Ambiente > Nível do mar sobe 2,5 vezes mais rapidamente do que no século 20, diz relatório da ONU Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gabriel Saraiva

    Os sauditas são os maiores negacionistas porque não querem perder mercado para seus combustíveis fósseis.

    Responda
  2. Marcelo Magalhaes

    Mas o pseudópode que vocês ajudaram a se eleger insiste em negar tal fenômeno.

    Responda
  3. germano ottmann

    Um professor de Harvard concluiu que entre amostras cilíndricas de gelo antártico comparada com histórico de temperaturas de várias estações do mundo de anos atras houve uma inversão de causalidade entre nível de co2 e temperatura,ou seja, o planeta aquece primeiro e depois aumenta o co2...um abraço pro IPCC, já era.

    Responda
    1. Cleber Salimon

      dê o nome do professor, o título do artigo e a revista publicada, por favor. No IPCC tudo vem com fontes bibliográficas rastreáveis. Cadê a sua?

  4. Alexandre Miquelino Levanteze

    A sigla do painel é Ipcc, ...hum sei não,... um desses "C" não é de comunista , é??!!

    Responda
  5. Alexandre Miquelino Levanteze

    A sigla do painel é ipcc, .......hum sei não,.......... um desses "C" não é de comunista , é?

    Responda
  6. Wagner Santos

    As mudanças climáticas são uma situação em que a comprovação do efeito se dará mais rapidamente do que o esperado, mas não tão rapidamente que o necessário. Os negacionistas questionarão fazendo Glub Glub no litoral e cuspindo areia no interior, mas ainda dirão que : não há provas!!!

    Responda
  7. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Eu acredito que o mar subindo rapidamente e a temperatura também, vão acabar por se entender e tudo virar vapor. Estamos salvos !

    Responda
  8. josé Roberto de Menezes

    Dinheiro exige cuidados. O ambientalismo europeu envolve trilhões. Muitas vezes pautados em hipóteses de catástrofes futuras, nem sempre comprovadas.

    Responda
    1. Wagner Santos

      infelizmente, neste caso a comprovação se daria quando não houvesse mais condições de fazer algo. O que você não percebe é que o que era questionável nos anos noventa e início do milênio, agora não mais o é mais, pois os dados são claros, e o momento de agir com eficácia já passou. Agora se pode agir apenas para minorar danos. A tragédia já está em curso e medida pelo derretimento de geleiras e aumentos de temperatura.recordes.

  9. ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES

    IPCC é uma fraude.

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Roberto Flores, qual a base científica para você afirmar isso ? Se é que você sabe o que é Ciência...

    2. Wagner Santos

      Não há motivos científicos para você falar isso, mas entendo que você não esteja ligando para evidências científicas.

    3. IVO WILSON MARQUES

      Isso é coisa de comunistas. Estão fazendo o mar subir, só para deixar nosso herói em má situação.

    4. IVO WILSON MARQUES

      Isso é coisa de comunistas. Estão fazendo o mar subir, só para deixar nosso herói em má situação.

  10. Marcos Prado Masliaev

    Não citarei fonte, porque não as tenho, porém, há grande números de cientistas que afirmam aquecimento global em tom de tragédia próxima é algo questionável, para não dizer falso. Interessante como não há consenso sobre esse assunto de forma clara. Esse assunto pode ser mais uma cortina de fumaça de política global que fato relevante. Eu disse pode, há controvérsia.

    Responda
    1. Eduardo Luís Figueiredo de Lima

      Não vou citar a fonte também, mas uns 99% da comunidade científica mundial dedicada a esse tema, alerta para o aquecimento global. Quer fontes? Vá para o Scielo e digite "aquecimento global" ou "global warming"

    2. Guilherme Barros

      Respeitosamente, meu caro Marcos, 97% da comunidade científica está em consenso sobre o aquecimento global e o impacto humano neste cenário. A título de exemplo, compartilho a página da Nasa acerca do tema: "Multiple studies published in peer-reviewed scientific journals1 show that 97 percent or more of actively publishing climate scientists agree*: Climate-warming trends over the past century are extremely likely due to human activities." https://climate.nasa.gov/scientific-consensus/

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nunca há consenso a não ser quanto a fatos consumados. A falta de consenso não derroca o bom senso. Há mais bom senso em levar a sério a plausibilidade do conjunto de evidências sistêmicas do que acolher a dúvida fundada em contumaz negativa. Nada há a perder sob a drástica redução da emissão de CO2. Isso é inegável e inequívoco. Talvez tenha-se tudo a perder caso não ocorra a redução. Muito simples, portanto. Tem-se o certo e o duvidoso.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nunca há consenso a não ser quanto a fatos consumados. A falta de consenso não derroca o bom senso. Há mais bom senso em levar a sério a plausibilidade do conjunto de evidências sistêmicas do que acolher a dúvida fundada em contumaz negativa. Nada há a perder sob a drástica redução da emissão de CO2. Isso é inegável e inequívoco. Talvez tenha-se tudo a perder caso não ocorra a redução. Muito simples, portanto. Tem-se o certo e o dividoso.

  11. EDUARDO MAMAN

    Os dados científicos de pesquisadores de todo o planeta comprovam que o Aquecimento Global é uma realidade que vai afetar milhões de seres humanos. Mas, para quem não acredita e mora no litoral, passe a observar a ação das marés a longo do ano. Vocês ficarão impressionados com os fenômenos que acontecem e acreditarão no

    Responda
  12. germano ottmann

    O oceano vai subir um pouco é? Quer dizer que aquele terreno meu a 2 quadras da praia pode ficar sendo de frente pro mar? Oba...sempre achei esses caras do IPCC o máximo.

    Responda
    1. DANIELA MIRANDA BURELLO

      Vai ficar embaixo d'água, gênio!

  13. Fernando Mastim

    Na verdade o CO‚ é o alimento das plantas, que por sua vez são a base da alimentação de todos os animais. Como isso pode ser negativo? Mas pra esses caras isso é uma "tragédia". Tudo uma farsa para receber dinheiro dos governos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A ausência de capacidade à compreensão lógica é a maior tragédia, notadamente quando raciocínios rasos formulam conclusões adotadas como verdadeiras.

    2. RICARDO MORAES

      Realmente o aumento do CO2 é benéfico para as plantas. Mas, como muitas coisas na vida, há efeitos positivos e negativos quando se altera uma situação. O efeito negativo do CO2 é aumentar a temperatura média da Terra (ele bloqueia a radiação infravermelha da Terra para o espaço), com o consequente derretimento de geleiras e aumento do nível do mar. Tudo deve ser avaliado considerando as vantagens e desvantagens.

    3. Eduardo Rocha

      "CO2 é o alimento (sic) das plantas". Estude um pouco mais sobre o assunto para não passar vergonha. Estude também o idioma pátrio, pois não se coloca vírgula separando sujeito e verbo.

    4. Rafael Lopes

      Meu deus, nos protege de tamanha ignorância.

  14. Rodrigo Ribeiro

    O gado mundial é responsável por metade das emissões de CO2 na atmosfera. Onde está qualquer medida para redução disto no relatório?

    Responda
  15. ATO REZE

    existem muitos estudos e medições que contradizem este "relatório", o nível do mar não subiu!!!, o que existe é uma tentativa de sacar mais de 1 Trilhão de dólares no prazo de 10 anos para ONGs, Palestras, Mídia Televisiva e convencimento coletivo......

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Os fatos corroboram os relatórios.

    2. Guilherme Barros

      Meu prezado Renato, 97% dos estudo revisados (peer reviewed) estão em consenso acerca do tema, de acordo com a Nasa. "Multiple studies published in peer-reviewed scientific journals1 show that 97 percent or more of actively publishing climate scientists agree*: Climate-warming trends over the past century are extremely likely due to human activities." https://climate.nasa.gov/scientific-consensus/

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.