Poder > Entenda os fundos eleitoral e partidário e como siglas e candidatos são financiados Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. neli faria

    O Brasil existe apenas para sustentar políticos. Na hora de se beneficiar não existe lula, bolsonaro, esquerda , direita: todos se unem e dão as mãos para jamais construir uma nação. Pela redução do número de deputados federais,estaduais,distritais,de senador; cláusula de barreira partidária, já! Hoje o Brasil existe, repito, apenas para sustentar políticos!

    Responda
  2. Nelson Vidal Gomes

    Do jeito que está ficou pior que antes.Mais uma "contribuição"do STF ao sistema político.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. neli faria

      O STF cumpriu o princípio implícito na Constituição Nacional: o Brasil existe apenas para sustentar políticos.

  3. Nelson Vidal Gomes

    Nós sofremos da cultura perversa de consertar o que consideramos errado pondo fim ao que existe.Isso se deu com órgãos públicos etc.Ora,no caso dos fundos eleitorais e partidários ao invés de se acabar com o financiamento privado das empresas,ter-se-ia que limitá-los a quantias não passíveis de serem consideradas comprometedoras para os destinatários,fossem partidos ou candidatos.Empresas não tem ideologia exceto a democracia como princípio,justo que com ela colaborem de alguma forma.Deus!

    Responda
  4. MAURICIO FLEURY S MESTIERI

    Minha pergunta é bem simples: Por quê existe o fundo partidário?

    Responda
  5. Rodrigo Ribeiro

    Acho muito bom o financiamento público. Uma chance de diminuir a corrupção. Quem acha que não, veja como a JBS fazia para pegar de volta os 400 milhões "investidos" na democracia. O Bolsonaro fez bem em aprovar.

    Responda
  6. Salvy de Resende

    Ótima reportagem. Para tornar-se de utilidade pública, faltaram estimativas da renúncia fiscal e das doações de pessoas físicas, possibilitando cálculo real dos custos. Também, sobre o que significaria caso tudo isso fosse extinto optando pelas candidaturas cidadãs, pois os esforços de fortalecimento das instituições, incluindo as eleições proporcionais, deram em Partidos-Empresas nacionais com filiais regionais e municipais, cujos lucros são o nosso dinheiro, e impedem renovação. É revoltante!

    Responda
  7. João Amarante de Oliveira Silva

    Educação pública de má qualidade,saúde,pobreza,salários do povo o mínimo é micro,e os políticos podres é seus partidos corruptos consomem o nosso dinheiro.Estamos de mãos amarradas precisarmos urgente nos levantar.

    Responda
    1. roberto oliveira

      Esse Sistema dito DEMOCRÃTICO está FALIDO, e faz Tempo...tio CHURCHILL já tinha dito que,"A DEMOCRACIA É O pior Sistema Político de todos que foram Experimentados".....e faz tempo foi em 1945....

  8. João Amarante de Oliveira Silva

    Educação pública de má qualidade,saúde,pobreza,salários do povo o mínimo é micro,e os políticos podres é seus partidos corruptos consomem o nosso dinheiro.Estamos de mãos amarradas precisarmos urgente nos levantar.

    Responda
  9. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Desde 1988, quando os constituintes implantaram euforicamente um novo regime muito almejado por toda nação, os representantes das regiões que ainda vivem até hoje da cultura patrimonialista das capitanias hereditárias, colocaram uma casca de banana nas entrelinhas da CF 88. O “tomaladaca”. E criou nos legislativos o ninho de enriquecimento ilícito: as rachadinhas.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Há muitos anos a justiça eleitoral é omissa em seguir a Lei Nº 9.096, de 19 de setembro de 1995. Dos Partidos Políticos. Os Estatutos dos partidos incorporam ao arcabouço jurídico da nação, fonte de investigação da conduta dos dirigentes dos partidos, mofam nas gavetas do TSE. É nos municípios que são chocados os ovos das serpentes da corrupção. Fundo Eleitoral funciona assim como uma chantagem política em cima do cidadão.

  10. ivo jose coelho

    Agora quero ver se o Presidente cumpra as suas promessas de campanha, mudar esse Brasil, vetando estes dinheiro jogado aos...... que não salva nenhum. Isto será aprovado em duas sessões no mesmo dia, o que é preciso votar a favor vão levando com a barriga este congresso...etc.

    Responda
  11. Washington Luiz Valero Fernandes

    Não há, neste país, um único político honesto.

    Responda
  12. Rafael Pereira LIma

    Com tantas verbas milionárias de gabinete, por que as nobres excelências não retiram delas uma parte e façam o seu próprio fundo, uma "poupancinha" como muitos mortais??? Ou vendam brigadeiro, façam rifas...

    Responda
  13. Felipe Pohren de Castro

    Faltou mencionar que o partido Novo é o único que não utiliza os recursos recebidos dos fundos eleitoral e partidário. Uma informação importante! Além disso o Novo não consegue devolver os recursos para o tesouro nacional -- o dinheiro seria redistribuído entre os outros partidos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.