Opinião > Cultura do ódio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maurício Serra

    Fico até emocionado com a quantidade de pessoas esclarecidas defendendo a união e a paz na sociedade brasileira. Vamos desfazer o golpe de 2016 e voltar o país para o rumo democrático? Vamos soltar o Lula e colocar o Moro na cadeia por fraudar a justiça brasileira?

    Responda
  2. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Parece-me parece que enquanto predominar a visão dialética da sociedade, que não enxerga o bem comum (para o qual se empenham as partes em colaboração para com a paz, o bem estar e a harmonia social) não será possível superar o ambiente de ódio e insegurança reinantes hoje. Não está funcionando a estratégia de jogar grupos contra grupos para imperar o mais forte e esperto. A negação da existência de um bem comum a ser construído é fonte de desilução e acirramento do conflito social.

    Responda
  3. Rodrigo Malafaia dos Santos Affonso

    Ricardo, fico feliz com seu artigo. Apesar dos comentários, acredito estarmos seguindo rumo a alguma união. Como em toda terapia, os traumas são difíceis e os pacientes, em geral, teimosos. Só o tempo deixará de nos dividir. Sinceramente, obrigado.

    Responda
  4. Hildebrando Teixeira

    O ativista que assina o artigo acha que porque a polulação que paga até hoje as contas da farra esquerdista no Brasil apanhou calada por mais de 30 anos será obrigada a continuar apanhando. Esqueça Espertão, agora também aprendemos a bater, e quem for mais forte vai engolir o outro.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Não. A culpa desse acirramento ideológico é do seu amado Bozo. Olha o tamanho do estrago que a criatura fez ao Brasil. Mesmo na cadeira de presidente, insiste em agir como um moleque, que só pensa em privilegiar seus amiguinhos, e tratar quem discorda como inimigo. Quem é o maior inimigo do Brasil, senão aquele que o divide?

  5. Herculano JR 70

    Pra haver uniao e necessario um ideal comum. O que parece criar tal ideal e o caos saneador, que poe todos no mesmo nivel e alinha interesses de sobrevivencia. No processo muitos morrem, como ja estão morrendo. Vivemos a desconstaruçao doe stado de direito e das instituições de poder e de estado. E um processo duro mas natural.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Interessante. Apenas coloco que a esquerda jamais converterá com os interesses da maioria, por arrogantes e totalitários que são. Jamais cederam sem serem subjugados, jamais cederão.

  6. Herculano JR 70

    Quem propagou a ideia de odio foi o Pt, e as esquerdas em geral q se emanciparam, no mundo, criado sobre as teorias marxistas d odio d classe. Da cultura d odio d exploração do trabalho, e a ditadura do proletario, e ditadura é odio e opressão, agora sob o cunho de social. Marx, ainda q eu veja muitos meritos nele, em outros aspectos, falhou nessas ideias. Ate quero criar nova palavra pra Capitalismo, criada por Marx como ideologia de detenção meios de produção e exploração.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Não concordo mesmo com o discurso ideológico e atrasado do PT, mas esta divisão que o PT criou era "nós povo, contra eles a zelite". E a menos que vc se considere "zelite" vc não estava excluído. Ao contrário do Bozo, onde os "seus" são uma parcela muito pequena da população: militares, evangélicos e produtores rurais.

  7. Cloves Oliveira

    A história da humanidade foi construída pelo caos e não pelas regras de convivência civilizada, um verniz usado para disfarçar nossos verdadeiros sentimentos. Nossa genética está construída para um mundo que não existe mais, onde a defesa do território era questão de sobrevivência e quem parecia diferente certamente era um inimigo. Se hoje estamos fora da cadeia alimentar, foi graças aos nossos instintos primitivos. Temos que construir um pais com o que temos e o que temos não é perfeito.

    Responda
  8. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Homens como Bolsonaro, Witzel, Crivela, Doria fazem despertar os sentimentos mais mesquinhos e ausência de empatia! Ao invés de produzirem políticas públicas que promovam o bem-estar da população promovem o ódio, a censura, o preconceito!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.