Ambiente > Greta Thunberg é fruto de um modelo nórdico onde dinheiro não fala tão alto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fui a Suécia uma vez e me surpreendi com a simplicidade e frugalidade do povo sueco, pagam impostos altos mas todos tem tudo garantido e de alta qualidade: saúde, moradia, educação, etc.do berço até ao caixão, isto é, desde que nascem até o fim da vida. Visitei Uppsala onde me hospedei em um hotel simples, para minha surpresa um ministro sueco e comitiva estavam hospedados no mesmo hotel.
Muito boa reportagem....finalmente alguém foi mais a fundo para entender que não da para comparar a mentalidade de um Suéco, Finlandes, Alemão com a do Latino Americano, Norte Americano etc... O Europeus em geral estão muito mais à frente no quesito "Proteger o meio Ambiente". Eles tem uma mentalidade bem mais consciente e consequente, ou seja, quando um "problema" é identificado tem que haver uma consequência, uma resposta. O problema não é simplesmente varrido para debaixo do tapete....
Entretanto, os problemas têm avolumado, sobretudo em decorrência da forte imigração e da globalização: integração com nativos, crimes (estupros e assassinatos à frente) e desemprego. A imagem de ‘paÃs mais resolvido do mundoÂ’ não é verdadeira. Como em todo socialismo, o dinheiro está acabando para bancar esses predicativos que a matéria parece colher no paraÃso. Prova disso é que também a Suécia está guinando à direita. Greta, por certo, é fruto de tudo isso e pode não ser o que aparenta.
O texto pode ser bacana, mas é simplista demais para explicar o que pretende. Greta tem 16 e já nasceu numa Suécia que não mais ostenta a fama que conquistou à base de sucessivos governos sociais-democratas. Se o dinheiro não fala tão alto por lá, é apenas excesso de romantismo retórico ou ignorância. Os suecos ainda pagam a maior carga tributária do planeta (53,2% do PIB), taxando os de maior renda em incrÃveis 58,2% (aqui é 27,5). Com tanta grana, algo de bom tinha de ter. (finalizo acima)
PlÃnio, seguinte: a questão é escolher por uma sociedade que cria gente que pensa e mexe o traseiro ou uma como a nossa, bu dona, que cria uns nego embaçado como você. Criar bu dão é mais barato, passem bem você e assemelhados.
Tudo tem um bom motivo e um motivo verdadeiro.
É constrangedora a forma como a mÃdia constrói personagens como Greta ou esses artistas funk e a massa ignara vai atrás sem nenhum senso crÃtico.
No final dos anos 70, com 14 anos de idade, meu primeiro emprego foi pacoteiro de um supermercado em Curitiba. Um dos clientes era uma famÃlia sueca. O pai era diretor da Volvo Caminhões. Eles eram simples no trato e nas roupas, mesmo sendo diretor de multinacional. A casa era de tamanho médio, simples na aparência, mas devia ser confortável. No mercado, a Sra. OLSON sempre me falava que eu tinha que estudar. Havia uma preocupação com um reles pacoteiro de nome Valter.
José Valter, seu comentário bate com o que notei a única vez que visitei a Suécia. Me hospedei em um hotel simples e para minha surpresa um ministro sueco e seus assessores estavam hospedados no mesmo hotel! Visitei uma universidade e estava almoçando com uns suecos que me explicaram que aquele prédio do refeitorio antes tinha sido usado para a criação de frangos. Achei que estavam brincando mas era a verdade, o prédio tinha sido apenas reformado. Nada de ostentação e muita simplicidade
Que texto lindo. Dá vontade de ler outra vez.
O que me chama a atenção nos comentários dos leitores sobre esta reportagem, são as crÃticas à Greta Thunberg . Criticas feitas por homens adultos. O que Greta incomoda tanto nestes homens para eles tentarem desqualificar esta garota? O que lhes perturba, lhes inquieta, lhes preocupa tanto ? São sinônimos mas só a repetição para tentar entender tamanho desassossego com um garota de 16 anos, que defende o meio ambiente, sabe se expressar e virou um Ãcone para os jovens da sua geração.
Greta é como Joana D'arc. Menina e mulher que pensa de forma independe. Isso assusta o autoritarismo dos homens. Ela intimida pq evoca um espÃrito de liberdade em um mundo absurdamente machista que não aceita mulheres com opinião .Menos ainda meninas com opinião que não seja um ideal de submissão.
Vou ensinar a meus netos, que ainda são bebês, a serem tão independentes, conscientes e solidários como Greta. O primeiro sentimento a ensinar é a compaixão pelos animais, pelos biomas, pelos seus semelhantes. A Terra não tem plano B, é única. Precisamos de milhões como Greta.
O exercÃcio da compaixão é nessa ordem, Ana Maria? Primeiro animais, depois bioma e, por último, pelos semelhantes? Se assim o for, é muito triste essa sua visão e aplicação da compaixão...
A sociedade apresentada pelos paÃses nórdicos deveria servir de base para qualquer paÃs do mundo. Se antes, estávamos a anos-luz desse ideal, agora nos anos de trevas bolsonariano, nunca chegaremos lá. No máximo seremos um amálgama muito mal ajambrado de um Estados Unidos capenga, com um Irã cristão-hipócrita.
Por favor, mais uma vez. Me explique em que estou errado. E pq, apesar de todas essas evidencias em contrário, o Bolsonaro é um motivo de esperança? Estou sendo sincero e abrindo meu coração: me expliquem porque devo confiar no Bolsonaro?
Por favor, me explique, se for capaz. Estou pedindo com sinceridade. O que vocês que acreditam no Bolsonaro querem para o Brasil? Pois quando vejo um governo aliado a empresários inescrupulosos, mercadores da fé e filósofos charlatães, não consigo enxergar nada de bom.
Enfim eu gostara de entender qual o projeto de civilização que vocês, que ainda acreditam no Bolsonaro tem para o Brasil, e como a sociedade como um todo, com toda a sua diversidade étnica, religiosa entre outras possa usufruir, se constantemente o governo dá sinais que pretende governar apenas para uma parcela da população.
Eu simplesmente não consigo entender o que o Bolsonaro pretende com toda a sua verborragia fecal e constantes ataques a minorias e outros grupos polÃticos. Não consigo enxergar uma pessoa que faz arminha em frente a uma estatua que representa o desarmamento ou ataca uma garota de 16 anos como uma pessoa que possua diplomacia suficiente para ser embaixador.
Então me explique como compreender esse mundo tão complexo que você vive? Eu vejo o Bolsonaro e enxergo um bufão, um palhaço, que só pode ser comparado a outro palhaço, como o Trump. É obvio que o Brasil nunca será uma Suécia. Seria necessário fazer uma lavagem cerebral total no povo, para que eles tenham o mÃnimo de cultura e consciência polÃtica que os povos nórdicos possuem.
Contorcionismo verbal para fazer proselitismo polÃtico sobre assunto que é muito mais amplo e complexo, Bondioli. Tudo que acontece no seu mundo pequenino parece se limitar a uma briga entre Cumpanheros e Bolsominions. Só faltou gritar "Calamares Libre"! Saia da casinha, criatura.
Ver pessoas adultas se sentirem incomodadas com uma menina de 16 anos, tratando-a como uma inbec l, é uma vergonha alheia incalculável.
Com figuras nefastas como o Weintraub, a Damares, só para citar dois, as "trevas" petistas eram bem mais cinzas do que isso que temos hoje. Qualquer governo apoiado por mercadores da fé, como os que apoiam o atual, além da verborragia fecal do mandatário, qualquer esperança se esvai.
E o que você dizer das trevas Lulistas, Dilmistas e FHCistas, cujo o ensino básico foi o mais pobre de todos os tempos. Sou de uma época no qual o ensino público era modelo. Agora vem me dizer que em apenas 09 meses de governo ocorreu um retrocesso. Trevas??? Largue a mão de ser hipócrita e veja os dados do PISA nos últimos anos. Foi sua esquerda que deixou esse legado. Não dá para consertar todo o estrago em tão pouco tempo!
Certamente os pais dela não trabalham em minas de carvão, empresas petrolÃferas, e, é normal achar que o ribeirinho que derruba uma maçaranduba pra vender e pôr comida dentro de casa é um criminoso devastando a Amazônia. Não passa de uma garota sendo usada, e totalmente alienada do mundo real.
Criminoso não é o ribeirinho que derruba uma Maçaranduba, não é ele que devasta a Amazônia, mata Atlantica, Cerrado, etc, é a bandidagem do agronegócio que apoia o miliciano do Planalto, gente com muito dinheiro e ambição, que financia o garimpo que destrói e envenena rios e reservas indÃgenas, tampouco são os garimpeiros pobres mas os seus patrões, os donos das escavadeiras, equipamentos pesados que destroem os rios. Se liga, bozominion!
Que bela verdade absoluta fundada em certeza com moldura para uma pulga.
Que bobagem! Criminoso é o Salles. Alienado é quem o apóia.
Greta é a personagem mais artificialmente construÃda pela mÃdia dos últimos anos.
A Greta é natural, nasceu assim e foi criada em um paÃs onde o povo pensa, começando pelas crianças, ela não está se expondo porque quer fama, ela está cutucando as autoridades para que comecem a trabalhar e tentar evitar o pior. Quem foi "construÃdo e vendido" ao povo brasileiro foi o atual presidente, um enorme embuste.
Nah, o personagem mais artificialmente construÃdo foi um certo capitão que passou 28 anos no lugar com mais criminosos por metro quadrado do Brasil. Este capitão, segundo seus seguidores, seria a pessoa mais honesta e moralmente superior do paÃs, mas na verdade não passa de um plantador de laranja e açaÃ, que não hesita em receber uma ajudinha de milÃcia e tem um vocabulário super escatológico.
Tudo muito romântico, bonitinho ... mas convenhamos : quem são os pais desta garota ? Nenhuma garota no mundo (alemã, brasileira, chilena, dinamarquesa, espanhola, francesa, guatemalteca, haitiana, italiana , japonesa etc) faz isto sozinha ...
Olá Dauner. Não subestime a inteligência infantil ou juvenil. Trabalho há 15 anos com crianças e pré adolescentes. Muitos deles são altamente criativos, mas são tolhidos por pais e professores.
Por que não ?! ... a menina enfrenta cara a cara qualquer um que queira discutir o assunto. O grande facilitador à ela é o fato de estar coberta de razão. Qual necessidade há de ser acompanhada e/ou orientada para manifestar e disseminar o óbvio plenamente identificável com a idade intelectual dela e com o propósito ao qual se lançou. Ou vc acha que o Rio Cachoeira, por exemplo, está condições de balneabilidade ?
Mas que machismo tosco!
Eu tenho ouvido tantos comentários ruins a respeito de Greta Thunberg, que eu custo a acreditar que uma garota de 16 anos possa causar tanto incômodo em tanto marmanjo. De minha parte, agradeço a ela pela oportunidade de me fazer ver o mundo sob outra perspectiva. Oxalá seu gesto reverbere nas gerações vindouras e que possamos viver em um planeta tolerante e inclusivo às diferenças. Vida longa à Greta!
O que faz uma boa educação, hein?
Enquanto isso no Brasil a educação está regredindo à Idade Média, teorias da terra plana, feitiçarias e preconceitos.
Sem dúvida, mas não começou desse ponto ao qual vc se refere, embora esse seja, de fato, grave. E em tal sentido, a distribuição, sem sentido, de titulações sem qualquer qualificação correspondente muito colaborou para a regressão da educação neste paÃs.
Esqueceram de mencionar o principal: não há espaço jurÃdico na Suécia para polÃticos, partidos ou presidentes corruptos. Vão presos e desaparecem do cenário. Querer comparar com o Brasil é brincadeira.
Não dá para comparar. Educação efetivamente universal e não um nicho de mercado. Nos paÃses nórdicos, a existência de uma canhestra escola cÃvico-militar, nas condições esdrúxulas como aqui são concebidas,, orientada por militares e não por educadores, seria simplesmente considerada uma invencionice exótica, se não risÃvel
E muito menos para JuÃzes e Procuradores corruptos.
Pois é!!! Gastamos fortunas como esses corruptos e nada sobra para o ensino de base. Não dá comparar, ainda. Infelizmente não temos um projeto de excelência no ensino, principalmente no fundamental. Depois vem uma reportagem comparando com nossas mazelas, aà é de doer! Quanto cinismo.
Os nossos politicos precisam pelo menos ler essa materia . porque por em pratica, ai ja é, querer demais né rsss.
Por em prática não requer tanto: bastam coragem e caráter.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Greta Thunberg é fruto de um modelo nórdico onde dinheiro não fala tão alto Voltar
Comente este texto