Marcus Melo > Bolsonaro e a ameaça da pequena corrupção Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Brasileiro mente muito quando a situação obriga que admita um erro. E no caso, a pequena corrupção do clã Bolsonaro, era pequena porque o poder destes a época era minúsculo.
Concordo plenamente com o comentarista Villanueva, mas não podemos por isso entender que estamos bem. Estamos mal é a verdade. Os instrumentos de coerção à roubalheira no nosso PaÃs é falha, porque aqueles que deviam ser o forte de proteção à s causas, também se corrompem, lamentavelmente. Somente uma boa educação a partir da criançada de poderá reduzir a roubalheira e a corrupção, que são situações diferentes, mas similares. Com a palavra os pais de hoje.
Sou argentino e tenho morado 20 anos no Brasil (1986-2006). Na minha visão o artigo esta certo, a pequena corrupção é muito maior na Argentina do que no Brasil. A grande corrupção é bem maior no Brasil. O que esta faltando no artigo é uma corrupção muito importante no Brasil, a "corrupção corporativa": judiciário, militares&policia, Receita, legislativos (federal e estadual) e outras categorias. A base do pacto de privilégios, corrupção e impunidade.
não é isso. a pequena corrupção é baixa porque é pouco declarada.
A grande e a pequena corrupção são correlatas e se complementam, pois são imanentes de uma só origem: qualquer tipo de poder. O poderoso poder central que promove a corrupção 'ciclópica' é o mesmo poder trivial e burocrático que organiza rachadinhas e delitos. Campos de ação diferentes, sustentação e objetivos iguais. Uso cÃnico de instrumentos de governo com propósitos de mudanças de orientação de valores e critérios que regem o Estado. .../Claudia F.
Acabei de perguntar ao Marcus Melo, se a adoção do sistema PARLAMENTAR e VOTO FACULTATIVO não seriam suficientes para acabar com pelo menos 2/3 de todos os nossos males sociais, listados no meu comentário anterior. Leitores muito avisados -ou não- tenderão a sugerir que estou reinventando a roda. Não é bem isto: -Estou apenas propondo que aqui se pratique o sistema vigente em toda a Europa ocidental e UK, porque o republicanismo só funciona nos EUA. Entre os latinos, agoniza, mas pq não morre?
José Francisco, muito aprecio sua informação, porque não dizer de denúncia, inconformismo e revolta. No entanto, veja vc que tudo é resultado da omissão de nosso próprio povo e de uma mÃdia que,quando não deturpa os fatos em prol do status quo, se torna também omissa.
Marco, acho que entendà sua sugestão e estou parcialmente de acordo com ela. Porém, enquanto tivermos uma "justissa" leniente, cheia de gilmares, tofolis, levandoviques, marcos aurélios, e outros iguais que lotearam a justiça para defender seus interesses, que só pensam em nomear seus filhos, proteger quem os nomeou, manter 2.500 funcionários no stf para servir a 11 ministros, etc, etc, etc. Enfim, sem punição não há sistema polÃtico que funcione neste paÃs.
Se o significado de roubo não é bom, mude-se. Agora temos petty e grand. Palavras de outro idioma, claro. Não esquecer de associar Harvard ou outra do elenco, para certificar.
Marcus Melo tem cabedal (talento) suficiente para, não só influenciar como propor uma transformação necessária à polÃtica pós moderna brasileira. Vale dizer que todos nossos conflitos sociais ainda baseiam-se no pós modernismo que substituiu o medieval. Propinas, conchavos, voto obrigatório, TSE, verbas para partidos e polÃticos, proteção pecuniária e imunidades a magistrados, tudo virou lixo histórico, e o que pode acabar com td isto é adoção do Parlamentarismo e voto facultativo, nenão Marcus?
José Francisco de Paula, não é novidade tudo que você mencionou e denunciou. Ótimo; mas você não acha que tudo isto é resultado da completa omissão do nosso próprio povo? Você veja que a suficiência do colunista é um alerta, mas não se Vê ali qualquer proposta para mudanças efetivas e necessárias. Chamo a isto de OMISSÃO ACADÊMICA IRRESPONSÃVEL.
Só não vê quem não quer que houve exagero na colocação da corrupção como causa central dos problemas com o objetivo de atribuir a responsabilidade a um grupo e levar o seu contrário ao poder. A corrupção é um dos problemas nacionais, mas não é o único e nem o maior. Ilustram as pessoas com a história de se não tiver corrupção sobra recurso. Tá faltando recurso porque a economia está no chão. Sem levantar a economia vai continuar faltando.
No Brasil a pequena corrupção tende a ser mais baixa porque os servidores públicos são relativamente bem remunerados.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > Bolsonaro e a ameaça da pequena corrupção Voltar
Comente este texto