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  1. Sidnei Anttogneto

    Eu até acho que podia ser melhor mas comparar o Brasil com o "Grupo dos Ricos" é no jornalisticamente desonesto e desonestidade é tônica na mídia que tem mais compromisso com a desmoralização o governo do que com a informação. Até então a OCDE não era usada para comparar nada com nada por aqui, mas como vão se acabando as referências chegou a vez da OCDE.

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  2. Nelson Goulart

    Superior: Brasil 58k por aluno - Média OCDE 66k por aluno. Diferença de 14%. Fundamental: Brasil 15k por aluno - Média OCDE 35k por aluno. Diferença de 133% Médio: Brasil 15k por aluno - Média OCDE 42k por aluno. Diferença de 180%. A ênfase no "telhado da casa", o ensino superior, pauperizando as fundações e as paredes, o ensino fundamental e médio, é a combinação perfeita para o atraso. Como professor universitário vi centenas de jovens tentando colocar telhados luxuosos em palafitas.

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    1. Nelson Goulart

      Olá. Como pode ver, em meu post não escrevo que não deve haver telhado mas que há uma ordem necessária e intransponível se queremos realmente defender a educação e não os salários e privilégios dos prof das federais. Sofismas apenas desviam o olhar do óbvio: o verdadeiro apagão no Brasil é o do ensino fundamental e médio.

    2. Wagner Santos

      Se não tiver superior, não terá quem ensine, e esta métrica financeira nos dará apenas e tão somente pessoas sem formação exigida para o mercado de trabalho. O valor investido na pós graduação é ínfimo. Sem telhado as paredes são inúteis!!

  3. Iago M Zulu

    Mais um motivo para se avaliar melhor os mestrados onde o nosso dinheiro é gasto. Mestrados do tipo "características do idioma falado por determinado grupo de imigrantes no início do século 20" poderiam ser adiados para um cenário econômico mais favorável.

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    1. ALLAN COSTA STEIN

      O compromisso da ciência não deve ser com o lucro, e sim com a produção do conhecimento. Afora isso, quanto mais as línguas naturais forem descritas, melhor. São as boas descrições de línguas específicas que nos permitem alcançar generalizações robustas e importantes acerca da Faculdade da Linguagem, à qual não temos acesso direto. Entender melhor a Faculdade da Linguagem tem impacto direto em diversas áreas, inclusive naquelas que nos são muito práticas, como o trabalho de tradução automática.

  4. Nelson Goulart

    Nesta matéria ficam claros os seguintes dados: Gasto por aluno no ensino superior: Brasil 58, média Ocde 66. Dá apropriadamente 9 por cento de diferença apenas. No ensino fundamental: Brasil 15, na média da Ocde 35. Diferença 63 por cento. No ensino médio: Brasil 15, na média da Ocde 42. Diferença de 75 por cento!!! Nem precisa ter mestrado oara entender onde vai o pouco dinheiro da educação.

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  5. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O baixo crescimento econômico que marcou o Brasil a partir da etapa final da ditadura militar, gerou relativa acomodação por parte da burguesia no que toca formação/qualificação da força de trabalho em alto nível, o marasmo foi interrompido com os anos Lula e estímulos positivos do cenário internacional, acordamos com calças curtas, agora, o mergulho na crise, deu voz ao segmento mais reacionário dessa classe, aquele que busca uma inserção subordinada do Brasil ao decadente imperialismo dos EUA

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  6. Nelson Goulart

    Ensino superior - BR $58 - OCDE $66 = 9% a mais Ensino fundamental - BR $15 - OCDE $35 = 23% a mais Ensino médio- BR $15 - OCDE $42 = 75% a mais. Nem precisa de mestrado para entender o que acontece com o dinheiro da educação no Brasil.

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    1. Nelson Goulart

      Corrigindo, o percentual de diferença no ensino fundamental é 63% e não 23.

  7. Nelson Goulart

    Foi feita a comparação dos salários dos professores do ensino fundamental e "esqueceram" de fazer o mesmo com o dos professores das universidades públicas. Seria um número interessante.

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  8. eli moura

    o mestrado precisa ser privilegiado, ele forma pesquisadores, isto é importante distinguir, pois muitos recorrem ao mestrado como forma de melhorar sua qualificação, o que vai ter sucesso apenas se o profissional for da área de pesquisa e desenvolvimento. Os demais devem se aperfeiçoar com cursos de especialização. Acho que esta é a confusão do governo, acreditar que o mestrado possa ser substituído por cursos de especialização. Nada a ver.

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  9. maria gouvea

    Sou professora de uma grande Universidade Federal, onde me graduou nos anos 80...houve, ao longo destes anos uma consistente política de investimento centrada ampliação vagas para graduação e pos, aliada a democratização sócio racial. O atual.ministro , a semelhança do meio ambiente, tem como meta, destruir educação pública, atuando de forma mesquinha, divulgando dados mentirosos , numa gestão irresponsável de um.mediocre ressentido. Tem.sodo eficiente em seu objetivo de matar o sistema por in

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