Ilustríssima > Há 500 anos, começava viagem que provou que a Terra é redonda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
magnifico
Essa é uma das matérias mais espetaculares que já li.
A duração média do mês sinódico (lunar) é de 29.53059 dias (29d 12h 44m 03s). Isso é quase 2,21 dias mais que o mês sideral. 12/01/2012 - Eclipses and the Moon's Orbit - NASA. Curiosamente, os meses judaicos são calculados em 29.53059 dias, seguindo o ciclo da lua. Essa prática é baseada no Talmud (Rosh Hashaná 25a), de acordo com a tradição que remonta a Moisés e confirmada por cientistas como Ptolomeu.
A matéria é muito bem escrita... Infelizmente, o tÃtulo não faz jus ao texto... A Terra poderia ser "redonda" e ser plana também (um disco é assim). Mas sabemos (acreditamos) que a Terra é esférica. Na verdade, não é bem esfera, por suas irregularidades óbvias (é um pouco oval também). Os que, realmente, SABEM que ela é esférica são os astronautas, pois a viram do espaço.
Parabéns aos autores matéria muito bem escrita, no nivel da proeza realizada pelos navegadores. Acredito que o feito supera a primeira descida do homem na lua, como sugerido na matéria.
Eratóstenes de Cirene (276-195 a.C), geógrafo, matemático, astrônomo e filósofo grego calculou a circunferência da Terra, com acerto superior a 99,3%, quando convertido para o sistema métrico atual...
Isso, sim, foi um feito fantástico. Tenho o mesmo respeito pelo feito de Galileu Galilei, que foi o primeiro a calcular a velocidade da luz, algo impossÃvel para a época dele. Conclusão dele: "Se não for instantâneo, é muito rápido"...! engraçado, mas genial, já que continuou com o pensamento cientÃfico aberto.
Os portugueses foram grande navegadores, o Infante Don Henrigue fundou a escola de Sagres em 1417 , uma escola destinada a estudar a navegação, um orgulho para Portugal, portugueses e seus descendentes brasileiros. Ontem mesmo vi um programo sobre Mascate , capital do Sultanato de Omã, e um forte construido pelos portugueses no ano 1.507!
Na época de Cristóvão Colombo, que era cartógrafo, não havia em Aragão e Castela virtualmente nenhum cartógrafo que não fosse de origem judaica, segundo minuciosa pesquisa in loco de 5 anos do famoso Simon Wiesenthal, descrita em seu livro "Sails of Hope - The Secret Mission of Christopher Columbus"
Inspirado pelas riquezas da Ãndia que viu durante a exploração portuguesa ao longo da costa da Ãfrica Ocidental, o prÃncipe Henrique partiu metodicamente para coletar informações reunindo judeus e mouros com conhecimento geográfico para fundar sua Escola de Navegação. De 1415 até sua morte em 1460, ele atraiu para sua escola os principais estudiosos contemporâneos de matemática, astronomia e cartografia, além de especialistas em conhecimento da bússola, astrolábio, correntes de água e ventos.
A terra não é plana, evidentemente, mas vivemos apenas na superfÃcie dela. Não ocupamos a integridade dessa esfera. Então, para todos os efeitos, seria como se ela fosse bidimensional, daà a confusão que muitos fizeram e ainda fazem
O mundo inteiro e os que estão sobre ele giram em cÃrculo como uma bola, tanto na parte inferior da bola quanto na parte superior. Todas as criaturas de Deus, onde quer que morem nas diferentes partes da bola, parecem diferentes em cores, em suas feições porque o ar é diferente em cada lugar, mas elas permanecem eretas como todos os outros seres humanos. Portanto, existem lugares no mundo onde, quando alguns têm luz, outros têm trevas; quando alguns têm dia, outros têm noite. Zohar, há 2000 anos
O Zohar, escrito há mais de 2.000 anos, tem isso a nos dizer sobre esse assunto. Nesse caso, cita um livro ainda anterior , escrito pelo rabino Hamnuna Saba nos tempos do Segundo Templo.
Então, os olavistas terraplanistas estão tipo 500 anos atrasados! A gente achava que o retrocesso seria de 20 ou 30 anos!
O Zohar, citado acima, está "tipo" 2000 anos adiantado. E quase ninguém achava nada, pois todos desconhecem por completo esse tipo de informação. Inclusive Olavo.
Essa é a prova de que o Capetão e seus seguidores vivem na idade média, antes de 1500. Que gente mais estúpida.
Acabei de ler o livro de Gianluca Barbera sobre essa magnifica historia. A reportagem aqui da folha é espetacular e os mapas dão uma visão do que ocorreu. Termina com nosso querido heroi Klink didaticamente e com sua experiencia enriquecer essa bela matéria.
Bela reportagem. Muito bem contextualizada com os depoimentos do histotiador português e da historiadora Iris Kantor. Também fundamental o depoimento de Amir Klink.
A terra é plana sim,a lua é quatro queijos,sendo a primeira camada de provollone e o Sol é um monte de lenha queimando.
"Ma como provolone? Eu pensava que era de queijo de minas.
O que impressiona, é alguém ainda dar credibilidade aos terraplanistas.
Alguém conte essa novidade, por favor, para o pessoal desse governo fundamentalista...
E essa nova "viagem" (que percorreu a Terra em sua forma plana) é fruto do pior dos entorpecentes em uso pela atual classe polÃtica no Brasil: a ignorância.
Rsrs. E isso é mais louco, Mérope, ao lembrar que o devaneio ou mesmo a fantasia são expedientes positivos no campo da arte, expressão de criação, de genialidade etc. Mas agora essas fugas são jogadas como sendo a própria "realidade", deformada. Uma lobotomia coletiva causada por alucinógeno pesado, o senso bizarro.
Eu tinha intenção de comentar, mas após ler o seu comentário, Elson, achei totalmente desnecessário. Você fechou a banca! rsrs
E a "viagem" que afirma que a terra é plana faz menos de nove meses. Olavo de Carvalho a bordo
E a "viagem" que afirma que a terra é plana faz menos de nove meses.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Há 500 anos, começava viagem que provou que a Terra é redonda Voltar
Comente este texto