Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    Mauricio ; todas as democracias estao sofrendo do mal da representatividade direta tornada viavel pelas redes instantaneas ima gine clubes de futebol reagindo as exigencias imediatas das torcidas xingando o tecnico de burro a cada 15 minutos e trocando -os a cada jogo? O brexit foi isso O case brasileiro é pior pq nao temos instituiçoes fortes , decantadas e protegidas de influencias politicas e a propria democracia é "tropeçada" a cada 25 anos conforme confessou um ministro do stf

    Responda
  2. Maurício Serra

    Apenas lembrando que o Reino Unido, mesmo com o maior score, não é exemplo de nada. Está lá o Boris Johnson, não está? Mesmo nos melhores sistemas minorias radicais conseguem ascender.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E está há anos tentando decidir o que fazer com o Brexit!

  3. Ivan Cunha

    "Como um transatlântico o país é lento na mudança de rumo, mas também não volta atrás facilmente". Que o rumo tomado por esse Titanic tresloucado não leve toda sua tripulação e passageiros ao mais profundo abismo oceânico!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E se for assim estamos ferrados, significa que a destruição das instituições que está se processando não será facilmente revertida.

  4. Ivan Cunha

    "Como um transatlântico o país é lento na mudança de rumo, mas também não volta atrás facilmente". Que o rumo tomado por esse Tiatanic tresloucado não leve toda sua tripulação e passageiros ao mais profundo abismo oceânico!

    Responda
  5. ricardo fernandes

    o problema é que aqui não se valoriza o legislativo nem a democracia. elege-se para um presidente um sujeito que promete mundos e fundos, de um partido qualquer, mesmo que inexpressivo, e para o parlamento elege-se qualquer um, mas de um partido mais conhecido. aí tem-se um presidente em permanente conflito com o legislativo e o que se vê é um constante clientelismo

    Responda
  6. eli moura

    A democracia está sob ataque no mundo inteiro, através da tecnologia e uso das tecnicas do Big Data. Opiniões e desejos são manipulados por força do mercado e do poder político. No Brasil a coisa é mais grave. A grande falha da constituição de 88 foi a de não expor o estado ao controle civil. A associação entre a tecnologia e a burocracia estatal coloca o cidadão brasileiro no consentimento de aprovar sua posição de vassalo. Os governos são escolhido pela tecnologia de manipulação de desejos.

    Responda