Opinião > O incrível exército de 'Bolsonarone' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fabrício Souza Libório

    Espero realmente que o MBL esteja caindo em si. Ainda dá tempo de se desvencilhar do bolsonarismo. Vão enfrentar muitas críticas, dos dois lados, mas a coisa está tão feia hoje que é preciso ter força e coragem para assumir suas próprias convicções. Mesmo que não vençam em 2022, as ideias liberais (economicas e individuais) tem que ir crescendo no imaginário popular; a recompensa virá, mais cedo ou mais tarde.

    Responda
  2. José Antônio

    Sr Ricardo. "16 de set de 2011 Os vampiros, as remessas de lucro e a tragédia da desnacionalização." (no blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência).

    Responda
  3. eli moura

    o autor é tão autentico quanto a barba rala, característica do grupo, de lenhador de queimadas. Enquanto eles brincam de direita e esquerda se confundem e confundem as mentes mais simples e servem a esta nulidade que assumiu o poder, que se tem mostrado pouco capaz de apresentar projetos e gerar políticas publicas sustentáveis que levem a retomada da economia. Melhor pedirem para ir ao banheiro e saírem de fininho.

    Responda
  4. Jose Santos

    MBL? Aquele do apoio ao Bozo? Arrependido? Faz arminha e muge.

    Responda
  5. Luiz Candido Borges

    O autor é do MBL? Nada mau, é um artigo que dá para ler e até se divertir um pouco. Será que no Brasil existe uma Direita minimamente séria e competente, que tenha chegado pelo menos ao século XX? O primeiro passo é descolar-se completamente do absurdo que são os Bolsonaros. Ver para crer...

    Responda
  6. Antônio João

    A base do pensamento de Olavo de Carvalho é equivocada, o que ele chama de socialismo/comunismo na verdade é o iluminismo. O socialismo/comunismo é um subconjunto do iluminismo que está morrendo desde o final da II Guerra. Das Kapital há muito jaz empoeirado. A nova e crescente religião do mundo é a fé nas "ciências", seus profetas, os "cientistas", um corpo incognoscível, a partir da ultradivisão de especialização da pesquisa.

    Responda
  7. Antônio João

    A base do pensamento de Olavo de Carvalho é equivocada, o que ele chama de socialismo/comunismo na verdade é o iluminismo. O socialismo/comunismo é um subconjunto do iluminismo que está morrendo desde o final da II Guerra. Das Kapital há muito jaz empoeirado. A nova e crescente religião do mundo é a fé nas "ciências", seus profetas, os "cientistas", um corpo incognoscível, a partir da ultradivisão de especialização da pesquisa.

    Responda
  8. Ricardo Ferreira

    Texto meio sem pé nem cabeça hein. Se esse sujeito é um dos "pensadores" do MBL...o negócio é pior do que imaginei.

    Responda
  9. Waldo Assahi

    Ola.sno não é e nunca foi um democrata. Crê que a civilização não ganhou nada com a mudança dos regimes monárquicos para os republicanos - a partir das ideias iluministas - e anseia por uma sociedade dividida em castas. Além de propagar as mais mal.ucas teorias da conspiração. Sonha com o momento em que terá seguidores suficientes (policiais, inclusive) fortemente armados para promover uma revolução sangrenta de ultradireita, dirigida por ele, lá da Virgínia.

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    "Preposterous",diria o Sheakspeare sobre o artigo. Na tentativa de desacreditar o fato de que o Bolsonaro está no planalto por causa da incompetência da esquerda, tenta-se criar fatos que não existem na realidade, como o bolsonarismo. O culto à personalidade é um fenômeno da esquerda. Se o JMB fosse pego hipoteticamente num escândalo e punido, duvido que haveria alguém gritando em público "Bolsonaro livre". Lealdade ao governo apenas quando merece; ao país sempre.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      E dando razão à metáfora do espelho, é evidente que quem deseja se distanciar do espectro do fascismo são os protofascistas de hoje. Infelizmente, para gente como você, no passado, o próprio Olavo de Carvalho confessou sua admiração por Salazar. E, aliás, sou um autêntico liberal, não um fascistoide como certos "liberal-bolsonaristas".

    2. Hernandez Piras Batista

      Ódio ao capitalismo? O senhor certamente nunca leu o discurso proferido por Hitler perante os industriais alemães em Essen, logo após sua posse como chanceler. E boa parte do empresariado alemão e italiano apoiou os "anticapitalistas" porque eram ingênuos. Esperto é quem, contra o consenso acadêmico universal, inclusive na Alemanha, diz que o nazismo era de esquerda.

    3. Cloves Oliveira

      È divertido ver os protoceps de futuros esquerdistas tentarem desesperadamente se distanciarem de gente como o Stalin, Hitler, Mussolini e outros. É compreensível porque nunca se deram ao trabalho de ler sobre esses personagens para entender o que realmente os motivava. E esse motivo era o ódio incontinente aos princípios do capitalismo. E advinha o que os move nos dias de hoje? O ódio ao capitalismo. Para muitos o espelho é o inimigo número um

    4. Hernandez Piras Batista

      "O culto à persolidade é um fenômeno da esquerda". É óbvio, não é? Afinal, como Stalin e Mao, Hitler, Mussolini, Franco e Salazar eram de "esquerda", ao menos para os discípulos de Olavo de Carvalho. A piada mesmo foi chamar este último de "profundo estudioso do comunismo". Estes são nossos "liberais".

    5. Waldo Assahi

      "O culto à personalidade é um fenômeno da esquerda"? Vem dizer que vc nunca chamou bozo de "Mito"... Além do que, cuidado, as milícias olavistas podem não concordar com vc. Seitas como a olavista se baseiam sobretudo no culto ao guru.

  11. Vladimir Micheletti

    Quanta ignorância!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.