Comentários para:

Lula livre

VER COMENTÁRIOS EM Demétrio Magnoli

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. celso bittencourt

    ...Os Populismos nascem no Chão da Democracia, pelo Voto Popular, mas desencadeiam Insurreições Autoritárias que almejam destruí-la. 'Nós' contra 'Eles': o 'Inimigo do Povo', na narrativa do PT, converte-se no 'Inimigo da Pátria', na versão de Bolsonaro. Quem não recordou, ao ouvir Bolsonaro sobre Glenn Greenwald, as palavras de Lula sobre Larry Rohter? De uma Pulsão Exterminista à outra, giramos em círculos sem sair do lugar... D.M.***O Sapos que Engolimos pelo Padrão! Rararaaaaáááá!

    Responda
  2. Emilio Salmo de Oliveira

    As urnas não julgam, somente legitimam os nomes que foram plantados na cabeça dos eleitores que não fogem ao voto, seja por bombardeios de publicidade ou uma resposta ao desejo de ser assistido, não se importando com o patrimonialismo, nepotismo, estado de direito e escambau. Infelizmente pensam é na janta.

    Responda
  3. Hildebrando Teixeira

    Ronald Biggs livre! "Ou vamos queimar esse País! (com a ajuda do Cangaciro)".

    Responda
  4. Flávio Rezende de Carvalho

    A mais covarde defecção do campo da razão e do direito a que já assisti. Quer dizer que aqueles grampos tão criminosos quanto inócuos invalidam tudo. Não é pelo Lula, não é pelo PT, é apenas pelo "estado de direito" do Lula e do PT. O estado de direito que eles querem, isto é, o crime institucionalizado. Senhor Demétrio, que decepção!

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Dizer que os grampos foram criminosos é apenas uma desculpa para pretender desconsiderá-los. Isso se chama desonestidade intelectual.

    2. luiz lima

      A irracionalidade e ignorância de um leitor é compreensível, especialmente se for bolsominion, algo já caricaturado no mundo das aberrações humanas; mas a um Juiz ou Procurador não se pode atribuir tais escusas. São bem pagos e treinados para seguir o rito legal. Há um procurador em MG que falou em esmola, o seu salário líquido de 25k. Essa turma precisa de freios .

  5. luiz lima

    A Lava Jato virou um pandemônio de ilegalidades. Aos poucos, a população, imprensa e a comunidade jurídica vai percebendo que adentraram num jogo de manipulação armado por essa turma. O PowerPoint do Dellagnol foi um circo jogado na imprensa para disfarçar as fragilidades da denúncia e a ausência de provas. O Lula e muito menos o Magnoli tem culpa das arbitrariedade da L Jato. É a aplicação da Lei e da CF que precisam ser respeitadas. É a Constituição, estúpidos !

    Responda
  6. Jonas Santiago

    Acalmem-se bozominions, o texto "de opinião" do articulista está correto. É fato que o cérebro de vocês não tem e nunca terá condições de entender isso, mas a justiça como instituição nunca pode se politizar. Aí sim, seria o caos. Vocês, bozominions com defeitos cognitivos, deveriam estar "p" da vida, não com o articulista, mas com o Marreco de Maringá e com o seu conje Dallagnol que fraudaram a justiça e, por isso, o Lula será solto. Mas, eu sei que pensar não é uma atividade fácil para vocês.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      E a prova disso jaz logo aí abaixo sob as iniciais HT! Adivinhem quem é!

    2. Hildebrando Teixeira

      Ronald Biggs livre! "Ou vamos queimar esse País, com a ajuda do Cangaciro!".

  7. Hildebrando Teixeira

    Chefinho mandou!

    Responda
    1. Waldo Assahi

      e aí, hildy, já bateu cabeça no altar com a foto do Olas'no, hoje? Tem que fazer isto várias vezes por dia, como os muçulmanos, né, só que virado pra Virgínia.

  8. Hildebrando Teixeira

    Tem coisa pior que a banda podre do STF? Pior que tem! Tem o Reinaldo Azevedo e o Demetrio Magnoli, os "especialistas" criminais da Foice de SP. Se um dia a praga petista voltasse, seriam escalados pelo Pixuleco os novos Ministros do STF pra fazerem dobradinha com Toffoli, Levandowiski e Mendes; já pensou? A Corporação do cri.me agradece.

    Responda
    1. luiz lima

      O pior mesmo, pior inclusive do que as monstruosidades ditas pelo Bolsonaro, é um Juiz chefiar uma equipe de procuradores num ambicioso projeto político e financeiro ( monetizaram a Lava Jato... 400k é pouco p palestras) para emplacar na Presidência um aliado com péssima reputação moral e instrucional. A proposta de criação de fundo bilionário é repugnante. São agentes públicos, bem pagos, usando o aparato estatal p vilipendiar a democracia.

  9. MAURO CLEMAN SA DE ARAUJO

    Seus argumentos não batem com aqueles que, você no passado, justificou a ação da Lavajato. Todos sabiam que os novos atuantes trabalharam no limites das práticas jurídicas corroídas pelas interpretações dúbias de nossos juristas. E, em função disso, correram o risco e a oposição do Lobby garantista. Vir com discurso de anulação por conluio põe em risco a integridade dos tribunais superiores que não poderiam se deixar enganar.

    Responda
    1. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Integridade de tribunais no Brasil? Estamos todos sonhando !!

  10. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Comentário totalmente oprtuno esse de Demétrio. Lula não é nenhuma criancinha de chupeta, como quer se apresentar. Não é totalmente inocente e ele sabe disso mais de que ninguém. O que se questiona é a maneira parcial como ele foi processado. Parcial e de maneira célere, chegando o juiz Moro ao ponto da prevaricaçåo, pois agiu em proveito próprio.

    Responda
  11. Hildebrando Teixeira

    Marcola livre!

    Responda
  12. Anderson Souza

    #Cabral_Livre!

    Responda
    1. Anderson Souza

      .

  13. Paulo Roberto Fernandes

    Demétrio sua posição é bastante obtusa. A lei é genérica e é por isso que ela necessita de um juiz que avalia também as especificidades de cada caso. Se você mesmo avalia que o Lula é culpado e que causou sérios prejuízos à nação, que justiça é a que você defende que apesar da total convicção do julgador, o réu deve ser solto? Então, para você, se o instrumento jurídico não tem condição de promover a justiça, solta-se o réu? Você é adepto da justiça sem juiz? Tem que pensar um pouquinho mais.

    Responda
    1. Erick Oliveira

      A lei é genérica? 🤔 A material talvez possa ser rotulada assim, mas a processual, que dita a forma e as regras de atuação são bem pontuais, por exemplo a um juiz não eh permitido orientar uma das partes, caso ocorra, este juiz não pode (não eh uma opção) atuar mais no processo! Não há interpretação nesse caso, ele poderia ter orientado como o fez, ele só deveria ter seguido a lei processual e se declarado suspeito e o caso seria então designado a outro juiz!

    2. luiz lima

      Está na Constituição e nas leis processuais que todos, não apenas o Lula , têm direito a um julgamento justo, imparcial e com amplo direito de defesa. Se essas garantias não foram asseguradas, o julgamento é nulo. Os agentes públicos que, eventialmente , tenha praticado ilegalidades, com prejuízo ao rito processual, que ocasionem custos adicionais às demandas judiciais devem ser punidos. Portanto, os deslumbrados da Lava Jato são responsáveis pela nulidades das sentenças que condenaram o Lula.

  14. Elizabete Oliveira

    A imprensa que ajudou a dar o golpe já sabia do partidarismo da lava jato. O que querem agora é tentar passar a imagem de imparciais. Se Lula está na prisão ilegalmente, foi com a ajuda dessas madalenas que parecem arrependidas, mas de arrependidas não tem nada. São apenas apoiadoras de um projeto neoliberal de concentração de renda. Demétrio para não ganhar o ódio dos bolsonaros, faz sua média condenando Lula moralmente. Ele não consegue enganar ninguém com esse papinho, visto ser um tucano.

    Responda
  15. antonio lopes

    Eu tenho curiosidade de saber porque que quando as pessoas levantam suspeitas sobre as palestras milionárias do LULA ninguém cita todas as 70 palestras que ele fez cobrando o mesmo valor, porque que a Microsoft, o Bradesco, o Santander por exemplo pagaram estas palestras milionárias, ninguém quer saber se era propina? Porque q as palestras das empreiteiras eram propina e as outras não?

    Responda
  16. Paulo Roberto Schlichting

    Totalmente de acordo. Acrescento uma consequência que seria muito bem-vinda caso se concretize esse processo purgatório dos viciados processos da Lava Jato. Falo da necessária e inafastável mea-culpa do PT como um pedágio para uma reabilitação do campo progressista-iluminista da política no país.

    Responda
  17. Isabele Haruna Ono Zamaro

    E sobre as eleições de 2018 ? Serão também escrutínio de revisão ? O mal maior já foi feito, Lula inegavelmente deverá ter um novo julgamento e o ministério público, procuradores e juízes participantes desse horror deverão também responder criminalmente. Mas neste momento existe um elefante na sala de cristais que coloca o país em rota de colapso social, político e econômico chamado Jair Bolsonaro.

    Responda
    1. Isaias Geraldi

      Na lata, Marcos! Parabéns.

    2. Marcos Serra

      Isabele, teu comentário, assim como o de outros, nada tem a ver com a matéria. Falta-te objetividade e oportunismo, mas vamos lá: esse elefante na sala de cristais, a exemplo do que o Temer, com todas as suspeitas que recaem sobre ele, fez em seu curto mandato, está tentando um antídoto para o terrível veneno que a (o) autoentitulada jararaca inoculou em toda a nação e deixou-a doente à beira da morte. Melhor levarmos essa peçonhenta para o Butantan e utilizá-la na produção de antídotos.

  18. Sandro Carvalho

    Que o Brasil não repita o Egito, onde um presidente eleito pelo povo tornou-se um fanático no poder mandando prender até por blasfêmia. Membro da Irmandade Islâmica, Mohamed Morsi fingiu esquecer que foi eleito pelo povo para um governo democrático: quis impor a teocracia no lugar do estado laico. O resultado é que causou revolta na população e foi deposto por um golpe militar que é hoje uma feroz ditadura. Procurem e acharão semelhanças entre o que houve no Egito e o que ocorre no Brasil.

    Responda
  19. Edgar Candido Ferreira Candido

    Perfeita a análise do Demétrio Magnoli, analisando os dois lados sem viés ideológico. Parabéns.

    Responda
    1. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Nao existe analise conjuntural sem viés ideológico. ..

  20. Helano Timbó

    Texto irrefragável. Mas os extremistas, de ambos os lados, vão tentar desqualificá-lo.

    Responda
  21. João CArlos Albuquerque

    Coerência e lógica, não podem ser abolidos do mundo civilizado. Temos que partir do básico: a terra não é plana. Está mais do que provado que o juiz foi completamente parcial e suspeito de coisas piores... Faça o que é certo, volte a trás. Não existe nenhum outro caminho digno.

    Responda
  22. Maurício Serra

    Concordo com quase tudo, menos uma coisa: que ele deva ser julgado novamente. Só se for em um tribunal internacional. No Brasil, altamente polarizado, todos conhecem o réu, todos já tem opinião formada e todos ou amam ou odeiam o réu. Assim, é impossível qq julgamento justo e imparcial no Brasil. Procuradores e juízes - que pertencem à elite do país - possuem lado. E esse lado se colocou claramente em 2018.

    Responda
  23. Hildebrando Teixeira

    2022 tá logo pertinho, com opções decentes p/ todos os gostos, seja c/ a direita conservadora via PSL (tem oportunista aí sim, mas é renovador), com a centro-direita do Partido Novo, com o centro pelo Podemos ou ainda com a esquerda via Cidadania de Roberto Freire. Por outro lado, em 2022 só vai votar em lá.dr-ão quem quiser (e como vão ter votos!).

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Bem, se a pessoa acha que "PT e PSOL sao centro-esquerda", então nem dá pra argumentar mais. "Lula livre!"; "Lula é o mais honesto do mundo!"...

    2. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Aliás vinha respondendo ao senhor sempre lembrando das derrotas do PSL tanto em 2020 quanto em 2022. Entretanto me permita algumas correções, o NOVO é direita neoliberal,o PSL nao tem classificação pois ainda nao se consolidou,quem ficar nele será extrema direita...o Cidadania é de centro,jamais será esquerda,PT e PSOL sao centro-esquerda somadas algumas correntes de esquerda...agradeço a atenção. ..

  24. Peter Janos Wechsler

    A argumentação é válida. Esquece , porém, o que viria depois. As barbaridades cometidas, bem descritas no artigo, jamais serão punidas. Volta tudo para a primeira instância e com o dinheiro roubado financiando bons advogados e tudo será protelado até a prescrição. Toffoli e Lewandowski já estão cuidando disso. Todos acabam impunes com o beneplácito do estado de direito.

    Responda
  25. Lineu Saboia

    Lula protegeu um assassino e terrorista italiano, seus homens de confiança todos envolvidos em lavagem de dinheiro, Dirceu, Jesuíno,seus marqueteiros, os responsáveis por suas campanhas eleitorais, os ministros como Palocci que conhecia toda a engrenagem do PT já fez inúmeras denuncias contra o ex-presidente condenado por unanimidade em 3 tribunais e com tudo isto ainda tem marqueteiros e colunistas defendendo este embuste. Esta é a Mídia da esquer...dalha mentirosa.

    Responda
    1. Isabele Haruna Ono Zamaro

      A França também protegeu. E o Queiroz, quem protege ?

  26. roberto silva

    Mesmo com todo ódio ao PT jornalistas de direita já estão constrangidos diante dos fatos e tentando cada um ao seu modo de descolar do inconteste golpe que cinicamente tentaram legitimar o quanto puderam. Acho que vou respeitar mais os poucos que ficarem até o fim!

    Responda
    1. Cristina Dias

      Como William Bonner?

  27. roberto silva

    Mesmo com todo ódio ao PT jornalistas de direita já estão constrangidos diante dos fatos e tentando cada um ao seu modo de descolar do inconteste golpe que cinicamente tentaram legitimar o quanto puderam. Acho que vou respeitar mais os poucos que ficarem até o fim!

    Responda
    1. Cristina Dias

      Como Josias de Souza?

  28. Hildebrando Teixeira

    "Quem é a fator do PT é justo, quem é contra é fascista". Quanta coerência!

    Responda
    1. AYRTON CASTOR DIAS

      Parabéns Hildebrando. Os petralhas querem um julgamento que termine com a prescrição.

  29. Hildebrando Teixeira

    Desistam, pete.zada e esbirros da velha política! A ordem do dia é a ética pública intransigente, não adiantam as relativizações dos apoiadores da Corporação do cri.me; a despeito dos perdedores, vamos mudar o Brasil sim! Opções p/ todos os gostos, seja c/ a direita conservadora via PSL (tem oportunista aí sim, mas é renovadora), com a centro-direita do Partido Novo, com o centro pelo Podemos ou ainda com a esquerda via Cidadania de Roberto Freire. Em 2022 só vai votar em lá.dr-ão quem quiser.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Maurício, a ética é a ordem do dia para os eleitores; os políticos que se adaptem. Sugeri os partidos que acredito estarem aptos dentro de seus espectros políticos, não sem antes apontar as exceções; o Queiroz não é político e seu padrinho ou Ministro não tiram o mérito de uma maioria bem intencionada. Estamos num processo de revalorização da ética na política e negar isso é insensato.

    2. Maurício Serra

      O Onyx faz parte dessa "ética pública intransigente"? O ministro do turismo também? E o líder do governo no Senado. Ah, já encontrou o Queiroz?

    3. João Mezzomo

      Ah coitado!!!! Esse aí acredita que os 20 mil na conta da Micheque foi empréstimo do Bozo ao motorista miliciano ...

    4. vicente oliveira

      Hildebrando é um velho robot do bozzo

  30. Iago M Zulu

    O "processo legal" é estabelecido por leis escritas, em sua maioria, por corrupt-os de forma a lhes assegurar a impunidade.

    Responda
  31. MAURICIO GUIMARÃ ES

    Não temos para onde correr.Todas as cortes são poliíticas.Demonizar a primeira instância...sabes para onde vamos!

    Responda
  32. Valdeci Gomes

    Lula, meu corrupto favorito, volta logo, precisamos de alguém com sua sabedoria para dar rumos ao Brasil. Não me importo se roubares, mas quero é meus direitos de volta, pois estão roubando a minha esperança e minha paciência.

    Responda
  33. Plinio Góes Filho

    O texto acusa uma juíza de plágio, mas é, ele mesmo, um plágio. Talvez não de palavras, mas certamente de ideias. E com o agravante de ter chegado atrasado. Magnoli copia Reinaldo Não-Há-Provas Azevedo, que defende um estado de direito peciluliarismo: mesmo culpado, Lula precisa ser solto. É o escárnio dos que têm a especial prerrogativa de escrever em jornal e, por ela, não deviam fingir que sabem das coisas, apenas para serem fiéis à sua ideologia. Lula livre uma ova!

    Responda
  34. Valdeci Gomes

    Frota e Gentilli denunciaram que Bolsonaro mantém milícia digital atuante, inclusive mediante pagamento, com o principal intuito de desacreditar veículos de imprensa e defender as propostas de governo e seus integrantes. Os conhecereis pelos seus comentários sem lógica, deficientes de argumentação, próprios de fake news.

    Responda
  35. Osnir Watanabe

    Lula livre!!!!

    Responda
  36. Francisco Sobreira

    Quer dizer, seu Magnólia, que, mesmo com todos os pecados cometidos por O Grande Impostor e seus cúmplices, ainda assim ele deve ser solto, ficar livre, leve e solto e voltar ao poder? Que coisa mais engraçada.

    Responda
  37. ALEXANDRE DE CASTRO

    Urna é depositária de todo cidadão com aptidões a ser eleito! Lugar de Bandido que arquitetou o maior Assalto aos Cofres Públicos do País é no Xilindró.

    Responda
  38. roberto oliveira melo filho

    A opinião do comentarista, se tivéssemos uma razoável formação de seus efetivos cidadãos, seria óbvia. Para qualquer pessoa que busque entender a realidade com base na razão, ou seja, naquilo que nos fornece parâmetros minimamente confiáveis de leitura e interpretação dos fatos, a grande farsa montada seria identificada. Talvez, exatamente por reconhecer que no Brasil a imensa maioria das pessoas até hoje não sabe o que sejam "pedaladas fiscais". Por isso mesmo, esses grupos "deitam e rolam".

    Responda
  39. BRUNO JOSE FORTES

    Lula livre!

    Responda
  40. Alberto Henrique

    Magistrado sem partido não existe.

    Responda
  41. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Concordo com o autor. Deixei de apoiar a lava jato desde que vi que se tratava não de justiça e sim de um projeto de poder. Porém não concordo com o autor, sobre atribuir a Lula e ao PT, somente, a corrupção no Brasil. Ela sempre existiu no Brasil, comandada pelos políticos e pelas classes dominantes. Parte do PT aderiu e está sendo punida, mas os demais, que são maioria (centrão,mdb, psdb) continuam no poder e ninguém bate panelas para eles. Principalmente a imprensa e a turma do Bolsonaro.

    Responda
    1. Rui Ferreira Dos Santos

      Ótima resposta!

  42. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O resultado desse processo de excessão foi a chegada ao poder desse caos absurdo, repleto de ignorância. Que está custando muitíssimo mais caro que as mazelas que disseram querer perseguir. Detonaram uma bomba atômica ao invés de ajuizada mente sanear dentro das regras. Pretendiam , na verdade , destruir a corrente opositora, e não endireitar o Brasil.

    Responda
  43. Luís Eduardo Brotero Battendieri

    Prezado colunista, volte correndo para o curral petista, e nos poupe de tanto chororô !

    Responda
  44. Luís Eduardo Brotero Battendieri

    Prezado colunista, volte correndo para o curral petista, e nos poupe de tanto chororô !

    Responda
  45. Luís Eduardo Brotero Battendieri

    Prezado colunista, volte correndo para o curral petista, e nos poupe de tanto chororô !

    Responda
  46. João Praes

    Eu não compreendo a indiferença e o silêncio que a chamada grande imprensa, principalmente o grupo Globo e o jornal Estadão, mantém sobre as ilegalidades e as agressões ao estado democrático perpetradas pela Lava Jato. Deste modo, é animador deparar com uma análise honesta, justa e correta como esta. Os articulistas da grande imprensa agem, ainda, como se fossem “team leader” de linchamentos e apenas reverberam as platitudes e as opiniões do vulgo, e os interesses escusos da Lavajato.

    Responda
  47. Diva Negri

    Gostei do texto e muito porque eu pude ver a diferença entre encarcerar alguém por uma sentença dada por um legítimo juiz em que o réu é culpado pelo crime. E outra, por um juiz político, querendo chegar ao poder e barrar alguém que teria a possibilidade de ganhar um pleito.

    Responda
    1. ALEXANDRE DE CASTRO

      Brasil, País do Reverso, quem Rouba e Lesa a Pátria é "Coitado" quem condena baseado em substanciais provas é o "Bandido"! Falta discernimento e amor a pátria.

  48. Rodrigo Negrão

    #CunhaLivre

    Responda
  49. Matias Santos

    A análise está perfeita. Que o Estado de Direito seja mantido com a nulidade e que ele possa responder por eventuais mal feitos em uma corte não viciada que assegure o devido processo legal e o seu direito a ampla defesa.

    Responda
  50. Hercilio Silva

    Isso está sendo dito há anos, a condenação das políticas não pode ser misturada com o processo jurídico. Aqueles em que foi condenado não são apenas farsas, são processo políticos. Desconfia-se que sem os processos jurídicos politizados com apoio da imprensa o ex presidente teria ainda maioria política, por isso foi afastado das eleições.

    Responda