Ilustrada > 'Bacurau' é testemunho da extinção de vida inteligente na esquerda brasileira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. vicente oliveira

    O demetrio não gostar é a maior prova que o filme é bom,esse baba ovo direitista não acerta uma .

    Responda
    1. Ricardo Henrique Arouche de Toledo

      O filme é ótimo, para um adolescente de 15 anos excitado

  2. Jurema Nordeste

    Peloamorde! Comparar Fernandinho Beira Mar com Marighela e Che é um pouco demais.

    Responda
  3. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    Pela maioria dos comentários pode-se inferir que o artigo mexeu de verdade com as convicções dos leitores. Mostra mais uma vez a incapacidade de se discutir racionalmente com posições diferentes da nossa e a nova mania de desmerecer quem pensa diferente. Não entendo de arte, verdade, mas no geral elas são passíveis de diversas interpretações. Magnolli tem a sua e todo o direito de, como jornalista, publicá-la.

    Responda
  4. Adonay Evans

    O que o povinho de esquerda não entendeu até agora, é que o que Demétrio está cobrando da esquerda é Desempenho. O não admite é uma esquerda de festival, onírica, enquanto o povão vota num bolsonaro da vida, por que os chamados intelectuais de esquerda não cumpriram seu papel de vanguarda do proletariado. Estão mais preocupados em aplausos de plateias europeias, como auto-expiação de seu próprio fastio, ante parcela do mundo faminto. Menos festival, e mais porta de fábrica! Essa a mensagem.

    Responda
    1. José Roberto Franco Reis

      Acho que vc não lê o Demétrio há muito tempo. Ele não se interessa por porta de fábrica há muito, quer total distância de qualquer compromisso de transformação social . Seu negócio agora é falar na Globo e agradar a turma do andar de cima. O típico militante da esquerda revolucionária (foi da Libelu) que curvou totalmente a vara para o outro lado.

  5. MARCELLO CAMPOS

    Falou o amiguinho e fã incondicional de FHC... É os júris dos festivais de cinema mundo afora não devem entender nada da sétima arte...só o onisciente Demétrio...pa té ti co.

    Responda
  6. Igor Rosado

    "- Galvão. - Fala, Tino. - Sentiu." O filme é celebrado em Cannes, Lima, Veneza e Toronto. Instaurada agora a tese de que a esquerda brasileira está dominando os festivais e mostras de cinema do mundo todo e que Bacurau só ecoa na esquerda. Gostar ou não do filme é questão de opinião, relativizar o sucesso que está fazendo, aí é má-fé mesmo.

    Responda
  7. cleomar josé cordeiro

    Se o clunista não gostou, então o cinema está desempenhando bem o seu papel nesses tempos conturbados.

    Responda
  8. Ricardo Ribeiro

    Demétrio se compraz em ser desagradável e ele tem sucesso no seu intento. Bacurau é um filme de resistência. Resistência em várias camadas. Um filme que vale a pena ser visto e que incomoda. O Demétrio se sentiu incomodado...

    Responda
  9. Marcelo Silva

    Manholi bem bozófilo, desmerecendo a cultura e o cinema!

    Responda
  10. celso bittencourt

    A mensagem ostensiva de 'Bacurau' talvez merecesse algum exame em 1969. Hoje, a atenção deve se voltar para sua Mensagem Involuntária, que Ajuda a Decifrar a Ascensão de Jair Bolsonaro. Nossa ultradireita Feroz, Caricata, Lunática é a Imagem Espelhada de nossa Esquerda Anacrônica, Primitiva e Mistificadora. Dois objetos bem identificados. ***Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos - N.Rodrigues

    Responda
  11. Carlos Bruder

    Já ouviu falar de spoiler?

    Responda
  12. Raimundo Carvalho

    Demétrio Magnoli, o nome já diz, é massa mole e desandada de gente que mal conhece o interior de São Paulo, onde os pais imigrantes mourejaram antes de se instalarem na Mooca ou no Bexiga. Péssimo crítico de cinema. Deve ter passado uma semana em Porto de Galinhas e se acha expert em Nordeste. Essa gente fica muito raivosa quando não são eles que fazem sucesso em Paris.

    Responda
  13. denise lucinda farag farage

    As metáforas do filme só atingem quem vê a realidade do mesmo modo - inclusive o jornalista que faz a crítica! Não associei nada com nada! Eu vi apenas um bom filme de suspense - aliás, a única coisa que me chamou a atenção foi o nome Marisa Letícia!

    Responda
  14. denise lucinda farag farage

    As metáforas do filme só atingem quem vê a realidade do mesmo modo - inclusive o jornalista que faz a crítica! Não associei nada com nada! Eu vi apenas um bom filme de suspense - aliás, a única coisa que me chamou a atenção foi o nome Marisa Letícia!

    Responda
  15. denise lucinda farag farage

    As metáforas do filme só atingem quem vê a realidade do mesmo modo - inclusive o jornalista que faz a crítica! Não associei nada com nada! Eu vi apenas um bom filme de suspense - aliás, a única coisa que me chamou a atenção foi o nome Marisa Letícia! Mas

    Responda
  16. Andréia Chaieb

    O fato é que o país não evoluiu, muito pelo contrário, mimetizou o neoliberalismo da era Thatcher. Seria bem importante análises e críticas que evoluíssem para além da guerrinha esquerda x direita! A conjuntura atual se coloca mais em termos de: Civilização x Barbárie. A nossa esquerda acertou em muitos aspectos e falhou em outros, assumindo uma economia de direita. Falar de ideias e projetos me parece mais produtivo!

    Responda
  17. Vera Maria da Costa Dias

    Ninguém é obrigado a gostar de determinada obra de arte. Eu gostei. As metáforas me pareceram bem cabíveis. O que mesmo mudou a fundo no Brasil, de 1969 para cá?

    Responda
  18. Devanir A Merengué

    O autor ainda vive em outros tempos! O filme discute a Necropolitica brasileira que devasta negros, indígenas, mulheres, gays, poliliciais (sim, eles também submetidos...) com pleno apoio ou omissão do Estado. Mas, calma, o neoliberalismo nos salvará!

    Responda
  19. Flávio Lofêgo Encarnação

    Aiai, dá até cansaço ter que explicar, mas eu vou. Bacurau tem uma metáfora simples, que deve atingir o autor da resenha em cheio, visto que se refere às políticas que ele sempre defendeu: quem é atacado se defende se não tiver outra alternativa, do jeito que for. O ataque é a precarização da vida (reforma da previdência, reforma trabalhista), a falta de amparo legal (atuação política do poder judiciário, de forma conspiratória e coordenada), a violência gratuita (faz arminha!)

    Responda
  20. Camila Falcão Almeida

    assiste de novo, quem sabe dessa vez, com um pouco de esforço, o Sr. cata o filme.

    Responda
  21. Lucas Perucci

    É doído entender a referência Demétrio. E saber que ela te assusta, porque embora a URSS tenha caído, ainda existem burguesia nacional e imperialismo.

    Responda
  22. AIMAR MATOS

    Finalmente uma análise lúcida sobre esse filme panfletário, infantil e maniqueista. Parabéns ao autor.

    Responda
  23. Adonay Evans

    Sem perceber, os comentários de esquerda, sobre a coluna, confirmam a coluna. A Esquerda não evoluiu. A Direita é coerente na sua estupidez. A Esquerda age contra seus próprios interesses em narrativas de fantasia. Essa Esquerda, que tem um compromisso inalienável com a História, como herdeira da Renascença, do Humanismo, do Iluminismo, se auto-consome no onanismo adolescente. A Esquerda desmoraliza a Esquerda. A Esquerda desmoraliza a promessa de Esperança que ela representa.

    Responda
  24. jalber camilo

    Creio que o filme pode ser apreciado a partir de vários ângulos. Ao que me parece, o colunista preferiu ele mesmo analisar o filme desde um passado não tão longínquo, que é o contexto da guerra fria. Eu, particularmente, não fui ao cinema com essas lentes. Por isso, A minha impressão sobre o filme está bem distante do conteúdo dessa coluna.

    Responda
  25. denise teixeira

    Vi o filme e acho que é mais estranho do que a sanha reducionista do Magnoli. Usa deliberadamente fórmulas de Hollywood pra reinventar o Nordeste e suas narrativas. Dá pano pra manga, sim. E se assiste vidrado, sem tirar os olhos. Acho que o colunista só queria uma oportunidade pra escrever essa frase sobre "a extinção da inteligência etc.". Quem vê acha que o camarada escreve as melhores análises políticas, quando só repete discursos consensuais sobre poralização etc.

    Responda
  26. João Paulo de Jesus Martins

    Já vão longes os tempos que o senhor dizia representar a social democracia, né Demétrio? As mudanças são parte da vida, só não justificam essas barberagens argumentativas. Essa ultradireita brasileira sempre esteve aí para atrapalhar qualquer projeto reformista que se apresentasse.

    Responda
  27. João Antonio Telles

    Demétrio Magnoli não foi capaz de compreender Bacurau, filme belíssimo e demais sensível. Faz uma leitura rasa de uma obra de arte complexa, uma leitura tola de esquerda e direita, como a tolice binária que assola esse país. Infelizmente, a resenha do filme vocifera bobagens. Provavelmente, porque o colunista tem um espaço na Folha de SP e deve ter que escrever alguma coisa. Melhor assistir ao filme sem prestar atenção ao Demétrio.

    Responda
  28. Cláudio Moura

    No passado, o cinema brasileiro era admirado como arte e como linguagem visual. Hoje, vemos o surgimento do cinema coreano,argentino, iraniano e chinês, com ótimas histórias, boa produção e perfeccionismo visual. O cinema brasileiro, e suas "mensagens" ideológicas, perdeu inteligência e qualidade. Infelizmente.

    Responda
  29. Geraldo Furtado

    Ah sim, pq a esquerda se resume ao filme. Subterfúgio ideológico. Se a estética do filme não lhe agrada e o diretor é de esquerda, pq não atacar a esquerda!

    Responda
  30. Maria Raquel Apolinario

    Inteligente, para este colunista, deve ser o autointitulado filósofo Olavo de Carvalho e os pensadores da Escola de Chicago. Desculpe, Demétrio Magnoli, o senhor é insuportavelmente arrogante. Ainda bem que existem Mário Sérgio Conti e Laura Carvalho, com a delicadeza e a lucidez de sempre, para engrandecer este periódico. O capitalismo liberal está entrando novamente na UTI, mas alguns colunistas insistem em celebrá-lo.

    Responda
  31. Maria Raquel Apolinario

    Inteligente, para este colunista, deve ser o autointitulado filósofo Olavo de Carvalho e os pensadores da Escola de Chicago. Desculpe, Demétrio Magnoli, o senhor é insuportavelmente arrogante. Ainda bem que existem Mário Sérgio Conti e Laura Carvalho, com a delicadeza e a lucidez de sempre, para engrandecer este periódico. O capitalismo liberal está entrando novamente na UTI, mas alguns colunistas insistem em celebrá-lo.

    Responda
  32. edilson borges

    colunista comédia. o filme usa a fórmula prá fazer sucesso, pipocos e personagens reconhecíveis. o tipo de cinema que se faz em roliúdi desde que o jon ueine pipocava nos peles vermelhas e nos mexicanos. só trocaram os indios e ueines prá ficar mais familiar.

    Responda
  33. edilson borges

    colunista comédia. o filme usa a fórmula prá fazer sucesso, violência e personagens reconhecíveis. o tipo de cinema que se faz na direita roliudiana desde que o jon ueine pregava plombo caliente nos peles vermelhas e nos bandidos mexicanos. só trocaram os bugres e os uaines prá ficar mais parecido com a brazilândia.

    Responda
  34. gilberto schoncer

    ainda bem q nao vou a nacional...certeza de gastar tempo e $ p ficar baixo astral depremido triste chato decepcionado sonolento doente ranzinza c mau halito prisao de ventre sedento resmungão abestalhado sujo mal cheiroso solitario , afff !!!

    Responda
  35. celso bittencourt

    A mensagem ostensiva de 'Bacurau' talvez merecesse algum exame em 1969. Hoje, a atenção deve se voltar para sua Mensagem Involuntária, que Ajuda a Decifrar a Ascensão de Jair Bolsonaro. Nossa ultradireita Feroz, Caricata, Lunática é a Imagem Espelhada de nossa Esquerda Anacrônica, Primitiva e Mistificadora. Dois objetos bem identificados. ***Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos - N.Rodrigues

    Responda
  36. gilberto schoncer

    Filho de Galvão Bueno quer fazer filme sobre o pai...kkk vai levar mais publico ( 2 pessoas ) q esse bacalhau...

    Responda
  37. Luiz Eduardo Pires Braga

    Por que meu comentário não foi publicado ?

    Responda
  38. SYLVIO PEIXOTO

    Tudo isso é medo? Faz-me rir!!!

    Responda
  39. SYLVIO PEIXOTO

    Tudo isso é medo? Faz-me rir!!!

    Responda
  40. SYLVIO PEIXOTO

    Tudo isso é medo? Faz-me rir!!!

    Responda
  41. SYLVIO PEIXOTO

    Tudo isso é medo? Faz-me rir!!!

    Responda
  42. Maurício Serra

    Sempre tem algum "gênio" para decretar o fim da inteligência dos outros. Arrogância ou intolerância? É esse tipo de discurso ofensivo que ajudou a colocar o Brasil nesse abismo que estamos agora.

    Responda
  43. gilberto schoncer

    Filme sobre Suzane von Richthofen deve ser mais importante, nota meio !!!

    Responda
  44. Antonio Lobato

    Que vergonha um dia ter lido teus livros, Demétrio! Você se tornou um idiota letrado. Que triste!

    Responda
  45. Luiz Eduardo Pires Braga

    O interessante é o autor do texto não fazer referências aos prêmios que Bacurau vem recebendo pelo mundo ! Inclusive o prêmio do júri em Cannes ! Eu imagino então se existisse " vida inteligente na esquerda " ? Ganharíamos o Oscar ???? Acredito que o autor do texto esteja com uma enorme inveja !!!!

    Responda
  46. Paloma Fonseca

    Demétrio, concordo que é leviano inserir Marisa Letícia como mártir ao lado de Marielle Franco (essa voz em off me passou despercebida). Mas é igualmente desconcertante ver Beira-Mar ao lado de Marighela e Guevara. Na sala em que vi o filme algumas moças aplaudiram-no aos brados de "Lula Livre!", e eu recebi a obra como o registro de uma resistência a' violência imposta por invasores. Na entrada da cidade uma placa alerta os visitantes: "Se for, vá na paz".

    Responda
  47. Luiz Philippe da Costa e Silva

    Bacurau é uma obra-prima. Se você é um idiota, vai regozijar-se, unicamente, com a cena final. Do contrário, vai percebendo que essa cena é só o clímax de uma trama densa e subterrânea de resistência popular, manifesta no reconhecimento das suas tradições, de seus heróis, de suas necessidades e, sobretudo, na sua capacidade de união e libertação. Demétrio fez bem o papel de idiota.

    Responda
  48. celso bittencourt

    A mensagem ostensiva de “Bacurau” talvez merecesse algum exame em 1969. Hoje, a atenção deve se voltar para sua Mensagem Involuntária, que Ajuda a Decifrar a Ascensão de Jair Bolsonaro. Nossa ultradireita Feroz, Caricata, Lunática é a Imagem Espelhada de nossa Esquerda Anacrônica, Primitiva e Mistificadora. Dois objetos bem identificados. ***Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos - N.Rodrigues

    Responda
  49. Anna Rodrigues

    Isso de ver esquerda e direita em tudo tem que ser catalogado, até para que se comecem a estudar a forma de tratamento. Os psiquiatras têm que fazer alguma coisa! A realidade não tem rótulos meu senhor.

    Responda
  50. miguel Amaro

    Excelente texto , parabéns ao autor. A esquerda mais uma vez erra o ano em que estamos . Dogmas arcaicos à nutrem

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.