Ilustrada > Tréplica: Em 'Bacurau', cinema deixa interesse público, segregando-se na bolha do Partido Voltar
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Demétrio, exalo daqui a sua dor pela crÃtica de Bacurau ao bandeirantismo de Ipanema. Me espanta ver que sua memória lembra-se dos áureos anos do Partido, há mais de meio século, e se esquece da ojeriza sulista ao Nordeste há menos de 5 anos, pura e simplesmente pela predominância do petismo por lá. Uma xenofobia real, de baixo calão e gratuita, mais violenta e caricata que as cabeças de ficcionais imperialistas rolando no chão. Uma pena que Cannes gostara mais disso que do seu picolé de chuchu.
Isso é puro recalque, Bacurau lavou a alma de boa parte da população brasileira que foi forçada a engolir guela a abaixo o golpe de 16. Bacurau é um retrato do passado, presente e futuro do nosso paÃs. Parabens a todos os envolvidos!
Foi esse mesmo jornalista que, mesmo defendendo a liberdade de imprensa, já escreveu em seu blog no Globo que o Intercept fazia parte da imprensa "militante" ou que se pautava pela ideologia, como se ele fosse o isentão e estivesse acima de toda ideologia (quando na verdade apenas não reconhece que ele mesmo tem uma - como todo mundo tem- e prova novamente isso com essa crÃtica a Bacurau). Ah, e quais são a militância do Intercept? Defender a democracia, os direitos humanos e os pobres...
Aceita que dói menos tu não é elite supremacista branca!!!
O autor reconhece que Inácio sabe mais de cinema do que ele, então faz uma tréplica na qual tenta sair da posição que assumiu ao comentar Bacurau (que não vi) "tratei de cultura polÃtica". A contradição não se encerra aà (antes fosse). É também performativa. Ao mesmo tempo em que critica o filme por ser mera propaganda, não satisfeito em escrever uma coluna de propaganda da direita, ao ser contestado, escreve outra. Deveria ter se retirado antes.
Celso Bittencourt : essa sua "reflexao" ja esta' manjadissima - vc precisa troca-la urgente pois todo mundo ja percebeu que ou vc é um perfeito idiota ou um robô desses que processa algoritmos Nos surpreenda ! Tamo junto e shallow now !
...Nossa ultradireita Feroz, Caricata, Lunática é a Imagem Espelhada de nossa Esquerda Anacrônica, Primitiva e Mistificadora. Dois objetos bem identificados... ***Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos - N.Rodrigues
Bacurau não é uma obra-prima, mas como se fala de Bacurau! Já tá valendo!
Inacio fala de cinema, o que conhece bastante bem. Já Demetrio não conhece nada. Joga um esquema anos 60 sobre o filme. Um esquemão que serve para analisar qualquer coisa. inclusive os textos que ele escreve. Bacural merecia um debate mais qualificado.
Em resposta a Beatriz, coloquei virgula onde não cabia. Jornalista tem que dar exemplo.
Prezada, Beatriz. Já vi muita coisa ruim ser debatida intensamente. E muita obra de qualidade passar despercebida. Não se trata de birra. Trata -se de não deixar que os incautos caiam em armadilhas. Moro em Recife. Sei como as coisas funcionam no universo da crÃtica e dos "artistas". Fui de caderno cultural.De polÃtica também. Sei como "panelas " funcionam.
Não interessa qual a ideologia que o filme segue. Isso é algo pessoal do produtor e do diretor do filme. Se o filme cumpre os requisitos legais e técnicos de financiamento, tem direito ao financiamento. O público é quem vai encerrar o julgamento do filme dizendo se ele atendeu ao seu interesse pessoal ou não. O que importa é a liberdade de produzir o filme e de assisti-lo, sem censuras.
Excelente Treplica. Enquanto financiamos sucesso ideológicos e fracasso de público, vemos os avanços do cinema argentino (com seus prêmios), e assistimos o crescimento das produções cinematográficas chinesas, coreanos e iranianas que produzem boas obras.
Amigo, Cannes deixou de ser referência em prêmios cinematográficos haja vista as últimas premiações. Quanto ao sucesso de público, somente saberemos após determinado tempo. Desejo sorte ao filme, e espero sinceramente que o cinema nacional tenha um renascimento, pois trata-se de importante meio cultural e emprego de várias pessoas qualificadas.
Parece que você está desinformado , ou melhor, não que se informar . Bacurau já é um sucesso de público e foi premiado em Cannes. Precisa de mais informação ?
Na verdade toda crÃtica/comentário sobre uma obra, seja filme, livro, peça, artes plásticas, é uma solene bobagem. Fica circunscrita à subjetividade do autor. O mérito de uma obra é singular, é atribuÃdo por quem entrou em contato com ela e reconheceu ou não esse mérito, na medida em que dialogou ou não com suas crenças e valores .
Ironia: num filme rotulado por alguns como esquerdista, os heróis adotaram uma Segurança e uma Justiça eficientemente privatizadas, sonho e gozo de alguns apreciadores do chamado anarcocapitalismo que compõem a equipe de mister guedes... Em tempo: se um dos critérios de avaliação da arte for o de sua capacidade de instigar a reflexão e o debate, Bacurau cumpre o quesito com louvor.
Se o deme nte bla,bla, bla magnoli está falando mal ,podem ter certeza que é bom este charla tão não acerta uma.
Cala a boca, poeta.
Cinema de interesse público? Que diabos é isso?
Quem nunca ganhou prêmio em Cannes, o mais prestigioso festival de cinema do mundo, deve se contentar com a crÃtica amadorÃstica de alguém que nada entende de cinema. O cinema brasileiro brilhando no mundo e uma manada de brazucas morrendo de inveja do sucesso do conterrâneo.
cinema nacional ...bacalhau hebe suzani richitoffe
Magnoli desconstrói com classe todo o oba-oba em torno do filme de Mendonça e Dorneles. Só um detalhe: Kleber e Dorneles nunca foram de esquerda. E o PT, o que é? Um partido pequeno burguês que melou - como dizemos aqui no Nordeste- as mãos com a corrupção. Lembrem- se: Kleber foi crÃtico de cinema, muito bem articulado nacional e internacionalmente. Apontem um crÃtico que não tenha elogiado a obra dos rapazes cineastas! Magnoli foi preciso. O filme é panfletário. Bobo, até. Bem raso.
Quando alguém é chamado, ao mesmo tempo, de comunista por uns e fascista por outros, é muito provavelmente alguém ponderado e coerente, que não compra os "pacotes completos" de uma turma ou da outra. São geralmente as opiniões dessas pessoas que mais atraem minha atenção, já que aqui em casa eu e meu marido muitas vezes passamos pela mesma situação ao expor nossas ideias, sendo espinafrados pelos que estão nas duas pontas da ferradura. Siga aguentando firme as pancadas, professor!
Assino embaixo, Bárbara.
Aqui nesta mesma Folha podem ser citados, além do Demétrio, outros dois casos parecidos: Reinaldo Azevedo e Joel Pinheiro da Fonseca. Não estou dizendo que concordo com tudo o que eles escrevem, mas têm o meu respeito mesmo quando suas opiniões são contrárias à s minhas. Vê-los, os três, sendo chamados constante e concomitantemente de fascistas e comunistas demonstra o grau de estupidez que tomou conta de ambos os extremos na polÃtica brasileira.
Falou bem, Demétrio! Colocar Bacurau e “O Encouraçado Potemkin” no mesmo saco foi uma tremenda forçada de barra. O Inácio não tinha o que falar mas resolveu escrever assim mesmo. Pena!
D. W. Griffith deve estar rindo até agora com a comparação de sua obra com esse filme, "O Bacalhau".
Eisenstein deve ter se revirado no túmulo.
Eles, os cineastas da esquerda de festival usam black tie, ao contrário dos personagens de Guarnieri em Eles não usam Black Tie. Como cinema tem a superficialidade de um patchwork de clichês. Como panfleto polÃtico escorrega no escarro onÃrico do escapismo de salão. O cinema é mais que isso. E o sertanejo, em Euclydes da Cunha, um forte impossÃvel de se pintar melhor e maior.
A fantasia de guerreiros justos surgidos do firmamento ao nascer do sol para proteger povoados frágeis, já foi melhor em Os 7 Samurais de Kurozawa e 7 Homens e um Destino de Sturges. Neles, pelo menos, a Esquerda não brincava de Faroeste, enquanto na realidade a ultra-direita PSL se prepara para tomar as prefeituras do PaÃs. Essa a crÃtica do colunista, que os fundamentalistas proto-esquerdistas se recusam a entender.
Reconheço Magnoli como um intelectual público respeitável, mas comparar Maduro com Pinochet, tenha dó, Demétrio! Você, que escreveu bons livros de História, acha que sob Pinochet o Chile toleraria um minuto de convivência com um governo alternativo autoproclamado? "Bacurau" é uma reação polÃtica e artÃstica a um governo que você já designou como 'tóxico'... e isso é muita coisa!
Maduro ainda está vivo. Pode vir a se tornar pior que Pinochet.
Bacurau foi premiado em Canes! Então foi para agradar esquerdistas desolados? Mais um que finge que não é terraplanista, no qual pode dividir o mundo com uma linha entre direita e esquerda. Miséria sem solução existe na capacidade crÃtica destes terraplanistas. Da mesmo cesto do Ernesto Araújo, JanaÃna, Modesto Carvalhosa, Astrológo nao sei das quantas, ricardo não sei das quantas etc.
Leia o que Carlos Vereza escreveu, amigo.
O que seria um cinema de interesse público? Cinema oficial? Com conteúdo controlado? Magnoli cai no ridÃculo ao tentar esculhambar um filme que não lha agrada porque lhe atinge.
O filme é excelente. É uma metáfora sobre resistência. Não há incentivo a luta armada. E se Dizer que ele é propaganda de partido para a gangue bolsonarista é o mesmo que dizer que filmes que abordam a temática LGBT seria uma propaganda partidária. Não é! Trata-se de temas da atualidade. Ótimo filme, péssimo artigo!.
Tem gosto pra tudo. No Brasil, então!
Parabéns pela coluna . Lúcida e as análises bem feitas sobre o filme reverberam longe
cineminha "brasileiro" atual, virou panfletagem do par-tido. Eu já disse isso aqui há muito tempo. Me chamaram de mentiroso. OlhaÃ, esquerdopa-thas : A mamata acabo de vez !
A julgar pelo número de cronistas que já escreveram na Folha,sobre o filme Bacurau, este filme já teve um objetivo atingido que foi o de impactar as pessoas. Eu vi e gostei muito.
Beto, você assistiu o filme? Em caso afirmativo porque foi assistir? Em caso negativo você é daqueles que comentam assuntos lendo as orelhas dos livros? Seja como for, vários cronistas já se manifestaram exaustivamente sobre o filme. Por aqui inclusive já está na tréplica. Assim, mais uma pergunta: Porque um filme fraquinho provoca tantos debates?Porque, porque?
Impacta os rasos, querido. Quem tem um pouco de informação e senso crÃtico sabe que o filme é fraquinho.
O filme incomoda, Igor!
Não é? Dada a sua alegada irrelevância, impressiona que esteja mobilizando com tamanha recorrência tantos membros da alta intelectualidade nacional.
Sempre uma análise estruturada! DifÃcil caminhar bem nesta época de tão exarcebada dualidade! E você segue caminhando , bem!
Parabéns a José Carlos Toledo, Fátima Marinho e a Frederico Firmo, todos exibem sensibilidade e inteligência no raciocÃnio, caracterÃsticas presentes no excelente Bacurau, contrastando com a visão ordinária e esquemática do escriba da vulgaridade.
Não tinha visto sua crÃtica nem a réplica. Li tudo agora e você levou um banho. Você comete dois erros grosseiros. Classificar o filme como simples e em estereotipar a esquerda inteira baseado em dois cineastas. O filme deveria ser ainda mais simples e mais explicito pelo momento que vivemos; e sua obrigação é resistir contra a barbárie, assim como o povo faz no filme. Você já falhou com o filme, não falhe na vida real.
Não tinha lido o primeiro artigo do senhor Magnoli. Fui ler. Não vi nenhuma referência à barbárie, ao menos no sentido em que o senhor usa o termo.. Magnoli fala do empobrecimento intelectual da esquerda... Repito, a esquerda precisa criar uma barbárie ficcional porque perdeu as eleições. Ela não pode admitir que seus inimigos tenham a chance de provar que são melhores do que ela. Então, se o novo governo não promove a desejada barbárie, ela cria uma. E Cannes a premia!
Sr. Flávio, a mesma barbárie que o Demétrio se refere nos seus comentários sobre o filme.
Só para esclarecer, de que barbárie o senhor fala, senhor José? Houve uma eleição e a esquerda perdeu. O Congresso foi fechado? O Judiciário sofreu alguma violência? A economia voltou aos tempos da senhora Dilma? O filme parece ser a formalização da fantasia petista, aquilo que o PT gostaria que o novo governo fosse. Vocês têm que criar essa narrativa da resistência contra a barbárie, mas barbárie mesma é a herança que vocês deixaram em todos os setores da vida do paÃs.
Sr Demetrio, vimos filmes diferentes. Eu vi um filme criativo, com varias referencias a outros filmes e, mesmo, à literatura - Grande Sertões Veredas, por exemplo. Vi uma afirmação da resiliência e da resistência popular, historicamente esquecida. Vi a criatividade do povo que sabe viver em comunidade, a criatividade da educação, as brincadeiras das crianças. O museu é a história de luta desse povo. O fato deles vencerem a batalha contra os caçadores, revela a resiliência que existe.
Demétrio continua superficial e vazio em suas crÃticas e continua ganhando espaço na furibunda imprensa. Suas análises são caricaturais e simplistas. Ao falar sobre o mundo ,por exemplo Venezuela e Oriente médio, não passa da leituras das releases na imprensa mundial. Junta a elas algumas frases de efeito. Seu posicionamento anti alguma coisa é antes de tudo uma questão de oportunidade. Como crÃtico de cinema parece que é pior.
Inaugura-se assim a seção Chilique da folha.
Vou assistir Bacurau... ;)
Demétrio, conversar com pettisttaas é surreal. Eles estão no planeta lulslivreheroi
Que bobalhão! Não entende nada de gente, cinema e polÃtica!
Tem gente que trata os Petistas como radicais...se for Bolsonarista está faltando se olhar no espelho. Porque também é um radical ideológico sem argumentação consistente para tal. Vale a pena ver o filme. Várias mensagens, mas para quem quiser interpretar. Pode até não concordar com as mensagens. Mas que algumas estão alinhadas ao que ocorre nos bastidores, não resta a menor dúvida.
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