus, tem que seguir o Velho e o Novo Testamento. Ou pode seguir outras religiões. Budismo, ou outras tantas. Boa Sorte.
Neste caso, nada de carne de porco, mulher menstruada deve ficar isolada dos demais e por aà vai!
Se o estado é laico como dizem, o que fazem crucifixos afixados no STF, na Câmara e no Senado?
Mas Jesus não pregou aquilo tudo prá você, Marcelinho. Ele pregou para quem crê Nele e segue as Escrituras. Ele mesmo disse : "Não vim para mudar as Leis. Vim para cumprÃ-las". E disse mais : "O Pai e Eu somos um só." Então Marcelinho, não diga ba-ba-gens. Jesus disse as Boas-Venturanças para aqueles que subiam os morros para ouvÃ-lo. Não há nada para você e sua caterva. Vade reto e retro !
O que houve com as palavras de Jesus equipara-se com a brincadeira do telefone, em que uma frase é passada de uma pessoa a outra, e no fim acaba perdendo-se o sentido original. O cristianismo que temos hj é Paulino, e são os preconceitos de Paulo que moldaram a ética e moral cristã.
Como a teologia romana dos primeiros concÃlios formatou o Cristianismo como conhecemos hj, forma aceita por todas as igrejas reformadas e pela ampla maioria das evangélicas mantém a firma que está, pois é mais prático. Até Asherah, a deusa consorte de El, e adorada pelo povo até quase a época de Davi, quando o Deus hebraico era YHVH, foi sumariamente denegrida pelos sacerdotes da época e demonizada.
Como a teologia romana dos primeiros concÃlios formatou o Cristianismo como conhecemos hj, forma aceita por todas as igrejas reformadas e pela ampla maioria das evangélicas mantém a firma que está, pois é mais prático. Até Asherah, a deusa consorte de El, e adorada pelo povo até quase a época de Davi, quando o Deus hebraico era YHVH, foi sumariamente denegrida pelos sacerdotes da época e feminizada.
O Marcelinho sou eu? Ok então. Bom, cada um acredita naquilo que quiser, principalmente quando o assunto é o Cristianismo, senão não haveriam tantas igrejolas que se declaram cristãs, mas que divergem teologicamente entre elas. Conheço muito de arqueologia e patrÃstica, e posso afirmar com certeza absoluta que El, o Deus de Abraão e YHVH são duas entidades diferentes. A diferença é muito mais acentuada nos textos hebraicos originais do que nas traduções latinas.
Os deuses do Antigo Testamento, El e YHWH, são incompatÃveis com as mensagens de Jesus. Verdadeiros cristãos deveriam rasgar o AT de suas BÃblias. Muitas seitas neopentecostais só usam o AT por comodidade: é um texto melhor para a criação de gado.
Imor* alidade mesmo e prejuÃzo à infância, adolescência e aos adultos é esta atitude bo*çal e fundamentalista desses falsos profetas. Se há alguma coisa a ser proibida é a atitude dessas igrejas, que se acham a dona da verdade e quer impor seus dogmas e pensamentos imun*dos a todas as pessoas. Fora todos esses pastores. Vão cobrar esses inde* centes dÃzimos no raio que os parta.
Impressionante. A ignorância me retalia e a Folha obedece. Prá mim chega ! Nunca ofendi a ninguém.
Haja com respeito. Respeite as diferenças. Aceite que você não é padrão para ninguém além de vc mesmo. Aprenda a amar o próximo, sabendo que, nós humanos somos complexos demais para deixarmos nos definir em padrões pre-definidos. Com 70 anos, ainda dá tempo de se tornar uma pessoa melhor. Eu TB já fui muito preconceituoso e hj vejo que isso não leva a nada, além de ser uma tremenda ignorância.
A ignorância não foi da Folha, foi sua. Preconceito é injustificável. Preconceito ofende. Simples assim.
Parabéns aos ministros da Suprema Corte por mostrarem aos evangélicos que no Brasil não tem e não vai ter lei de sharia evangélica. Somos uma República democrática que tem uma Constituição que estabelece liberdade de expressão, e temos decisão da Suprema Corte que estabelece que as uniões homoafetivas também são consideradas uniões familiares. Quer ser de uma igreja? Seja, é um direito seu - só não não venha querer legislar sobre a vida dos que não fazem parte de seu gueto fundamentalista.
Perfeito, Francisco.
Obrigado, Mérope e Ayrton.
Comentário indefectÃvel, Sandro! Obrigada pela clareza da exposição.
Muito bom Sandro, parabéns.
Cariocas, vocês são maravilhosos e não merecem estar passando por esse vexame patrocinado por um pseudo prefeito. Aliás, vendas estão esgotadas do livro em questão e os fiscais e prefeito vão ficar chupando o dedo se estão pretendendo lê-lo!
Lembrete básico e Importante para todos os cristãos. O antigo testamento não tem vigência sobre os cristãos, desde a chegada da Boa Nova divina, prevalece os ditames delineados pelo mestre senhor Jesus, onde o amor é a viga mestra. Nas palavras do mestre não consta homofobia, machismo, convenções sociais moralista de fachada, com foco castrador, caracteristica dos fariseus, no mesmo perfil destas igrejas arcaicas e caducas de hoje.
popular: "uma folha seca não cai de uma árvore sem que Deus veja e consinta". Se o templo histórico de Salomão foi banido da terra, com ele também as convenções sociais enferrujadas da antiguidade, com a chegada da Boa Nova divina de Jesus, banindo machismo, homofobia, moralismo castrador. Basta ver o sarrafo do mestre em Matheus 23, 23 a 39, um verdadeiro chega pra lá neste igrejismo arcaico e caduco de governantes com foco em impor dogmas religiosos retrógrados na rota evolutiva.
Marcos, cita aÃ, cara-pálida, de Jesus aos homossexuais. E sobre o Antigo Testamento, assim disse diversas vezes Jesus: 'Ouvistes o que foi dito [por Moisés] aos antigos ... EU, porém, VOS digo...', e ia o Mestre substituindo todo o ranço do Velho Testamento para impor o seu Evangelho. Portanto, Jesus não citou o Velho Testamento como vocês, crentes, citam.
Jesus "cansou" de citar o velho testamento em suas pregações. Fez alusões inclusive a Sodoma e Gomorra. A mÃdia quer vender e para isso até incentiva e provoca. Nessa questão, sou a favor do prefeito. Liberdade e libertinagem são coisas diferentes. Bem fez o Dória aqui em São Paulo em recolher livro escolar que abordava a temática de gênero.
Crivella virou Cruella. Vão tomar no aconchego seus crentalhos, fela das pouta. Vão se reprimirem na casa do carai de suas igrejas nojentas.
Senhores ministros do Supremo Tribunal Federal, estejam atentos à ascensão relâmpago do fundamentalismo cristão, pautado pela intolerância em matéria de pensamento e patrulhamento de comportamento. Não duvidem, nem menosprezem o poder polÃtico e econômico de uma vertente até ontem incomum na representação religiosa da nossa polÃtica, desta vez interferindo positivamente na vida pública e ameaçando o povo de um Estado laico. Esse é o maior inimigo interno deste Estado de Direito.
Crivela, para! Já tá me dando vergonha alheia.
Enfim, acertaram uma.
Mas nao foi Toffoli que censurou uma reportagem da revista Crusoe?
Esse episódio é de uma incivilidade sem tamanho. Sou ateu. E a� Vão fazer o quê?
Não sou ateu, mas passei a ter tanta indignação do sistema religioso - por fraudes históricas, mentiras de sorte, preconceitos, etc - que não creio mais em nenhuma religião, só creio em Deus.
Finalmente, uma notÃcia boa, e que os metidos a conservadores vão catar coquinho.
STF aumentando e degradando mais ainda .
Ah tá ...
Marlize, "imaginem desde já", é em sentido figurado, viu ? Se você não souber o que é 'sentido figurado', tente furtivamente, voltar à Escola. E eu disse : Imaginem. Eu não disse : Eu imagino.
merope (não se preocupe, seu nome não tem nada de obsceno, querida), tente ler algo mais leve. "O Ursinho Mágico", por exemplo.
É... talvez você tenha razão, Marco Antonio; acho que não só eu mas todos nós estejamos precisando de algo mais leve para tentarmos manter a nossa sanidade mental diante de tantos absurdos. Todos os dias tento de me preparar para ler os noticiários, tento me preservar, em vão tento impedir que os fatos me afetem na proporção que eles têm me afetado, mas não tem jeito. Está muito difÃcil viver neste Brasil atual. Dá muita tristeza!
marlize, você me parece um pouquinho (só um pouquinho, viu?) obtusa.
“O que é obsceno? Obsceno? Ninguém sabe até hoje o que é obsceno. Obsceno para mim é a miséria, a fome, a crueldade, a nossa época é obscena.” Hilda Hilst
Brilhante! Brilhante Mérope ter nos lembrado, nestes tempos trevosos, palavras de Hilda Hilst, cuja literatura já apontava a degradação civilizatória que se espalha nestes tempos de estupidez lideradas por Bolsonaros e suas milÃcias.
Pessoal, imaginem desde já o que devem estar aprontando para as próximas "bienais". E outros "eventos culturais".
Nossa fortuita sorte: militares ainda não decidiram a quem entregarão o poder. A observar as cenas dos próximos capÃtulos. Sobre essa conjuntura, a responsabilidade maior é do STF que permitiu um caminhão de absurdos jurÃdicos acontecerem sem nada fazer desde 2014. Perdemos a confiança e a segurança jurÃdica. O medo se instalou. Não há contrato social que resista a isso. Estamos vivendo a lei de Muricy, cada um cuidado de si!
joão Miguel cellos, a BÃblia tem até Sodoma e Gomorra. Estão lá. Prá quem quiser ver. Mas parece que lá ninguém quer fazer "escavações históricas". Você quer, joão ? Vai lá, joão ! Vai.
Que isso sirva de lição pros procuradores e pros juÃzes obscurantistas. Essa decisão deveria ter vindo ontem mesmo. E isso não resolve o problema, nada vai impedir que reincidam. A ver.
2) Respeitamos à s crianças menores. Na BÃblia Sagrada não existe união de mesmo sexo. Não sou homofóbico, aliás tem amigos desse gênero que respeitam as crianças menores e a famÃlia cristã e as religiões cristãs. Nos lugares públicos ou particulares onde há crianças devemos respeitá-las. As evoluções das tecnologias, do saber, das leis e das ciências , tudo passarão, só não passarão as palavras de Deus. O Homem é Mortal!
Marlise, como o Brasil é um estado laico se no STF tem um crucifixo afixado na parede?
Corrigindo: NÃO tenho de ser. Vale tb a um erro de concordância numérica.
Respeito a sua crença, seja em divindade ou literatura inerente. No entanto, a mim, de nada serve. Logo, não devo submissão e tenho de ser submetido à sua crença. Do mesmo modo, a ninguém imponho minhas crenças ou tampouco atribuo a ela caráter de verdade absoluta, ainda que providas de lógica, constatações, e livre de dogmas.
Claro que tem. Como já citaram, leia oara crianças a historinha bÃblica de Sisima e Gomorra, ou sobr e coxas, peitos, umbigos e bocas de Cantares de Salomão, ou ainda o amir de Davi a Jônatas que era "superior ai das mulheres", segundo a BÃblia. Davi chorou muito a norte do amor de sua vida, Jônatas, mesmo tendo planejado o assassinato de um soldado depois de estuprar a mulher dele. Tudo bem infantil e decoroso. Texto é bÃblicos próprios oara público infantil, certamente.
O gibi era para adultos e não estava obrigando nenhuma criança a comprar. O que isso tem a ver com respeito às crianças?
Na BÃblia tem até incesto. Ela também deve ser lacrada ou permitida apenas para maiores de 18 anos?
s t f . a piada nac ionaql!!!
A fim.
Lhe denunciei.
Vc ultrapassou a linha do preconceito, isso é injúria.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > STF derruba decisão que autorizava censura a HQ com beijo gay na Bienal do Livro Voltar
Comente este texto