Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Antônio

    Conversa para bhêbhado dormir. O que se vê pelos quarteirões do Brasil afora é... Vendo, Passo o ponto, alugo e bares às moscas.

    Responda
    1. José Antônio

      Paulo César de Oliveira, leia você... 17 de set de 2019 O Estado, a economia, o poder nacional e o desenvolvimento (no blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência).

    2. Paulo César de Oliveira

      Leia o comentario do Daniel Plech para aprender alguma coisa.

    3. José Antônio

      No Brasil, se os bares estão às moscas, é porque a economia está uma mehrda.

  2. Cristina Dias

    Canzian ficou uns três anos só escrevendo sobre a Reforma da Previdência, aquela que nos levaria ao paraíso. Quase aprovada esta reforma, chegou a hora de escolher outro espantalho...

    Responda
  3. Cristina Dias

    Canzian ficou uns três anos só escrevendo sobre a Reforma da Previdência, aquela que nos levaria ao paraíso. Quase aprovada esta reforma, chegou a hora de escolher outro espantalho...

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Tenham paciência, queridos. A Reforma da Previdência nem foi aprovada ainda. Faltam a Reforma Tributária, redução de salário de servidores, desregulamentação de legislação trabalhista, privatizações, venda de imóveis da união e aguardar os efeitos da queda dos juros. Com sorte recuperaremos o grau de investimento ainda na gestão do Bolsonaro. Canzian alerta justamente contra os riscos de se perder a paciência a fazer besteira tentando apressar a recuperação da economia.

    2. moacyr da Silva

      E procura acobertar como o ministro Paulo Guedes faz ,os grandes sonegadores que chega a um montante de bilhões e que nunca mandou investigar e recuperar. Deveria anteceder a qualquer reforma da previdência!!

  4. DANIEL PLECH

    Perfeito, Canzian, as expectativas começam a ser favoráveis ao país, apesar das tosquices do nosso presidente. A agenda reformista tem que prosseguir. Só assim sairemos do atoleiro.

    Responda
  5. Hercilio Silva

    Artigo na linha país para poucos.

    Responda
  6. jose carlos toledo junior

    "juro real mais baixo da história, inflação abaixo da meta; risco-país no patamar mais confortável em seis anos". A grande depressão da demanda explica todos os "bons indicadores" do Canzian. Os Empregos criados são temporários ou subempregos mal remunerados. O crédito aumentou por conta dos poucos brasileiros bons pagadores e com bons empregos, cujas reservas financeiras se esgotaram. O endividamento vai aumentar e a economia não vai melhorar. Canzian não vê um palmo diante do nariz.

    Responda
  7. roberto oliveira melo filho

    Mesmo não entrando no mérito dos resultados positivos, só faltou dizer que foi por graça e obra do que aí está. Mesmo um um governo ruim, como o que aí está, a economia move-se. Até porque as estruturas econômicas continuaram em funcionamento. Não me lembro de nenhuma medida de curto prazo que pudesse ser referenciada e tida como causa desse quadro. Ainda que haja um quadro mundial da economia, no mínimo, preocupante. Logo, ajustar aqui não significa controlar as dinâmicas do capitalismo.

    Responda
  8. Igor Cornelsen

    Que análise inteligente Fernado Canzian! Artigo preciso e objetivo, tão difícil de se encontrar em jornais brasileiros, sempre tão cheios de ideologia e tão carentes de objetividade e de dados corretos.

    Responda
  9. Klaus Serra

    Os problemas são conhecidos, falta união e revisão dos valores da sociedade. Investimentos em infraestrutura, reforma tributária, severa punição aos corruptos, continuação das obras públicas paradas e estímulos ao empresariado, às indústrias e aos pequenos produtores rurais. Mas no Brasil só se fala em Política, esquerda x direita, futebol e redes sociais. Por essas e outras não vamos pra frente.

    Responda
  10. NACIB HETTI

    Foi assim que a Dilma dançou.

    Responda
    1. Maria Fernanda Monzo Luporini

      Dilma dançou porque colocaram o Cunha lá para inviabilizar o governo dela.