Ilustríssima > Humanos têm fortíssima propensão a cooperar, diz professor Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A cooperação dos nazistas produziu a morte de 6 milhões de judeus, a cooperação de grupos humanos produziu a primeira e segunda guerra mundiais, a cooperação dos comunistas na União Soviética produziu 30 milhões de mortos e dos comunistas de Mao deu 50 milhões de mortos. A simbiose intra grupo quando assume o poder se torna totalitário e tendo meios para violência produz um banho de sangue. Cooperação a serviço da agressividade. O que é bom para o grupo dita as regras.
O autor sabe pelo seu passado polÃtico de apoio a grupos totalitários o que representam os impulsos agressivos camuflados em amor a humanidade. Esse "amor" produziu mais mortes do que a loucura de Hitler.
Eu não li no artigo criticado com ataques derrogatórios contra o autor que os humanos só tem o impulso agressivo. Temos impulsos de auto sobrevivência como têm os demais animais. Fora isso temos impulsos sexuais para reprodução, temos impulsos de apego que foram fortemente desenvolvidos nos mamÃferos que induz a cooperação, amor, ajuda, proteção e altruÃsmo porque os bebês necessitam para sobrevivência, impulsos de curiosidade e fortÃssimo impulso agressivo. Apego somente em pequenos grupos.
Esse texto do professor mostra claramente como o impulso agressivo é muito mais potente do que o de apego. Ele não argumenta objetivamente, somente desqualifica o outro. O progresso civilizatório nada diz sobre a democracia.
A cooperação existente em humanos e outros animais foi sempre em pequenos grupos na maioria das vezes aparentados. E os pequenos grupos cooperam internamente para atacar outros grupos. Que o impulso agressivo nos humanos é muito mais forte do que o de apego é evidente. Leis proÃbem agressões [ o impulso deve ser forte para ser proibido ] e religiões e sistemas éticos recomendam cooperação, apego e amor [ se recomendam então é fraco ].
Os mais cÃnicos afirmam que o Bom Samaritano foi capaz de fazer uma boa ação simplesmente porque era imensamente rico para a época. O que nos leva à pirâmide da hierarquia das necessidades do Maslow. As pessoas que estão na parte baixa da pirâmide lutam para conseguir as coisas básicas da vida como abrigo, alimento, segurança e roupas. Quem está na parte de cima aspira o reconhecimento e a expansão da criatividade. Dizer que todos teriam a mesma propensão a cooperar seria ingenuidade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Humanos têm fortíssima propensão a cooperar, diz professor Voltar
Comente este texto