Opinião > Homeopatia no SUS? Melhor não Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Henrique Hermida

    Parabéns pelo texto! Muito informativo e bem claro: homeopatia não é ciência! É preciso conscientizar a população!

    Responda
  2. Alexandre Matone

    Em 1901, a expectativa média de vida do brasileiro era de 34 anos. Hoje, é de 76 anos. Para os que ultrapassam os 60 anos, é de 82. A que devemos esse notável aumento? À abertura do Ceagesp, com seus produtos naturais e orgânicos? Aos avanços da Homeopatia? Pensemos um pouco e reflitamos a respeito!

    Responda
  3. Alexandre Matone

    A inércia terapêutica mata! Um diabético que perdeu tempo fazendo um tratamento inútil sofreu, sem dúvidas, lesão de órgãos-alvo, e terá o chamado "efeito legado", com possível e provável redução na expectativa de vida e piora na qualidade da mesma, mesmo que mude o tratamento. O "efeito legado" no sistema vascular ocorre também quando se troca o tratamento efetivo e de eficácia comprovada da hipertensão ou da dislipidemia por práticas sem eficácia comprovada ou com a eficácia desprovada.

    Responda
  4. Alexandre Matone

    A medicina tradicional não tem preconceitos. Mas ela é totalmente baseada em "pós-conceitos"; ou seja, em evidências. Se houver um estudo prospectivo, duplo-cego, randomizado, controlado com placebo, que demonstre com significância estatística que meio micrograma de alface diluído em cem toneladas de açúcar consegue reduzir a mortalidade de diabéticos tipo II mais do que a empaglifozina, tenho certeza de que todos os endocrinologistas que tiverem acesso a essa informação irão prescrever isso!

    Responda
  5. Alexandre Matone

    A Homeopatia é o ramo da Medicina que trata as doenças que curam sozinhas. Dessa forma, propaga a inércia terapêutica, que é, por exemplo, a maior causa de mau controle pressórico em pacientes hipertensos.

    Responda
  6. Khyale Santos Nascimento

    Os físicos gostam tanto de números que faltou dizer qual o % do orçamento é destinado do SUS às Práticas Integrativas? Pq a homeopatia incomoda tanto? Talvez pq funcione e as pessoas estão se dando conta que existe um outro caminho. É melhor um "placebo" ou um comprimido que cure uma enxaqueca que danifica teu fígado?

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      O melhor é um funcione e não prejudique o fígado. Nada diluído 10 elevado a 60 vezes pode funcionar e um real desperdiçado com homeopatia já é demais. A homeopatia e a astrologia incomodam porque não têm nenhum fundamento científico e agridem o bom senso.

    2. Alexandre Matone

      Qual o nome do suposto medicamento para enxaqueca que "danifica o fígado"? Onde estão os estudos que demonstram que os medicamentos homeopáticos para tratar enxaqueca não danificam o fígado, ou causam menos lesão hepática do que os medicamentos tradicionais? Referências bibliográficas, por favor, indexadas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.