Hélio Schwartsman > Realismo democrático Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Bernardo Pereira

    Parabéns, Helio! Sou seu fã!

    Responda
  2. Almir José Vieira da Silva

    Reitero: Articulista pedante que em 95% de seus textos tenta parecer erudito citando escritores, pensadores, políticos de renome. Não passa de um fascista enrustido...

    Responda
    1. Bernardo Pereira

      Pessoas que acreditam que a Terra é plana e que vacinas não devem ser tomadas acham o mesmo.

  3. Galdino Formiga

    Dados estatísticos equivocados. É necessária a revisão do texto.

    Responda
  4. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “Não me convidaram pra essa festa pobre. Que os homens armaram pra me convencer. A pagar sem ver toda essa droga. Que já vem malhada antes de eu nascer. Brasil mostra a tua cara”. Cazuza.

    Responda
  5. Ayer Campos

    Puxa, então é isso! A democracia realmente existente não presta para escolher os melhores (seja lá isto o que for), mas somente para manter na patuleia um estado anímico de paciência, crença e esperança? Não admira que, desde Carl Schmitt, a democracia liberal seja cada vez mais associada aos estudos teológicos... Provavelmente o materialista Althusser, proponente do conceito de 'aparelhos ideológicos do Estado", já tinha essa noção mas não conseguiu expressar no seu tempo.

    Responda
  6. Said Ahmed

    A democracia é o alicerce do império da lei, da justiça e das liberdades. Talvez o grande problema que explique a insatisfação é o fosso que separa as liberdades dos ricos e poderosos (que via de regra são a minoria dos eleitores), das liberdades dos demais eleitores (maioria), que não se sentem beneficiados como os primeiros. A cultura do contentamento virou a cultura do descontentamento.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.