Maria Herminia Tavares > Desigualdade à brasileira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luís Carlos da Silva

    O atraso não é obra do acaso, exige muita labuta, os brancos não são culpados de serem a maioria dos 1% mais ricos, bem, como os negros, índios e pardos não são culpados de estarem entre os mais pobres, todos nós, sem exceção, somos vítimas do Estado brasileiro, excludente, mesquinho e preconceito. Na postagem acima mencionaram os povos nórdicos, não podemos esquecer que estes há 800 anos eram os Vikings, salteadores, bucaneiros, que viviam de espoliar parte da Europa. Tenho fé em nosso país.

    Responda
  2. Mariana da Costa Conde

    Roberto Foz vc esqueceu um elemento crucial nessa "equaçao" ; os militares tupiniquins Recentemente o presidente do STF foi advertido que " em minhas maos eu tenho 300 mil homens prontos pro que der e vier " Além de garantir privilegios previdencia rios a "classe' acaba de levar 4,7 bilhoes em "direitos" e "perdas passadas" Por outro lado , as burguesias exigem um estado mini mo - mas apenas para o povaréu ...

    Responda
  3. roberto foz filho

    Seria importante que a Profa. Maria Herminia, respaldada por sua estatura moral, dissesse com todas as letras que no Brasil, independente da orientação politica dos governantes, a população comum que está distante dos 1% de maior renda, se vê obrigada a pagar os privilégios imorais dos membros do judiciário, ministério público e legislativo. é o exercício da justiça social as avessas. Isso tem um impacto muito significativo do ponto de vista moral e ético. É a republica do miserê.

    Responda
  4. moacyr da Silva

    Excelente análise!Vergonhosa a atitude reacionária dos dominantes que apoiando um governo de ultra direita, dita as normas da política econômica e dos privilégios desta casta para a manutenção do status quo. Aplaudem as políticas conservadoras do acesso á educação, cultura, ciência, artes, aos direitos humanos , intitulando como postura da esquerda e comunistas. Até quando esta mentalidade vai prevalecer!!??

    Responda
  5. Paulo Roberto Schlichting

    Mais um texto exemplar da Professora Maria Hermínia. Diga-se com todas as letras, a defesa do argumento de que governos devem eleger o combate à pobreza em prejuízo de políticas de estado de largo alcance voltadas ao estreitamento das desigualdades chega a ser obscena. Como o é também a "profana aliança" entre o ultraliberalismo e o mofado e mau cheiroso ultradireitismo nacionais.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Pela justiça comum, teoricamente todos possuem os mesmos direitos. Pela justiça cósmica , não. A justiça cósmica não garante a todos o mesmo grau de inteligência, a mesma capacidade de aprender, empreender e prosperar. Analisar a desigualdade sob o ponto de vista de injustiça é chover no molhado, a não ser que possamos mudar as leis do Universo. A desigualdade está mais ligada a loteria genética onde poucos nascem vencedores. Convencer quem ganhou na loteria a dividir o prêmio, eis a questão.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Então por que motivo em países nórdicos a desigualdade é mínima? Lá a justiça cósmica é diferente daqui? Por que motivo, no Brasil miscigenado, quase todos os ricos são brancos? A justiça cósmica é mais generosa com brancos do que com pretos e pardos? Você, como Adolf, é adepto de teorias eugenistas?

  7. AYRTON CASTOR DIAS

    O rico é o culpado pela desigualdade? ..... muita gente pensa que sim.

    Responda
    1. Ricardo Borges

      Culpados não, desigualdades são fatos que ocorrem com ou sem a interferência humana; mas alguns tentam manter essa desigualdade com todas as forças.

  8. Marisa Coan

    Colocar comentário do Luciano Huck, aquele que privatizou uma praia só para a família dele, falando de desigualdade é hilário, dona Maria.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Bravo Marisa!

  9. paulo holmo

    Professora,aqui o Estado está a serviço do Estado, não do cidadão.....

    Responda
    1. Cristina Dias

      O Estado está a serviço daquele 1% citado no texto.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.