Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Braga

    Pensar em assassinar alguem é odioso e indefensavel. No entanto esse Gilmar desperta sentimentos impublicáveis na população brasileira. Alguem, o definiu como " mau caráter com pitadas de psicopatia".

    Responda
  2. Wagner Castro

    A Associação Nacional dos Pistoleiros da República acaba de divulgar nota informando que as palavras de Janot de Santo Cristo só seriam efetivadas à luz do Faroeste Caboclo de Direito, num duelo justo, ao pôr do sol, noticiado pela TV, dizendo a hora, e o local, e a razão ...

    Responda
  3. Alexandre Matone

    Joaquim Barbosa respondeu: "Vossa excelência me respeite, vossa excelência não tem condição alguma. Vossa excelência está destruindo a justiça desse país e vem agora dar lição de moral em mim? Saia a rua, ministro Gilmar. Saia a rua, faz o que eu faço." ... Vossa Excelência não está na rua, Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade da Justiça brasileira. Vossa Excelência não está falando com seus capangas do Mato Grosso." Por que tantos colegas têm ódio de Gilmar?

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Sugiro a Janot, Barroso e Joaquim Barbosa que verifiquem se psicoterapia em grupo não sairia mais barato! Mas eu acredito, pessoalmente, que não existe a "cura Tânatus", do instinto de morte.

  4. Alexandre Matone

    "Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia", diz Barroso a Gilmar Agastamento foi protagonizado entre os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes na sessão de quarta-feira, 21 de março de 2018.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Honestidade tem cura ?

  5. Alexandre Matone

    Prezados juristas, existe na Constituição ou no Código de Ética da Magistratura alguma lei que proíba o desejo de matar ?

    Responda
  6. Sandro Carvalho

    Gilmar Mendes é um dos esteios da Suprema Corte. Por sua defesa contundente e corajosa da Carta Magna e o devido processo legal, vejo Ulysses Guimarães o conclamando para juntos declararem, erguendo ambos a Carta, 'Traidor da Constituição é traidor da Pátria'.

    Responda
  7. Sandro Carvalho

    Alguém acredita, mesmo, que Janot faria isso? Na minha opinião, isso não passa de bravata. Olha essa feição de bonachão dele - não cabe aí a expressão de um desatinado pronto a tirar a vida de alguém. Se é fácil pensar e dizer 'eu vou te matar', quanto mais escrever isso num livro de memórias tempos depois. Como cantava o grande poeta Vinícius de Moraes: 'O homem que diz: Vou, não vai! Porque quando foi já não quis!'

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Grato por seu comentário, Joseberto.

    2. Joseberto R Cruz

      Sensata a sua colocação, mas não se deve duvidar da vontade alheia... Coração de gente é terra onde ninguém anda, ademais, talvez ele tenha se detido nas consequências mediatas e imediatas do ato. Eu li a declaração do Janot como metáfora, apenas.

  8. Joseberto R Cruz

    Alguns do Stf estão dizendo que esta declaração potencializa a animosidade dos ministros e que Janot estaria assim "quebrando a liturgia do cargo", pode até ser, e mesmo assim em parte. Primeiro tratá-se de um desabafo de um ex-procurador, que de forma nenhuma está obrigado a guardar liturgia alguma, até porque a declaração está num livro autobiográfico.

    Responda
  9. Joseberto R Cruz

    Segundo, se ele considerou relevante fazer a citação e a biografia é dele, certamente ele quis com isso enfatizar o aspecto carnal de certas disputas profissionais, as quais devem ser lidas em seu contexto. Não raras vezes Gilmar se referia aos Procuradores da Lava Jato como "ca.na.lh.as e ca.fa.jes.tes", tudo a fim de desmoralizá-los, mas dentro do Stf essas agressões de Gilmar foram com o tempo "naturalizadas", e todos fizeram vistas grossas pra isso...

    Responda
  10. Joseberto R Cruz

    Menos Janot que via nesses xingamentos uma espécie de agressão dissimulada à sua pessoa... Nesse contexto a vontade que ele teve, está plenamente justificada... Muitos já estão, inclusive, lamentando ter ficado só na vontade...

    Responda
  11. José Manoel Martins

    A sugestão do Ministro Gilmar Mendes de que Janot deveria procurar um psiquiatra também serve para os procuradora da Lava jato, pois com certeza "viajaram na maionese".

    Responda
  12. neli faria

    Inadmissível uma autoridade, ainda que ex, dizer isso. Tem coisa que nem ao confessor se fala...Solidarizo-me com o Ministro Gilmar. Embora discorde de seus votos(ontem não vi!). E sobre a votação de ontem, como não tinha/tem lei para o Juiz da Lava Jato seguir, proponho que da próxima vez , quando não houver lei , o Juiz consultar uma vidente. Melhor do que o Ministro Moraes se respaldar na Lei Alemã e outro em princípio.E os piratas do Erário descumpriram uns 3 princípios constitucionais.

    Responda
  13. Alexandre Miquelino Levanteze

    Fora os desatinos homicidas e suicidas,a pelo menos dois pontos onde acho que o Janot teria que se explicar judicialmente, portar arma de fogo dentro do STF, como entrou?, não há fiscalização? quem pode entrar armado no STF? e o outro é essa história de ingerir bebida alcoólica dentro da PGR e em horário de serviço, feito por um dos "comandantes" desta operação vazajato, como disse o Gilmar e pessoas comuns como ele reagiu e interagiu com elas?

    Responda
  14. Jane Medeiros

    Confissão inacreditável de Janot. É a falência total da Lava Jato. Um PGR totalmente desequilibrado. Imaginem que este homem foi protagonista na Operação LJ. Gilmar Mendes tem razão, onde ficam os pareceres deste Procurador em relação aos demais se quase cometeu um ato insano contra um Ministro do STF?

    Responda
  15. Alexandre Matone

    Dentro do espírito progressista da Associação Americana de Psiquiatria de passar a considerar as parafilias variações da normalidade, sugiro ocupar o espaço vazio criado no DSM IV e no CID com distúrbios como a "honestidade" e a "sinceridade", notoriamente "desadaptativos" e passíveis de criar para o doente até mesmo sérios imbróglios jurídicos, despendiosos e socialmente indesejáveis. Parabéns ao Professor Gilmar pela sugestão!

    Responda
  16. Jonhnatan Cordeiro de Almeida

    Pesado, mas no interior pernambucano é comum promotores, delegados e juízes perderem o equilíbrio mental, na busca incessante de fazer justiça a todo custo. Sempre falo que quem vive em busca da punição, precisa constantemente de acompanhamento psiquiátrico. As pessoas ficam cegas e tomadas de um ódio e insensibilidade indescritível!

    Responda
  17. Wagner Castro

    O atual PGR, Aras, tentando contemporizar as ações da Lava-Jato de Curitiba ao ser questionado em sabatina do Senado, disse que faltara ali "cabelos brancos". Agora vem o Janot, chefe do MPF à época do auge histriônico da República de Curitiba, e fala uma sandice dessas, o que nos leva a observar atônitos que o descontrole ético e legal da Lava-Jato ocorreu a despeito da presença dos cabelos brancos de Janot ou, o que mais se destaca nesse momento, justamente por eles ...

    Responda
  18. Alexandre Matone

    A sinceridade e a honestidade precisam ser tratadas?

    Responda
    1. Juliano Danilo

      Criminalizar somente se ele transformar um pensamento desses em uma ação. Se não fizer isso, basta tratar para que pare de querer - a qualquer custo e frequentemente - resolver as coisas da vida cotidiana por meio de banhos de sangue.

    2. biozziBR Elisabeth

      Se a criatura sincera e honesta portar uma arma para assassinar alguém, sim. Deve ser tratada.

    3. Alexandre Matone

      O "tanatus", ou a "sede de sangue" foi descrito por Freud como um instinto normal, presente em cada um de nós! Assim como o "Complexo de Édipo". Você quer criminalizá-lo ?

    4. Alexandre Matone

      O "tanatus", ou a "sede de sangue" foi descrito por Freud como um instinto normal, presente em cada um de nós! Assim como o "Complexo de Édipo". Você quer criminalizá-lo ?

    5. Juliano Danilo

      A sede de sangue sim.

  19. Borges DJ

    Mais uma vez digo que não gosto da postura de Gilmar Mendes como juiz do STF, mas esse Janot perdeu uma grande oportunidade de ficar calado e não revelar ao mundo sua covardia. Pode ser que queira com isso incentivar um maluco a fazer o que não teve coragem ou, simplesmente, uma mensagem de efeito para vender seu livro. Ridículo!

    Responda
  20. Raphael de Araújo Rieche

    Me pergunto qual o tratamento psiquiátrico recomendado para a cleptomania?

    Responda
    1. Alexandre Matone

      A cleptomania, principalmente se concretizada em atos macrocriminosos que lesam o erário público, é considerada, dentro de uma visão progressista do mundo, como algo aceitável e até mesmo desejável. Precisamos amar e respeitar os cleptômanos como devemos fazer com qualquer outra minoria. A sociedade precisa criar politicas afirmativas para essas pessoas, tão mal compreendidas e aceitas. São nossos irmãos!