Opinião > Os outros elementos do fascismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mariana da Costa Conde

    Hildebrando se manifesta porque , como mandou o presidente , hoje E' dia de fazer co....cô ; ja Carlos Lopes revela a toda extensao de retorica ao citar "comunopetismo" - até que foi suscinto ; Carluxo esta' batendo palminhas !

    Responda
  2. CARLOS LOPES

    O referido colunista nada fez pela Educação quando esteve à frente da pasta. Ficou em completo silêncio, quando o governo que ele serviu, praticava crimes graves de corrupção (o ex-presidente está PRESO!) O que o PT sempre fez e faz , foi cultura da personalidade do Lula, e continua fazendo. O comunopetismo é o maior risco à democracia brasileira, caso voltem ao poder.

    Responda
  3. Hildebrando Teixeira

    O autor fala de assunto que conhece bem, só que na versão esquerdista, o marxismo, o fascismo um pouco piorado.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Sr Teixeira, não está claro o seu texto. Vc defende o fascismo? O que é fascismo um pouco piorado? Fascismo é o próprio mal em forma de governo totalitário.

  4. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Reajamos enquanto é dia, parodiando Jesus, enquanto não chega a noite onde não se pode trabalhar.

    Responda
  5. Wagner Santos

    Qualquer busca rápida sobre elementos característicos do fascismo, com a posterior criação de uma listinha de pontos para checar levará a conclusão de que o governo Bolsonaro preenche quase todos requisitos e desejaria preencher todos. Realmente não dá para terceirizar a defesa da democracia e nem se omitir.

    Responda
  6. José Roberto Franco Reis

    A situação tá complicada! O fascismo batendo na porta e tem gente ainda pensando no fantasioso kit gay. Não gostar dos anos de governo do PT é uma opção política de cada um, mas sustentar qualquer equivalência em termos autoritários daquele período com o risco que corremos agora é realmente fazer papel de avestruz ou, o que eu pior, aderir inadvertidamente ou conscientemente ao projeto fascista.

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    O artigo ignora, talvez por conveniência, outros traços importantes do fascismo. O primeiro deles é o culto à personalidade que elimina a ideia de sucessão no poder. Líderes fascistas são o clássico exemplo da autocracia onde a minoria pensa pela maioria. O segundo é a obsessão pelos campeões nacionais. E o terceiro é o nacionalismo estridente e obsessivo onde inimigos imaginários são forjados e usados como bode expiatórios. Do Mussolini: "Que seja eterno, enquanto durar."

    Responda
  8. Said Ahmed

    Precisamos entender melhor o papel da internet sobre a invasão da privacidade. Nunca a vigilância foi tão longe como nos dias atuais. Existe algum smartphone que funcione sem que o usuário tenha que se curvar ao Google? Somos todos alvos.

    Responda
  9. Leão Machado Neto

    Concordo com tudo que ele escreveu, porém o mesmo se aplica a Venezuela e Cuba.

    Responda
    1. Ronaldo Araujo Junior

      Fascismo de esquerda? Fascismo e nazismo são de extrema direita.

    2. Rafael Lopes

      E daí? Você mora em algum desses países? Meu amigo, as pessoas estão passando fome. A situação é crítica, só não vê quem é ignorante ou mau caráter. Desejo o melhor para os cidadãos venezuelanos e cubanos, mas, no momento, estou mais preocupado com os meus semelhantes brasileiros. Ficar batendo em cima da Venezuela e Cuba, culpando o PT, o Lula e não se importar com o que ocorre aqui, não vai resolver nosso problema.

    3. Brites Delane Gomes dos Santos

      Sim. Fascismo e autoritarismo podem ser de direita ou de esquerda.

  10. PAULO TAUFI MALUF JR

    O prof fala em censura ao Glenn, mas ele segue trabalhando, ao passo que outro americano, do NYT, foi expulso do país. A Myriam Leitão foi atacada por petistas durante voo SP-RJ. A blogueira cubana em sua visita mal podia andar. Grupos armados, iguais ao tal exército do Stedile? Cortes na educação para valer foram os 10 bi que a Dilma perpetrou em 2015. Que tal a idéia do kit gay, ou a de proibir obras de M Lobato, esse racista, ingerência do Estado?

    Responda
  11. Amarildo Caetano

    Assim como muitos defendiam Mussolini e Hitler ,hoje muitos defendem Bolsonaro.São pessoas violentas ,ofendem que não pensam como eles,com exceções logicamente.A democracia precisa ser preservada,e cabe a cada cidadão de bem defendê-la.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      A esquerda latino americana é bastante confusa e desinformada. Gostam da Kirchner e dos peronistas sem ter a mais pálida ideia de que Peron era profunda admirador de Hitler. Tanto que a Argentina peronista abrigou inúmeros nazistas criminosos de guerra e genocidas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.