Ilustrada > Críticos dizem que 'Bacurau' é um filme de propaganda; e daí? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUCILENE PIZOQUERO

    Propaganda da boa. Verdade seja dita, cinema tem que se comunicar com a massa. ao menos de vez em quando. O contexto político e cultural bárbaro atual colaborou muito com o filme. ótimo artigo.

    Responda
  2. LUCILENE PIZOQUERO

    Propaganda da boa. Verdade seja dita, cinema tem que se comunicar com a massa. ao menos de vez em quando. O contexto político e cultural bárbaro atual colaborou muito com o filme. ótimo artigo.

    Responda
  3. Cristiano Jesus

    Continuando... Além de unidimensional, o brasileiro médio é imediatista, não se interessa por história e por isso não consegue desenvolver relações abstratas. É incapaz de aceitar que artistas possam expressar sua visão de mundo em sua obra, que professores podem fazer o mesmo em suas aulas. Ao outro lado basta refletir sobre. Tudo isso é muito complicado para o unidimensional e monocromático cidadão de bem.

    Responda
  4. Cristiano Jesus

    Olavo de Carvalho tem razão. Ele diz que a política é luta entre grupos e não entre ideias. Apesar dessa ser a concepção mais arcaica de política, ele está certo quanto ao Brasil. É atributo do homem medíocre a intolerância e a reação violenta contra pessoas que divergem dele, simplesmente porque é fraco, é incapaz de argumentar. Marcuse chamava de unidimensional o linear, o incapaz de um pensamento crítico. O brasileiro médio além de unidimensional é imediatista.

    Responda
  5. Claudio Carvalho

    Texto elegante e sincero. Para além do Fla X Flu político, um crítico de cinema replica análise do sociólogo com sobriedade suficiente para mostrar que, apesar do fascismo no poder, amanhã há de ser outro dia. A maior arma contra a extrema-direita e os responsáveis pela devastação tropical é a verdade. Não precisa ser nua e crua, pode vir temperada com elegância. Parabéns Inácio Araújo!

    Responda
  6. Devanir A Merengué

    Bravo! Belo texto. Uma direita que insiste em jogar na esquerda a ascensão do neofascismo! O filme trata da necropolitica que dizima os mais fracos desde sempre com o apoio ou a omissão do Estado com a anuência dos politicos que fizeram muito pouco. O extermínio para o neoliberalismo é bem vindo, pois extermina especialmente quem não consome. Paciência pequena para os discursinhos pragmaticos de acadêmicos muito distantes do sofrimento.

    Responda
  7. Hercilio Silva

    O problema da turma que começa a acordar para o fato de que ajudou a extrema direita a chegar ao poder, é que eles não querem assumir a responsabilidade por isso nem pelas consequências. Pra eles a culpa é da esquerda e de que não votou na direita. Deve ser ainda mais doido após o Intercept ter certeza de que foi manipulado. Isso não era pra vazar agora, era pra ser na próxima geração. Doi como deve ter doido aos alemães após a derrota do nazismo.

    Responda
  8. Aristides Marchetti

    Um filme de "esquerda"? Não penso assim. O filme detonou a esquerda que por década e meia ocupou o poder no Brasil. Abandono material, abandono cognitivo dinheiro público na lama, obras paradas, políticos corruptos, invasão de gringos (ONGs). Foi mostrado o lado oculto do Brasil, Um País de Tolos, como apregoou o pe(s)tismo.

    Responda
  9. celso bittencourt

    Demétrio Magnoli: Nossa ultradireita Feroz, Caricata, Lunática é a Imagem Espelhada de nossa Esquerda Anacrônica, Primitiva e Mistificadora. Dois objetos bem identificados. ***Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos - N. Rodrigues

    Responda
  10. eli moura

    este mesmo cronista, que critica o filme, não escreveu uma linha quando 56 pessoas foram mortas em Altamira em um presídio, mas daí veio o episódio do ex presidente que não foi transferido a uma penitenciária, então as baratas ganharam almas e até um sobrenome para uma narrativa de reação. Não o sobrenome dele, senão iria parecer que os presos de Altamira seriam facistas. Isto os anjos ainda nos devem.

    Responda
    1. benjamim picado

      há uma fronteira entre "interpretação" e "uso" de textos. e vc. acabou de ultrapassá-la. só vim aqui pra te dizer.

    2. alonso barros

      Não leu o artigo , não é ?

  11. Maurício Serra

    Perfeito. Demétrio apenas comentou o filme para poder ofender a esquerda e tentar desmerecê-lo. O filme é bom, e daí que é propaganda? Tantos outros foram; tantos outros serão. Não será por isso, por desagradar a ideologia radical do espectador, que o filme será ruim.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.