Demétrio Magnoli > Com quantas Gretas? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Prezado Demétrio. Nas susa marteladas quase sempre acerta o prego. Porém, quando acerta ferradura é de doer. Em resumo, o seu artigo ataca um dos auto falantes que pregam contra a degradação ambiental, um deles. Talvez o fato dela ser sueca, autista ou seja o que for, tenha lhe dado notoriedade. Mas muitas meninas, e meninos, da favela, do Quênia, do Laos, dos EEUU, do Brasil encamparam sua luta. Além disso, o seu ataque dá fôlego aos negacionistas, como pode constatar em aluns dos comentário.
Atenção ; Demetrio se esqueceu de citar a participação subliminar do 'lulopetismo' e a influencia decisiva de Lula na atuação da Greta ... Quanto à duvida de Elvis ; acho que ele não esta’ lendo as noticias com a devida atenção – sera’ mais um terraplanista de raiz ?
Talvez a simplicidade quase ingênua de pessoas como Greta – que não tem compromissos financeiros, politicos, etc ,com uma vasta gama de autoridades , Ceos,instituições e afins -, seja capaz de mobilizar populações inteiras para exigir ações efetivas que contenham ataques ao meio ambiente e à vida no planeta E’ este ‘simplismo’ sincero que gente ‘douta’ como o sociologo parece temer e invejar
Cada vez mais, convenço-me de que o que está nos faltando, é mesmo a simplicidade das crianças sejam elas ricas, pobres, indÃgenas, asiáticas, africanas, latinas, europeias, de onde for... A simplicidade tão simples das crianças nos mostram o que não conseguimos ver de tão engessados por tanta "sabedoria adulta". Ainda bem que temos as meninas "Gretas" e "Malalas" a iluminar um momento tão obscuro e sinistro da nossa História.
Queria entender porque se dá tanta bola para o que diz uma criança de 16 anos.
É complicado Elvis. Nem o Demétrio entende. Mas, no mÃnimo, precisa-se ser mais instruÃdo. No caso, é preciso entender mais de biologia, ecologia e história (biológica) da humanidade... e perder muitos dos preconceitos.
Leia o que essa criança de 16 anos diz para poder entender porque se dá tanta bola a ela.
Artigo simplesmente ridÃculo. Criança de boa formação crÃtica não pode se manifestar por ser de classe alta? Assim os filhos da nosa elite econômica tivessem esta formação, o Brasil seria bem mais justo!
Greta, ou a Carrie a Estranha, comporta-se como toda criança pentelha que peida na sala de visitas na frente de todo mundo depois de comer as mesmas guloseimas servidas a todos no jantar.
E o "peido" dela está barulhento, não é mesmo senhor Samuel?
O comentarista é infeliz. Se utiliza da conhecida retórica de que só os "sofredores" têm legitimidade para reivindicar pelo planeta. Na verdade, a reação raivosa e desprovida de argumentos convalida o discurso da Greta, que representa sim uma geração que entende claramente o fim do capitalismo da forma como está concebido. Daqui a pouco eles estarão no poder!
Bola fora, Magnoli... estava demorando... Não é porque ela é privilegiada que não pode levantar bandeiras. Eu e você também somos, e cá estamos. Penso até que sua figura e história podem despertar jovens para o tema mundo afora, algo que parece já estar em movimento. Porque desprezar ativistas com boas ideias?
Greta está numa luta muito desigual. Tem o meu apoio! Mas o Sr. Demétrio perdeu pontos com estas palavras que procuram diminuÃ-la.
Magnoli, meu conterrâneo de planeta, está muito difÃcil o tal de: "pensar nossa realidade". Mesmo, os que concordam com o tema do artigo, que são poucos, mesmo assim, são opiniões, do A, do B....., do Z, que não convergem. Discutir os problemas, e chegar em soluções razoáveis, necas de pitibiribas. Pobre terra. Talvez, como esperança, a mesma, esteja mudando seu status dentro das leis naturais e universais. Talvez.
DifÃcil decifrar se ao Magnoli falta intelecto ou honestidade. A própria Greta deixa claro que não é a mais prejudicada. Quando diz que teve a infância roubada é porque, consciente do perigo ambiental cedo demais, também cedo demais se pôs a lutar contra ele. Daà sua infância roubada. Entao, porque é privilegiada, não pode ter consciência polÃtica, se posicionar, agir e cobrar? Deve ser louvada, não atacada com argumentos de autoridade ridÃculos como os do articulista.
Greta e Bolsonaro, representam o que o nosso tempo está se tornando. Um tempo de extremismo, radicalismo e ódio, que não levam a nada e ainda têm consequências desastrosas nas conquistas democráticas e sociais, do pós segunda guerra mundial.
Texto bastante inepto. Ao invés de focar no debate climático, no conteúdo da mensagem de uma adolescente de um paÃs que leva a comunidade a sério, fica pegando pelo em ovo no agente desta comunicação. Completamente inovador ver uma criança, que é quem realmente vai ser mais afetada pelas ignorâncias climáticas da nossa geração, reclamar. Conceito lindo e perfeito. Questionar e desafiar a agente desta mensagem é de um nÃvel intelectual bastante reduzido. Do que vc era capaz na idade dela?
Realmente Greta é simplista, seu discurso carece de fundamentação e rigo, mas se avaliarmos as janelas de oportunidade, o atual patamar tecnológico permite que se invista em estratégias menos impactantes para o clima, de maneira a sairmos da espiral descendente rumo ao caos em torno de 30 anos e a rutura da civilização em um século, se eu tomar a mesma liberdade especulativa do articulista. Nesse ponto, o discurso simplista dos ambientalistas é melhor que o dos negacionistas.
Muito bom.
Muito bom estes argumentos levantados pelo Demétrio, nao existe solução fácil para problemas difÃceis.
Magnoli escreveu este texto, intuo, em ar de graça. Subscrevo cada palavra e ouso acrescentar. O que há com a ciência adotada pela ONU que abstrai o contraditório permanente? E por que só o IPCC sequestrou o status da unanimidade? Marcelo Leite deveria ler Demétrio Magnoli!
PlÃnio, Demétrio criticou o discurso simplista se Greta, mas afirmou o aquecimento global e a urgência em lidarmos com ele. Inclusive, considera obscurantismo as ideologias de bolsonaro e Trump sobre o tema. E vc vem me falar do IPCC? Parece que é mais um obscurantista
Mais um que se soma à turba dos velhos reacionários para desqualificar Greta e sua incansável luta pelo planeta. Na última semana, “apenas” 7 milhões de pessoas nos quatro cantos do mundo saÃram à s ruas para reivindicar soluções concretas para preservação do meio-ambiente. Como diz Greta, a mudança virá, quer você queira ou não.
É lamentável que quem possui a oratória por dever de oficio, precise de um espaço enorme, para desqualificar a Greta
Uma simples menina autista dos confins nórdicos, enfrentando os grandes e poderosos conglomerados capitalistas mundiais poluidores. Por isso sofre os ataques mais descabidos, dos aparentemente inocentes, como deste colunista, aos mais covardes e sádicos. Como uma simples menina pode incomodar tanto assim esses tubarões ecológicos, a ponto de pagarem a jornalistas e a imprensa para tentarem ataca-la, difama-la e desacredita-la? Algo que dinheiro não compra, o caráter inocente de uma criança.
Se a mÃdia, incluindo esse jornal e seus comentaristas, tivesse dado o mesmo destaque que deu à Greta aos inúmeros debates cientÃficos e polÃticos que ocorreram na Semana do Clima em Nova York, que terminou ontem, entenderÃamos que quem está optando pelo simplismo não são os ambientalistas. A própria imprensa tem sido responsável por simplificar um debate prolÃfico e complexo entre cientistas de diversas áreas, polÃticos e ambientalistas.
Bem, nós seres humanos somos a espécie dominante neste planeta e estamos exterm.inando outras espécies animais e plantas. Reduzir a população humana é a coisa mais sensata a fazer. Não há outros planetas e tecnologia para acança-los. Estamos estrangando nosso lar com lix.o e ocupação de terras e mares.
Se inveja matasse , Demétrio não estaria mais por aqui !!
O colunista parte de uma premissa infantil e errada e depois disso é só descenso. O desafio é substituir combustÃveis fósseis e produzir alimentos para todos diminuindo a emissão de gases estufas e mais degradação da natureza. Isso é possÃvel com investimentos em ciências. Melhor o sr limitar se aos assuntos que domina mais. Por outro lado, reconheço que não sobra muito assunto para vc. Hoje foi lamentável.
E a pergunta certa seria: com qtos salles, assim minúsculo mesmo, se faz uma Greta?
Thunberg responds to critics, says her message to all politicians is the same: 'Just listen and act on the science.'
Já sabemos que esse povo tem dificuldades em ouvir a mensagem, o negócio deles é atacar o mensageiro (vide Bozo vs INPE).
Magnoli, sua escolha de começar o texto desqualificando uma garota de 16 anos, usando a vida pessoal da moça, foi péssima. Depois disso, qualquer argumento razoável, e você traz alguns, perde a eficácia retórica. Se a ideia era trazer atenção para o seu texto, se aproveitando da popularidade da moça, parece que deu certo. Mas se o objetivo era promover um debate sério sobre a diferença entre consciência ambiental e fundamentalismo, você falhou e falhou com gosto. Uma pena.
Dezenove grandes empresas internacionais que fazem parte do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) consideram com a maior seriedade as questões ambientais e lançaram uma iniciativa para proteger o meio ambiente a promover práticas alternativas de agricultura. https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/09/native-adere-ao-pacto-global-pela-agronegocio-sustentavel.shtml
Esse apocalipse ecológico não existe, são previsões exageradas para causar algum tipo de efeito, como alguns comentários aqui defendem esse radicalismo verde. Parecem as antigas previsões da falta geral de petróleo, parecem um Neomalthusianismo socialista. Triste esse ocaso da sociedade ocidental que afunda no sentmentalismo e não quer ver que a metáfora da travessia oceânica zero carbono é mentira insustentável, na Rússia ou China ou Irã ou Israel essas coisas são apenas risÃveis e demonst.
Hernandez Piras Batista, sim o "comunismo verde", uma das metamorfoses do sempre presente espÃrito esquerdista que combate a liberdade, normalmente motivado por ressentimento, inveja, etc. Materializado em vário3 comentários neste site ou no Green New Deal por exemplo.
Marcelo De Lima Sant'Anna, infelizmente o espaço é pequeno .
."comunismo verde"... Meu Deus! A matéria-prima das teorias da conspiração são sempre as mesmas: ignorância, paranóia e preconceito.
e demonstram apenas a decadência ocidental e reforça que seus modelos ditatoriais, teocráticos, etc são vencedores e corretos. Os verdes pensam em sabotar o capitalismo, para implementarem o comunismo verde, mas pode apenas podem produzir o Grande Firewall do Mundo ou a União das Repúblicas Teocráticas e um sempre presente tzar. Finalmente reforço minha crença na liberdade, simplesmente o homem livretrocará os fósseis por novas fontes e nosso limite, como espécie, é no mÃnimo nossa galáxia.
Demétrio, que decepção. Você está misturando alhos com bugalhos e tentando desqualificar a manifestação legÃtima da Greta. Pior, você parte para a desqualificação pessoal. Você pode fazer melhor. Poupe-nos.
é triste o sujeito gastar seu capital intelectual acertando contas com seu passado toda semana. esse mesmo texto poderia ter sido todo escrito na direção daquilo que verdadeiramente interessa no debate, usando os mesmos dados objetivos e conhecimento acumulado, mas dispensando seu leitor dessa vendetta ranheta contra os ex-parceiros de luta. quem não tem nada a ver com essa história pessoal agradeceria muito. fia a dica.
O colunisra escolheu usar a maior parte do seu texto desconstruindo pessoalmente a jovem ativista, usando informações de sua vida pessoal e familiar q não interessam à opinião pública. Se tivesse mais caráter, teria se limitado a discutir suas idéias e propostas. Fiquem avisados, se vocês sempre tomaram banho quente, segundo o colunista, não podem se manifestar sobre o meio ambiente ou ter opiniões polÃticas.
Guilherme, o q ele quis dizer, foi o q disse. É muito mau-caratismo comentar sobre a famÃlia e sobre os problemas de saúde da menina, reproduzindo fofocas e interpretações maledicentes. Nada disso tem a ver com o tema em debate, e não é da conta de ninguém. Será q Greta deveria responder falando sobre da mãe do colunista? Esse é o nÃvel a q Magnoli trouxe o debate.
Acho que não é isso que ele quis dizer. É como compatibilizar o resgate de tantos da miséria com uma transição acelerada para uma economia sem carbono. O que Greta fala não é inerentemente errado, mas é utópico . É possÃvel na realidade dela , mas não o é para uma adolescente do sertão brasileiro ; que poderia ter outras contribuições. Saber do background dela ajuda a entender e ele não a atacou
" roubaram minha infância " ... É muito mimimi. Não dá para levar a sério.
Nunca passei fome sempre tomei banho quente. . E daà senhor!...para evitar outras percepções nunca trabalhei no setor publico....pois senhor penso exatamente como a Greta...porém nao fui trotskista e voltei atrás como muitos...
Nunca passei fome sempre tomei banho quente. . E daà senhor!...para evitar outras percepções nunca trabalhei no setor publico....pois senhor penso exatamente como a Greta...porém nao fui trotskista e voltei atrás como muros...
Folha, vocês estão fazendo imensa censura aos meus comentários. Três foram censurados. Qual o critério quando leio absurdos e ataques publicados aqui? Quanto as feministas sectárias de plantão, vocês fazem um ótimo serviço ao desacreditar qualquer tema em que se metam . Vocês ajudam muitÃssimo a direita ao transformar tudo numa bipolaridade do tipo gênero, raça ou ou geracional.
Não: o discurso de Greta é um libelo da luta por um mundo melhor, compromisso com o futuro que tem que se cobrar hoje e agora. Mas ser cobrado é realmente desagradável....
É constrangedora a forma como a mÃdia constrói personagens como Greta ou esses artistas funk e a massa ignara vai atrás sem nenhum senso crÃtico.
Me permita,o caso de Greta tem um valor simbólico forte e tem que ser repercutido sim.
Só faltou dizer que é patrocinada pelo Soros pra fechar os comentários reacionários
A atitude da garota, exemplar que é, se torna mais importante que qualquer senão perceptÃvel em seu discurso.
Atitudes "adultas" sâo o refúgio último dos que recorrem à tergiversação e confundem por má fé simplismo com simplicidade. A questão trazida por Greta é simples: para a humanidade e outras espécies é crucial diminuir as emissões de gases de efeito estufa geradas pela queima de combustÃveis fósseis, desmatamento e dieta carnÃvora. Desde 1990, as emissões aumentaram 63%. É preciso diminuÃ-las já. DifÃcil, mas simples. O resto é conversa de "adultos" infantilizados com desculpas simplistas.
Tocou no ponto essencial.
Apesar de apoiar a garota e sua causa, acho que estamos fazendo mais do mesmo. Se o obscurantismo populesco, os interesses menores estão vencendo essa guerra esta mais do que na hora de tentarmos algo diferente. Bill Gates já fez a parte dele propondo um modelo baseado em energia nuclear mais limpa e muito mais segura. E a�
A galera da extrema direita adorou o debate descer ao nivel escolar "massinha I" promovido pelos meios de comunicação de massa ao criar este simbolo "Greta", desprezando o pensamento cientÃfico acadêmico e a polÃtica.
Exatamente! É o mesmo pensamento que dizia que "precisávamos de mais Moros". O que está por trás deste moralismo preguiçoso é o autoritarismo.
O colunista tem razão, mas daà a querer pedir que aos 16 anos não seja simplista? O colunista sabe que a juventude traz a revolta, não dá pra pedir moderação. Melhor seu simplismo que a experiência e o processo polÃtico podem amadurecer, do que nós que deixamos a extrema direita chegar ao poder com tudo que sabemos que ela é capaz de fazer.
Porque tantos homens adultos estão tão desassossegados com a jovem Greta Thunberg, esforçando-se para elaborar discursos nada convincentes visando desqualificá-la? Marmanjos , esta menina é um Ãcone da sua geração, incluindo jovens do sexo masculino que em nada se identificam com vocês ! E que um dia irão lhes cobrar esta postura reacionária, machista e retrógrada!
Leonardo, primeiro vc disse q não havia crÃtica, agora justifica o mau-caratismo das crÃticas do colunista, como se ele tivesse revelado q a menina cometeu atos terrÃveis, q a desqualificam moralmente. Mas ele só fez fofocas, falou do q não era de interesse público e q só parece ruim pelo viés do colunista. E por fim, de modo canalha, explorou o problema de saúde da menina, q de modo algum é algo q a desqualifica. Covardia e falta de ética. Paro por aqui,pois o q eu penso de fato é impublicável.
Ricardo, até reli o texto pra conferir. Ele está analisando o potencial dessa moça como sÃmbolo e liderança para os movimentos ambientalistas. Pra isso, a história familiar e as caracterÃsticas pessoais contam sim! Num mundo ideal, seria irrelevante, mas não é como a polÃtica funciona na prática. Seria ridÃculo tentar desqualificar uma adolescente engajada apontando para sua inexperiência de mundo, assertividade excessiva e superconfiança --é praticamente a definição de "adolescente engajada".
Leonardo, é tapar o sol com a peneira dizer q a crÃtica não foi pessoal à Greta. Toda a parte inicial do artigo fala da vida pessoal da menina, q não é da conta de ninguém. Para o colunista, Greta está errada só por ser quem é. Eu não sei se o colunista já tomou banho frio, e não estou interessado em saber, não mudaria minha opinião sobre a estupidez de sua postura. O discurso do colunista é, antes de tudo, uma agressão pessoal.
Cm certeza, Heloisa!
Beatriz, também vi de longe o ressentimento e preconceito. Os reis do patriarcado não se sentem representados (assim como não somos com os velhos barrigudos brancos engravatados) e lhes dá uma angústia certamente observar que para ruir é questão de tempo. Muita esperança e apoio nessa geração.
A crÃtica não é à jovem em si, mas aos movimentos ambientalistas que estão surfando a onda Greta. E não é uma crÃtica à posição polÃtica, é uma crÃtica de métodos. Ele faz um favor aos ambientalistas ao alertar para um possÃvel efeito rebote, precisa ser levado a sério.
Por fim, coube ao meio de comunicação de massa criar este simbolo, ou Ãcone, como preferir, e com isso o debate na esfera polÃtica volta para fase do ensino fundamental, desprezando o pensamento cientÃfico acadêmico. E é tudo o que li xo s como Bol son aro e Trum p desejam, é o campo de batalhas preferido.
Tem coisas que só a idade ensina. Antero de Quental notava que a futilidade num velho é tão desagradável como a gravidade numa criança. E falando de Europa onde o fim da adolescência é alcançada nos 21 anos de idade, confirmam-se os fatos: a proteção familiar extrema permitindo tudo e mais um pouco à menina. A questão não é simples e por isso não tem resposta simples. O consumismo que te faz trocar gadgets, vestuários e adquirir bugigangas agrava-se com o analfabetismo funcional.
Você deve se daquelas pessoas que usavam adesivos "Eu acredito em duendes".
Deve ser por possuÃrem tÃtulos de "doutores" e se acharem donos do saber.
O mundo precisa urgente de mais Gretas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Com quantas Gretas? Voltar
Comente este texto