Hélio Schwartsman > O que a Bíblia nos ensina Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Hélio Schwartzman não é nem cientista e nem rabino, mas quer ensinar o que ambos pensam sobre a Criação. Melhor buscar informações com quem é as duas coisas. É por isso que recomendo aos leitores o livro Fé e Ciência, do famoso Rabino Menachem Mendel Schneerson, lider do Movimento Chabad. O Rabino era formado em FÃsica, Matemática e Engenharia Naval, e seu sustento vinha de uma patente de um dispositivo que inventou para os submarinos nucleares americanos. DisponÃvel gratuitamente em Pdf.
O articulista, ilustre que é, não precisa gostar de religiões. Eu também acho um erro obrigar leitura da BÃblia nas escolas ou em qualquer lugar (além de ilegal, afronta a laicidade do estado). Porém, impor outra leitura, stricto sensu, na tentativa de fazer da BÃblia uma ameaça à s crianças, é uma bobagem quase equivalente. Ao forçar dessa forma o articulista, ilustre, de fato, compromete sua boa imagem jornalÃstica.
Hélio acha que uma das evidências de que a BÃblia Hebraica é falsa é a falta de "correção polÃtica" do Deus Hebreu. O Mesmo não teria os "profundos" conceitos éticos de que Hélio dispõe. Não poderia ser justamente o exato oposto? Não poderia, por hipótese, estar ocorrendo que Hélio poderia prescindir do instrumental de conhecimentos para conseguir apreciar os profundos conceitos éticos e morais da Torá?
Jean, em se tratando de escolas laicas, concordo plenamente. Um dos meus temas preferidos é a crÃtica judaica da BÃblia Cristã e do Alcorão. Como discutir sem conhecer? Há mais de 1,5 bilhão de muçulmanos no mundo e mais de 1,5 bilhão de cristãos. É uma grande omissão não ensinar o que passa pela cabeça dessas pessoas!
Nada contra o ensino religioso, mas por qual motivo ensinar apenas a BÃblia? Porque não incluir "O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec", o Tripitaka ou mesmo o "Alcorão"?
Nada contra o ensino religioso, mas por qual motivo ensinar apenas a BÃblia? Porque não incluir "O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec", o Tripitaka ou mesmo o "Alcorão"?
Hélio, você disse que para os rabinos - pressuponho que são os ortodoxos- a Terra teria 5.779 anos. Quase! Para os rabinos, Deus soprou a neshamá (alma) nas narinas de Adam, o primeiro homem, há 5.779 anos e mais "7 dias" da criação. Mas esses 7 "dias" eram bem diferentes dos demais. Um dia é uma volta da Terra em torno do seu próprio eixo. Se não há Terra, o que é "um dia"? Leia "Genesis and The Big Bang", de Gerald Schroeder, ou "In The Beginning", de Nathan Aviezer, para tentar responder.
Dinossauro, em grego, quer dizer "réptil gigante". O Bereshit ("Genesis") menciona que Deus criou os "taninim guedolim", répteis gigantes, em hebraico. Quando surgiram as primeiras evidências da existência pregressa de répteis gigantes, os rabinos consideraram-nas provas da veracidade do relato bÃblico.
"Porque mil anos aos Teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como uma vigÃlia da noite". - Salmos 90:4
Meu Deus, por que aprovaram isso!
O ensino religioso, e por conseguinte, a BÃblia, não é inconstitucional, como opinaram alguns desinformados. A Constituição Federal de 1988 assim preceitua: Art. 210. Serão fixados conteúdos mÃnimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artÃsticos, nacionais e regionais. § 1º O ensino religioso, de matrÃcula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
Falta regulamentar como daria-se o ensino religioso, mantendo a laicidade do Estado sem privilegiar uma denominação. No caso da lei em pauta mantenho minha dúvida sobre qual versão da BÃblia seria adotada.
Aprendi algo novo! Obrigado.
Hélio, vamos raciocinar juntos, ok? Imagine por um instante que existe um Deus que é capaz de "parar o Sol". Por que cargas d'água Ele não seria capaz de evitar todos os tipos de desastres naturais decorrentes desse ato? Você só consegue imaginar um Deus com poderes limitados sobre a natureza? Que falta de imaginação!
Pelos comentários infundados, a maioria dos comentários aqui e dos vereadores que aprovaram essa lei nunca leram e estudaram a bÃblia toda. E uma grande maioria emite opiniões baseadas em opiniões de pregadores (pastores e padres), sobre pequenos trechos que interessam mais aos pregadores do que aos ouvintes.
Hélio Schwartzman apresenta uma práxis bem diferente da maneira democrática como julga ser. Citou o suposto pensamento dos rabinos, mas a Folha não entrevistou nenhum rabino ortodoxo para "mostrar o outro lado". É essa a dialética democrática da Folha?
Trata-se de uma coluna (opinativa) não uma reportagem. O contraditório se dá por meio da manifestação dos leitores e dos demais colunistas.
Sugiro à Folha que entreviste os cientistas da organização B'Ohr Hatorah, dos judeus ortodoxos cientistas, para o leitor poder constatar que o pensamento dos judeus ortodoxos sobre a Criação é bastante distinto daquilo que imagina Hélio Schwartzman. Sugestão: Gerald Schroeder e Nathan Aviezer, ambos fÃsicos de renome internacional.
Essa lei não afronta o princÃpio constitucional de laicidade do Estado brasileiro?
Entrementes, dentro e fora da escola judaico-cristã, se pressupõem textos bÃblicos conterem os chamados orientalismos, significando que seus discursos contêm muito mais alegórica e amplidão que a ciência moderna oficial usa fazer. Assim, é interessante contextualizar o texto hebraico antigo em seu meio próprio. Porém, assim como faziam povos antigos, hoje querem legisladores contemporâneos fazerem valer, como sempre, suas leis. Haja Luz e respeito laico.
Mas esta lei é claramente inconstitucional, por ferir a laicidade do Estado. Deve ser combatida e sepultada.
Para quem quer discutir a validade ou não da BÃblia como texto cientÃfico ou verdade (e não entro aqui nesse mérito), há uma questão anterior. O Estado Brasileiro é laico. Escolas públicas não podem ter a BÃblia em seu currÃculo.
O cristianismo que eu, homem de pouca fé, muito admiro, foi a fé que difundiu o amor e a caridade no mundo, contribuindo para base cultural da tolerante civilização do Ocidente, marco evolutivo da raça humana na Terra, a mesma que tolera até os seres marxistas que dela abusam p/ subvertê-la. O cristianismo é a bola da vez da esquerda, vide o Bergoglio; já o autor prefere pescar no velho testamento dispensáveis contos milenares transmitidos oralmente por séculos. Que preguiçoso!
O que sabe das Cruzadas?
As atrocidades cometidas contra mulçumanos e judeus e as milhares de pessoas queimadas vivas nas fogueiras das inquisições, também são exemplos do amor cristão? A gente fica se perguntando se a ridicularidade das pessoas que acreditam que o cristianismo é 110% de amor tolerância e compaixão é espontânea ou é algo conseguido com muito esforço?
Hilário! Contra os fatos,só mistificação e paranóia!
Ah... A "boa e velha ciência agnóstica, que tem alguns acertos para mostrar nas escolas". Deve ser nome dessa "ciência" que ensinam a nossos filhos nas escolas coisas como que negar o sexo biológico dá status social, como que se vitimizavar é ótima ferramenta p/ ascender socialmente, que a famÃlia é opressora, que Lula é o mais honesto do mundo ou que o rou.bo do PT foi p/ ajudar os próbis. O articulistas deve concordar com tudo isso; pelo menos nunca vi reclamar...
Nada mais infantil de um falar do que não se entende. Fez-se igual a Bolsonaro. Ambos acreditam na forma simplória de suas falas. Grotescamente cospem moralismo, cada um a seu modo.
Depois que eu li num exemplar da Superinteressante, que a bÃblia foi escrita 40 anos depois que Cristo morreu, deixei de acreditar no livro sagrado. Até porque me parece, logo que o Cristo morreu começou uma briga entre seus seguidores. Uns querendo seguir os seus passos, outros a construir uma igreja que hoje seria a BasÃlica de São Pedro. E aà vocês sabem o rumo que o cristianismo seguiu.
o colunista gosta do AT - Eis uma passagem apropriada a ele : "A boca do insensato é sua própria destruição" Provérbios 18-7
Brasil caminhando para o atraso e obscurantismo a passos largos.
Nem todos entendem a BÃblia e também a sua interpretação.
A coluna de Hélio é sempre provocativa e leitura obrigatória no jornal, mas o artigo acima revela que o colunista não domina os fundamentos básicos de uma boa hermenêutica de interpretação e cita textos do AT para assegurar argumentos que defende e que se preocupa mais em estigmatizar com desdém e preconceito a BÃblia. Defender a escola como um espaço livre para diversidade de pensamento não significa uma defesa autoritária da depreciação de um livro que é fonte de fé para milhões pessoas
O Estado brasileiro é laico, está na Constituição Federal. Não cabe ensino religioso em escolas públicas, nem cabe ensino religioso imposto por lei em escola alguma. Pouco importa qual seja a religião em pauta.
Eu sei que a Constituição afirma que o Estado é Laico, portanto, aprendizado sobre BÃblia fica condicionado as FamÃlias e as Igrejas e não nas Escolas!!!
Seria muito bom se o jornalista fizesse sua pesquisa corretamente, teologicamente. Ele apenas escreveu como um ignorante e agiu com preconceito, assim como tem agido alguns cristãos. Se é para aprender, vamos aprender sobre tudo, até BÃblia, mas não como esse jornalista apreendeu.
...se esta escrito e o Livro é Sagrado, o que é que tem de errado? Realmente há interpretações e, por isso, as inúmeras vertentes do cristianismo com base no mesmo texto.
Sugiro que você leia mais algumas vezes a coluna. Parece ter lhe escapado o teor principal do que ele está dizendo. Embora seja mais provável que você esteja com as vias intelectuais obstruÃdas por dogmas religiosos. Santo deus.... que dificuldade de interpretar um texto elementar.
Seria muito bom se o jornalista fizesse sua pesquisa corretamente, teologicamente. Ele apenas escreveu como um ignorante e agiu com preconceito, assim como tem agido alguns cristãos. Se é para aprender, vamos aprender sobre tudo, até BÃblia, mas não como esse jornalista aprendeu.
As religiões causam psicoses. É um erro (lógico) acreditar que os mortos serão ressuscitados e viverão eternamente. É errado acreditar na mentira e rejeitar a verdade. Aprender este erro, desde criança, e leva-lo para a vida adulta provoca a psicose, que em alguns irá se manifestar em forma de fanatismo cego e fundamentalismo. Ao contrário do que dizem as religiões, não existe verdade nelas. Se eu não fosse ateu, diria que as religiões são obra de satanás, por desencaminhar os humanos.
De qualquer maneira , independente das religiões, acreditar que existe vida após a morte, ou se não existe mais nada é questão de fé. Mas eu aposto o que quiser que existe vida depois da morte, só tenho a ganhar, porque se eu perder não preciso pagar.
É uma falácia irresistÃvel associar ateÃsmo a comunismo, mas se for discutir isso podemos também discutir que nazistas não eram ateus e também mataram milhões, a Inquisição idem, a conquista das américas idem. Para os cegos fanáticos não existe meio termo: ou se interpreta o texto ao pé da letra ou é infiel. Negar a racionalidade e promover a divisão extrapolou o campo religioso e contaminou a polÃtica. Nós vimos isso acontecer no oriente médio e não aprendemos nada, cometemos o mesmo erro.
Giovanni, existe diferença entre fé e religião. Eu tenho fé na ciência e na filosofia. Nenhuma tem conhecimento absoluto, o conhecimento vai se revelando ao longo do tempo. Da mesma forma que eu não morri para negar que existe vida após a morte, você também não morreu para afirmar que existe, discutir algo que não tem base é perder tempo. Quanto a equilÃbrio emocional, tenho visto que os crentes não possuem tanto equilÃbrio assim como vc afirma, a maioria perde a linha quando são constestados.
SAID- A fé nunca é cega quem tem fé cega são os fanáticos e fundamentalistas. Você fala em razão, mas não usa a sua própria para se dar o direito de sair de sua bolha ideológica ateÃstas e ver o que tais cientistas, inclusive ateus, falam sobre o assunto. Não tenha preconceito com o conhecimento, O Caos no mundo não é só promovido em função de uma religião, o próprio comunismo ateÃsta, desprovido de religião, matou muito mais pessoas no mundo.
Usei como exemplos a ressurreição e eternidade, mas existem muitas fantasias nas religiões de Abraão: deus, diabo, céu, inferno, gravidez sem sexo, milagres especatulares e muitos outros. Interpreta-las como alegorias seria, segundo os fundamentalistas, uma heresia, não levar o texto a sério. Os pentecostais e neo pentecostais são fundamentalistas e encontram pares nos seguidores das outras religões. É uma coisa ruim que cresce como câncer.
Você está completamente desinformado, a medicina diz que quem tem algum tipo de fé tem um equilÃbrio emocional e vive bem melhor do que aqueles que não tem! O absurdo é você dizer que não tem vida após a morte nem nunca ter morrido. Se você quer descobrir isso dando um salto para a eternidade ao acaso é problema seu. Uma coisa eu te digo se a eternidade não existir - eu não tenho nada a perder por acreditar, agora você tem tudo a perder. Você já viu o processo de uma lagarta para borboleta?
Ignorância é como o ar ! Se espalha aos quatro cantos !
fui censurado., que vergonha . A FSP defendendo seu diretor .
O colunista comete uma falácia ao confundir o leitor com leis do antigo testamento.O novo testamento ensina a amar o próximo como a si mesmo,independente se ele é homossexual ou não. Enfim ensina a odiar o pecado mas amar o pecador.Quanto ao fato de o sol ter parado não se deve interpretar de forma literal as escrituras sagradas.
Há no meio evangélico/neo petencostal que acredita que a bÃblia caiu do céu com a bolsinha de zÃper e tudo.
A BÃblia diz que morcegos são aves (LevÃtico, 11: 13-19), chama lebres de ruminantes (no mesmo LevÃtico, o livro mais divertido desse quiprocó em forma de livro, no mesmo capÃtulo 11: 6). Realmente, ensinar isso para crianças vai ser tão valioso quanto ensinar teologia para peixes. E, deixa só eu perguntar aos "hermeneutas": em que contexto esse tipo de coisa pode ser entendida de outro modo se não aquele que demonstra a mais completa ignorância do autor do texto sobre questões biológicas?
Que o MP haja na contestação da norma, francamente inconstitucional. Agora, " A fé vem expressa na experiência humana...", como escreveu o comentador Orlando, é agindo sobre psicologismos dessa ordem que os profissionais da fé capturam as almas para seus rebanhos. Nada de novo. Nestes tempos de retrocessos, que venha uma nova reação iluminista.
Errei: é aja, de agir, não haja,
O Hélio Schwartsman ao pontuar tais pontos da BÃblia demonstra ser um verdadeiro imbe.cil e totalmente alienado e desinformado! E o que é pior nunca leu nenhum livro de teologia cientÃfica, principalmente aqueles que dão explicações sobre esses temas que ele colocou de forma desonesta, sem sequer ver o contraponto sobre esses temas. Fazendo isso só demonstra sua cristofobia insano e ignorante que se acha capaz de pegar um texto fora do contexto e usar como pretexto sem conhecimento dos fatos.
Você tem razão, as atrocidades contra a humanidades partem de todos os lados, nao só no aspecto religioso, como no polÃtico da direita ou esquerda. Acredito numa Lei imanente ao universo, inclusive em todos seres vivos, que nos revela a cada instante toda a maravilha da criação.
JOS LUIZ - A fé nunca é cega – quem tem fé cega são os fanáticos e fundamentalistas. Você fala em razão, mas não usa a sua própria para se dar o direito de sair de sua bolha ideológica ateÃstas e ver o que tais cientistas, inclusive ateus, falam sobre o assunto. Não tenha preconceito com o conhecimento, O Caos no mundo não é só promovido em função de uma religião, o próprio comunismo ateÃsta, desprovido de religião, matou muito mais pessoas no mundo.
Giovani, acreditar é uma prerrogativa do ser humano. Cada acredita no que quer. Ter uma fé cega, acreditando tudo o que nos ensina, ainda mais na questão religiosa, é uma questão Ãntima de cada um. Mas se buscarmos mesmo um pouco a razão, e verificando o caos que hoje predomina a humanidade, alguma coisa temos de questionar e ao mesmo tempos procurar em outros filosofias , uma, que nos leva a um quase raciocÃnio perfeito.
Wagner Santos - Ainda bem que ser ateu não quer dizer absolutamente nada – tenho vários livros de ex-ateus e que são cientistas que hoje tem uma visão completamente diferente do que tinha antes. Procure ler, (acho difÃcil) os mais de 20 livros de cientistas renomados sob o tÃtulo Ciência e Fé Crista da editora Ultimado.
Alan Daniel - Vou ajudar a sua ignorância porque não há espaço para refutar em poucos caracteres, o que o ignorante do Hélio postou. Procure ler, (acho difÃcil) os mais de 20 livros de cientistas renomados sob o tÃtulo Ciência e Fé Crista da editora Ultimado.
Paulo Roberto, no seu caso, claro que não dá para acreditar! Porque sua ignorância por nunca ter lido nenhum livro nessa área, se acha no direito de falar sobre o que nunca leu! Apenas concentra sua opinião na cegueira falando do que nem sabe que existe. Mas vou lhe ajudar são mais de 20 livros de cientistas renomados sob o tÃtulo Ciência e Fé Crista da editora Ultimado.
JOS LUIZ fazer tudo errado? Imagina uma coisa – um homem cria um brinquedo e ele tem poder de fazer o que quiser com esse brinquedo até mesmo destruÃ-lo e o que você como criatura está fazendo é uma atitude de um ser insignificante que questiona porque um Deus Poderoso – por acaso a coisa (você) formada dirá ao que o formou porque me fizeste assim?
Se a bÃblia estiver certa e se for verdade tudo que ela ensina, gostaria de saber como qúe um ser, onisciente, onipresente e onipotente, pode fazer tudo errado deste o inicio. Anjo que se revolta, Eva traindo, cidades serem destruÃdas, irmão que mata irmão , e assim vai.
Teologia cientÃfica: dá para acreditar?
Então... Qual é sua explicação? Só atacou o colunista e não disse nada.
Ler BÃblia na escola fere o conceito de estado laico. Teologia cientÃfica é outra das tolices dogmáticas criadas para se justificar isso. Se você teve a curiosidade d e ler uma BÃlia mais novas viu que há advertências sobre esta não ser um manual de ciências ( era uma BÃbla católica)., Eu sou ateu e já li muitas vezes a Biblia, Corão e Torá ( ou ao menos a parte comentada em português já que não leio hebraico e árabe e não chamam isso de tradução)
Como proselitismo de uma crença esta lei é inconstitucional, será anulada e nem deveria ter sido proposta. Dito isto os vereadores de Campina Grande (PB) e seus assessores atestam sua péssima qualificação para suas funções ou má fé, 'jogando para platéia' por agum espaço nas notÃcias. Tudo isto a custa do suado dinheiro público que paga o seu salário e daqueles que terão de corrigir suas bobagens.
Para o colunista a BÃblia só é utilizada em seu sentido literal, esquecendo-se de que ela é na verdade uma biblioteca, com vários gêneros literários (poesia, história, leis, romances, novelas) que exige interpretação rigorosa (a hermenêutica bÃblica) com apoio em diversas ciências, como a linguÃstica, a arqueologia, antropologia, história. A fé vem expressa na experiência humana e, nesta, nem tudo é aceito para a construção do povo de Deus e a convivência respeitosa e pacÃfica entre os povos.
Então que seja lida e estudada num contexto religioso e não em escolas públicas de um estado laico.
A sarsa ardente(acácia) exala DMT ou dimetiltriptamina, o mesmo que ayahuasca, chá de Santo Daime etc. Moisés, em presença de DMT, ficou alucinado e imaginou estar falando com Deus... Dimetiltriptamina (DMT) é o o principal composto psicoativo da ayahuasca, também conhecida como a Molécula do EspÃrito. Exodo 3:5.
Hum?....
José Domingos, as verdades religiosas foram sempre protegidas pelo véu do mistério, do ininteligÃvel, do inalcançável à s mentes humanas. Mas os textos bÃblicos foram escritos por homens, e é literalmente improvável que tenham sido inspirados pelo divino. Aceitemos que não sabemos nada sobre a morte, que é afinal o que nos amedronta e o que não podemos explicar. Aceitemos a finitude, e as religiões se tornarão desnecessárias.
José Fernandes, as Sagradas Escrituras foram escritas por homens, sim. Todavia, tais homens as escreveram sob inspiração do EspÃrito Santo, como a própria BÃblia atesta: 2 Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; - E não é improvável que seja inspirada. Você leu mesmo as citações que eu fiz? Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias (1 CorÃntios 1:27).
O Estado brasileiro é laico, está na Constituição Federal. Não cabe ensino religioso em escolas públicas, nem cabe ensino religioso imposto por lei em escola alguma. Pouco importa qual seja a religião em pauta. É este o ponto em discussão no artigo.
Ao estudarmos os mitos, veremos que os mesmos se constituem nas formas primitivas das religiões, sendo portanto fantasias coletivas, sua evolução se desdobra no politeÃsmo, monoteÃsmo e no monoteÃsmo ético, fonte de intolerância por demonizar outras práticas religiosas, no geral as crenças religiosas se tornam importantes sustentáculos da ordem vigente, estudando História e buscando as contextualizações temporais, entenderemos "a religião ópio do povo" e alegria da classe dominante!
A bÃblia,é uma arma que já matou e continua matando,mas fiquem tranquilos,é tudo em nome de Deus..
E sobre as hipóteses de fatos bÃblicos que não se coadunam com o politicamente correto, como afirmado pelo colunista, as Escrituras também têm ensinamentos neste particular: 1 CorÃntios 1:27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 1 CorÃntios 1:28 - E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezÃveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
O colunista, ateu convicto, se arroga o direito de interpretar a Escritura. Como Ela própria consigna: 1 CorÃntios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do EspÃrito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. - Aliás, até um filósofo ateu reconhece essa impossibilidade. Hans Gadamer conclui: “O significado de uma revelação religiosa não é totalmente acessÃvel para aqueles que não aceitam sua verdade. ”
Ele não pode interpretar a bÃblia como quiser?
A bÃblia não expõe fatos lógicos. Não é para entender e sim para sentir. O estudo da bÃblia nas escolas se tornaria benéfico se ensinassem a partir de valores humanos e da ética nas relações sociais. Não se pode levar seus textos na literalidade conforme o autor o fez no artigo acima. A bÃblia pode ser uma luz ou uma arma, depende da forma que for usá-la.
Os fundamentalistas não pensam assim e estão se tornando maioria. Quando uma pessoas se depara com uma fantasia (ex: vida após a morte), pode ser que ela pense que se trate apenas de uma fantasia, sem lógica. Mas quando ela passa a vida inteira acreditando na fantasia, ela se torna fundamentalista: rejeita a verdade (não existe vida após a morte) e aceita a mentira. Este é o mal das religiões: dizem defender a verdade mas fazem o contrário, e estragam o intelecto dos seguidores.
A questão do Deus Vivo, com a questão ontolológica do Ser em processo que engloba todos os elementos na busca de diversificação do meio para perpetuação da existência, O Sujeito Absoluta hegeliano, a seleção natural, a expansão do universo, etc.etc.etc.
É a nova vertente do evangelismo, ou seja, o evangelismo sociopata com a sua total incapacidade de empatia, de reconhecer e entender os sentimentos e necessidades do outro, a manipulação e a mentira como forma de projeto polÃtico e de poder.
Alô Ministério Público!
Faltou o Novo Testamento :Marcos 10:5.Esclareceu-lhes Jesus: “Moisés vos deixou escrita essa lei por causa da dureza dos vossos corações!”. Essa dureza pode implicar em deficiência devido ao grau evolutivo de então. Theilhard Chardin vai nessa linha. Nessa linha que a Igreja vê os avanços da sociedade. Conhecereis a Verdade. João 8:32 implica a busca do conhecimento e a luta contra o obscurantismo. Depois a Teologia da Libertação, etc, etc, etc.
Agora é que está começando a real doutrinação. Será que vão ser coerentes e propor agora a Escola Sem BÃblia?
A gente vai cedendo espaço ao verme religiosa e ele vai devorando tudo.
É inacreditável, custa-me a acreditar que em pleno século XXI começamos a regredir como sociedade. Já não se trata mais de constatar que não progredimos, mas estamos em pleno retrocesso, graças as hordas bolsonaristas.
existem outras idiotices na biblia. exemplo 1: deus teria criado a noite e o dia, e em outro dia o sol e as estrelas. deus não sabia que uma coisa estava ligada à outra. exemplo 2: a arca de noé. os herbivoros teriam morrido um dia depois e por força da cadeia alimentar metade teria embora também no primeiro dia. exemplo 3: a abertura do mar vermelho. deus não sabia que a menor distancia entre dois pontos é uma reta. logo, seria mais inteligente fazer uma ponte.
Pois é, vamos colocar os aiatolás do Irã no chinelo com a primeira republica fundamentalista cristã.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O que a Bíblia nos ensina Voltar
Comente este texto