Opinião > As Forças Armadas e o abandono da Defesa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOAO LUIZ GARRUCINO

    Comecei a ler o texto mas desisti pois parece justificar mais verbas para militares, talvez querendo puxar o saco para o lado do Ciro, ou amansar os quartéis, em discurso eleitoral, embora acho ele sério e competente, e depois vou tentar terminar de ler o texto dele novamente, mas parece que ele nem aborda a questão principal dos militares do Brasil historicamente contra a nação e a democracia efetiva, e do lado do velho coronelismo e suas mídias modernas, empresas, bancos, igrejas, governos, pa

    Responda
    1. Diego Aguiar

      Ainda que tenhamos um passado vergonhoso, no que se remete à presença militar no poder, Mangabeira Unger enfatiza no seu texto (o qual você não terminou de ler) que, embora necessário seja o investimento no Exército, este deve sempre ser comandado pelo poder Civil e, além disso, constituído por jovens de todas as classes. Não há soberania nacional sem a dissuasão que o poderio militar promove.

  2. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Belo.artigo. Não podemos ser ingênuos.

    Responda
  3. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Belo.artigo. Não podemos ser ingênuos.

    Responda
  4. Antônio Augusto Soares

    As Forças Armadas precisam se reinventar. Os valores e costumes do mundo de hoje estão se tornando inóspitos para a mentalidade militarista do século passado. O que se faz nos quartéis hoje é 'marchar' o dia inteiro, e aprimorar uma impressionante burocracia. No bom português, 'coçam' todo o tempo.

    Responda
  5. Ricardo Ferreira

    Infelizmente o país optou por um modelo de FAs que custa caro (4° maior orçamento) mas mal equipado. Muito dos problemas foi construído pelos próprios militares, a maior parte do orçamento é para pagar inativos que com aposentadorias precoces e pensionistas (inclusive filhas) custam muito caro, gasto exagerado com diárias, número desproporcional de oficiais generais, muitos órgãos burocráticos nas grande cidades que que na prática fazem trabalho de civil etc.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Infelizmente estamos longe do modelo ideal: uma Força enxuta, moderna e bem equipada, capaz de em tempos de paz impor respeito a eventuais agressores.

  6. Ricardo Azedo

    Está tentando repaginar "1984" de Orwell incutindo medo na população sobre um mau inexistente do exterior quando os verdadeiros problemas são internos? Que claro exemplo de propaganda, hein! A visão míope incomoda; o Brasil está como está por falta de investimento em educação, ciência, pesquisa e desenvolvimento, e também em grande parte pela falta de civilidade, cidadania e ética do povo brasileiro. A única verdadeira defesa que falta no Brasil é nos defender de nós mesmos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.