Opinião > Depois do pesadelo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vanderli Gomes Camorim

    Desde quando Lênin tentou o socialismo de um só golpe, cujo fracasso levou a Russia a beira do abismo e o fez retroceder para a adoção dos métodos da economia de mercado, vulgo capitalismo, os revolucionários de todos os tipos abandonaram o programa da revolução violenta e adotaram o capitalismo controlado pelo governo. Claro que isso nunca dá certo. Juntar os dois e aplicar como programa de governo é o mesmo que fazer uma bananada com chiclete. São coisas incompatíveis.

    Responda
  2. Antônio Alencar

    Todos podemos criticar, menos esse cara. Ele quebrou o país com seu plano. Muita gente morreu nas filas das santas casas por causa dele. É fato, basta pesquisar .

    Responda
  3. Marcus AYRES

    Quanta distorção Bresser. E o rombo de um tri dos Petralhas ? E faz afirmações inverídicas. Não sou extrema direita e apoio o governo! Muita coisa está sendo feita, na infraestrutura, Minas e Energia, Agricultura, segurança. Que texto lamentável

    Responda
  4. ricardo fernandes

    bresser pereira distorce muito as coisas. tanto o governo fhc quanto o do PT foram distributivistas. a maioria dos programas e fundos de educação surgiu no governo fhc. já a desindustrialização começou no governo collor e se completou no governo lula. quanto ao sucateamento na administração pública e as malfadas privatizações, começaram com o senhor bresser pereira quando era ministro.

    Responda
  5. Maurício Serra

    Nosso país merece. Um país que troca Dilma por Temer merece. Um país que desde a sua formação explora trabalho escravo e luta contra direitos trabalhistas merece. Um país que odeia qualquer partido que seja progressista merece. Um país onde grilagem e desmatamento são a norma merece. Nosso país é um país de ignorantes, com uma elite ixxperta e uma classe média que acha que é elite. Não será um país desenvolvido NUNCA. Não tem união, não tem trabalho em conjunto. Não é uma nação.

    Responda
  6. PAULO ROBERTO HASSE

    Esqueceu de abordar a corrupção descontrolada que determinou a inflexão politica e a decisão dos eleitores pela mudança . Afinal , enquanto corria a tabelinha dos dois partidos , foram sendo descobertos os malfeitos de ambos. Por que os eleitores seguiriam apoiando esta tabelinha ? Povo já farto , hora de mudar .

    Responda
  7. José Cardoso

    "...forte corte da despesa corrente, enquanto se aumentavam os investimentos..." A despesa corrente consiste de gastos obrigatórios, como salários do funcionalismo, aposentadorias e pagamento de juros da dívida. Quando se está de fora é fácil falar, ou o colunista acha que se reduz investimentos por gosto?

    Responda
  8. Said Ahmed

    Desde 2013 estamos presenciando no Brasil, o crescimento da política divisiva. A política divisiva se alimenta do ódio, da intolerância, da violência, da ignorância, da mentira, do exagero, da distorção, da calúnia, da injúria e da difamação. Ela já exisitiu no passado e causou grande sofrimento para a humanidade. Hoje ela voltou com nova cara e toda força porque soube dominar a internet. É preocupante que a nossa elite intelectual ainda não acordou para esta triste realidade que assola o mundo.

    Responda
  9. Ricardo Ferreira

    Análise perfeita. Tempos sombrios que vivemos, com paranoicos que não conseguiram se desconectar do Sec. XX, insistem em caçar bruxas. Esta aí a ABIN voltando a atuar como polícia política.

    Responda
  10. Claudio Gomes

    "Surgiu um liberalismo intolerante"... Por que surgiu? Essa pergunta o colunista, como sempre, não quis responder. Geração espontânea? Surgiu por causa da corrupção desenfreada do governo à época, o despertar para a roubalheira infinita. E depois a dobra na aposta do "nós x eles". Autocritica nunca. O governo atual é consequencia direta do governo anterior. Façam a autocrítica e aí podemos conversar.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Não, amigo, não houve "roubalheira infinita". Ocorreu o que sempre ocorreu, desde antes da ditadura militar. Desde 1800. Mas, para derrubar um governo de esquerda, indesejável para a elite econômica, o tema "corrupção" é o melhor para jogar o povo contra qualquer governo. Agora temos um corrupto que desviava dinheiro do gabinete na ALERJ e está tudo bem. Tem gente até feliz.

  11. Claudio Gomes

    "Surgiu um liberalismo intolerante"... Por q

    Responda
  12. ELCIO HENRIQUE LACERDA

    Boa leitura do cenário. Somente uma correção. Talvez a vitória da oposição em 2014 melhorasse o cenário. Porem, muito mais que a descrença das elites econômicas no segundo governo Dilma, o que o inviabilizou foi o inconformismo do sr. Aecio Neves com a derrota e sua aliança com o facínora (leia-se, Eduardo Cunha) om o intuito de inviabilizar o governo da presidenta. Boa parte da culpa de nossa situação atual podemos encontrar nas atitudes irresponsáveis desses dois "cidadãos".

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    Shakespeare dizia que a rosa sob qualquer outro nome, ainda assim teria a mesma doce fragrância. Infelizmente na política não funciona assim. Se tirássemos o “S” do PSDB e o “T” do PT nada seria o mesmo. A complicação é maior se considerarmos que nem o PSDB é de direta e nem o PT e de esquerda. Ambos estão mais para estatistas, populistas, clientelistas e defensores do autoritarismo. A única saída para ambos é migrar para uma posição liberal moderada

    Responda
  14. Rodrigo Maomé

    O gramunha bolsonaro está me fazendo concordar até com Bresser Pereira.

    Responda
  15. Paulo César de Oliveira

    Qual pesadelo, cara pálida?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.