Demétrio Magnoli > Lula livre Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4
Em um comentário anterior, reclamei de Demétrio chamando-o de fascista. Pois hoje eu retiro o comentário e o chamo de justo. É claro que qualquer pessoa honesta e medianamente inteligente reconhece que o julgamento do Lula foi polÃtico, objetivando retirá-lo da disputa. É necessário que a justiça seja feita.
O Brasil criado pelos nossos polÃticos está aÃ, escancarado de absurdos. Sofrimento diário do povo brasileiro. É uma corja organizada e unida para assaltar a população. Zombam de todos com a desfasçatez dos que legislam em causa própria. Só um justiçeiro conseguiu colocar alguns desses bandidos atrás das grades. Se não for assim, vamos condenar vários Malufs a cumprirem suas pelas aos 80 anos em suas mansões. Que estado de direito é este que o Sr. quer?
O estado de direito que o colunista se refere é aquele que não condena sem provas, ou pior, produz provas e derruba governos. Quanto a valentia que o Sr. Prega para o ex juiz Sérgio Moro, não é valentia e, sim covardia!
Lula Livre! Ou Lula Livre. O que importa é Lula Livre ... Ah! E Moro preso ...
Delirou
A análise está perfeita. Infelizmente, grande parte da população brasileira tem enorme dificuldade de compreender sistemas complexos e, portanto, possui forte propensão a raciocÃnios simplistas e imediatos, sendo lançada nos extremos ideológicos, seja o da esquerda ou da direita. Assim, se voltam contra o estado de direito, sem perceber que sem ele não pode existir uma sociedade econômica e socialmente desenvolvida.
Concordo parcialmente até o velho dito seja de esquerda seja de direita pois ficar no muro nao é posição polirica.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
No seu trabalho mais importante, 1984, Orwell criou o conceito do "double thinking", ou pensamento duplo, no qual as pessoas seriam induzidas a duas opiniões conflitantes sobre o mesmo assunto que no final se cancelariam. No Brasil vivemos essa realidade com relação a Justiça. Por um lado sabemos que as leis possuem um caráter eminentemente polÃtico, por outro acreditamos que elas são a encarnação objetiva da Justiça. Se fizermos de conta que o estado de direito é uma realidade, então sim.
Excelente texto, onde o autor escapa do justiçamento lava-jatista, e do Lula é inocente do petismo. Penso como o autor, Lula obviamente é culpado politicamente pelo mega esquema de corrupção que assaltou os cofres públicos, mas do ponto de vista jurÃdico enquanto não se achar uma prova concreta de que Lula pessoalmente coordenava as ações, penso que deveria ser solto.
É impressionante!!! A pergunta que fica após a leitura do artigo: toda sua argumentação visa realmente a “busca de uma justiça isenta” ou camufla mais um desejo polÃtico e uma cegueira messiânica onde não importam as provas, o mal realizado à sociedade, a desonestidade (não apenas moral, mas operacional) do ex-presidente e de toda sua equipe? Uma vergonha para o paÃs a interpretação mascarada de pseudo-estratégia do Demétrio! Que o os imorais vençam !! É do que realmente se trata!!!
Mais um que cheio de "convicções" (como o juiizeco, lembram?) tem que vir a público admitir a farsa da lava Jato. Não largam a "tábua" de salvação discursiva da direita de que a corrupissão foi invenção do PT. Resultado: Tai uma familia de milicianos no poder.
Parabéns ao colunista. A far.sa a ja.to está afastando os in.ves.ti.do.res.
Lula Livre!!!!
Excelente artigo; e, sobretudo, didático, quando esclarece a diferença entre o sistema italiano e o brasileiro, e quando alerta para os riscos de uma justiça politizada, nos moldes de Putin, Erdogan e Maduro. Cumprimentos.
Perfeito! Preservar a constituição e o devido processo legal valem muito mais que prender sem provas . Nem que seja para proteger um tipo de pessoa execrável como Lula, que nos levou ao atual estado de degeneração social e econômica. A justiça não pode ter lado!
Brilhante artigo! Lula Livre e viva a democracia!
Considerando ainda que Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve, concordo com a análise do Magnoli. Parabéns!
O "melhor" saiu muito caro moralmente e na Economia. Não era o projeto quando votamos nele.
Quer dizer que para o articulista o melhor seria rasgar a constituição, aliás é o que o STF faz diariamente, como exemplo o presidente dessa alta corte censurou uma revista. Fica parecendo aquela história do polÃtico que rouba mas faz.
O articulista esqueceu de dizer que a Justiça, além de passar por cima das regras, também age diferente com diferentes partidos. Imprensa idem. Isso desequilibra o sistema democrático. Lula Livre, claro. Ou alguém acha que Bolsonaro chegou até aqui por méritos próprios?
Que vergonha!!! E as delações? E o empreiteiros e o palloci delatou? E as provas da polÃcia federal? Ora, se tudo foi “orquestrado” por que o stj ratificou a sentença?
E desde quando o STJ o TRF 4 é composto de juÃzes sem parcialidade nas decisões. ..as decisões tem viés politico.
... "Legalizem a ma con ha!", "Viva Maduro!"... Magnoli é muito inteligente, mas sua ideologia é muito mais forte que a racionalidade e venceu, como sempre acontece com um socialista.
Demorô! O isentão-mor da Foice de SP finalmente desceu do muro p/ defender o que a crença manda: "Lula livre!". Já tinha ido o "fora hfas.cist as, não passarão!" e logo vem "Foi golpe sim!" ...
Lula é um corrompido que tem de responder aos processos em liberdade. O do triplex está morto.
Os diálogos revelados na Vazajato, revelam que o que a maioria de nós imaginava como tendo sido um julgamento justo pelas instâncias do Judiciário, na verdade não passou de um linchamento, onde juÃzo e parcela do Ministério Público fizeram o papel de turba ensandecida.
Quem só conseguiu enxergar lawfare polÃtico-partidário depois dos vazamentos é fraquinho nas leituras da conjuntura, hein? Será que essa mesma sapiência foi usada pra construir essa opinião sobre Lula e o PT?
Muito bem observado, Igor! Muito bem observado!
Genial.
Eu não concordo que o único tribunal a julgar um polÃtico corrupto sejam as urnas. Corrupção é crime comum, logo, corruptores e corrompidos devem ser julgados e punidos pela justiça comum. Só que de forma regulamentar e imparcial. Foi aqui que Moro e Dallagnol erraram e muito, a ponto de ensejar esse texto.
Se a defesa do "estado de direito" será não punir os que promoveram o butim das estatais e dos bancos públicos em prol de seu projeto de poder, vai ser difÃcil conseguir da população honesta e trabalhadora que apoie este tipo de democracia. Seria muito fácil para um demagogo qualquer promover uma campanha para acabar com o "estado de direito" que promove a impunidade dos poderosos. A democracia ficaria vulnerável Demétrio se não tiver condições de punir corruptos por firulas jurÃdicas.
Não diga bobagens, Cornelsen! O que vc chama de "firulas jurÃdicas", e que na vdd é muito mais grave do que isso, é que são as verdadeiras dinamites da democracia. Entenda uma coisa: não há Estado Democrático de Direito sem julgamento justo. Seja para o Lula, para o Bolsonaro, para o Zé da esquina, para vc ou pra mim.
Perfeito. Até porque estado de direito e democracia não prevêem impunidade.
Os diálogos foram obtidos criminosamente. E tendo sido fruto de crime, não devem levar à anulação de qualquer condenação. Seria a vitória do mal feito. Além disso, no mérito, o conteúdo dos diálogos é fraco. Nada há de tão bombástico ou grave, como anunciado à exaustão pelo Glenn, que justifique quaisquer anulações. Diga, Demétrio, onde está a “combinação” a que se refere? TRF4, STJ e STF também estariam no combinado? Há diálogos entre o juiz e os desembargadores/ministros? Só espuma.
José Fernando, depende do conteúdo dos diálogos. Numa operação que já dura mais de 5 anos, tendo Moro. nela atuado por 4 anos, que orientações dele foram reveladas? Os trechos mais sensÃveis são pouquÃssimos e, ao meu ver, com todo o respeito, não são bombásticos nem de longe. Conversas isoladas que se tornam pequenas diante de tudo o que foi trazido à tona pela lava jato. Espero o STF não caia na cilada de anular condenações.
Imaginemos um universo em que Lula tivesse sido absolvido, e se descobrisse que Moro travou conversas e orientou estratégias com o advogado de defesa. Ficaria tudo na mesma?
Uma presidente da República que quis nomear Lula Munistro apenas para tirá-lo da Lava Jato de Curitiba e dar-lhe um “forinho”.
Um maremoto de ilegalidades cometidas desde a divulgação das conversas de uma presidente da república. ..
Não adianta Demétrio, serás o alvo das pedras da Direita, da Esquerda e dos medÃocres, enfim unidos pela rasa afinidade. Que Lula é culpado, até as aves que aqui gorjeiam, o sabem à farta. O que os cérebros miúdos não conseguem entender, é que alguém só pode ser considerado culpado, após ser condenado em um processo imparcial. A Lavajato ao combater a corrupção sem respeitar a lei, jogou fora a criança-República junto com a água do banho.
Perfeito. Por irregularidades muito menores, processos penais são anulados. Não há por que ser diferente no caso do Lula, em que pelo menos um juiz e um promotor se corromperam.
O comentaria, no seu posicionamento correto em defesa do estado democrático de direito, deixa no entanto entender que o esquema de corrupção na Petrobrás e a promiscuidade com empreiteiras e fundos de pensão seriam parte de projeto de poder inventado pelo PT que "abalou os alicerces da democracia brasileira". Antes do PT, pelo visto, nada disso acontecia. São Paulo... democracia ainda pujante. Meu caro Demétrio, não precisamos apenas de juÃzes sem partido, mas também de jornalismo sem partido.
Pro Marcus serra, nossa história , desde sempre , foi repleta de perseguições polÃticas, assassinatos, tortura, injustiças, e nunca deu resultado. A modernidade estruturante trouxe avanços tanto na persecução como na perseguição. Sim, tem que punir criminosos, claro!! Mas não queira fugir do ritual sagrado das leis vigentes. Nunca! Pra ninguém! Nem prós amigos , nem prós inimigos.
Prezado Francisco, bom dia. Já que falaste sobre o tempo de experiência com a polÃtica, gostaria de perguntar-te: em algum momento em nosso paÃs tivemos tantos polÃticos presos (não apenas o corru.pto em Curitiba e o Cunha)? A seguirem vigorando medidas e punições contra os criminosos não teremos um paÃs melhor? A soltura forçada de presos, como alguns cÃnicos e fanáticos não estimularia o crescimento dos frutos com um poderoso adubo chamado impunidade? Espero que a idade lhe traga sabedoria.
Eh verdade. Tenho 70 anos e acompanho há mais de 50 anos o desenrolar da polÃtica nacional, e pode-se pelas leituras, se ter conhecimento de descaminhos históricos. Eh claro que com a modernidade tecnológica e a estruturação econômica do Brasil, chegando a 6a ou 7a. Economia, tudo acompanha e se estrutura, até a corrupção. O pt não inventou, embora , por certo, participou. Então não pode pagar esse pato sozinho. E que não se argumente que prenderam o Cunha, mafioso.
Lula pegou um sistema podre, secular e teve que trabalhar com isso. Ou os mais ingênuos acham que ele conseguiria fazer algo se não distribuÃsse cargos e privilégios? Em contrapartida, sancionou leis para o combate à corrupção, fortaleceu e investiu, como nenhum outro, na Policia Federal, no Ministério Público, entre outros. Mas se esqueceu que estes, tambem, fazem parte do mesmo sistema corrupto, e são quem decidem.
Parabéns!! Perfeiro.
Correto...o grupo de Curitiba agiu fora dos preceitos legais para tentar destruir um partido e suas lideranças a serviço do neoliberalismo.
Maria Tereza, deixe de ser cÃnica. Pela tua teoria, os adolescentes nascidos em qualquer uma das "comunidades" brasileiras estariam fadados a serem adultos criminosos. A Sra. conhece o que é livre-arbÃtrio? Interessante como os pe.tralhas utilizam-se de absurdos artifÃcios para vitimizar seu Ãdolo de barro e não admitir que o mesmo promoveu o maior esquema de corrupção que o Brasil já teve. Coincidentemente, ele e familiares, rapidamente, migraram para o grupo que sempre criticaram: os ricos.
Sr. Demétrio, na chamada da coluna diz-se que és a favor do Estado de Direito. Pois bem. Uma das grandes e com certeza também das maiores mazelas brasileiras chama-se corrupção. Sem ela, estarÃamos anos-luz à frente de onde hoje nos encontramos. Qualquer pessoa que não seja cÃnica sabe que o mentiroso preso em Curitiba é corru.pto. Três instâncias o condenaram. Buscar artifÃcios baseados em falsas premissas para, vergonhosamente, deixá-lo impune, seria um enorme retrocesso para o paÃs.
Prezado Fernando, bom dia. Até onde eu sei, corrup.tos não passam recibos entre si. Assim sendo, o julgamento é feito, basicamente, em indÃcios e depoimentos das pessoas envolvidas, as famosas circunstâncias judiciais. Foi o que aconteceu no processo em que o Lula já foi condenado (três instâncias) e está sendo observado, também, nos demais seis onde ele é réu e estão tramitando. Bem provável que, desse universo em andamento, surjam outras condenações. Esperar para ver.
Caro Marcos Serra, o problema não é saber que Lula é corrupto, é provar. Lula é responsável pela corrupção, mas onde estão as provas para a condenação do caso triplex? São apenas convicções. E o cinismo aà é aquele que condena sem provas e agora impede que sejam coletadas as provas contra a ligação do clã bolsonaro com as milÃcias e os grupos de extermÃnio. Lula precisa ser julgado novamente. E Batman e Robin, afastados.
Que papo furado.....os caras sumiram com bilhões e nada de punição? Viva Moro ! Viva Deltan ! Viva a Lavajato !
Paulo André, bom dia. Desvio jurÃdico, se é que houve, não invalida o julgamento que, por sinal, já tramitou em três diferentes instâncias e sempre com o mesmo resultado. Caso o mesmo tenha ocorrido e a depender do grau de responsabilização de cada envolvido, que se tomem as providências necessárias. Querer invalidar todo um processo onde ficaram patentes e demonstrados crimes praticados seria, isso sim, uma aberração. TerÃamos, ainda, o que os criminosos daqui mais veneram: a impunidade.
Melhor você tentar ler a reportagem novamente. O que esta em jogo não eh meramente a libertação de um condenado, mas a correção de um desvio jurÃdico que afeta a todos os cidadãos comuns, que numa democracia devem ter o direito de julgamento, e de forma imparcial. Você provavelmente não gostaria de ser acusado por algum delito, e não ter direito a plena defesa.
Esta matéria tem a intenção de provocar ânsia de vômito logo cedo pedindo Lula livre
Não vou tentar entender os trâmites jurÃdicos do caso... Porém, soltar o "chefe" por que erros foram cometidos no processo, me parece demais... Se for o caso, julguem e condenem quem errou nesses trâmites... Mas soltar o "chefe" sabidamente culpado, é uma excrescência....
Deixe de hipocrisia, alguem de bom senso nesse paÃs tem alguma dúvida de que Lula chefiou a maior corrupção da história. Que o "amigo do meu pai" enriqueceu a si, a familia e os amigos. Bilhões de dólares aplicados no exterior, irresponsáveis, maus brasileiros, crime de lesa pátria. Bens preciosos foi o que tiraram da população o direito a uma vida mais digna. Por pouco nao viramos uma Venezuela...
Caro Marcos Serra o senhor poderia analisar o aceite do cargo pelo juiz e sua aliança com os corruptos bolsonarianos para ajudar na pauta neoliberal,vamos falar de economia?
Prezado Emidio, bom dia. Até onde eu sei, corrup.tos não passam recibos entre si. Assim sendo, o julgamento é feito, basicamente, em indÃcios e depoimentos das pessoas envolvidas, as famosas circunstâncias judiciais. Foi o que aconteceu no processo em que o Lula já foi condenado (três instâncias) e está sendo observado, também, nos demais seis onde ele é réu e estão tramitando. Bem provável que, desse universo em andamento, surjam outras condenações. Esperar para ver.
Processo forjado,recheado.de ilegalidades e visando.reimplantar a pauta neoliberal ainda mais agressiva na retirada de direitos dos mais pobres, vide reforma trabalhista e MP da liberdade economica para o empresariado.apenas.
Moro o acusou por atos de ofÃcio indeterminados. Não se achou contas secretas no exterior, malas de dinheiro ou nada além de um patrimônio forjado, pelo conluio de juiz, procuradores e delatores.
O autor do artigo não foi "hipócrita" ,pois não afirma que Lula "é" inocente, e sim que,jurÃdicamente, "está " inocente ainda, pois ante as inúmeras e comprovadas irregularidades cometidas pelos juÃzes e os procuradores nos processos que resultaram em sua prisão,estes deveriam ser anulados,(e Lula solto),o que não significa extingui-los: o autor, que demonstra estar convicto do envolvimento de Lula no esquema de corrupção praticado pelo PT, apenas pede que estes sejam refeitos !
O autor do artigo não foi "hipócrita" ,pois não afirma que Lula "É" inocente, e sim que,jurÃdicamente, "ESTà " inocente ainda, pois ante as inúmeras e comprovadas irregularidades cometidas pelos juÃzes e os procuradores nos processos que resultaram em sua prisão,estes deveriam ser anulados,(e Lula solto),o que não significa extingui-los: o autor, que demonstra estar convicto do envolvimento de Lula no esquema de corrupção praticado pelo PT, apenas pede que estes sejam refeitos!
É isso, Demétrio. Moro, Dalagnol e a orcrim de Curitiba cometeram vários atropelos à lei, em busca de fama, poder e grana. Em um paÃs sério, esses mesmos estariam presos.
Orcrim de Curitiba? Só se for aquela que tenta aprender algo com a orcrim que foi chefiada pelo corru.pto preso em Curitiba. Se é que ela existe, está aprendendo as letras para tentar conseguir ler. A outra, tem diversos doutorados na Venezuela, BolÃvia, paÃses africanos e outros paÃses onde, livremente, atuou por anos com seus tentáculos utilizando-se, sem qualquer retorno, dos escassos recursos do contribuinte brasileiro. Sr. Jarbas, acorde! Você também foi lesado, ou não recolhe impostos?
Parabéns ao Demétrio por se posicionar contra essa condenação agora é aguardar o STF
Interessante! O comentarista pontua todos os crimes cometidos (ou boa parte deles) pelo ex presidente e não tem nenhum apaixonado pelo "pai dos pobres" verbalizando contra ele?! Já a partir disso se demonstra a argumentação vazia para soltar um criminoso condenado!
Parabéns pela coragem de se posicionar Demétrio.
O articulista escreveu um artigo ácido contra o filme filme Bacurau e foi execrado pela esquerda (que só faltou mandar "dar pedrada no fascista", como na nova canção do Chico César). Agora escreve um texto pregando a soltura do Lula para ser novamente admitido na seita. A julgar pelos comentários que virão, terá sucesso!
Lula livre! Por Lula e pelo Brasil.
Sr Demometrio defende absurda tese de que se deve destruir todo um trabalho de moralização do paÃs vÃtima há décadas de bandidos do colarinho branco. Será que é só para aparecer na Rede Globo?
Lula Livre? Ainda está nessa campanha? Só dando risada dessa reportagem
Gerações de brasileiros na eterna ignorância! Faltam saúde, segurança, infraestrutura, educação, saneamento básico: graças aos piratas que fizeram butim no erário! O Brasil é esse eterno subdesenvolvimento? Graças a eles! Os piratas ativos e passivos. Quando estavam praticando butim não pensaram no Estado de Direito. Com todo respeito!Sou Brasil sempre!
Maria Fernanda: tem razão! O butim no erário, no passado remoto, se houve, não veio a lume! Ao analisar a História, pode até não ter havido butim, mas, houve algo um pouco menos grave, mas, tão danoso: a negligência com o dinheiro público! O dinheiro público é divino deve ser tratado com respeito! O pessoal atira tecladas na lava jato, mas é se não houvesse? Parte do butim não teria sido recuperado!
O paÃs tem 519 anos e em 13 anos foi lançado ao subdesenvolvimento???
Gerações de brasileiros na eterna ignorância! Faltam saúde, segurança, infraestrutura, educação, saneamento básico: graças aos piratas que fizeram butim no erário! O Brasil é esse eterno subdesenvolvimento? Graças a eles! Os piratas ativos e passivos. Quando estavam praticando butim não pensaram no Estado de Direito. Com todo respeito! Sou Brasil sempre!
Entre alguém que desrespeitou princÃpios constitucionais e “ estado de Direito “, fico contra esse alguém! O pior crime que existe é o praticado contra a Administração! O agente desrespeita os princÃpios da legalidade, moralidade, e quem pratica caixa 2 desrespeita o livre exercÃcio da Democracia! Lugar de piratas que fizeram butim no erário é na prisão. Todos sem exceção!
Cristina: meus respeitos aos mencionados por você! Não aplaudo polÃticos que colocaram interesses pessoais acima do Interesse Público! Meu único fanatismo é pelo Santos!
Concordo. Moro e Dallagnol desrespeitaram princÃpios constitucionais e “ estado de Direito “e praticaram crimes contra a Administração! Estes agentes desrespeitaram os princÃpios da legalidade e moralidade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Lula livre Voltar
Comente este texto