Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Olha professor. Direita, esquerda não pode ignorar a matemática. “Matemática” pode ser muita coisa. Por exemplo. Durante os 21 anos de ditadura militar, entre 1964 e 1985, foram criadas 47 empresas estatais. Já o PT, em 13 anos, criou 43 empresas estatais. Segundo o Ministério do Planejamento, o governo federal tem hoje ao todo 149 estatais. Tem até o apelidado “Boibras”, o Ceitec empresa criada para produzir chip para monitoramento de bois.

    Responda
  2. Izabelita Santos

    Foi o Sr. Quem disse que grande parte dos ateus que conhece tem raiva de Deus e tentam provar que são bons cidadãos, certo? Então, tendo como premissa que ateus não acreditam em Deus, impossível odiar o que vc nega existir, portanto, fiquei em dúvida sobre suas opiniões, se seguirem a mesma lógica, não fazem sentido pra mim.

    Responda
  3. Diva Negri

    Sr. Pondé, porque o governo de Bolsonaro acha que tudo o que foi feito nesses últimos vinte anos, na área da educação, não presta? Será que todos os intelectuais, de todas as áreas são ignorantes?

    Responda
  4. Rondinelli Borges Borges da Silva

    O povão não liga pra esquerda ou direita, Pondé. Eles querem saber é se a economia funciona bem. Essa categorização de esquerda ou direita é debate pra universitário e custa caro ao país. Muda esse disco.

    Responda
    1. Rondinelli Borges Borges da Silva

      Rodrigo, isso já vem mudando há tempos. Governo de esquerda faz política de direita e vice-versa. Quem deve definir quais são as políticas mais importantes é o congresso. Não saberia te explicar muito bem, mas posso te indicar um livro de um Sul-Coreano ''23 Coisas que não nos Contaram sobre o Capitalismo'.

    2. Rodrigo di Lorenzi da Silva

      O "povão" pode não ligar, mas por ignorância. A economia funciona baseada em escolhas que são fundamentalmente decididas por ideologia consciente ou inconscientemente. Livre mercado, dirigismo estatal, programas "sociais", aposentadorias privadas ou públicas, mais ou menos impostos.......no fim tudo é decidido entre ideais de direita ou infelizmente de esquerda.

  5. Manola Dias

    Perfeito Pondé .... mais um texto brilhante!

    Responda
  6. João Paulo de Jesus Martins

    É só dizer o nome Marielle Franco para ver a direita assassina se apresentar.

    Responda
  7. Ricardo Ferreira

    Pondé parece usar a lógica do Bozo, como se apenas os extremos existissem, o que é uma falácia. A enorme maioria das pessoas rejeitam claramente o autoritarismo de direita ou esquerda, e têm opiniões que flutuam entre a centro-direita e centro-esquerda.

    Responda
  8. Suzana Padovano

    Fico pasma de ver a quantidade de comentários odiosos e preconceituosos contra o Pondé. Ninguém é imperfeito...rsrs. Por aqui, nestes comentários tóxicos e pouco isentos percebo como as pessoas são cegadas pelos extremismos e até inveja intelectual e não percebem que todos os regimes políticos apresentam problemas e imperfeições apesar de supostamente quererem acertar. Direita ou esquerda têm uma montanha de Maomé de atrocidades e incoerências. Acho que a cegueira está generalizada. Acordem!

    Responda
  9. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Os livros nos contam que Stálin praticou genocídio. Um dos piores tipos de Homicídios. Nos falam em 60.000.000 ( sessenta milhões de cidadãos russos ) E os Gulags ?

    Responda
  10. Sergio Mac

    Esquerda ou direita, o certo é que, desenhar braços toscos como os de Ricardo Cammarota, que ilustra o seu artigo, depois de Michelangelo e Bacon, é indecoroso.

    Responda
  11. Pablo Fonseca

    Eu queria ver o Pondé discorrendo essa lenga lenga para o Partido Comunista Chinês na Folha de Pequim às terças feiras... Isso sim seria um ato revolucionário de verdade....só que não ele é frouxo kkkk!

    Responda
  12. Pablo Fonseca

    Eu queria ver o Pondé discorrendo essa lenga lenga para o Partido Comunista Chinês na Folha de Pequim às terças feiras... Isso sim seria um ato revolucionário de verdade....só que não ele é frouxo kkkk!

    Responda
  13. Helano Timbó

    Fato histórico: milhões tombaram à direita e à esquerda por um só motivo: poder. O resto é briguinha de intelectuais.

    Responda
  14. Cloves Oliveira

    Em 1962, o Filósofo Inglês, Michael Oakenshott escreveu o livro "Racionalismo na Política", em acusava tanto a direita como a esquerda de ter adotado a política do livro onde o processo de solução de problemas tornou-se mais importante do que os resultados. Nesse cenário as duas palavras, "melhor e certo" se tornaram sinônimas. A visão tecnocrática refuta a ideia de que possam existir várias soluções para um problema, mas apenas uma, ou seja a própria, ainda que seja contrária aos eleitores.

    Responda
  15. Ana Targina Rodrigues Ferraz

    A direita é assassina sim!!! Milhões nas colônias na África, Ásia e Américas, milhões na primeira e na segunda guerra mundial, outros milhões no Vietnã, outros tantos na Argélia, outros tantos em Ruanda, mais alguns no Afeganistão e no Iraque...a contagem não para. Outros milhares nas prisões no mundo inteiro e mais os quase dois bilhões (atentem dois bilhões!!) que morrem de fome. Enfim, Luiz Felipe Pondé, te falta honestidade intelectual.

    Responda
    1. Severo Duarte

      A targina tem até o globo ocular vermelho....

    2. Ricardo Henrique Arouche de Toledo

      kkkkk, a senhora tem coragem de falar em honestidade intelectual? Que argumento contaminado de mentiras.

    3. Peter Janos Wechsler

      Pura verdade. Mas não ignoremos os gulags e os expurgos stalinistas. Assim como os assassinatos em massa na China e Camboja.. Ignorar é também desonestidade intelectual.

  16. Antônio João

    Excelente artigo, mas, no mérito, comete os mesmos erros dos bolsonaristas, sobre a existência de uma predominância de uma ideologia de esquerda no meio intelectual. Conheci e conheço centenas de políticos de esquerda, professores de história, filosofia, sociologia - pasme: nenhum, repito nenhum leu "O Capital", nem Gramsci (no máximo um capitulo ou outro ou comentadores). A "ideologia cultural" é muito mais "do iluminismo" que socialista.

    Responda
  17. Jorge Augusto Leme

    Achei interessante a análise. Um ponto a acrescentar é: quando os partidos sobem ao governo tentam realizar seus sonhos definidos em seus estatutos de fundação, em sua “ideologia”. Quando se deparam com a realidade, com os “centrões”, com o “toma lá dá cᔠvêem-se numa enrascada e precisam se “flexibilizar” à realidade. Daí os fracassos de partidos que pareciam impolutos, defensores dos oprimidos.

    Responda
  18. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    E não é? Xô direita!

    Responda
  19. eli moura

    hoje a direita é caracterizada pelo liberalismo econômico e controle social. A esquerda é exatamente o contrário com controle das politicas econômicas, regulações e liberalismo de costumes. Os livros escritos até a entrada do século XX não encontram ecos na sociedade social. A esquerda atual é menos tolerante com o estado policial, mas falha em acreditar no estado para resolver as desigualdade, a direita é tolerante com o estado policial e falha em querer acabar com regulações.

    Responda
  20. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    A "esquerda" brasileira cantando forte : Ai, ai, ai, seo Malaquias, o senhor disse que não ardia...

    Responda
  21. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Perfeito. Perfeito. Perfeito. Irretocável.

    Responda
  22. henrique schneider

    Sobre essa coisa inorgânica... Preço Se me olhas da direita estou à esquerda Se me olhas da esquerda Pairo à direita Quer moderação ? Perdão Vou exagerar ! Quando me olhas de baixo Subo às nuvens e me encaixo Me fitas com altivez? Insensatez ! Estou por baixo do telhado de vidro A puxar o seu rabo comprido Quando usar etiqueta pra me rotular Não faça sem muito pensar Ah! Estampe também o preço Porque o teu fim Pode ser meu começo

    Responda
  23. Catharina Pinheiro

    Um show de desonestidade intelectual. A q esquerda é vista como um bloco que aprova sem ressalvas o morticínio stalinista. Ou Pondé desconhece totalmente a esquerda mundial ou é desonesto intelectualmente. A segunda opção parece se encaixar melhor. Esse senhor gosta mesmo é de uma direita assassina, que mata os pobres de fome ou os leva a cometer suicídio pela ausência de perspectivas. A direita desse país é vergonhosa! Além disso, Pondé é um anão intelectual

    Responda
  24. Wagner Nobuo Hanaoka

    Pondé quer ser o filósofo fofinho queridinho da direita fascistóide brasileira. Um "intelectual" que justifique em palavras, atitudes como a censura de um Crivella em eventos culturais.

    Responda
  25. nestor jung

    Há uma edição em português do livro Passado Imperfeito. Foi editada em 2007 pela Nova Fronteira com tradução de Luciana Persice Nogueira.

    Responda
  26. LUIZ ANDRE REBELO

    Mas a direita é assassina mesmo. Os EUA quando invadem diversos países e assassinam milhões são o quê? As pessoas que morrem de exaustão, de doenças causadas pelo trabalho, pela fome ou falta de assistência médica nos países capitalistas, isso significa o quê? Fora a escravidão moderna. Tudo isso não aconteceu em países socialistas, risos

    Responda
  27. Adriano Ferreira

    O duro é o cara usar uma categoria gramsciana sem ter entendido Gramsci. Ou se entendeu, distorceu propositalmente. Menos, Pondé...

    Responda
  28. AIMAR MATOS

    Muito bom. O traço mais marcante da esquerda é a hipocrisia, que se manifesta de forma evidente no sua tentativa de "monopolizar o bem". Vide essa propaganda que o greenpeace está fazendo hoje na FSP. Chega a ser irritante de tão hipócrita!

    Responda
  29. Arnaldo Nogueira Ferreira

    Eu sou de esquerda, não de extrema esquerda. Divirjo do filósofo quanto a esquerda não quer se lembrada pelo terror da esquerda nos tempos da ditadura. Acho que o dito terrorismo que tivemos aqui foi legítimo, o que não era legítimo era o governo que assumiu o poder por um golpe, com a proposta de fazer novas eleições, se apegaram ao poder e não fizeram eleições. Um governo fascista, que como tal não admitia oposição e perseguia implacavelmente as pessoas que tinham ideologia comunista.

    Responda
  30. Rodrigo Ribeiro

    Claro que não! Acho você uma fofa Pondé!

    Responda
  31. Joseberto R Cruz

    Pondé, por que vc não faz uma análise da conduta de nossos intelectuais em face do pensamento deles?! Seria interessante. É possível, eu creio.

    Responda
  32. Joseberto R Cruz

    A frase: "a esquerda virou um fetiche da burguesia" é intrigante e mereceria, por si só, um artigo à parte, do grande Pondé. Parabéns pelo texto. Eu que sou afinado com biografias, vi nesse contexto uma série de explicações memoráveis sobre a conduta dos intelectuais, em face do seu "pensamento". Obviamente quem preza pela mistificação das "idéias", não gostou. E olha, são muitos viu...kkkk

    Responda
  33. Joseberto R Cruz

    A frase: "a esquerda virou um fetiche da burguesia" é intrigante e mereceria, por si só, um artigo à parte, do grande Pondé. Parabéns pelo texto. Eu que sou afinado com biografias, vi nesse contexto uma série de explicações memoráveis sobre a conduta dos intelectuais, em face do seu "pensamento". Obviamente quem preza pela mistificação das "idéias", não gostou. E olha, são muitos viu...kkkk

    Responda
  34. Joel Pereira

    "A esquerda hoje é feita de pessoas fofas. Preocupa-se com banheiros, questões de gênero, meio ambiente e outros temas tipicamente burgueses". Vamos perguntar à população de Bahamas agora, duramente castigada pela furacão Doria, se "meio ambiente" é um tema "tipicamente burguês".

    Responda
  35. Carlos de Souza Schneider

    Já divergi do articulista anteriormente, por sua sanha contra a esquerda. Mas, pessoalmente, acredito que aqui acertou na mosca! O pensamento puro não tem direita nem esquerda e, mesmo que tenha (todo mundo tem!), não pode ser contaminado! Fez inteira justiça a A. Camus! Parabéns!

    Responda
  36. Vladimir Micheletti

    Quanta tolice!

    Responda
  37. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    O articulista é a grande expressão da direita fofa.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Muito bom!

  38. Carlos Victor Muzzi Filho

    A Esquerda se saiu foi muito bem nesse quesito. Afinal, a Direita radical, de Bolsonaro, é, com justiça, execrada quando defende a ditadura militar. Mas a Esquerda conseguiu fazer de Vargas, o mais longevo e cruel ditador brasileiro, um “heroi da pátria”. E a imensa maioria, inclusive a Folha, não vê nenhum problema nessa escolha, nunca se indignou com nosso ditador “heroi”.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Na falta de uma burguesia nacionalista no Brasil, a esquerda via PCB,levantou essa bandeira, Prestes explica didaticamente a Gregório Bezerra, ainda na prisão, a razão desse apoio,por isso, apesar do que sofreu na pele, o lider comunista apoiou Getúlio contra os liberalóides, que detonaram com Dutra, as reservas cambiais acumuladas na Guerra!

    2. Carlos Victor Muzzi Filho

      Eu não escrevi que Vargas era de Esquerda. Escrevi que a Esquerda fez dele um “heroi da pátria”. Veja a Lei 12.326/2010, sancionada por Lula. Agora, se a Esquerda fez de um ditador de Direita um de seus “heroi”, essa é só mais uma incoerência da Esquerda, como foi incoerente o posterior apoio de Prestes a Vargas, o carrasco de sua mulher Olga...

    3. SERGIO VICENTIN

      Vargas era de “ direita” , beirando o fascismo, e perseguiu duramente a “ esquerda da época”, os comunistas ( vide Carlos Prestes, a Intentona Comunista), via seu chefe de polícia, o temido Felinto Müller . Mas, Vargas não cabe em três linhas e sim em três “ catataus”. Sugiro os três volumes de Lira Neto.

  39. Gustavo Carvalho

    Esse cara escreve na Folha há 30 anos, e todas as colunas, da primeira à última, são rigorosamente iguais. Haja falta de assunto, e haja desleixo da editoria.

    Responda
  40. Gustavo Carvalho

    Esse cara escreve na Folha há 30 anos, e todas as colunas, da primeira à última, são rigorosamente iguais. Haja falta de assunto, e haja desleixo da editoria.

    Responda