Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Felipe Ledur

    Muito boa reflexão acerca das premonições de Umberto Eco. Aspecto importante é a autonomia destacada pela autora. Os indivíduos até pensam que a exercitam tendo um celular para disparar msg, repassar vídeos, dar likes. Mas a real é que permanecem na menoridade política, como diria o velho Kant, a reboque de turbas habituadas a se mover nas sombras, longe das luzes. Sapere aude!, diria Kant.

    Responda
  2. Rogério de Mendonça Lima

    Nada se cria, tudo se copia. Pensar doói. Estamos numa fase da human., completamente oposta à fase, por exemplo, do iluminismo. Fase de esc uridão, intelectual e mo ral. Estamos em descendência numa curva senóide abaixo do eixo x. Devemos ir, ainda, ao ponto mais baixo da curva, para então inverter a descida. A tecnologia aí está, já saiu, e sempre sairá, não volta pra "cabaça", logo, é cr uel mas é real o: "Decifra-me ou te dev+oro". A saga huma. sempre foi, e será assim.

    Responda
  3. Maurício Serra

    Toda pessoa limitada, nos momentos mais difíceis, quer alguém "linha dura", um herói com promessas e soluções simples para problemas complexos. Nunca querem ouvir que a solução real exige diálogo, pesquisa e leva tempo.

    Responda
  4. Carlos de Souza Schneider

    O Mundo a Natureza e o Homem são analógicos. A Era Digital nos colheu rapidamente e as ferramentas passaram a mandar no Homem, que por "ordem" aniquila a natureza e o Mundo. Não há reflexão, só impulso, nada mais se cria, tudo se corta e se cola, se apropria. Serão necessários uns passos atrás para que o Mundo retome o seu caminho... ou não...

    Responda
  5. Almal Alqadhar

    Haveria algum ponto de tangência entre Eco e Wittgenstein?

    Responda
  6. Vanderli Gomes Camorim

    O problema ñ é internet e nem redes sociais, mas a intervenção do governo na economia. O estado democrático de direito é o reino da lei e da ordem constitucional que todos devem obedecer e se igualar que é inteiramente destruída pelo estado de bem estar social. Neste a igualdade de todos perante a lei desaparece dando lugar a pequenos ditadores que acham foram escolhidos para fazer bem a seus subordinados que por isso ñ acham que devem ser limitados a uns garranchos sobre um pedaco de papel.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Kkkkkkkkk kkkkkkkkk

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Hein?